A Vida Secreta de Laszlo, Conde Drácula

A Vida Secreta de Laszlo, Conde Drácula Roderick Anscombe

Resenhas - A vida secreta de Laszlo, Conde Drácula

cibelefrahm 31/12/2021

A premissa do livro é interessante, mas o desenvolvimento da narrativa por vezes se perde um pouco no meio de tantas situações, principalmente na segunda metade.

Letícia Caetano 30/05/2021

O autor trás uma mistura de crimes,  jogo psicológico e erotismo de modo envolvente, porém o formato de escrita em diário deixa a leitura sacal em alguns momentos.

A história de Laszlo é apresentado de forma inovadora, não apenas destacando o sobrenatural, todavia criando um novo olhar para o personagem, que molda uma versão diferente do conde. Do desapego da família, as aventuras parisienses até o regresso ao castelo para tomar seu título de conde, o Drácula de Anscombe apresenta um novo olhar para a lenda do vampiro.

Raquel Oliveira 04/09/2020

A Vida Secreta de Laszlo, Conde Drácula
Livro: A Vida Secreta de Laszlo, Conde Drácula
Autor: Roderick Anscombe
Gênero: Romance Policial / Horror e Terror / Suspense
Editora: Jardim de Livros
Nota: 5/10
Resenha:
O livro começa a contar a historia do Conde Laszlo, um jovem e aristocrático médico húngaro que se estabelece em Paris por volta do século XIX, com o objetivo de conhecer as extraordinárias pesquisas sobre a hipnose e a histeria, que agitavam a comunidade cientifica européia. Conde Laszlo se mostra ser fascinado com as descobertas da medicina (em especial o que envolve o Dr. Charcot) quanto com a permissividade dos costumes, o jovem mergulha num universo de loucura, dando vazão a impulsos até então desconhecidos, um lado que uma vez libertado, provocará uma trilha de sangue, violência e morte.

Roderick Anscombe (o autor) fez o livro em forma de diário do protagonista, algo bem estilo Bram Stoker com Jonathan Harker, a escrita é um tanto... filosófica e desta vez não me refiro no bom sentindo. Ainda assim o autor leva o leitor a um mente completamente doentia perturbado a um nível que a leitura fica tão tensa que é preciso dar longas pausas para respirar e absorver tudo que estava acontecendo.
Para mim, não foi uma leitura proveitosa, na verdade, comprei esse livros anos atras achando ser um coisa e descobrir que se tratava de algo bem diferente.
A leitura foi bem longa e na maior parte do tempo extremamente chata, claro que teve seus pontos bons que ficaram bem equilibrados com os negativos. Uma das coisas que mais gostei, inclusive, foi o erotismo que tem no livro, geralmente isso é algo que não curto muito, mas aqui é na medida certa e bem descrito, fora que esse fato não é o foco principal da história.
Não só de crimes vive Laszlo, com a morte de seu irmão vemos que agora o protagonista precisa equilibrar a vida de Conde com a vida que realmente deseja ter para si. Isso traz uma nova visão sobre o que é ser um vampiro, em vez de ser um ser sobrenatural o vampiro aqui é mostrado como um psicopata, apesar de não ter gostado muito, confesso que é um meio bem diferente (do que eu estou acostumada) de mostrar sobre o que seria ser um "monstro".
Acredito que para quem goste de leitura envolvendo crimes e muito jogo psicologico vai ser uma excelente leitura.
"A Vida Secreta de Laszlo, Conde Drácula" de Roderick Anscombe foi o meu quarto livro do projetio Dez mais Um criado pelo @jaixbooks!

Mari 30/01/2018

Esperava mais do livro..
Confesso que tinha uma visão completamente diferente antes de ler. O livro é em forma de um Diário de Laszlo, o Conde Drácula mas é uma história bem detalhado mas achei muito parada e um pouco previsível.

Helena 29/01/2016

A vida secreta de Laszlo, Conde Drácula
Roderick Anscombe (1994): “A vida secreta de Laszlo, Conde Drácula” (414 páginas, tradução de Pedro H. Berwick, 1ª ed. – São Paulo: Jardim dos Livros, 2007; de R$ 23,90 a R$ 41,90) é um livro escrito como um diário e, como tal, conta coisas que Laszlo fez e seus pensamentos, inclusive os mais sombrios.

