Caixa de desejos

Caixa de desejos Ana Cristina Melo

Resenhas - Caixa de desejos

Mikaelly60 07/04/2023

Caixa de desejos
Esse sem dúvidas e um dos melhores livros que eu já li e eu super recomendo,esse e um livro que vai te deixar emocionada e algumas vezes indignada, mas .... vai fazer vc refletir um pouco mas sobre a vida, eu n tenho nem palavras pra descrever o quanto eu gostei desse livro mesmo ele sendo um livro simples e com poucas páginas,não deixa de ser um livro que me entreteu bastante

Tathy 05/06/2010

Caixa de Desejos por Ana Cristina Melo
Leia a resenha completa no blog Eu sou assim - www.tathy.com.br

Título Original: Caixa de Desejos
Editora: Usina de Letras selo Vermelho Marinho
ISBN: 9788562851537
Número de Páginas: 93
Ano: 2010
Compre aqui
Avaliação: 4 estrelas - Muito bom!

Sinopse: Caixa de Desejos é uma novela juvenil. Conta a história da Marília, uma menina que vive com os pais, os avós maternos e o tio paterno, mas tem uma ligação muito forte com a avó materna que mora em outra cidade. Logo no início da história essa avó morre e ela ainda tem que lidar com a chegada de uma meia-irmã que só viu duas vezes na vida. Para ajudá-la nesse processo de perda, Marília conta com uma caixa que a avó lhe deu de presente, antes de morrer. Uma caixa mágica para ela guardar seus desejos. Assim, ela vai se descobrindo, descobrindo a relação com a irmã, aprendendo a conviver na escola e entendendo como lidar com um primeiro amor que surge em sua vida.

Caixa de Desejos (livro de Ana Cristina Melo) foi escrito para o público infanto-juvenil, mas eu lhe garanto que independente da idade que você tenha, você vai suspirar relembrando de sua pré-adolescência, pois o livro é delicioso… leve ao ponto de nos deixar nas nuvens. O tipo exato de leitura que eu estava precisando pra dar uma aliviada na tensão entre dois livros que tratam de comportamente humano. Como dizem, eu o li em uma “sentada”. O livro é fininho e por isso interrompi minha leitura de O marido perfeito mora ao lado que ainda estava no comecinho. Foi um ótimo negócio, pois sei que o livro de Felipe Pena é mais pesado e eu precisava de algo mais relax antes. Caixa de Desejos caiu como uma luva.

O livro me fez lembrar do meu primeiro amor, de como eu sofria na escola, na mão das populares, de como eu me achava estranha por ser mais estudiosa e gostar de ler… Me identifiquei demais com Marilia, nossa protagonista. Deixa eu falar um pouco mais dela: Marília perde sua avó e confidente, mas esta, antes de morrer lhe deixa de presente uma Caixa de Desejos, na mesma época, sua meia-irmã vai morar em sua casa, o que a princípio lhe causa ciúmes. Com o tempo, Marília descobre que a presença da irmã preenche de certa forma o papel de confidente que a avó fazia. Com os conselhos da irmã e do caderno de desejos, Marília vai crescendo e aprendendo a conviver com as populares, a conquistar o gatinho, a entender melhor sua família e a escrever cada vez melhor.

Além de tudo isso, ainda tem a capa do livro que é magnífica (ilustração de Alan Brigagão). Uma sacada bem legal é que durante a história, em algumas páginas, algumas das ilustruções contidas na capa se repetem. Parece até o meu caderno quando eu tinha 13 anos…

O único ponto negativo é exatamente o fato do livro ser tão fininho e acabar tão rápido, nos deixando triste por não podermos acompanhar mais o crescimento de Marília. Por mim, o livro poderia ter 500 páginas e continuação :)

Sobre a autora: Ana Cristina é um amor, super simpática e nos faz sentir bem próxima dela em apenas uma troca de e-mails, como se ela fosse assim… como a gente. Será que é porque ela também é uma bookaholic assim como nós e como Marília? Por formação, Ana Cristina é Analista de Sistemas, por vocação, é escritora! Apesar deste ser seu primeiro livro de ficção, ela já escreveu livros técnicos dentro de sua área de formação. Biografia completa aqui.

