Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris




Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta


413 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gois 23/04/2024

Para psicoterapeutas e curiosos
Achei que seria um livro técnico, mas vai além disso. Funciona melhor para psiquiatras e psicólogos porém concordo com o subtitulo: "reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos". Ajuda a refletir sobre questões da vida, relações, função e importância da psicoterapia. Escrito num linguajar simples e direto (como se fosse uma conversa). Ótimo livro. Recomendo.
comentários(0)comente



Manu 21/04/2024

Amacia um pouco a angústia do querer se tornar terapeuta
Que dispositivo interessante é a troca de cartas!! Li alguns capítulos deste livro ao longo da graduação e agora, ao iniciar a clínica em psicanálise, resolvi ler ele por completo. Que incrível a narrativa das respostas nas cartas, acolhendo e se interessando genuinamente pelas dúvidas de terapeutas que os escrevem.

Esse livro não tem rodeios, vai direto ao ponto do que se propôs. Com alguns exemplos de pacientes atendidos e das próprias questões pessoais que teve no início de sua trajetória como terapeuta, Calligaris expõe a didática com a qual a técnica psicanalítica muitas vezes não possui. Também não passa a mão na cabeça daquilo que enxergou como errado, o que foi bem satisfatório de ler e saber.

Ser terapeuta exige uma arte, um manejo, uma ciência. Recomendo, como leitura introdutória, a todos estudantes de psicologia que resolvam atender na clínica.
comentários(0)comente



Luisa.ð§ 19/04/2024

Razoável
O livro trouxe reflexões muito boas sobre família, relação terapêutica e estudos, mas acredito que eu teria gostado mais se tivesse lido ANTES de começar o curso de psicologia, por ele ser um livro beeem introdutório, pra quem tá engatinhando mesmo no mundo da psicologia.

Além disso, o autor enrola muuito pra falar coisas simples, eu até mesmo me perdia algumas vezes do tópico que estava sendo abordado no capítulo porque ele dava longas voltas em torno de um ponto específico, mas acho que isso é coisa de psicanalista, tenho um professor, também psicanalista, que faz o mesmo kkkkkkkk.
comentários(0)comente



anaengelmann 08/04/2024

Um ótimo livro para começo de curso de Psicologia. Contardo é um autor sensível, com uma linguagem simples e dinâmica.
comentários(0)comente



Marcela87 05/04/2024

Acho que esse livro veio para mim na época que eu precisava ler, é realmente para estudantes de psicologia e fala um pouquinho sobre a didática, me apaixonei pelo autor e pelo seu jeito de escrever, bastante crítico e direto, com certeza vou ler os outros livros dele
comentários(0)comente



Rfgaugustin 30/03/2024

Interessante. Aborda vários aspectos da terapia na forma de conselhos. Aponta muitas coisas que as pessoas deveriam ouvir.
comentários(0)comente



julinha_wtf 29/03/2024

Livro 26 de 2024
Queria ter lido esse livro antes, quando tive minhas crises de estar em duvida se estava na formação correta ou não. Calligaris conseguiu falar muito sobre a profissão e de como ela é importante além de sanar muitas duvidas que estudantes de psicologia tem.
gostaria que toda pessoa que planeja trabalhar com psicologia ou que já esta na faculdade lesse alguns capítulos desse livro.
comentários(0)comente



nadiny5 29/03/2024

Recomendo demais para os futuros psicos (ou curiosos) ?
Para quem está iniciando a graduação de psicologia, tem vontade ou pretende começar esse livro é o certo para você ter mais contato com esse mundo. Particularmente eu fiquei com uma gostinho de quero mais, pois a escrita do Calligaris é bem acessível e o humor ácido dele na maioria das vezes te prende bastante no livro.
comentários(0)comente



André 28/03/2024

Apto
Vc é capaz de lidar com as ciências psicológicas? Comece a ler agora mesmo para descobrir.

