O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Mariana 04/03/2024

Gostei muito da história! A narrativa tem um ar lúdico que faz com que pareça que estamos lendo um livro infantil (apesar de perpassar por temas complexos e sérios), principalmente quando é comparada com o filme de Brad Pitt (que na minha cabeça tem um semblante bem adulto) e a cronologia da vida do Benjamin é muito interessante de acompanhar. Minha única pontuação é que senti falta de um ponto de vista mais explorado da mãe dele no começo do livro (que parece que a única função na história é parir)

kenji 29/02/2024

Emocionante
O livro gera muita curiosidade sobre a síndrome e muitas emoções. É um livro caricato que falta um pouco do sentido as vezes, inclusive, também é um pouco raso. Mas apesar de todos esses pontos, achei um livro bom, uma leitura rápida, porém muito interessante com muitas emoções.

molinari 28/02/2024

É um livro interessante e emocionante, demorei menos de uma hora pra ler. Vale a pena, mas em certos momentos achei muito raso.

Leonardo.Dalcin 27/02/2024

O Curioso Caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald
No século XIX, na cidade de Baltimore, algo estranho acontece: o nascimento de uma pessoa. Mas não de um bebê normal, e sim de idoso de 70 anos com barba! E no desenrolar deste conto, vemos o rejuvenescer deste personagem.

Apesar de ser curto, esse conto traz algumas reflexões. Logo no nascimento de Benjamin, seu pai fica extremamente preocupado, não com o que fazer com o seu filho, mas sim com o que as pessoas vão pensar sobre esse ocorrido etc.

É uma leitura muito fluida e curtinha, vale a pena!

Tiago.Boaventura 22/02/2024

A vida natural do curso
Eu sei que o título dessa resenha é esquisito mas tem um bom motivo pra isso. No conto de Benjamin Button o autor nos apresenta uma história em que o personagem principal nasce idoso e passa a sua vida a rejuvenescer. Temos então uma inversão do curso natural da vida, por isso o título dessa resenha. O conto de Benjamin é curto e em muito pouco se parece com o filme estrelado por Brad Pitt, a não ser em sua essência. A passagem do tempo é bem acelerada e há descrição satisfatória em se tratando de um conto. A questão principal aqui é como lidar com a vida sem ter que conviver com a consequência de nossos atos, já que Benjamin está na contramão do curso da vida e tudo o que ele faz parece se perder no tempo. Ainda neste livro há o conto de Bernice corta o cabelo. Ser popular em um círculo de amizades é importante até que ponto? O que se pode fazer em busca dessa aceitação? Um conto curto que termina com um gostinho de quero mais e que também vale a leitura.

Tailana2 18/02/2024

É sempre fascinante
Essa história é sempre fascinante, gosto muito do filme e esse conto é um leitura rápida e prazerosa.

As ilustrações, a tradução e o modo contado são simples, porém muito bacanas.

Vale à pena a leitura ?

taina107 17/02/2024

Um livro curtinho que apesar de antigo, com uma escrita super leve e fácil de ler sem parar.
de forma bem simples trás várias reflexões de como as pessoas podem ser más, apenas pela aparência, sem ao menos saber a trajetória e história da pessoa.

como um velhinho de 70 anos e 1,70m saiu em um parto normal???

Guilherme Dehon 14/02/2024

O Curioso Caso de Benjamin Button...
O conto de F. Scott Fitzgerald apesar de ser curto, é muito intenso.

Aparentemente é um simples relato de uma pessoa que nasceu idosa e a média do tempo vai rejuvenescendo...

Porém, há pontos interessantes no decorrer dessa linha de vida inversa que vive Benjamin Button, tais como a repulsa, o preconceito, o afeto, o companheirismo, o abandono...

Um livro pequeno, de fácil leitura, dinâmico...

Recomendo.

belle 13/02/2024

Um livro bem curto e rápido de ler, li ele em um dia. mesmo sendo antigo, é uma leitura fácil e a escrita te prende na história.

madumave 12/02/2024

Um dos poucos casos em que o filme é melhor que o livro. Esse foi o primeiro conto do Fitzgerald que li, e devo dizer que adorei sua escrita. O enredo, no entanto, não trouxe muitas surpresas e nem foi tão envolvente quanto a adaptação (vulgo meu filme favorito).

nia 09/02/2024

O curioso caso do ciclo do envelhecimento
Mt bom, de fato. foi uma indicação de um amigo meu. eu estava em uma ressaca literária sofrível, há 9 dias eu não lia nada. tentava e não passava de uma página. e veio essa recomendação no momento mais oportuno. eu achei que tudo se conecta bem, é prazeroso e leve de se ler, passa tão rápido... terminei em três horas. o jeito que é narrado e como vemos o decorrer da história, logicamente de modo resumido, do envelhecimento ao rejuvenescimento de benjamin meio que conseguimos aprender e se adaptar a cada fase dele.

preciso assistir o filme!!!

Alex 05/02/2024

A vida às avessas
Nesse curto conto, Fitzgerald nos apresenta Benjamin Button. Um homem que nasceu com 70 anos, 1,73 m de altura e falando.

O conto utiliza o absurdo ficcional para retratar como é a vida humana: cheia de percalços, cheia de tropeços, cheia de derrotas, por mais vitorioso que você seja. Não há como esquecer o paralelo entre viver a vida no seu próprio tempo.

Enquanto muitos desejam ser velhos, há outros velhos querendo ser jovens. E esse conto retrata de forma muito pitoresca essa realidade, das pessoas que "vivem as fases da vida em momentos inadequados".

Vale a leitura, rápida e contagiante. Mas não espere profundidade. É um conto despretensioso, ainda assim, rico.

Obs: o filme é infinitamente melhor.

dianna_soares 03/02/2024

Li sem lembrar nada do filme e só consigo me questionar? Como um homem de 1,70m nasceu de parto normal?????

Loucuras a parte, gostei como em poucas páginas o autor conseguiu trazer reflexões sobre o quanto o tempo pode ser relativo e as pessoas podem ser más, movendo-se apenas pela aparência e não pela história que cada um carrega. Um ótimo conto.

Rodrigo1185 26/01/2024

"O Estranho Caso de Benjamin Button" é um conto escrito por F. Scott Fitzgerald em 1922. A história acompanha a vida de Benjamin Button, que nasce velho e vai rejuvenescendo à medida que o tempo passa. O livro aborda temas como a passagem do tempo, a inversão do ciclo natural da vida e as experiências únicas de Benjamin ao viver sua vida de forma não convencional. A narrativa nos leva a refletir sobre a natureza da existência e como as pessoas lidam com o envelhecimento e as expectativas sociais. É uma leitura fascinante que nos faz questionar as convenções da vida e da morte.