Juh Sutti 31/01/2011

Lindo demais! ^^
Marília é uma garota de onze anos, ela mora com os pais, os avos maternos e um tio, além claro de sua cadelinha Mimi (e sim, ela também acha que Mimi é nome de gato ^^) Ela costuma dizer que sua casa parece um hotel, devido a quantidade de gente que mora ali e entra e sai.
Com isso ela acaba passando a maior parte do tempo em seu quarto, escrevendo poemas e lendo muito. Um certo dia seu pai a leva para visitar sua avó paterna, o que Marília não esperava é que esse fosse o ultimo encontro com uma das pessoas que ela mais amou na vida. Antes de partir sua avó lhe entrega um caixa, a Caixa de Desejos. Sua avó pede para que ela coloque ali todos os seus desejos, e nunca deixe de sonhar.
Muito triste com a partida de sua avó, a garota tem ainda que lidar com mais uma situação, sua meia irmã Francine, filha do primeiro relacionamento de seu pai, esta vindo morar com eles por seis meses. O problema é que elas mal se falam, se viram poucas vezes quando eram bem pequenas. Marília se sente invadida, ja que tera que dividir seu quarto com a irmã.
E então ela precisa aprender a compartilhar, a se relacionar com a irmã e ainda viver essa fase turbulenta da pré-adolescência, amigas no colégio que vivem pegando no seu pé, aquele garoto lindo que sempre que você chega perto sente as mãos suarem e o coração bater acelerado, os estudos, a familia entre tantas outras coisas que povoam essa fase. (super me identifiquei com ela, mesmo tendo 24 anos eu ainda me lembro bem dessa fase rs...

Amei esse livro, e apesar de ser infanto-juvenil indico para todas as idades ;)

Mais em: http://www.livroseblablabla.com/

ÍCARO - http// 28/06/2010

Caixa Aberta
*Talvez as pessoas digam "isso não é uma resenha, é um comentário". Bueno, que seja. Não tenciono escrever sobre o conteúdo da obra em sí, mas sobre as coisas do conteúdo.
A primeira que me assaltou aos olhos, e me parece uma marca bem feminina, é a relação carinhosa que há entre as personagens desse sexo dito frágil. Se os meninos aprendessem a encontrar seu lado feminino, o lado amoroso, sem aquelas retrições machistas, amadureceriam mais rápidamente, como acontece com as meninas. Só aprendemos a nos comportar de forma mais feminina, por assim dizer, quando crescemos e temos filhos. Eles nos tornam frágeis, amorosos, carinhosos e todos os "osos" que há no mundo. Ana Cristina abriu um pouco mais meus olhos. Ela deslizou numa ribanceira, com suas palavras simples e honestas, mas deslizou suave, calma e acolhedora. Ali - menino - senti falta das minhas avós, dos dois avôs que não conheci, de um amor de escola que nunca tive e da coragem de contar minhas mazelas a alguém. Sim, todos temos nossos prós e contras. Eita nóis, né.

Ana, obrigado pelo presente.

* Publicado em http://marcosdeandrade21.blogspot.com/

Mônica 13/08/2010

Caixa de Desejos de Ana Cristina Melo
Ai genten to muito feliz!!! Bom essa e a minha primeira resenha, não e fofo..E para começar bem,escolhi um dos livros que ganhei em uma promo no Blog Nanie's World .. Mas vcs não sabem da maior eu quase perdi esse livro,pq eu esqueci de ver as promos que tinham acabado, ai quando estava no twitter a Blogueira falou,e fui ver quem tinha ganhado e adivinha fui eu rsrsr..

Marília e aquele tipo de menina nerd, que na escola sofre com os preconceitos de ser nerd e com aquelas garotinhas que são as mas populares.Em casa e conhecida como "bicho esquisito",onde mora com seus pais,e outros vários parentes,que como diz ela mesma "parece um hotel" de tanto entra e sai..Por isso sempre se refugia nos livros que e sua paixão...

Depois de um dia tenso na escola, Marília recebe a noticia de que sua irmão dois anos mas velha por parte de pai,esta vindo morar na sua casa, e que ira ficar no mesmo quarto e tudo.. Para ela Francine e uma total estanha pois so a tinha visto duas vezes em toda sua vida...

No final de uma tarde pensando em como seria sua vida com a chegada de sua meia irmã,seu pai a pergunta se ela quer ver sua avó Laurinha,muito preocupada com o sua avó ela vai,mas sem saber o que esta acontecendo..Quando chega la percebe que sua amada avó esta muito doente...

Avó Laurinha,depois de fazer muito esforço p/ conversar com a neta,lhe da uma caixa,na qual ela diz para Marília que era para guardar todas as suas lembranças e desejos...
Mal sabe Marília que essa caixa,meio magica,pode a ajudar a conviver com a chegada da irmã, com seus conflitos,e com a chegada de um novo sentimento: o primeiro amor...

