Perspectivas decoloniais

Perspectivas decoloniais Heloisa Buarque de Hollanda

Resenhas - Pensamento feminista hoje

Flá 07/02/2022

Obra indispensável para estudos voltados à teoria feminista
Este livro compõe a coleção ?Pensamento Feminista? organizada pela Pós-doutora Heloisa Buarque de Hollanda. O diferencial desta obra são as perspectivas decoloniais sobre o tema.
Já na introdução a organizadora esclarece brevemente conceitos como: colonialismo, colonialidade, descolonial e decolonial, facilitando a compreensão dos textos que se seguem.
O livro conta com dezesseis artigos/ensaios escritos por dezenove autoras, além da apresentação de arte decolonial de três artistas visuais brasileiras.
Dividido em três partes, é possível encontrar em um primeiro momento uma fundamentação teórica a cerca do feminismo decolonial, seguido de textos que propõem alternativas práticas para a construção de uma cultura decolonial, e por fim, doze obras de arte e suas respectivas descrições.
Obra indispensável para se pensar ?fora da caixa?, romper com o pensamento eurocêntrico e por fim na divisão entre teoria e ativismo.

Rodrigo | @muitacoisaescrita 08/12/2020

O feminismo decolonial tem ocupado destaque na derrubada da concepção da mulher hegemônica — pensada como branca, cis, heterossexual, pequeno burguesa e oriunda do centro capitalista (da “civilização”) — presente nas teorias e práticas feministas. Em nome da “ordem” e “progresso”, a partir da elaboração de homem universal e o que seria civilização, vários países em África, Ásia e na América foram colonizados. Similarmente, mesmo que não no mesmo período, pode-se dizer que foi construído o conceito universal de “mulher”, servindo, portanto, para ocultar outras formas de opressão, como o racismo e imperialismo.

O livro é divido em três partes. Nesta resenha, irei falar sobre dois textos das duas primeiras partes. A terceira parte é composta de obras de arte, daí optei por compartilhar nos stories algumas delas.

O artigo de Lélia Gonzalez (“Por um feminismo afro-latino-americano”) que abre a coletânea é mais um de seus esforços para elaborar sua concepção de amefricanidade, com o objetivo de levar em consideração — ao criar teorias, tecer críticas, propor estratégias de luta, etc — o passado histórico do povo amefricano. Para Lélia, o feminismo brasileiro, enquanto teoria e prática, desempenhou papel fundamental nas lutas e conquistas. No entanto, não deu a devida atenção às questões raciais, mantendo, portanto, “uma visão de mundo eurocêntrica e neocolonialista da realidade”. Enquanto em outros países a questão racial foi utilizada como forma de se unir e lutar contra à colonização, na América Latina foi diferente. Isso não quer dizer que não houve, por exemplo, um movimento abolicionista ou outras estratégias de resistência pelos povos escravizados, mas que a questão racial foi amansada pelas elites, que declaravam uma suposta “harmonia de raças”, uma “democracia racial”. Nesse sentido, a ideologia do branqueamento foi bastante usada (ver imagem 2). Daí a necessidade, para Lélia, de um feminismo afro-latino-americano que articule “raça, classe, sexo e poder”.

[resenha publicada no meu Instagram Literário @muitacoisaescrita; confere lá a resenha completa e alguns trechos do livro: https://www.instagram.com/p/CH3Ol3WD_As/]

site: https://www.instagram.com/p/CH3Ol3WD_As/

Livia_Labanca 26/10/2021

Textos incríveis e bem escolhidos, incrível como a visão decolonial faz toda a diferença e nos leva a enxergar novas possibilidades, amei demais a leitura

isabel 07/11/2020

necessário e completo
entender a vertente de decolonial do feminismo é finalmente se livrar dos atrasos dos feminismos brancos (e supremacia branca cof cof) e começar a entender como o mundo se situa.
antes da leitura do livro, sugiro a leitura do texto de Aníbal Quijano "colonialidade do poder e classificação social". (fará bastante sentido depois quando lerem o texto de María Lugones no cap 02)

jay fonsor 25/05/2021

Cumpre o que propõe
Traz de fato vários ângulos no que se refere a feminismo e decolonialidade. Aprecio o destaque para o saber que se produz fora da academia.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/05/2023