O livro começa em Paris, no ano de 1866, época em que Laszlo, formado em medicina, estava fascinado com as pesquisas de Dr. Charcot, médico bastante famoso que estudava sobre psiquiatria e fazia demonstrações públicas de hipnose. E, tempos depois, ele começa a trabalhar no Hospital Salpêtrière, onde tem mais contato com os pacientes. Laszlo, alucinado por psiquiatria, começa a desenvolver atitudes bem estranhas, deixando-se levar por impulsos que não sabia que poderiam existir, mas que lhe proporcionavam prazer. É quando vira um assassino de moças, sedento por sangue.

“Que perversão é esta, ansiosa por se apoderar de tudo que é raro e bom, que quer degradar tanta beleza, destruí-la, dilacerá-la, que quer massacrar essa coisa linda, essa vida humana?”

De volta à seu pais de origem, a Hungria, recebe o título de Conde do seu falecido irmão. Atormentado pelos seus desejos e tentando lutar contra os mesmos, Laszlo procura seguir uma vida “normal”, até que mais uma vez não resiste aos seus impulsos e comete outros assassinatos. Diversas vezes lembrando de seu juramento de curar e salvar a vida das pessoas.

É um livro cheio de suspense, com apenas um assassinato sem detalhes. Confesso que achei o livro mais interessante perto do fim. Onde acontece mais um “jogo” psicológico e ele tem que usar mais estratégias para não ser descoberto.

Para quem gosta de psicologia é bem interessante, mas não poderia ser muito diferente, pois foi escrito por um médico psiquiatra forense. Para quem é fã de vampiros, talvez estranhe um pouco, pois a história é mais voltada para o “tormento psicológico” de Laszlo, do que “vampirismo” em si. E da mesma forma que o autor chama a atenção do leitor de forma a prendê-lo, também tem umas partes um pouco “entediantes”. Mas acho que, se você não criar muita expectativa, vale a pena ler.

"Sentia-me tentado e era guiado pela ternura na direção da minha vítima. O amor é a benção que ao mesmo tempo eleva e santifica meu sangrento desejo. O amor é cego: jamais verá a selvageria para a qual me conduz.”

site: http://ramificandoideiaserealidade.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vida-secreta-de-laszlo-conde.html

Fagner 07/08/2014

Brilhante
Esse livro sem dúvida está entre os melhores que eu já li, e um dos poucos livros que senti vontade de ler mais de uma vez. O enredo é brilhante e envolvente. Recomendadíssimo essa maravilhosa obra.

Karina 22/04/2014

Uma releitura incrível de um clássico
Este livro é recomendado para quem não gosta do mito do vampiro ou para aqueles que já se cansaram das propostas de enredo até aqui, porque, creia o enredo criado por este autor é envolvente, misterioso, ardente. Thriler psicológico com a doce certa de erotismo nos faz perceber que o mito sempre tem sua razão de ser. Grata surpresa!

FitzRoy 03/03/2013

Introdução ao conteúdo e informações sobre o autor.
Paris, 1886. O Dr. Charcot - médico que alguns anos mais tarde influenciara decisivamente Sigmund Freud - desenvolve revolucionárias pesquisas sobre a medicina psiquiátrica, promovendo sessões públicas de hipnose. Entre seus assistentes, está um jovem húngaro estudante de medicina, Laszlo Drácula: um assassino misógino com sede de sangue.

**O Autor, Roderick Anscombe é um psiquiatra forense e professor de psiquiatria na Escola de Medicina de Harvard. Trabalha também em uma prisão de segurança máxima, avaliando e tratando os criminosos mentalmente perturbados, incluindo serial killers. **

Morgan 15/01/2013

É uma boa história, envolvente, sensitiva, em vários momentos do livro você vai se identificar, questionar sua realidade psicológica, o conceito de sanidade e moral.
Recomendo para fãs de livros que exploram o psicológico.
A visão de Drácula não como amaldiçoado, mas como psicopata está enrustida na história também.

leoconcatto 17/10/2012

Vampiro não! Psicopata sim.
E se ao invés de ser um vampiro, Drácula fosse um psicopata? Caso o leitor esteja cansado de vampiros, Roderick Anscombe e a editora Jardim dos Livros tem uma boa alternativa para você. Neste livro, o mítico conde da Transilvânia, é colocado em um plano mais real e transformado em um assassino compulsivo com desejo por sangue. Acompanhamos a construção emocional do personagem e os diversos fatores que o levaram a criar uma lenda.

