O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Raphaela.Bonaretti 01/10/2023

Sensacional
Livro perfeito, escrita maravilhosa. Como pode um conto tão curto provocar tantas reflexões.
É muito interessante a ideia apresentada. Como seria a vida se fosse vivida de trás pra frente?
O texto de 1922 nos permite o contato com várias características da época, mesmo que de forma breve. E também proporciona o paralelo com os dias de hoje, me fazendo pensar como seria essa história se fosse escrita nos dias atuais.
Eu só acho que poderia ter sido maior, os personagens mais desenvolvidos, principalmente as mulheres que tem zero voz na história. Me peguei várias vezes pensando o que a mãe de Benjamin pensava de tudo isso, de como teria sido a relação dela com ele. Mas entendo que na época em que foi escrito deveria refletir os costumes machistas da sociedade onde a opinião das mulheres pouco importava.
É curto e rápido, assim como a vida, tanto a de Benjamin quanto a nossa, que passa como um lampejo diante dos nossos olhos.

stormazzi 28/09/2023

Só agora fui descobrir que o fitz escreveu essa história, fiquei com dó do benjamin mas isso deve ter sido tão confuso para os pai dele também é um misto de emoções

llirioazul 16/09/2023

Muuuiiito booommm!!! Gente achei a história sensacional, ela é divertida e tbm um pouco triste, me fez ter várias reflexões sobre como é o ciclo da vida

mayara.marinheiromartinelli 12/09/2023

Um conto agradável e que apesar de parecer estranho não difere nada da realidade quando grande parte das pessoas quando envelhecem voltam a precisar dos cuidados da infância

Janann 05/09/2023

Achei bem bom
Nunca assisti o filme, mas ja ouvi falar, achei a história bem bolada demais, muito legal, a leitura fluída e rápido para se ler em uma tarde!

Dri 02/09/2023

O curioso caso de Benjamin Button é um conto que me fez refletir sobre o ciclo da vida e o quanto ele é injusto e falho. Seja o ciclo natural ou o ciclo invertido de Benjamin. O conto Bernice corta o cabelo expõe a futilidade, egoísmo e maldade da juventude da época de F. Scott Fitzgerald. Escrita enxuta, inteligente, irônica e bem humorada.

Mari 31/08/2023

É possível imaginar a tristeza que é esquecer, ser esquecido, deixado de lado, viver e ver a vida ao contrário. Nunca se encaixar e nunca pertencer. Por mais que seja curto, o livro consegue passar um pouco sobre como é essa dor e consegue nos fazer parar e refletir um pouco sobre a vida

vinialmanegra 31/08/2023

Gratas surpresas
Sempre achei que o material original de Benjamin Button era efetivamente um livro, que narrava a trajetória de um alguém que nasceu velho e viveu até morrer jovem. Mas é um conto. E considerando a história ele tem tudo para ser um conto.
Deixando de lado esse primeiro baque, fiquei muito surpreso com a forma que isso é percebido dentro da narrativa e em praticamente toda leitura só conseguia pensar em como seria se isso acontecesse comigo, inicialmente me imaginando com o próprio BB, mas depois pensando nos demais envolvidos: pais, esposa, filhos; simplesmente absurdo.
Amei esse conto e como ele é profundo mesmo sendo rápido de se ler.

O segundo conto eu nunca tinha ouvido falar e eu adorei a leitura. Interessante pensar que criamos nossos próprios demônios e não conseguimos lidar com eles. Bernice não queria ser Marjorie, mas Marjorie quis fazer de Bernice uma Marjorie e quando conseguiu não soube lidar com a perda dos holofotes. Gostei muito do final da história, no fim Bernice não era mais tola e nem falsa, era só ela mesma, uma Bernice 2.0.

Vale ressaltar que em ambas as histórias, por mais duras e cheias de ácido, tem muito humor, ri muito ao longo da leitura com o bebê Benjamin fumante e com a relação do barbeiro com a guilhotina.

Stefanny.Chrystine 28/08/2023

Da para sentir o coração
O Livro ele tem algumas mudanças que não tem no filme, mas mesmo assim dá pra sentir a atmosfera que ele constitui foi maravilhosa, mesmo a história sendo curta sentimos a dor que o protagonista revela sobre a carga pesada que é passar pela experiência da vida ao contrário do que muitos de nós vamos passar, a vida dele foi moldada diferente e mesmo assim ele viveu tudo que lhe constituía e o que o desenvolvimento humano conseguia nas condições que ele se encontrava.

oieamare 24/08/2023

Não sei se entendi, mas adorei!!!
Sempre tive um certo receio em ler este livro e até deixei de assistir ao filme porque achei que seria algo chato ou banal, mas isso com certeza passou longe de adjetivos tão pejorativos.

a inspiração da história é sensacional, mas acho ainda mais incrível que o autor tenha pensado nas coisas boas e ruins que seria nascer velho e morrer jovem.
não consegui entender todas as informações sátiras e críticas, mas fiz algumas teorias sobre o que poderia ser da obra (óbvio que errei em todas porque jamais imaginei que Mark Twain tivesse pensado isso).
essa graphic facilitou e muito o entendimento de forma geral da obra e agora que terminei, espero poder ler o texto original sem as ilustrações.
espero gostar também!

Antonio Maluco 16/08/2023

Jazz
O livro conta histórias do Jazz Americano antes do século vinte e final do século dezenove nos Estados Unidos da América