A sociedade da neve

A sociedade da neve Pablo Vierci

Resenhas - A Sociedade da Neve

1 | 2 | 3 | 4

Tata 26/03/2024

"A salvação é coletiva, com misericórdia e compaixão, pois cada vez que um deles morre, todos morrem um pouco"

Pat 25/03/2024

Chorei logo na introdução do livro e terminei chorando também. Sempre soube por cima dessa história e o que se fala muito é do fato do que eles tiveram que comer para sobreviver; mas essa é só uma parcela minúscula de toda essa história, tão surpreendente que nem parece real. Ver mais detalhes só me fez admirar ainda mais todos os sobreviventes, e aqueles que não voltaram da montanha, ainda mais.

Isabel700 23/03/2024

O desespero existe aqui.
Comprei esse livro depois que eu assisti o filme,
Mas se o filme é intenso o livro é bem mais.
So fiquei meia chateada porque não fala muito do Numa como no filme, mas como eu amo histórias que se baseiam em fatos reias eu amei esse livro assim como no filme e essa história é um verdadeiro milagre. Pra quem gostou do filme eu com certeza indico a ler o livro.

Santos 17/03/2024

Perfeição
Por mais que eu tenha demorado a ler, eu terminei essa obra de arte, claro que minha demora não tem nada haver com a qualidade do livro, é mais pela minha falta de tempo.

o livro contando a tragédia de uma maneira realista, sem romantismo ou algo tipo, contando detalhes de cada um que sobreviveu e daqueles que não sobreviveram.

lembro de meu pai contando como foi o dia que aconteceu esse acidente antes de assistir o filme lançado pela Netflix, e a cada detalhe minucioso podia sentir meu coração se apertar, e ao ler o livro, não pude ter outro sentimento.

Espero que várias pessoas leiam, de verdade, não apenas leiam palavras que formam frases, e sim, entendam que cada personagem desse livro realmente existiu e o que cada um sofreu.

Carlos.Pery 16/03/2024

Intercalar a narrativa do autor com depoimentos dos 16 sobreviventes dá uma dimensão especial ao livro, E o fato de Pablo Vierci ser amigo dos sobreviventes torna o seu texto ainda mais profundo.

danilotomida 16/03/2024

A que ponto você chegaria para sobreviver?
Pra quem assistiu o filme e gostou, indico demais o livro, até porque o livro segue uma estrutura narrativa diferente da do filme.
São relatos dos 16 sobreviventes, intercalados com capítulos que reconstituem os acontecimentos de antes e depois da tragédia. Um estudo profundo sobre o instinto humano de sobrevivência, dogmas, perseverança, amizade e compaixão pelo próximo.

Lari 16/03/2024

"força, que a vida é dura, embora mereça ser vivida, mesmo em sofrimento"
Assim como foi com o filme do bayona, vai ser dificil colocar em palavras nessa resenha tudo o que eu senti com essa leitura. o livro mostra o ponto de vista de cada um dos sobreviventes, e assim você consegue ver como cada um lidou e superou, ou não, o acidente. foi muito interessante ler justamente por isso, porque quando você só vê o ponto de vista daqueles que mais falam sobre (canessa, nando, carlitos, zerbino) você pensa que todos eles enxergam da mesma maneira tudo o que aconteceu. sinto que eles veem muito pela perspectiva de superação, e acho lindo, até porque é uma história de esperança e persistência, mas ver outras perspectivas, como a do bobby françois, que foi um daqueles que não queriam manter muito contato e ainda não querem até hoje, e até mesmo diz que não consegue ver isso como um motivo para as pessoas admirarem ele, também muda bastante o jeito como você vê a história. o acidente pode ser visto como uma lição de vida, mas acredito que quando você só olha dessa maneira você acaba esquecendo do sofrimento envolvendo aqueles que morreram e aqueles que eram amigos e parentes daqueles que morreram. não vou falar muito sobre o filme, até porque o letterboxd tá ai pra isso, mas o fato do bayona ter feito pela perspectiva do numa, que morreu, faz com que você enxergue a história de todos os pontos.
ver também como eles enxergavam de forma religiosa, espiritual, ou não, também é muito interessante, porque reforça o fato de que não tem uma forma certa ou errada de lidar com aquilo, ainda que isso pudesse determinar psicologicamente a persistência de cada um na cordilheira. vejo que muitos entenderam, desde o início, que se o acidente aconteceu foi porque era inevitável, mas também é perceptível como alguns pensavam o contrário.
sei que o antropofagismo é uma das coisas mais comentadas do acontecimento, mas não consigo ver como o tópico principal do acidente. foi meio chocante ver como as pessoas enxergavam eles como monstros, ainda que fosse de primeira impressão, porque acredito que as outras atitudes que eles tomaram e a persistência que eles tiveram diante de tudo isso são muito mais chocantes. o pacto que eles estabeleceram entre si pra tomar essa decisão tem muito respeito e coerência envolvidos. ver como a família dos que morreram reagiu também muda bastante a sua perspectiva, e é totalmente compreensível, porém pesado.
essa história me fez enxergar a vida e os acasos que acontecem de uma maneira que eu nunca tinha enxergado antes, acredito que todo mundo deveria ter a vontade e oportunidade de conhecer a história através da voz daqueles que passaram por ela.

