Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Cris 23/02/2024

Como estudante de psi indo para o 2° período eu gostei muito, vi resenhas falando que seria mais interessante se tivesse mais críticas sobre a atualidade e eu concordo, mas ainda assim abordou muitos pontos que foram bem interessantes para mim.

Sara277 20/02/2024

ótimo!!
Incrível para os que pretendem ingressar na psicologia, com uma linguagem extremamente acessível e cômica!!

Vivi0103 08/02/2024

Livro chato
É horrível, entrevista de ajuda do Benjamin da um pau nesse livro. Uma leitura chata, não interessante e olha que estou cursando psicologia(5° período) esse livro não me apeteceu e não consegui absorver nada com ele. Só não desistir da leitura porque pensei que algum momento ficaria bom.

Leonardo1146 07/02/2024

Aguçou ainda mais minha vontade de aprender mais sobre as disciplinas relacionadas ao campo, em contrapartida me fez repensar completamente minha decisão de me tornar um terapeuta no futuro. Muito bem escrito e bem direto, ótimo livro!

Thamyres 05/02/2024

Psicologia
A leitura desse livro foi bem tranquila, mas recomendo para quem tem interesse em psicologia e principalmente pela abordagem da psicanálise. O autor aborda muitos aspectos dela e alguns conceitos, será de grande proveito.

Daianny.Rufino 04/02/2024

Cartas a um jovem terapeuta
É um livro curto e fácil de ler. Poderia ter abordado assuntos da atualidade, pois ele se prende muito à sua época de aprendizado. Os dois últimos capítulos foram os meus preferidos. Mas ao longo do livro ele traz bons conselhos para quem tem interesse em tornar-se psicanalista ou terapeuta no geral.

Aline221 31/01/2024

Cartas a um jovem terapeuta
Tem muitas coisas que eu não gostei, porém o autor da algumas dicas muito boas para psicoterapeutas. Acho que o livro não dialogou com o momento atual e moderno da psicoterapia, além de falar coisas que realmente não era assunto do livro, como por exemplo religião. Também não me agradou por ser sobre psicanálise o que não é minha abordagem. Mas tem dicas boa também.

Maikom.Abreu 29/01/2024

Caligaris
Nem irei comentar sobre o livro, me limitarei a deixar o meu lamento por termos perdidos uma mente tão brilhante, que embora não fosse brasileiro, viveu e fez psicanálise aqui. Grande Contardo!

Madu Veiga 26/01/2024

Ótimo para estudantes de psi.
O autor compartilha com os leitores suas opiniões de forma aberta e não vaidosa, numa conversa sincera e amigável, que inspira e instiga qualquer pessoa que deseja ser um psicólogo e também estudar psicanálise. Muito interessante como o autor responde dúvidas que sempre tivemos vontade de perguntar a um terapeuta de forma íntima, leve e explicativa. Amei a leitura!

Aninha 26/01/2024

Um abraço (dessa vez com todas as letras)
É uma obra que vou reler e reler. Realmente teve impacto tanto na minha visão de mundo como profissional (se é que dá pra separar levando em consideração minha futura profissão).

Rita.Terto 23/01/2024

Um livro muito necessário
Me esclareceu tantas dúvidas a respeito da psicologia, e me trouxe tanta confiança e certeza no meu propósito dentro da profissão. Recomendo de verdade!!

Davitorress 23/01/2024

Necessário em algumas partes, mas indigesto em outras
Calligaris aborda uma variedade de temas, desde a formação e ética do terapeuta até questões práticas e filosóficas relacionadas à prática clínica. Ele oferece insights sobre a relação terapêutica, discutindo a importância da empatia, encontro e compreensão na interação com os pacientes. Ao longo das cartas, o autor também explora a complexidade das emoções humanas, o papel do terapeuta como facilitador do autoconhecimento e as diversas abordagens teóricas na psicoterapia. Além disso, a obra pode ser criticada por sua falta de atualização em relação às mudanças e evoluções na prática da psicoterapia. À medida que a compreensão da saúde mental e o papel da psicoterapia evoluíram, tornando-se cada vez mais reconhecidos e essenciais, Calligaris pode parecer desconectado das tendências contemporâneas. A obra pode não abordar o desenvolvimento a crescente acessível e importância da psicoterapia na sociedade atual. A perspectiva exclusiva do autor pode não refletir a diversidade de opiniões e práticas na atualidade, desencorajando potencialmente novos terapeutas que buscam compreender o cenário terapêutico contemporâneo. Uma abordagem mais inclusiva e atualizada seria benéfica para os leitores que buscam uma visão mais abrangente e alinhada com as práticas terapêuticas modernas. Em resumo, embora o livro ofereça ótimas reflexões, sua falta de atualização e abordagem centrada em uma única perspectiva pode deixar de inspirar confiança em terapeutas na formação que buscam uma visão mais contemporânea e diversificada da psicoterapia.

Anna Clara 22/01/2024

Livro maravilhoso!
Que prazer ler um livro de psicanálise tão bem escrito e destinado aos jovens terapeutas, me senti muitíssimo contemplada e inspirada. A psicanálise é mesmo uma dádiva!

PaulaHaru 19/01/2024

Gostosinho demais esse livro!
Me levou novamente para minha época de faculdade e todas as dúvidas e inseguranças que tinha sobre minha formação e escolha profissional!!
O legal desse livro é que ele serve não só para formados em psicologia, mas para leigos que buscam mais informação a respeito do assunto. Me valeu muito a leitura principalmente nesse meu momento!