Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Sara.Marques300 29/08/2019

“nenhuma psicoterapia, seja ela qual for, deveria almejar a dependência do paciente” Contardo Colligaris
O livro traz o conjunto de cartas de curiosos e aspirantes da área da psicoterapia sobre dúvidas e anseios referentes há área. As mesmas são respondidas pelo psicanalista Contardo Calligaris, em um sistema de perguntas e respostas, Contardo leva o leitor a refletir sobre a beleza e os desafios da profissão. Aborda temas sobre a vocação profissional, a experiência do primeiro paciente, formação, empreendedorismo, questões práticas e conflitos úteis entre outros. Livro curto, mas riquíssimo em conhecimento.

Mayara 16/07/2019

Obrigatório pra quem gosta de psicanálise
É um livro curto é muito gostoso de ler. Análises muito interessantes e experiências que nos fazem pensar fora da caixinha.

Leitor 23/03/2019

Peço desculpas aos fãs de Contardo, mas ele é superestimado
Li Cartas a um Jovem Terapeuta, de Contardo Calligaris. Continuo com a mesma visão: Contardo é muito, muito superestimado. É preferível que você, jovem terapeuta, leia Cartas a um Jovem Poeta, de Rilke. Será muito mais relevante para a sua prática profissional. Infelizmente, não há bons livros com o mesmo recorte de Cartas a um Jovem Terapeuta, então ainda acho que vale a pena ler o livro de Contardo. As perguntas (dos jovens), muitas delas já famigeradas, são melhores que as respostas, mas o livro ao menos fomenta questionamentos importantes.

Uma coisa péssima é o preço; na Saraiva, o livro custa R$ 61,90. Se eu o tivesse comprado, talvez meu comentário fosse menos complacente.

Tardoque 10/12/2018

Orientação profissional com verdade e compromisso
Apresentando com objetividade e sinceridade as próprias experiências como terapeuta, Calligaris faz um relato de sua carreira desde sua formação, passando por diversificadas áreas, sobretudo o trabalho clínico. Faz críticas pertinentes aos vícios academicistas e o ciclo de autodevoção que fomenta.
Vale a leitura para perapeutas em formação ou formados.

Lari 01/12/2018

Traz pontos delicados e reflexões que devem vir à tona sempre que possível! Apesar de ser mais claro o direcionamento ao público que está ingressando na carreira psicoterápica, não se limita à este. Não dogmático e bem humorado, é um livro motivador de suporte encorajador diante de todas as incertezas que naturalmente surgem na prática clínica.

Sara Raiany 23/06/2018

Cartas a um jovem terapeuta
O livro apresenta várias cartas destinadas a dois terapeutas que estão iniciando na profissão. Dessa forma, Calligars compartilha seus conhecimentos e experiências, revelando os bastidores da profissão. Ressalto que a obra não funciona como um “manual de condutas para psicoterapeutas”, aliás, ela possibilita reflexões acerca da atuação e formação desse profissional.
A escrita simples, crítica e envolvente de Calligars, torna a leitura ainda mais agradável. Além disso, a transparência do autor ao narrar suas primeiras experiências, apazigua as inquietações de quem anseia ingressar nessa carreira.
Portanto, apesar do autor ter a Psicanálise como aporte teórico, entendo que qualquer leitor pode ser beneficiado pelas temáticas abordadas no livro, já que ele se detém ás questões práticas da profissão.

Filipe.Pereira 15/09/2017

Bom livro. Tirou muitas dúvidas a respeito da profissão. Contardo é uma figura interessante.

Érika 25/08/2017

Adorei!
É um livro curtinho e de fácil leitura, com muito "bom senso" envolvido.
Trata muito da humanização do analista, e da percepção deste indivíduo como um ser humano; como alguém que tem dúvidas, anseios, desejos, angústias e percepções.
Me fez pensar com gratidão na minha terapeuta, e no quanto eu evoluí (e continuaria evoluindo) com ela (e no quanto eu ainda continuo, sem ela).
Comprei este livro de presente a uma amiga (na época) quase psicóloga, e mesmo sendo de um (e a dois) psicanalista e a preferência dessa amiga ser TCC, eu não consigo pensar em algo que transmita melhor os meus desejos de sucesso a alguém tão querida.
Recomendo fortemente a quem é da área, a quem não é, a quem gosta de ler, a todos. Livros curtinho e lindo.
FranMurara 29/08/2017minha estante
Adoro!

Larissa.Cecilia 08/08/2017

Ótimo
Fiz a leitura do livro quando estava cursando o segundo período do curso de Psicologia, mas se o tivesse conhecido antes, certamente teria lido antes de iniciar o curso superior. O autor aborda de forma simples, envolvente e perspicaz (bem resumidamente falando) várias das principais dúvidas e anseios de quem se interessa pela área ou está cursando Psicologia. Me arrisco a dizer que todo calouro ou aspirante a calouro deveria ler a obra, pois a mesma desmistifica vários pressupostos arraigados relacionados à profissão e ao curso, ao mesmo tempo que orienta não com o intuito de estabelecer verdades absolutas, mas sim para que os estudantes (ou não) sintam-se cada vez mais inquietos dentro da profissão que escolheram seguir.

