A Princesa de Gelo

Resenhas - A Princesa de Gelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

edisik 17/03/2020

Livro OK
Achei meio exagerado chama-la de a nova Agatha Christie. Mas esse é somente o primeiro livro que li dela, vamos ver nos próximos se eu estou enganado.

Dominique 07/09/2010

Um suspense de tirar o fôlego!
Ela era linda, independente e inteligente. Porém representava um mistério para todos que a cercavam, pois ninguém compreendia por que ela era tão fechada e por que erguia uma fortaleza em torno de si para impedir a entrada daqueles que ousassem aproximar-se demais. Deste jeito era Alex, a princesa de gelo, assim denominada por seu assassino.

Quando Erika, escritora de biografias, volta para sua cidade natal a fim de organizar a casa dos seus pais que acabaram de falecer em um fatídico acidente, não imaginava a reviravolta que aconteceria em sua vida. Em uma manhã fria de inverno, Erika vê-se diante de um dos seus maiores desafios, ela encontra sua melhor amiga de infância morta, aparentando inicialmente um caso de suícidio. Após informar a polícia e de prestar as devidas condolências a família, Erika recebe a proposta de escrever para eles uma breve biografia sobre a passagem de Alex pelo mundo. Conforme pesquisa com familiares e amigos, fatos novos e curiosos vão surgindo para montar o quebra-cabeças que foi a vida, assim como a verdadeira identidade de Alex. Para acentuar o mistério que foi a vida de Alex, a polícia conclui através da autópsia do corpo que a moça foi assassinada e estava grávida. Com a morte de Alex, uma verdadeira caixa de Pandora é aberta na pequena cidade de Fjallbacka.

Conforme avança na escrita, Erika redescobre seu amor pela arte de escrever e começa incentivada pela curiosa história a compor um livro a respeito da vida de Alex alternando realidade com ficção. Sua relação com a irmã mais nova vai de mal a pior, e sofre terríveis abalos, pois esta afundada em um casamento conflituoso não enxerga a verdadeira face do marido, um homem cruel, agressivo e ambicioso. Sua vida também é modificada com a chegada de Patrick, um amigo de infância, policial comprometido e honesto, disposto a tudo para descobrir quem é o assassino de Alex e também a conquistar-lhe o coração.

Com muito suspense, mistérios e intrigas, o leitor vai descobrindo aos poucos como uma cidade pequena pode esconder tanta ou mais podridão que nas sujas ruas das grandes metrópoles e como as famílias locais podem guardar segredos obscuros, difíceis de carregar e impossíveis de esquecer. Camila Läckberg mostrou-se perita em montar e desmontar a personalidade dos personagens a ponto de não conseguirmos até o final descobrir quem é o assassino e como em uma única história pode haver mais de um culpado além daquele que puxou o gatilho.

O livro no início é bem chatinho, são muitas revelações sobre a vida de Érika e, posteriomente, de Patrik. A leitura na primera metade é devagar, mas engrena a partir do meio do livro. Quem espera encontrar uma corrida contra o tempo para encontrar o assassino, antes que ele faça mais uma vítima fica frustado com A PRINCESA DE GELO, que basea-se mais nas investigações e no desenrolar do novelo de lã que foi a vida de Alex. Um bom suspense com certeza.

Críticas:

Esse livro estava totalmente sem revisão. Acredito que é uma falta de respeito da Editora Planeta publicar um livro cheios de erros de traduções, palavras repetidas, faltando letras nas palavras ou com excesso delas. Sem falar nas concordâncias das frases, muitas sem nexo. Comecei a ler esse livro em 30/06 e terminei somente em 13/07. Duas semanas para terminá-lo!!! Duas semanas!!! Eu peguei o livro emprestado com uma amiga que é escritora e ela nervosa com os erros, grifou-os no livro. Eu já fiquei atenta quando ela me contou que o livro estava com muitos erros, a partir daí, caros amigos, eu ficava catando-os. Além dos grifados, encontrei outros piores ainda. Não é o primeiro livro da Planeta que pego com erros, mas esse estava tão estupidamente visível que até meu cachorro traduziria melhor. Aliás, como a revisão é inexistente na Planeta, please, preciso de um emprego que eu não precise fazer nada além de passar no tradutor do google. Envie um email para queroumempregofácilnaplaneta@passarnogoogleemuitofacil.com.br. Planeta, nos próximos livros fique atenta, de lixo o mundo está cheio, mas de trabalhos bem feitos não. Se for para detonar com um livro que tem tudo para fazer sucesso, deixe que a Bertrand, Record, Sumas das Letras, Intrinseca e outras tantas pegar os direitos e fazer um bom trabalho.

Veja mais: http://livrosfilmesemusicas.blogspot.com/2010/07/princesa-de-gelo.html
Helder 26/10/2011minha estante
As vezes tb tive a impressao de que estava lendo algo traduzido por um tradutor automatico. Se eu fosse o tradutor do livro, tirava meu nome de lá!

Lu 14/12/2010

O livro da Camilla Lackberg me surpreendeu mais pela leveza da narrativa e os toques de humor do que propriamente pela trama policial em si.

E achei isso um ponto a favor. Erica é uma protagonista simpática e que não ficaria deslocada numa história de chicklit. Pelo contrário, o romance dela com Patrik é fofíssimo e o que rende os melhores momentos do livro. É difícil decidir qual dos dois é mais enrolado.

A trama policial em si desenvolve-se mais lentamente do que se costuma ver em livros americanos ou mesmo ingleses. É como assistir um daqueles seriados policiais europeus da GNT. A resolução do caso é surpreendente e bem escrita.

No todo, é um bom romance policial. Eu só acho que não gostei mais por causa da edição pavorosa da Planeta do Brasil. É triste ler um livro cheio de erros de Língua Portuguesa, de digitação e de tradução. Para ser franca, nunca vi um trabalho tão mal feito.

A impressão que eu tive foi que a editora publicou o rascunho feito pelo tradutor, sem qualquer revisão. O texto claramente precisava ser mais trabalhado, até para que sua leitura fosse mais agradável. Lamentável. Espero que os próximos livros da Camilla Lackberg sejam publicados por outra editora.

Recomendo a leitura, mas aconselho que se procure a segunda edição.
Nii. 19/12/2010minha estante
Eu querooo ler! Bom saber que tem romance!
Ninguém merece ler uma tradução ruim! =/

Fe Sartori 11/05/2017minha estante
Luuuu,
Tô terminando a leitura desse livro agora.

Karen 03/07/2022

Gostei bastante, um livro de suspense bem escrito , quando tu imagina que descobriu o assassinato há uma reviravolta

Nara 24/09/2020

A história é interessante e intrigante. A leitura é fluida e agradável.

Carline 24/01/2023

Mais um desses que você é feita de besta o livro todo, porque nem cheguei perto de desvendar o assassino

Blog MDL 13/09/2013

Erica é uma jovem biografa que guarda dentro de si um desejo imensurável de se tornar escritora, contudo suas histórias nunca engataram. De volta a cidade de Fjällbacka após a morte trágica dos seus pais, ela tenta se reconectar com algo e melhorar a sua vida tediosa, mas as coisas se tornam estranhas quando a sua amiga de infância, Alex, é encontrada com os pulsos cortados em uma banheira na sua casa. A princípio todos, incluindo a própria Erica, acreditam que foi um suicídio, mas aos poucos essa teoria se torna confusa, pois além das pessoas acharem que uma jovem bela e rica como ela não teria motivos para cometer tal coisa, os laudos da autopsia revelam as condições que levaram a jovem a morte e então descobre-se que na verdade ela foi assassinada. Tomada pelo desejo de desvendar todo o mistério que envolve a morte de Alex, Erica passa a investigar e a tentar descobrir pistas ao mesmo tempo em que o charmoso Patrik, um investigador de polícia que ela conhece desde pequena, entra na sua vida determinado a não só conquistá-la, como também, a juntar todas as peças desse quebra-cabeça.

Esse livro foi uma peregrinação para mim, primeiro porque eu tenho o mal costume de ler a última página de um livro e assim fiquei sabendo precipitadamente quem era o assassino, segundo porque eu não conseguia de modo algum me identificar com a personagem principal, eu a achei tão maçante de início que posterguei a leitura desse livro por cerca de três meses! Pois é, foi um hiato imenso, e me arrependo amargamente por isso, pois ao contrário do que eu achava a escritora conseguiu com proeza aproveitar toda a extensão desse livro para lançar aos poucos pistas e enigmas do assassino de Alex e confesso que mesmo sabendo quem era o assassino (até hoje não me perdoo por ter “roubado” a graça de ver tudo se desvendando no seu devido momento) eu não fazia ideia do porquê e das circunstâncias que o levaram a cometer tal crime e foi incrível observar e criar conjecturas de todo esse mistério.

Uma coisa interessante nessa história de Camilla é que existem vários personagens, tantos que eu não saberia enumerar aqui, mas são todos muito bem caracterizados e quase tocáveis de tanta personalidade que eles possuem. Além disso, pelo que li esse é o primeiro livro de uma série, mas não é daquelas séries que as histórias vão se prolongando até chegar um desfecho, mas sim, daquelas que tem um final conclusivo e que deixa em aberto a história dos personagens principais que são Erica e Patrik que formam um par muito fofo por sinal – gostei bastante dos dois juntos. A única coisa que eu achei estranha foi um costume do país que foi revelado por Erica que é lavar as axilas e não tomar banho, achei isso tão esquisito, porque imagem vocês, ela teve um encontro romântico e só lavou as axilas! Hilário...

[...]

A Princesa de Gelo, é um romance policial bem escrito, que superou a péssima revisão (apesar de eu ter comprado a segunda edição ainda assim encontrei erros de pontuação, acentuação e concordância) e que com certeza vale muito a pena ser lido por mostrar o leitor a cultura sueca, bem como os transtornos psicológicos que podem levar um ser humano a ceder aos piores tipo de chantagens e aos maiores tipos de tormentos.

site: http://www.mundodoslivros.com/2012/08/resenha-princesa-de-gelo.html

celithma 19/01/2021

Um bom livro policial com todos os seus clichês
A trama começou meio enroscada pelas muitas informações soltas mas do meio pro final os fios foram se atando. O relação dos protagonistas avançou na velocidade da luz e eu acabei achando uma coisa muito romantizada. Mas a leitura é leve e fácil.
A questão do livro não ter sido revisado foi meio chata porque volta e meia você se depara com algum erro.
Li sem saber que esse era o primeiro livro da autora e algumas coisas do livro posterior foram explicadas nesse.

Rosana 18/01/2021

Bom de ler
O livro tem um enredo bom, mas os erros de português e concordância atrapalham a leitura não achei nada fora do norma,l um livro rápido de ler e achei o capitulo final meio fora de foco.

lalinha777 12/07/2010

Leitura fácil, intrigante e com um belo enredo.
A Princesa de Gelo, livro da autora sueca Camila Lackberg, nos convida a conhecer Erica Falck, uma escritora de biografias que volta a sua cidade natal após a morte de seus pais. Durante sua estadia em Fjallbacka, entretanto, ela encontra o corpo de sua melhor amiga de infância, que supostamente se suicidou. Rapidamente a polícia conclui que sua amiga Alex foi assassinada e Erica acaba se envolvendo nesta investigação.

O livro é um romance policial diferente de muitos encontrados no mercado. Além de lidar com o crime de difícil resolução, Camila Lackberg também explora o lado humano dos personagens, contando suas histórias pessoais. Através de uma narrativa bem feita, ela faz com que nos interessemos até mesmo pelos personagens secundários, não envolvidos diretamente na trama.

Para aqueles que desfrutam desvendar o crime antes do final do livro, essa será uma boa leitura. Existem várias pistas deixadas para o leitor durante os capítulos, e a autora usa sutileza para envolvê-las no cenário ou nos diálogos. No 1/3 final da obra, começa a ficar claro o enredo, mas ainda sim nos surpreendemos com uma ou outra revelação.

Além disso, ela também desenvolve um pequeno romance, que, por não ofuscar o tema principal, se encaixa perfeitamente.

Gostei bastante da obra e recomendo a todos que procuram uma leitura fácil, com detalhes desafiadores e personagens muito interessantes.