Caixa de Desejos e uma historia linda e muito fofa, e ótimo para quem costa de livro bom e que seja de rápida leitura...Me empolguei tanto com esse livro que ja vou ate fazer minha caixa de desejos e colocar tudo dentro dela..E vc já foi fazer a sua?!!

Blog: http://lmfuteis.blogspot.com/

Marcinhow 07/07/2010

Caixa de Desejos marcinhoweoslivros.blogspot.com
Marília é uma garota nerd, na fase de descobertas, quando não se é mais criança, mas também ainda não é adolescente. Sua avó Laurinda, a avó preferida, morre, mas antes ela dá um presente especial para Marília, uma caixa...

Para continuar lendo, acesse:

Felipe Saraiva 10/03/2011

Caixa de Desejos → Ana Cristina Melo
Vejam a resenha (e com todos os links) em ↨BIBLIOTECA FSAB↨ → http://bibliotecafelipes.blogspot.com/2011/03/resenha-caixa-de-desejos-ana-crsitina.html

TÍTULO: Caixa de Desejos
VERSÃO: Brasileira
FORMATO: PaperBack

SINOPSE

RESENHA

Bom, começo essa resenha agradecendo imensamente a Ana Cristina Melo, por ser gentil em me enviar um exemplar de CAIXA DE DESEJOS para resenha!
E claro, agradeço também pelo meu autografo! Adorei ele! (foto no final do post)
E agradeço ainda pelo marcador de páginas do CAIXA DE DESEJOS! Amei! (foto no final do post)

Bom, o livro é bem fininho (tem apenas 96 páginas), o que fez ficar um pouco com o pé atrás no começo do livro (#Confesso)... e eu acredito que muita gente também tenha ficado.
Mas, NÃO FIQUEM!!! O livro é realmente muito bom!

O livro conta a história de Marília, uma garota de 13 anos, que está no auge da adolescência e dos problemas que a acompanha.
Marília adora sua avó Laurinda, mas a mesma está com uma doença garve.
Mas, quando Marílai vai visitar a avô Laurinda, ela dá uma caixa à Marília: Uma caixa de desejos.
E assim, Marília começa a sua jornada: Extremante triste pela doença da avó e extremante estressada com a nova novidade: sua meio-irmã Francine (que tinha vist pouquíssimas vezes na vida) vai morar na sua casa.
A casa Marília é pequena... e ainda tem a maior parte da família hospedade ali... Imagine com mais um pra lista.
E se não fosse o bastante, Francine ainda irá dividir quarto com ela.
E esses são só o começo dos problemas, ainda terá a sua missão mais impossível: a de se apaixonar... e ainda começar a exercer seu sonho e talento: ser escritora!

Será que Marília irá resistir a tantos problemas?! E será que há solução para todos eles?! Descubra lendo esse livro fantástico: CAIXA DE DESEJOS!

Posso lhes afirmar: CAIXA DE DESEJOS é tudo... menos bobo! Claro, a capa dele é simples e infantil (mas, na opnião, ainda assim ela é LINDA).

Vocês podem dizer: "Ah, mas não tem romance sobrenatural..."!
A única que tenho pra lhes dizer é: "Dane-se o Romance Sobrenatural!!! CAIXA DE DESEJOS é muito superior a essa modinha!".
Ok, eu desabafei legal agora... Mas, é mais pura verdade: CAIXA DE DESEJOS é magnífico!!! Bora todos esses livros de "Oh, ele é vampiro!" ou "Oh, ele é anjo!" no xinelo!

Deu uma enorme vontade de relelo agora (pois o li faz até que um tempinho)... Mas, infelizmente a pilha ta IMEEEENSA!

Mas, a leitura realmente vale a pena!!! Eu RECOMENDO, com letras maiusculas!
Eu amei o livro e tenho certeza que vocês irão amá-lo também!
A Ana Cristina Melo realmente sabe nos cativar por um livro!
E sabe realmente sabe escrever um livro para nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo #AdoroIsso!

E para sabe-lo como comprar, vejo os links abaixo de "Sobre a Autora"!
Relamente vale a pena, principalmente o autogrado, pois livro autografado é TUDO #Fato!