A terceira obra da série Pensamento Feminista, organizada por Heloísa Buarque de Hollanda, reúne alguns textos fundamentais para a compreensão do feminismo a partir da perspectiva decolonial, uma das vertentes teórico-epistemológicas que mais tem ganhado espaço nos estudos latino-americanos hoje. Essa abordagem direcionada é o grande trunfo do volume, já que consegue garantir a coesão interna do livro e estimular reflexões de grande relevância para as diversas áreas do conhecimento que dialogam com os estudos feministas hoje. É uma obra extremamente necessária por reunir um conjunto de textos fundamentais para a compreensão do pensamento feminista latino-americano hoje. Trata-se, portanto, de um livro que aporta contribuições não apenas para os estudos de gênero e feministas, mas para qualquer exercício intelectual das humanidades que pretenda um olhar mais amplo para as mulheres do sul global.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788569924784

sosodecampos 22/02/2021

Abre a mente
Bom, eu percebi que deveria ter lido o manifesto "Femininismo para os 99%" antes de ter realizar essa leitura, mas foi bom ler o livro, me abriu a mente e contou sobre diversas situações de diversas mulheres fortes, situações essas que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia, mas que deveriam ser menos recorrentes e não serem consideradas anormais, como muitos dizem por aí. Eu tirei muito proveito dessa leitura, aprendi palavras, leis, e conceitos importantes, envolvendo o machismo e o feminismo.

Aline 04/09/2021

Recomendo sem medo
Tenho 3 livros da coleção "Pensamento feminista" e recomendo bastante que comprem os 4 livros. As autoras trabalham as discussões em um viés decolonial próprio de autoras latino-americanas. Para nós, algo de extrema necessidade para pensar os feminismos a partir das diferenças.
Sugiro especial atenção aos textos de María Lugones, Ochy Curiel e Lélia Gonzalez.

desativado0102 13/12/2022

Descolonizando o saber. Sério, leia!!!
Essa obra reúne diversas pensadoras sobre a teoria decolonial, isto é, mulheres construindo o saber com o intuito de romper com a colonialidade e suas dolorosas heranças. Mesmo fora do âmbito acadêmico, a leitura é bastante interessante para que possamos refletir sobre as instituições que nos cercam - e que muitas vezes nos aprisionam - e suas origens.

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Perspectivas decoloniais Pensamento feminista hoje" é uma coletânea de ensaios organizada por Heloisa Buarque de Hollanda. Publicado em 2020 pela editora Bazar do Tempo, a obra aborda as relações entre feminismo, decolonialidade e política, buscando apresentar um panorama do pensamento feminista contemporâneo.

Desenvolvimento:
O livro é dividido em quatro partes: "Feminismo e crítica à modernidade", "Corpo e sexualidade", "Racismo, colonialismo e feminismo" e "Política, decolonialidade e feminismos". Os ensaios reunidos apresentam perspectivas decoloniais do feminismo, abordando temas como a crítica à modernidade, o patriarcado, a sexualidade, a violência contra as mulheres, o racismo, o colonialismo e a política.

A primeira parte traz ensaios que discutem a crítica à modernidade no feminismo, destacando a importância de pensar além dos limites da modernidade eurocêntrica e da colonialidade. Na segunda parte, os ensaios tratam de questões relacionadas ao corpo e à sexualidade, explorando temas como a libertação sexual, a saúde sexual e reprodutiva, e a violência sexual contra mulheres e minorias de gênero.

A terceira parte é dedicada ao tema do racismo, colonialismo e feminismo, apresentando uma crítica ao feminismo branco e destacando a importância de reconhecer e combater as estruturas de poder que perpetuam a opressão e a violência contra mulheres negras e indígenas. Já a quarta parte traz ensaios sobre política, decolonialidade e feminismos, apresentando perspectivas decoloniais do feminismo e discutindo a relação entre feminismo e política.

Conclusão:
"Perspectivas decoloniais Pensamento feminista hoje" é uma obra essencial para aqueles interessados em estudar e compreender as relações entre feminismo, decolonialidade e política. Com ensaios de diversas autoras e autores, a coletânea apresenta uma ampla gama de temas e abordagens, contribuindo para o fortalecimento do pensamento feminista e decolonial.
Por: Romeu Felix Menin Junior.