Rules of Play

Rules of Play Eric Zimmerman...

Resenhas - Rules of Play

Lucas.Wijk 11/12/2018

Rules of Play é basicamente a bíblia do game design
Rules of Play foi o meu primeiro contato com o estudo de game design, mas demorei mais de um ano para lê-lo do início ao fim, sendo que meus estudos foram intercalados com outras obras e artigos nesse mesmo período.

Demorei para finalizá-lo não porque a leitura é difícil ou enfadonha (muito pelo contrário!) mas sim porque quis aproveitar cada mínimo detalhe que Zimmerman e Kate Salen quiseram passar, e tudo no tempo certo.

Acredito que esse seja um livro obrigatório para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. O game design aqui é abordado de uma forma bastante abrangente, passando por conceitos, análises, exemplos de jogos de tabuleiro, esportes, brincadeiras de criança e, é claro, os jogos digitais. Enfim, o universo lúdico é aprofundado de maneira incrível, tornando esta uma das obras mais completas sobre o assunto.

Por ser um livro antigo, seu foco em jogos digitais (meu interesse primário) não é tão aprofundado. Mas vale lembrar que os conceitos de game design independem da forma como o jogo se apresenta, e, por isso, Rules of Play é um livro que ultrapassa qualquer barreira temporal, devendo estar na cabeceira de qualquer pessoa que se interessa pelo assunto.