CLASSIFICAÇÃO: 5 (☻☻☻☻☻)

Vanessa Meiser 19/07/2010

Fofo demais!!!!!!
O livro é uma delícia de se ler, conta a história de Marília, uma menina de 11 anos de idade que mora numa casa que mais parece um hotel, de tantos parentes que circulam por lá, é uma avó e um avô (por parte de mãe), um tio desempregado, uma vizinha que já virou tia, sem contar o pai e a mãe de Marília. Eis que surge para integrar este time, Francine, uma meia irmã ( por parte de pai) que Marília só viu duas vezes na vida.
Contrariando o que Marília pensou no princípío, Francine é um doce de menina e as duas, com muitas características em comum, principalmente o gosto pela leitura, iniciam uma sincera e duradoura amizade.
Marília ganhou de sua avó (mãe do seu pai), pouco antes desta falecer, uma "caixa de desejos" com um caderno onde, segundo sua avó lhe instruiu, a menina deveria escrever todos os seus sonhos e desejos mais secretos, mesmo que os considerasse impossíveis de se realizar. Porém, toda vez que Marília abria a caixa, saia dela uma luz, um brilho, mas, parece que só a menina enxergava esta luz, ninguém mais....e é nesta caixa que as duas irmãs vão guardar seus desejos que, aos poucos, como passe de mágica irão se realizando.....
Vou parar por aqui, se não, conto todo o livro pra vocês. Lí em questão de 02 horas pois, não consegui largar o livro de tão prazerosa que é esta leitura.
5 estrelas para Ana Cristina Melo, autora desta história que eu mais do recomendo, eu realmente PEÇO que leiam!!!!

naniedias 08/07/2010

Caixa de Desejos
Marília é uma nerd. Está sempre sozinha na escola - não tem amigos - e anda sempre lendo.
Ela tem 11 onzes, mas descobriu os livros cedo - e a paixão pela poesia também. Ela adora escrever. E sua avó Laurinda é quem mais presta atenção no que ela escreve. Ela adora a avó. Na última vez em que visita a avó, ganha um presente especial - uma caixinha de desejos. Essa caixinha fica sendo o elo de ligação com a avó que morreu.
A casa dela é praticamente um hotel, moram a mãe, o pai, o avô, a avó e um tio. E como se isso tudo não bastasse, ainda vem morar com eles a irmã dela - filha do pai do 1º casamento, que ela nem conhece direito. E o pior: vai ter que dividir o quarto com essa estranha. Marília não gosta nem um pouco da ideia.
Mal sabe ela que sua vida vai mudar depois disso.

"Chato demais isso, os adultos escolhem e a gente que fique emburrada. Provavelmente, Francine era igualzinha às meninas da escola. Ótimo, o inimigo estaria dentro da minha casa. Mais especificamente no meu quarto."

O que eu achei do livro:
O livro é uma graça. Uma delícia de ler - uma leitura super rápida e com uma linguagem deliciosa!
Ao mesmo tempo que é de uma simplicidade maravilhosa o livro é de uma profundidade tocante - afinal de contas fala de um assunto muito sério: a relação familiar. De uma maneira simples, o livro trata um assunto delicado.
Uma história cativante para todas as idades.
Se você tem um filho que ainda não sabe ler, leia para ele. Se você tem um filho em idade de alfabetização, dê o livro para ele ler. Se você tem um filho adolescente rebelde, dê o livro para ele ler. Se você tem um filho que tem um filho, dê para os dois lerem. E tendo ou não filhos, leia. Esse livro é cativante. Uma história muito gosta de ler.

Nota: 8
Dificuldade de leitura: 2

Mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com
Isabelle.Sarreta 22/08/2021minha estante
oiii, pode me dizer a pagina onde Marilia diz essa frase??
``Ótimo, o inimigo estaria dentro da minha casa. Mais especificamente no meu quarto``
preciso meio rapido kkkk

AndyinhA 27/08/2010

Neste universo é que Ana Cristina Melo descreve sua história, mostrando os altos e baixos da fase, o não tão mar de rosas. Problemas de família e no meio desta família normal para os dias de hoje, Marília tenta ser uma menina normal, mas é difícil quando se é tímido e parecendo não ter muito assunto e a chegada da irmã coloca a relação das duas em uma grande montanha russa, com enormes altos e baixos.

A Caixa de Desejos, título do livro, é o presente “misterioso” que a avó deixa. Um lado lúdico, onde seus sonhos podem se realizar, basta acreditar e batalhar por ele. E que quando tudo parece dar errado ou que estamos indo numa direção estranha, basta acreditar que as coisas irão melhorar.