Tati.Lima 19/01/2021

Sobre A PRINCESA DE GELO...
Finalmente consegui concluir está leitura. Foram as 365 páginas mais longas da minha vida. Eu não gosto de criticar nenhum livro, mas infelizmente, eu e "A princesa de gelo", não conseguimos falar a mesma língua. Esse livro foi uma das minhas maiores decepções literárias. Sabe aquele livro, q vc compra e diz : "vou ler mais pra frente, porq eu sei q é um livrão", e quando vc finalmente resolve ler, a decepção é avassaladora. Até a página 200, não acontece absolutamente NADA de interessante na história, pura enrolação. Então, a partir da página 200, todos os personagens do mundo, entram na história. Começa a brotar personagem do chão. Mas nada é surpreendente, porq a medida q a história se desenrola, vc vai ligando os pontos, e fica tudo muito sem surpresas. Com o desenrolar dos capítulos, vc fica naquela sensação de "só isso".Até o último momento eu esperei um Plot twist q não veio...???... O q posso dizer é q a identidade do assassino, pra mim, foi bem óbvia. Enfim, esse livro foi cansativo, mas não vou desistir dessa escritora ainda. Pretendo ler o segundo livro da série. Enfim...

Helder 26/10/2011

Má edição para bom suspense
Uma pena que a edição tenha sido tão mal feita, pois o livro é bem legal.
Estória bem amarrada, personagens bem desenvolvidos, surpresas e um final bem legal.
Erica voltou para sua terra natal por causa da morte de seus pais. Enquanto esvazia a casa de lembranças, ela trabalha em um novo livro. Porém sua rotina é quebrada numa tarde, quando encontra Alex, uma amiga de infância morta numa banheira, aparentando suicídio.
Erica perdera contato com Alex quando aos 12 anos, a família de Alex mudou-se de repente para Gotemburgo. Logo a policia descobre que não foi suicídio, e uma rede de segredos começa a ser desvendada. Porque Alex ia quase toda semana até sua antiga casa, viajando sempre uma grande distância? Qual a ligação de Alex com o pintor alcoólatra? Como que eles poderiam ter um caso sendo tão diferentes? E a amizade entre a rica empresária e a irmã de Alex, considerada o patinho feio da família? E o que aconteceu com o herdeiro da rica empresária?
Com o tempo, vamos nos envolvendo na estória e alguns pontos vão ficando claros, por mais cruéis que possam parecer. Mas mesmo tendo percebido uma boa parte da trama, ainda tive muitas surpresas ao final, ao descobrir todas as conexões entre os personagens e a identidade do assassino.
É mesmo uma pena que a edição tenha sido tão descuidada. Às vezes até atrapalha a leitura, pois nos perdemos entre quem estava falando o que. Vi na net que a Planeta fez um recall do livro e quem quiser pode pedir um novo para eles. Pelo jeito só foram ler o livro depois da reclamação do pessoal do skoob. Cabeças deveriam ter rolado, por um serviço tão porco!
Mas fica a dica de uma boa leitura para quem curte livros de suspense. Longe de ser uma Agatha Christie, mas boa em contar uma estória.
Outra coisa muito legal são as descrições da Suecia e seus costumes.Temos a visão da Suecia como o supra sumo do primeiro mundo, mas pelos livros que vem chegando de lá, tem bastante coisa escondida por ali. Pedofilia, violencia contra a mulher, alcoolismo. Além disso, como podem viver com tanto frio? Em diversos momentos conseguimos sentir o frio e imaginar os caminhos cheios de neve.
E o mais engraçado:Numa passagem que achei até cômica, Patrick liga para Erica e fala que está indo visitá-la. Ela pede 15 min à ele para se arrumar. No Brasil , ela tomaria um banho, mas na Suecia ela vai lavar as axilas na pia. E isso rola mais uma vez ainda. Costumes, são costumes, né? Ou podemos dizer, higiene é higiene, certo?
Outro ponto incrível, que só me toquei mais lá para o meio, foi o vicio da autora em tomar café. Quase todo lugar que duas pessoas se encontram, para rolar um dialogo, elas tem que tomar um café. Se estiver começando a ler agora, anote a quantidade de cafés tomados e depois “poste” aqui.
Com certeza esta contagem tanbém vai te divertir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5