O jovem húngaro Laszlo Dracula, estudante de medicina, viaja para Paris no ano de 1866 em busca de estudar os mistérios da mente humana e trabalhar em um hospital para pacientes com distúrbios mentais. Após engatar um romance com uma jovem, dá vazão aos sentimentos antes desconhecidos que desencadeiam o lado negro dentro de si mesmo.

A partir de então, começa o combate emocional dentro da própria mente para manter a fera enjaulada. Porém, outras vítimas potenciais cruzam o seu caminho e fica cada vez mais difícil controlar o desejo por sangue e possessão.

O livro é escrito em formato de diário que serve como desabafo para o assassino, dando muita atenção ao lado emocional do protagonista e como ele interpreta as pessoas e acontecimentos ao seu redor. O conflito interno para controlar seus impulsos o transforma em um personagem muito complexo. É impossível prever as atitudes do conde e as consequências dos seus atos, o que o autor arquiteta com maestria.

A premissa de transformar Drácula em um psicopata foi oque me atraiu para esta obra. Porém, a história só começa a ficar dinâmica depois da metade do livro. No início, o autor se preocupa muito com a construção dos personagens, o que dá contexto à trama, mas gera momentos maçantes e nos arrasta, ate que a série de assassinatos comece e os capítulos fiquem viciantes e frenéticos.

O autor do livro, Roderick Anscombe, é medico psiquiatra forense e trabalha em uma prisão de segurança máxima. Acostumado a lidar com assassinos em série e psicopatas no dia a dia, usa toda esta experiência para construir a consciência dos seus personagens, o que faz com que Dracula seja fascinante pelos toques de verossimilhança da sua psique.

Existem pequenos deslizes de edição, deixando alguns diálogos um pouco confusos (principalmente os que possuem mais de três personagens). É preciso ler com atenção para não perder as trocas de contexto que ocorrem de um parágrafo para outro repentinamente.
Ninguém morre gratuitamente. O protagonista justifica os assassinatos segundo o seu estado de espirito. É difícil prever quando e como acontecerá a próxima morte, quem é vitima e quem sobreviverá ate o final da obra.

Depois que a ação de fato começa, é difícil largar o livro. O final é incomum e bem armado durante toda a trama, deixando o leitor com gosto de quero mais. Para fãs de suspenses psicológicos e assassinos em série (se alguém está pensando em Dexter, também vale), o livro é uma boa pedida.

Andréa S. 11/11/2011

Bom, principalmente na última metade.
Agradam-me os livros que misturam fatos e ficção, personagens fictícios e reais. Assim é a vida secreta de Laszlo, uma leitura que, na primeira metade, é mais arrastada, mas do meio pra frente, prende e fica bastante emocionante. É muito bem escrito.

Shirlei 09/10/2011

Hematomania
Esse livro trata de uma temática muito rara na literatura e no cinema, apresentando a estória fictícia de um criminoso que pensa e age como se fosse um vampiro. Mas ele não é só mais um tarado inimputável como os protagonistas dos filmes “M, o vampiro de Dusseldorf”(M, 1931) e "Olhos de Vampa" (1996). É um homem culto, assim como o Dr. Victor Radkov, personagem do filme “Vampiros de Almas” (Vampire at Midnight, 1988), que nos lembra um pouco o assassino do livro “O Xangô de Baker Street”. Se você gostou de ler o diário escrito por John George Haigh na prisão vai adorar ler “A Vida Secreta de Laszlo”, que nada tem a ver com o “Conde Drácula” apesar do título...

emi 03/09/2011

A vida Secreta de Laszlo,Conde Drácula
O livro fala sobre um estudante de medicina então com 23 anos tendo aulas com Charcot em Paris, reencontra sua primeira paixão, a prima Nichole e conhece Stacia, paciente do hospital em que trabalha e tem sua primeira relação sexual e é sua primeira vitima.
Laszlo descobre que seu irmão o Conde morreu logo depois volta para sua cidade natal Transilvânia na Hungria e assumi o lugar de conde do irmão.
A história tem basicamente a descrição psicológica do personagem.não se trata de um romance, um suspense nem nada disso o livro fala sobre o desenvolvimento de um assassino frio e consciente de seus defeitos e qualidades.

PauloRCC 11/08/2010

Um simples diário
Eu nunca tinha lido algo deste gênero. Na verdade, a vida secreta do personagem é escrita verdadeiramente como um diário pessoal.

O autor conseguiu deixar o livro como algum desabafo individual, algo verdadeiramente secreto e com um final incomum; deixando o leitor querendo ler mais algumas partes.

Verdadeiramente: não espere o filme.