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/08/poison-books-caixa-de-desejos-ana.html

Sumie 11/08/2010

Ótimo!!!
A história é muito fofa,consegue retratar com leveza os conflitos,os problemas,os medos,os dramas e os desejos de uma adolescente.Não tem como não se identificar com a protagonista e sua família,pois todos nós já vivemos ou estamos vivendo,pra quem ainda está na fase pré-adolescente,alguma situação semelhante à apresentada no livro.Apesar de ser classificado como um livro "infanto-juvenil",ele serve para todas as idades,por retratar de uma maneira tão leve e deliciosa essa fase.Essa capa é tão meiga,me apaixonei por ela,desde que vi pela primeira vez,e as ilustrações da capa,estão espalhadas pelos capítulos do livro.

Bianca 26/07/2010

Há uns dois meses, mais ou menos, estava navegando atrás de livros(viciada detected rs), quando me deparei com o blog de Ana Cristina Melo. Qual foi a minha surpresa quando descobri que estava numa página de uma escritora nacional.
Conversei com ela algumas vezes por email e, para minha total alegria, nos tornamos parceiras.
Surgiu a oportunidade de divulgar mais um autor brasileiro e incentivar o projeto Desafio Nacional.
Quero dizer que fui transportada para a minha infância com a Caixa de Desejos. Lembrei-me de um dos primeiros livros que li na vida, chamado Bisa Bia, Bisa Bel de Ana Maia Machado. Amo histórias de família.

caixadesejosNeste livro conhecemos Marília, uma menina doce e introspectiva, que vivia em função dos livros e tinha uma ligação enorme com a avó que vem a falecer nas primeiras páginas, não sem antes dar a ela uma caixinha em que a menina guardaria todos seus sonhos, desejos e, também, poesias e textos. Se não bastasse a grande perda sofrida, ela teve que lidar com a chegada da meia irmã, que ela nunca conheceu direito e que moraria em sua casa.
É um livro curto, de apenas 93 páginas, mas ele carrega a leveza de nossa infância, aquela época única em nossas vidas. São problemas corriqueiros de todos os dias, mas que nos afligiam como se fossem os piores problemas do mundo. É um livro infanto-juvenil, mas aconselho que leitores de todas as idades o apreciem. Às vezes, crescemos e nos esquecemos de como sofremos quando éramos crianças e passamos o tempo atual preocupado apenas com as finanças, nos esquecendo de nossos filhos e do dia a dia deles. Um dos prazeres que tive com esse livro foi ler para o meu filho caçula todos os dias antes de dormir.
Recomendo!

Nii. 03/08/2010

Mais em : http://fazparte-ni.blogspot.com/
Marília está em uma fase de aprendizagem e tranformações. Marília perde a avó, ganha uma irmã, descobre o primeiro amor,descobre amigos... E a autora de uma forma singela e marcante nos mostra aos olhos inocentes e sinceros de Marília como vivência esses momentos. "Caixa de desejos" é muito mais que uma fábula juvenil, é um livro em que a fantasia instiga a vida de qualquer um em qualquer idade. Fala sobre Amor, sobre amizade, sonhos e obstinação. Devorei o livro porque a narrativa é dinâmica, mas isso não impede que o livro seja intenso. Quero uma "caixa de desejos" para mim também.... estou precisando! rss...

Adorei o livro e recomendo!

Melian 19/10/2010

O livro é uma gracinha!!! Amei a capa, ela dá várias pistas sobre o livro ali mesmo, mostra que a garota é uma estudante, que gosta de um garoto chamado Léo, que gosta de ler e desenhar.

A história com o falecimento da avó de Marilia, mas antes disso acontecer Marilia visita sua vó, e ela pede que ela pegue uma caixa dentro do armario, Marilia pega, e a vó lhe conta que é uma caixa de desejos, que ela mesma usou essa caixa, onde depositava suas lembranças seus desejos e algumas conquistas.
Marilia fica feliz pela caixa, mas logo sua vó se vai, e o carinho que ela tinha por ela era muito grande, e ela sente imensa falta da avó.
Decide então escrever no caderno que estava dentro da caixa, faz dele como se fosse seu diario, uma forma de ficar mais perto da avó, e por várias vezes Marilia sonha com ela, sentindo assim, mais proxima da avó.
Um belo dia Marilia que já diz que sua casa parece um hotel de tanta gente, recebe a noticia que sua meia-irmã vai morar um tempo com eles, ela se desespera, dividir o quarto com uma estranha, uma garota que ela viu uma ou duas vezes na vida?? E agora???

Leia o texto completo em: http://mellbooks.blogspot.com/2010/08/resenha-caixa-de-desejos-ana-cristina.html