Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

anaengelmann 08/04/2024

Um ótimo livro para começo de curso de Psicologia. Contardo é um autor sensível, com uma linguagem simples e dinâmica.

Marcela87 05/04/2024

Acho que esse livro veio para mim na época que eu precisava ler, é realmente para estudantes de psicologia e fala um pouquinho sobre a didática, me apaixonei pelo autor e pelo seu jeito de escrever, bastante crítico e direto, com certeza vou ler os outros livros dele

Rfgaugustin 30/03/2024

Interessante. Aborda vários aspectos da terapia na forma de conselhos. Aponta muitas coisas que as pessoas deveriam ouvir.

julinha_wtf 29/03/2024

Livro 26 de 2024
Queria ter lido esse livro antes, quando tive minhas crises de estar em duvida se estava na formação correta ou não. Calligaris conseguiu falar muito sobre a profissão e de como ela é importante além de sanar muitas duvidas que estudantes de psicologia tem.
gostaria que toda pessoa que planeja trabalhar com psicologia ou que já esta na faculdade lesse alguns capítulos desse livro.

nadiny5 29/03/2024

Recomendo demais para os futuros psicos (ou curiosos) ?
Para quem está iniciando a graduação de psicologia, tem vontade ou pretende começar esse livro é o certo para você ter mais contato com esse mundo. Particularmente eu fiquei com uma gostinho de quero mais, pois a escrita do Calligaris é bem acessível e o humor ácido dele na maioria das vezes te prende bastante no livro.

André 28/03/2024

Apto
Vc é capaz de lidar com as ciências psicológicas? Comece a ler agora mesmo para descobrir.

Primeiro é o tapa na cara de quem acha q qualquer um pode se enveredar nas ciências psicológicas e por seguinte a forma prática q ele lida com as questões de quem vai ?tratar? os ?pacientes?.

Naná 26/03/2024

Cartas a um jovem terapeuta
Excelente leitura para aqueles que estão começando e desejam uma carreira como psicoterapeutas.
Apesar de não estar atuando na área, gostei muito da leitura e fez eu me reconectar com o meu lado psicóloga.

Larissa 26/03/2024

Gostei muito do texto, não devo ter aproveitado tanto porque eu li para uma matéria da faculdade.
Gostei muito das respostas das cartas, mesmo que o autor seja na Psicanálise ele conseguiu explicar muito bem como funciona.
Eu estou na minha graduação de Psicologia e ser um psicoterapeuta é ainda muito abstrato para mim. Não sei como vai ser e se estarei fazendo "certo".
Um ponto a se frisar neste livro é seja você mesmo e entenda seus limites, porque se não acontecer isso não haverá um bom processo de cura.
Recomendo muito para estudantes da área da Saúde Mental que pensa em atender, e também para aquelas que tem interesse nesta área e que gostariam de trabalhar nela.

Thatha 25/03/2024

A arte de ser psicoterapeuta em questão: experiência vivida
Uma excelente leitura que dialoga profundamente com quem vivencia a psicoterapia como um fazer profissional.

Aqui, muitas das questões que nos fazemos ou com as quais nos deparamos cotidianamente são trabalhadas por temas. Estes são desenvolvidos com um tom delicado, sóbrio e leve, como, aliás, só a experiência permite tratar.

Temos aqui uma obra que, mais do que falar sobre a experiência da psicoterapia, dialoga com ela.

beacgonzaga 21/03/2024

O livro é bem interessante por retratar diversas questões que passam pela cabeça de estudantes de psicologia (e algumas que eu nem havia pensado). Claro que as respostas não são definitivas e nem definidoras, na verdade, mais nos fazem refletir do que outra coisa, isso pode ser frustrante para aqueles (como eu) que são mais impacientes e que gostariam de ter uma vez na vida acesso a uma verdade concreta para sentir mais segurança na psicologia, mas de forma alguma torna o texto menos interessante. Queria ler esse livro há um bom tempo e valeu a pena, recomendo.

ju.c 19/03/2024

Em meio a um processo de mudança, lembrei-me deste livro e, assim como na primeira vez, senti-me abraçada ao fazer essa releitura. Na clínica, é sempre vital revisitar questões como as que ele levanta. Ainda mais importante, devemos estar sempre prontos para novas leituras e releituras, seja de livros, histórias ou da vida em si.

Este "pequeno livro" oferece muitos aprendizados. O maior que carrego é: O caminho pode não ser fácil, mas entender essas pequenas coisas pode não torná-lo menos desafiador. No entanto, ele serve como um lembrete amigável de que certas dificuldades exigem mais do que apenas habilidade técnica - elas também exigem sensibilidade e intuição.

Clara 18/03/2024

Comecei a ler o livro por uma indicação de uma professora da Universidade, por confiar nela, nem ao menos prestei em ver sobre o autor ou do que se tratava de fato o livro.

Fui surpreendida, um livro de um psicanalista. Sou uma amante da psicanálise, por mais que eu não pense em me aventurar nessa abordagem... entretanto, fiquei encantada com o livro.

Claro que nas partes muito psicanálise eu só queria que parasse, mas até nisso pude apreciar e entender um pouco mais sobre a psicanálise. É um livro muito interessante para os novos terapeutas, foi como um abraço, um: é difícil, mas seja você.

"Precismaos de um outro que nos escute e que nos ajude a enxergar o que não conseguimos perceber em nós mesmos- ou ouvir o que não conseguimos ouvir nas nossas próprias palavras"

Natalia.Nemeth 10/03/2024

...
Leitura importante, com pensamentos e desenvolvimentos interessantes.
Mas confesso que espera um pouco mais da leitura.

Augusto 09/03/2024

Um livro interessante
"Com seus altos e baixos, image nossa vida como uma breve passagem por um circuito de montanhas-russas. Quem atravessasse a experiência anestesiado, sem gritos, pavor e risos, teria jogado fora o dinheiro do bilhete. Tenho a ambição, ao contrário, de ajudar meus pacientes a viver de tal forma que, chegando o fim, eles possam dizer-se que a corrida foi boa."
Contardo Calligaris

pitypooralfie 08/03/2024

talvez nem todo mundo seja tão fatalista quanto eu. a questão é que eu me senti muito deprimida em relação à minha escolha de cursar psicologia; não me sinto pronta. mas, pensando bem, quem pode dizer que está inteiramente pronto pra qualquer coisa?

todo esse pensamento pessimista não me parou agora que estou partindo pra parte prática da psicologia. na verdade, ler essas cartas abriu meus olhos pra muita coisa que carrego e que eu posso, e quero, mudar. levei ele para a terapia e foi bem proveitoso.

discordei de várias coisas que o calligaris afirma, mas também marquei muitos trechos para refletir e trabalhar nisso. acho que esse é um livro muito importante, especialmente para quem está cursando psicologia e pretende clinicar, mas não deve ser levado tão literalmente ou como se fosse uma espécie de bíblia para psicoterapeutas. é um bom livro para pensar.

gostei muito da escrita e de vários fatos históricos sobre a psicanálise. o contardo calligaris era uma pessoa com um grande conhecimento e ele conseguia transmitir tudo isso de uma forma bem tranquila; não senti nenhuma dificuldade para entender. gostei do formato também, achei bem dinâmico.

esse com certeza é um livro que quero reler sempre, e acho que mais reflexões e ideias novas podem surgir a cada reencontro. uma recomendação maravilhosa do meu professor!