CarraraTaxis 13/03/2024

Forte e difícil.
Esse foi o livro com a maior quantidade de marcações que eu fiz, sem dúvidas, no total foram 88 porque a cada página que eu lia, vinha uma reflexão diferente, ou uma frase tão forte que me deixava sem ar. É uma visão completamente diferente saber os pensamentos de cada um dos sobreviventes em relação ao que se passou lá, durante e após os Andes, como isso os afetou. Te da uma visão do que é a vida de fato.

?Não entendia o sentido das coisas, não compreendia como alguém podia se preocupar com o futuro, porque na verdade o futuro não existia, o tempo era apenas um ponto, não um processo.? ? Pancho Delgado

Leticia Rizzo 10/03/2024

Um livro forte
Eu ja conhecia a historia desde sempre mas esse livro trouxe luz sobre as vidas que foram impactadas. Os relatos sao fortes e é impressionante como cada um tem uma relaçao diferente com o acidente e com a montanha. Certamente a melhor leitura do ano.

samyreads 09/03/2024

Um livro que emociona do início ao fim
"E mesmo quando você não aguenta mais, ainda assim
tem de continuar, pois o limite do seu esforço é sempre flexível, sempre pode esticar um pouquinho mais."

Maria 08/03/2024

Sinto que essa história mudou algo em mim
"... e eu dizia que aquelas estrelas tinham milhares de anos, que algumas já haviam se extinguido, assim como há coisas do passado que ainda brilham mas que na verdade não existem mais"

Gabriella 05/03/2024

Um livro lindo e emocionante
Apesar de ser um pouco cansativo em algumas partes e um pouco dolorido demais de ler, é um livro marcante e que te faz refletir muito.
Fiquei obcecada com essa história após o filme da Netflix e foi muito melhor lendo o livro que o inspirou. Lendo a história pela perspectiva de todos os 16 sobreviventes foi uma aventura diferente. Muito mais emocionante, me vi chorando em vários momentos e imaginando todo o sofrimento que o grupo passou.
Foram vários momentos que me fizeram refletir muito? O funcionamento do grupo na cordilheira, o processo de reinserção dos sobreviventes na sociedade convencional, a dor de todos ao falar sobre o aconteceu nos Andes e, principalmente, como todos estavam dispostos a dar a vida uns pelos outros.
Essa história te ensina a dar maior valor a vida, mesmos que sejam mínimos os detalhes e também te faz refletir muito sobre a morte.

Akemi6 29/02/2024

Erguemos do nada uma sociedade baseada na amizade.
Meu deus que leitura incrível, não consigo achar palavras pra descrever a experiência que é esse livro, desde que eu assisti o filme "A sociedade da neve", eu não parei de pensar nesse assunto nem por um dia, simplesmente estou completamente obcecada por essa história.
O livro traz o relato dos 16 sobreviventes da tragédia dos Andes e a cada relato eu me emocionava e me arrepiava, é simples desesperador pensar em tudo que essas pessoas passaram.
Recomendo muito que todos que estejam obcecados por esse assunto leiam esse livro.

Carolina Damasceno 29/02/2024

Gratificante quando um livro entra no seu top 10 de favoritados! Recomendo a todos essa leitura, não é só sobre o acidente e sobrevivência, é uma lição absurda sobre liderança, trabalho de equipe e adaptabilidade proveniente de esperança!

Maria 27/02/2024

Talented, brilliant, incredible, amazing, show stopping, spectacular, never the same, totally unique, completely not ever been done before, unafraid to reference or not reference etc etc etc

1 | 2 | 3 | 4