Samuel.Araujo 17/05/2017

Você se interessa por saúde mental? Leia este livro!
Por o livro ser bem pequeno, torci para que o valor investido na leitura (um pouco salgado) não me desapontasse. Então, a obra superou todas as minhas expectativas. Como um futuro profissional da área, parece que Contardo estava ao meu lado conversando sobre minhas dúvidas e inquietações.

Calligaris é doutor em psicologia, psicanalista com larga experiência na Europa, EUA e Brasil, além de colunista da Folha de S. Paulo. O escritor usa esses atributos para discutir - e dispertar reflexões - sobre aspectos essenciais e polêmicos da carreira profissional de um psicoterapeuta, terapeuta ou psicanalista - apesar das diferenças entre os três, o autor trata-os basicamente como sinônimos. O texto é baseado em uma série cartas trocadas entre um casal de profissionais recém-formados (com suas dúvias) e o autor (com suas respostas e experiências). Contardo reflete, entre outras temáticas, acerca da vocação e escolha profissionais, da formação acadêmica, da montagem do consultório e, sobretudo, do relacionamento com o paciente. Este último revela-se como o tema mais importante. Desde como conseguir mais atendimentos, passando por possíveis incursões amorosas e até a cura (ou não), um aspecto é comum: o foco no bem-estar do paciente. Não gerar uma dependência afetiva, ser tolerante à variedade das condutas humanas, possuir um atendimento individualizado e fazer sua própria análise atendem essa premissa. Afinal, o paciente precisa "viver plenamente suas potencialidades, mas respeitando seus limites internos e externos".

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Cartas a um jovem terapeuta
"...Eles querem mudar, e você também, junto com eles, pode querer que eles mudem. Mas uma mudança não é coisa que possa ser imposta. Ela não virá da imposição do rigor abstrato da técnica que você aprendeu, do setting no qual você se formou ou da teoria com a qual você escolheu justificar suas palavras e seus atos terapêuticos. Ao contrário, para que uma mudança aconteça um dia, é preciso que uma relação comece; e uma relação só pode começar nas condições que são irrenunciáveis por seu paciente. Em suma, avance desarmado."
Gente, estou A-PAI-XO-NA-DA por esse livro do Calligaris. É obra pra ter na cabeceira e reler e reler 😍 Com linguagem clara e objetiva ele expõe, em forma de cartas escritas pelo psicanalista a dois terapeutas em formação, suas vivências e também uma visão crítica da sua área de atuação. A proximidade dele com o leitor é tamanha que parece que ele realmente está conversando com a gente! Como muitas das perguntas feitas eram dúvidas minhas eu me senti muito plena pelas descobertas. Recomendo muito a leitura aos amigos da psicologia. "Se você está no início de sua vida profissional, leia para imaginar um futuro; se está no meio do caminho, leia para descobrir percursos diferentes e realinhar suas expectativas; se está mais perto do final, leia para se surpreender com o quanto ainda há para ser feito."

site: https://www.instagram.com/p/BFey4FxGv3f/?taken-by=pomarliterario

Ana Beatriz.Alcantara 03/12/2016

Ótima leitura
Aos aspirantes a psicólogos e aos amantes da psicoterapia. O livro coloca os principais pontos a se pensar quanto a figura do psicanalista e suas aspirações; e ainda confronta ideias sobre o encontro no setting terapêutico.
Entendo que seja uma referência primordial a todos os estudantes de psicologia e curiosos.

Nena 13/02/2016

Calligaris elucidando como SER e como ESCOLHER um psicoterapeuta. Gostei muito do livro (e das dicas). Prático e objetivo!

“Primeiro, um psicoterapeuta (e ainda mais um psicanalista) que define uma conduta como “desvio” não fala em nome da psicoterapia e ainda menos em nome da psicanálise. Ele fala quer seja em nome de seu anseio de normalidade social, quer seja em nome de seu esforço para reprimir nele mesmo o desejo que parece condenar.”

“A psicanálise me interessa por sua capacidade de transformar as vidas e atenuar a dor.”

Brnoliver 29/11/2015

Humanização de terapeutas
Não tenho tanto interesse quanto gostaria pela psicanalise, mas acho ele livro importante pra todos os terapeutas e aspirantes por mostrar como devemos ser mais humanos ao lidar com o outro. Claro que algumas coisas são bastante reservadas para psocanalistas, principalmente os lacanianos, mas isso não tira a importância do livro.

Citação: "Muito mais trágico me parece o destino de quem atravessa a vida sem se molhar".