O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Cassio Kendi 29/01/2023

Das memórias de meu primeiro dia no alojamento da faculdade, as mais nítidas são um número (140A, número do apartamento), um cheiro (de ferrugem, vindo do encanamento do banheiro compartilhado) e um filme.
Nesse mesmo dia, esbarrei com um amigo com quem jogava futebol esporadicamente desde meus 12 anos, e fomos pro cinema junto com outros três amigos deles. Sem saber nada da sinopse, assistimos O Curioso Caso de Benjamin Button.
Lendo o livro, não tive o mesmo envolvimento emocional que tive no cinema, talvez por ser um livro curto, quase um conto, comparado com as quase três horas de um filme repleto de cenas bonitas. Como a história encobre toda a vida de Benjamin Button, acho natural que, em poucas páginas, não seja possível se importar tanto assim a ponto de sentir algo durante a leitura.
Mas a ideia de como seria a vida se nascessemos velhos e morressemos bebês permanece na minha mente até hoje.
Daniele.Marques 31/01/2023minha estante
Gostei muito desse livro.. achei bem legal essa historia.. esta gostando?

Laura Gariani 04/02/2023minha estante
?? que que há velhinho?

Carol Klappoth 11/03/2023minha estante
Ahh que resenha encantadora!

Daniel Miguel 01/12/2020

O curioso caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald
Me surpreendi como outras pessoas também ao lerem que são dois contos que a gente encontra aqui. Sobre "O curioso caso de Benjamin Button" eu gostei bastante, inicialmente é bem gostoso de ler e se passa bem rápido, só o meio da história que me deu uma parada e as coisas começaram a se desenrolar mais devagar, adorei a forma que é contada a história, o Benjamin em vez de envelhecer ao longo da história ele vai rejuvenescer. E eu achei demais até isso, a reação das pessoas vendo isso e o que o Benjamin pensa em fazer pra que fique tudo bem e ele siga com uma vida "normal".

Já sobre "Berenice corta o cabelo" é outro rolê. Adorei demais e mais ainda que o outro conto. Eu não sei se era pra ser engraçado mas pra mim foi bem cômico os acontecimentos desse conto. Adorei demais. Se vocês forem ler deixem esse por último que vocês vão terminar esse livro com um sorriso no rosto e umas boas gargalhadas porque é maravilhoso. Super indico.
Layla.Ribeiro 01/12/2020minha estante
Assista o filme, maravilhoso

Daniel Miguel 01/12/2020minha estante
Eita, tinha esquecidooo que tinha filme, vou assistir simmm com certezaaa. ^-^

kaloskagathos 03/12/2020minha estante
Quero muito ler esse livro amigo, tenho ele aqui no app do Kindle. Sua resenha deu uma motivada, haha.

Daniel Miguel 03/12/2020minha estante
Lê simmm amigo, ai que bom, quando ler espero que goste. ^-^

Elfa 02/12/2023

Livro de conto 2 em 1
Nesta edição vamos acompanhar 2 histórias sendo a primeira do benjamin e a segunda da bernice

Nesse clássico vamos logo de cara tomar um leve susto porque onde já se viu , em seu primeiro dia de vida em bebe com corpo de um senhor de 70 anos de idade , essa é a premissa desse livro aonde vamos acompanhar um senhor de idade fazendo o retrocesso da vida nascendo idoso e morrendo jovem .

No segundo conto somos espectador da viagem de bernice visitado a sua prima distante marjorie , longo de início somos apresentados a um personagem onde é descrita pelas pessoas como chata e desinteressante porém com a ajuda da sua prima ela se torna adaptada aquela sociedade .. ate chega o fatídico dia da "aposta" e depois disso e de mal a pior .. só posso terminar falando que o final e doce e amargo depende da sua maneira de ver o mundo kkkkkk

J. Silva 27/03/2023

Linha do tempo inversa. O curioso caso de Benjamin Button
" A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

A frase acima que guarda notas de sabedoria não foi extraída do livro, mas sim do filme que possibilitou que a história de Benjamin Button, um homem que nasce com oitenta anos e envelhece ao contrário fosse redescoberta.

E, redescoberta porque essa celebre história foi escrita por F. Scott Fitzgerald em 1922.

Diferente do filme, o livro é curtíssimo e muito bem objetivo na descrição da vida de Benjamin, que nasce idoso e vai rejuvenescendo ao longo dos anos até chegar aos primeiros dias de vida. A bem da verdade, essa inversão da linha do tempo é bem melancólica, pois nada é fácil para quem nunca está no tempo certo.

E não há que se dizer que cada um faz o seu tempo. Não; cada estágio da vida, reclama uma idade, uma mentalidade e uma disposição. O livro mostra justamente isso, pois como uma criança irá lutar uma guerra, mesmo tendo experiência de alta patente? Como um idoso irá se comportar como uma criançinha quando seu paladar e sua cultura são aguçadas?

O livro trabalha bem os sabores e as dificuldades de cada fase da vida, o preconceito da sociedade, para com aqueles que não se encaixam no padrão da época e ainda, o conflitos de gerações. E acrescento, por minha conta, a relação pai e filho, que foi tratada de forma primorosa.

Embora de leitura rápida e linguagem acessível, o livro traz profunda reflexão sobre o tempo e a dinâmica da vida. E, a cada leitura poder-se-á extrair uma lição ou um pensamento diferente.

Enfim, indiferentemente de onde a linha do tempo parta, o resultado será o mesmo: nascer, crescer, reproduzir (produzir) e morrer, essa a lei imutável. ?

DAN LIMA 04/12/2020

Uma história ímpar...
Uma temática que aborda um nascimento diferente. Nos provoca reflexões durante e após a leitura.
Com muito humor; cheio de reviravoltas; momentos de alegria, tristeza, surpresas, novidades...
Permita-se conhecer um quadrinho fora do padrão normal, mas que vale muito a pena ser lido.
Recomendo. :-)

Vênus_Alice 30/11/2022

A vida invertida
A principal pauta do conto é como a melhor parte da vida é desperdiçada na juventude, em como algumas situações e comportamentos são aceitáveis em certas fases da vida, e em outras, repudiadas.

Uma vida ao contrário enquanto toda a sociedade vive de forma "normal" é uma afronta à hipocrisia e aos valores.

Tem um toque cômico, triste e melancólico, é uma experiência sensacional, mesmo tendo visto o filme.

Regis 31/05/2022

Imaginativo.
Gostei muito do conto.
Esperava que fosse mais semelhante ao filme, que eu amei muito.

Aqui Benjamin Button já nasce grande, com 1,73 de altura, falando e andando.
A história também se passa em Baltimore e não em Nova Orleans, não tem a Daisy e nem o asilo. Quem o cria são seus próprios assustados pais.

Confesso que me causou certa estranheza imaginar como pode ter sido possível esse parto. Rsrsrs
Mas a história segue mostrando sua vida vivida ao contrário, e me cativou mais uma vez ver sua velhice passada como uma criança.

Ao final, foi um conto adorável e eu gostei muito.
É curto e muito rápido de ler, e termina deixando uma vontade de que tivéssemos mais da história para conhecer.
Gostei muito da leitura.
DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Tiago.Boaventura 22/02/2024

A vida natural do curso
Eu sei que o título dessa resenha é esquisito mas tem um bom motivo pra isso. No conto de Benjamin Button o autor nos apresenta uma história em que o personagem principal nasce idoso e passa a sua vida a rejuvenescer. Temos então uma inversão do curso natural da vida, por isso o título dessa resenha. O conto de Benjamin é curto e em muito pouco se parece com o filme estrelado por Brad Pitt, a não ser em sua essência. A passagem do tempo é bem acelerada e há descrição satisfatória em se tratando de um conto. A questão principal aqui é como lidar com a vida sem ter que conviver com a consequência de nossos atos, já que Benjamin está na contramão do curso da vida e tudo o que ele faz parece se perder no tempo. Ainda neste livro há o conto de Bernice corta o cabelo. Ser popular em um círculo de amizades é importante até que ponto? O que se pode fazer em busca dessa aceitação? Um conto curto que termina com um gostinho de quero mais e que também vale a leitura.

Regis 29/04/2022minha estante
Preciso ler urgentemente. Só vi a adaptação, e espero que o conto me aprofunde mais no personagem.

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

roblesz_ 26/07/2021

Motivo de vergonha quando está "velho", e um estorvo quando é "criança". Essas palavras resumem a história de Benjamin, que tem uma vida cheia de altos e baixos mas que, no fim das contas, sabemos que a maioria foi apenas fruto do ciclo natural da vida.
Acho que uma das mensagens implícitas mais importantes desse conto é que, independentemente de quem você é, só será reconhecido quando obtiver sucesso e, logo depois, será esquecido. Tirando isso, não somos nada. A partir desse pensamento, percebe-se a importância de fazer o bem nas coisas pequenas, nas situações mais cotidianas e simples da nossa vida, já que, no final de tudo, tudo será esquecido pelo mundo e só nos sobrará a memória da nossa dedicação em realizar com empenho essas pequenas atitudes que, na realidade, são as que realmente deixam uma marca de espiritualidade em nós. As coisas grandes, por outro lado, frequentemente são marcadas pelo sucesso temporário e material que atrofia-se, apodrece e não nos traz satisfação no longo prazo.
Caroline.Dias 26/07/2021minha estante
Fantástica a suas impressões do livro

Mariii 30/08/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha, com toda certeza, vou colocar na minha lista de leitura.

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

O início é o fim... e vice versa.
Um clássico norte americano, lançado em 1922, que ganhou ainda mais notoriedade com a adaptação para o cinema estrelada por Brad Pitt e Cate Blanchett, que é um baita filme diga-se de passagem. Porém, estamos falando de histórias bastante diferentes, por um lado o filme trabalha de forma brilhante o romance entre Benjamin e Daisy, enquanto conta a história do homem que nasceu velho e morreu quando bebê. Já o livro, por sua vez, é uma narrativa cômica e ao mesmo tempo melancólica da vida de Benjamin, não abordando o romance, ainda que cite o fato do personagem principal ter se casado, ter tido filho e neto. Passemos à história... Benjamin Button nasce num hospital e de cara choca à todos. Como é possível? Aquela criança nasceu com a aparência de um idoso de mais de 70 anos. Então aos poucos os pais percebem que algo ainda mais extraordinária acontece com o seu filho, é como se o relógio de seu corpo corresse ao contrário, a cada dia Benjamin rejuvenesce mais. Benjamin é um homem que vive a sua vida de forma intensa, desde o amor, o serviço na Guerra, as amizades, pois conforme o tempo vai passando ele vai percebendo que sua vida é como uma vela que vai se consumindo, mas afinal, também não seria assim a vida de cada um de nós? Esta é a sacada genial de Fitzgerald, nos questionar sobre a vida e suas fases através da vida incomum de Benjamin, que nasce um bebê muito doente, pois é como se tivesse nascido no momento da morte, e então os cabelos vão escurecendo, o corpo vai retomando a postura correta, os músculos voltam a enrigecer, a memória volta a funcionar a todo vapor e por aí vai. Após viver o auge de sua vida adulta, casar, tornar-se pai de Roscoe, Benjamin entra na adolescência e finalmente na infância. Termino com este trecho incrível: "Em 1920, nasceu o primeiro filho de Roscoe Button. Durante as festividades de comemoração, no entanto, ninguém julgou ser a coisa certa mencionar que o garotinho sujo com aparentes 10 anos que brincava com soldadinhos de chumbo era o avô do novo bebê."

Giselly 25/03/2021

Entretenimento clássico!
Eu não esperava que fosse me divertir tanto com esse clássico! Demonstrou de forma poética e criativa o quanto a vida é um breve e leve sopro! Leitura muito fluida! Para ler em menos de uma hora. Muito bom!

Cinara... 20/09/2020

"Benjamin abriu um livro de histórias para meninos, Os escoteiros de Bimini Bay, e começou a ler. Mas viu-se pensando persistentemente na guerra. A América unira-se no mês anterior à causa dos Aliados, e Benjamin queria se alistar, mas, ai dele, a idade mínima era dezesseis anos, e ele não aparentava ser tão velho. Sua verdadeira idade - 57 anos - o teria desqualificado de qualquer maneira." O curioso caso de Benjamin Button

"- Ha! - disse, rindo desenfreadamente. - O escalpo da egoísta!" Bernice corta o cabelo.

Amei!! O Curioso Caso de Benjamin Button muito diferente do filme! Amei!
Bernice corta o cabelo, só mostra a dura realidade de disputa entre as mulheres! ;) Favorito!

Isa 17/08/2021

Achei esse conto incrível! Li com interesse do início ao fim, pois é realmente um caso muito curioso. Fiquei imaginando na minha cabeça como seria essa situação e, assim como os personagens do livro, não conseguia me manter nesse pensamento por muito tempo kkkkkk. É quase inconcebível essa possibilidade, e acho que é por isso que é tão interessante. Só queria que fosse mais longo ;-;
OBS: é uma ótima recomendação pra quem tá começando a ler!!

Carolina.Gomes 22/03/2021

Dois contos para refletir
Me surpreendi positivamente com esses dois contos de Fitzgerald.
O primeiro conto é o curioso caso de Benjamin Button foi adaptado p o cinema e traz à tona questões importantes como: a valorização das aparências em detrimento da essência do ser humano; a visão depreciativa e a desvalorização dos idosos; o interesse financeiro e a influência da mídia sobre a opinião do público.

***
O segundo conto, também muito interessante, aborda a disputa entre duas primas por aceitação e popularidade. Achei o final sensacional!

Bernice e Benjamin são protagonistas de histórias distintas que têm como ponto de interseção o sentimento de inadequação e não pertencimento perante a sociedade.
Vale muito a leitura.