Primeiro é o tapa na cara de quem acha q qualquer um pode se enveredar nas ciências psicológicas e por seguinte a forma prática q ele lida com as questões de quem vai ?tratar? os ?pacientes?.
comentários(0)comente



Naná 26/03/2024

Cartas a um jovem terapeuta
Excelente leitura para aqueles que estão começando e desejam uma carreira como psicoterapeutas.
Apesar de não estar atuando na área, gostei muito da leitura e fez eu me reconectar com o meu lado psicóloga.
comentários(0)comente



Larissa 26/03/2024

Gostei muito do texto, não devo ter aproveitado tanto porque eu li para uma matéria da faculdade.
Gostei muito das respostas das cartas, mesmo que o autor seja na Psicanálise ele conseguiu explicar muito bem como funciona.
Eu estou na minha graduação de Psicologia e ser um psicoterapeuta é ainda muito abstrato para mim. Não sei como vai ser e se estarei fazendo "certo".
Um ponto a se frisar neste livro é seja você mesmo e entenda seus limites, porque se não acontecer isso não haverá um bom processo de cura.
Recomendo muito para estudantes da área da Saúde Mental que pensa em atender, e também para aquelas que tem interesse nesta área e que gostariam de trabalhar nela.
comentários(0)comente



Thatha 25/03/2024

A arte de ser psicoterapeuta em questão: experiência vivida
Uma excelente leitura que dialoga profundamente com quem vivencia a psicoterapia como um fazer profissional.

Aqui, muitas das questões que nos fazemos ou com as quais nos deparamos cotidianamente são trabalhadas por temas. Estes são desenvolvidos com um tom delicado, sóbrio e leve, como, aliás, só a experiência permite tratar.

Temos aqui uma obra que, mais do que falar sobre a experiência da psicoterapia, dialoga com ela.
comentários(0)comente



beacgonzaga 21/03/2024

O livro é bem interessante por retratar diversas questões que passam pela cabeça de estudantes de psicologia (e algumas que eu nem havia pensado). Claro que as respostas não são definitivas e nem definidoras, na verdade, mais nos fazem refletir do que outra coisa, isso pode ser frustrante para aqueles (como eu) que são mais impacientes e que gostariam de ter uma vez na vida acesso a uma verdade concreta para sentir mais segurança na psicologia, mas de forma alguma torna o texto menos interessante. Queria ler esse livro há um bom tempo e valeu a pena, recomendo.
comentários(0)comente



ju.c 19/03/2024

Em meio a um processo de mudança, lembrei-me deste livro e, assim como na primeira vez, senti-me abraçada ao fazer essa releitura. Na clínica, é sempre vital revisitar questões como as que ele levanta. Ainda mais importante, devemos estar sempre prontos para novas leituras e releituras, seja de livros, histórias ou da vida em si.

Este "pequeno livro" oferece muitos aprendizados. O maior que carrego é: O caminho pode não ser fácil, mas entender essas pequenas coisas pode não torná-lo menos desafiador. No entanto, ele serve como um lembrete amigável de que certas dificuldades exigem mais do que apenas habilidade técnica - elas também exigem sensibilidade e intuição.
comentários(0)comente



Clara 18/03/2024

Comecei a ler o livro por uma indicação de uma professora da Universidade, por confiar nela, nem ao menos prestei em ver sobre o autor ou do que se tratava de fato o livro.

Fui surpreendida, um livro de um psicanalista. Sou uma amante da psicanálise, por mais que eu não pense em me aventurar nessa abordagem... entretanto, fiquei encantada com o livro.

Claro que nas partes muito psicanálise eu só queria que parasse, mas até nisso pude apreciar e entender um pouco mais sobre a psicanálise. É um livro muito interessante para os novos terapeutas, foi como um abraço, um: é difícil, mas seja você.

"Precismaos de um outro que nos escute e que nos ajude a enxergar o que não conseguimos perceber em nós mesmos- ou ouvir o que não conseguimos ouvir nas nossas próprias palavras"
comentários(0)comente



413 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR