Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

marshmelle 11/09/2023

Ensinamentos
Na vida, pensamos e refletimos tantas coisas que, por vezes, por falta de palavras que possam assertivamente expressar da forma que queremos, ficam apenas na nossa mente e no nosso imaginário. neste livro, porém, foi como se eu tivesse encontrado verbalizadas todas essas minhas reflexões existenciais que nunca foram partilhadas com alguém. por um lado, houve conforto - existem pessoas e especialistas que ponderam a existência do nosso ser e os motivos que nos levam a viver de um determinado jeito igual a mim. por outro lado, há um certo incômodo - será que toda a singularidade que eu atribuía aos meus pensamentos na realidade são coletivos? o que há de especial em mim, afinal de contas? nunca terei a genialidade de formular uma ideia única?
para as minhas perguntas anteriores, a resposta que tenho: acho que talvez nunca. e não há problema nisso. como diria contardo, talvez ?o que mais nos faz sofrer seja justamente a relevância excessiva que atribuímos à nossa presença no mundo?. sim, há um quê de depressivo em ler-se essa afirmação. mas, será que não deveríamos olhar para ela de outra forma, como de uma eterna libertação? por reconhecermos que nossa existência não é a única coisa que falta para que o mundo seja perfeito talvez possamos viver a vida de forma mais leve. explorar o que sentimos, sem se importar tanto com a opinião de terceiros, correr atrás do que queremos sem colocarmos em nós mesmos rédeas que nos impeçam de sermos livres e saborear o viver da vida. afinal, só se vive ela uma única vez.
outro ponto interessantíssimo abordado por contardo é como nós temos a tendência de buscamos no futuro o sentido do nosso presente. quantas vezes já pensamos que ?só seremos felizes? ou ?só poderemos descansar? ou ?só poderemos curtir? quando determinado ato futuro fosse concretizado, preterindo o prazer de viver o presente? nós passamos a ser definidos pelas nossas potencialidades, e o futuro, que poderia ser esperançoso, acaba projetando uma sombra escura no nosso presente. mas não é só o futuro que molda o nosso viver - o passado também. há algo de reconfortante em analisar os eventos passados e tentar achar neles o porquê de sermos como somos e estarmos onde estamos agora. como diria o autor: ?reinterpretar o passado, descobrir (ou in-ventar) novos sentidos para o que aconteceu é quase sempre uma maneira de mudar nosso presente?. será então a infância o período chave da nossa vida? não que os eventos da nossa infância sejam mais marcantes que os nossos atuais ou futuros, contudo, ?se os eventos de hoje tomam relevância e sentido a partir dos de nosso passado?, não seria, portanto, na nossa infância?
mas então toda a nossa personalidade é unicamente moldada por fatores externos, ambientes familiares, e tantas outras coisas as quais não temos controle algum? também não. muitas vezes, o que comanda nossas emoções e nossas atitudes é a nossa singularidade, segundo contardo, ?uma singularidade feita de valores, obrigações, censuras, repressões e desejos?, que até podem ser os mesmos que o de outros, mas que são incorporados e ressignificados diferentemente por cada um.
?cartas a um jovem terapeuta? aborda todos esses assuntos e tantos outros mais sem propor respostas fechadas ou definitivas, convidando o leitor a navegar nas infinitas dúvidas e possibilidades. ler contardo calligaris foi beber em uma fonte de conhecimento e ainda estar com sede de mais. me fez realmente considerar a psiquiatria como a área certa para mim. trabalhar com a psiquiatria é interessar-se pela diversidade de vidas, tão iguais e tão distintas da minha, e apresentar uma certa ingenuidade e carinho instantâneo por cada paciente, para efetivamente ouvi-lo sem nenhum julgamento preconcebido e tornar o processo de cura muito melhor. igual como deve-se fazer com um livro. afinal, como diria contardo, estabelecendo uma analogia fantástica com a leitura, ?a paixão pela literatura é, geralmente, sinal do mesmo carinho e da mesma aceitação diante da variedade de vidas. detalhe: o amor pela literatura pode ser, indiferentemente, amor pelos autores de cordel ou pelos clássicos, mas é sempre amor por muitos livros?.
Frederico.Krueger 16/09/2023minha estante
Concordo quando diz que muitas vezes atribuímos excessivamente nossa presença no mundo quando na verdade somos só mais um dentre vários outros e isso acaba por ter um efeito extremamente negativo psicologicamente, não só no sentido de se pressionar mas também em questão às frustrações... Falta muita humildade no mundo atual. Entretanto o que seria de fato viver a vida?

Frederico.Krueger 16/09/2023minha estante
Muito bem escrita esta sua resenha!! Dialogou bem com o que está presente no livro!! Fico feliz que você já esteja se interessando por uma área específica na medicina minha mediconcinha perfeitoncinha.

Frederico.Krueger 16/09/2023minha estante
Interessante essa questão do passado. Acredito que muitas pessoas se prendam a ele como meio de nao tentar mudar suas atitudes perante o presente. "Aconteceu tal coisa comigo no passado por isso faço isso/sou desse jeito"
Claro que determinados eventos e traumas mudam a personalidade ou modo de agir dos indivíduos entretanto nao é por isso que você não consegue mudar novamente.

marshmelle 18/09/2023minha estante
@Frederico.Krueger obg meu lindo, que legal que você também partilha da mesma visão q a minha!! queria eu conseguir te dar uma resposta definitiva sobre o que seria de fato viver a vida.. difícil e subjetivo demais para cada um, né?

Gleison Marques 05/09/2022

Tanto para psicólogos, quanto para pacientes
Esse livro é uma ótima introdução ao universo da psicoterapia e em especial da psicanálise. O autor troca cartas com supostos terapeutas iniciantes que lhe dirigem as mais diversas perguntas sobre o fazer clínico da psicologia.

Digo que ele se faz útil, tanto para o terapeuta quanto para o paciente, pois nele se trata muito acerca da relação terapêutica, a qual acredito ser de responsabilidade de ambas as partes para que se possa tirar o máximo de proveito da psicoterapia.

Calligaris tem aquilo que ele pede que tenhamos enquanto terapeutas, sensibilidade e respeito pela diversidade da experiência humana. Me senti muito contemplado com essa afirmação pois sei que para seres humanos a variabilidade de experiências é infinita e linda pela sua singularidade.

Esse livro me mudou quanto ser humano que tem uma experiência única em um mar de experiências únicas, que devem ser igualmente valorizadas e respeitadas.
cris 05/09/2022minha estante
Orgulhoso de sua trajetória com suas repletas experiências, a sensibilidade que meu amor tem é única e deve ser sempre carregada junto a ti, de forma genuína!

Gleison Marques 05/09/2022minha estante
Obrigado meu amor, sua trajetória é tão linda quanto a minha e ainda mais agora que estamos os dois caminhando juntos. Obrigado por tornar minha experiência de vida ainda mais única! ?

cris 05/09/2022minha estante
De nada meu amor! Que sorte a nossa ??

Gabriela 15/03/2021

Conte comigo para tudo!
Contardo ganhou minha admiração. Diferente de muitos autores, ele não tem problema algum em expor seus verdadeiros pensamentos em relação à psicanálise. Diferente de muitos, que apenas aceitam o que lêem e saem agindo como pregadores de uma ideologia, ele critica e nos mostra verdadeiras posturas para com o sujeito (e não com uma teoria).

Essa leitura foi de um carinho enorme, me senti abraçada por suas palavras e me fez sorrir em vários momentos. Sem dúvida, é uma ótima leitura para quem está iniciando o curso de psicologia ou para quem pensa em inciar ou para quem, como eu, está iniciando seus primeiros atendimentos.
isabellebessaa 16/03/2021minha estante
Pretendo ler ainda esse ano! Fiquei mais interessada ainda com os seus comentários

Gabriela 16/03/2021minha estante
É ótimo! Um livro bem leve pra ler e acalmar o coração durante um período na universidade.

Marcela 14/07/2013

ótimo
Adorei este livro, ele fala da prática de um psicoterapeuta e também de vida. Li em uma viajem de ônibus que durou 3h30, ou seja, gostei tanto do livro que não consegui desgrudar dele. Enfim, no fim, e é o fim mesmo, o importante é seguir e sem preconceitos que atravanquem o caminhar.
Daniel Rocha 15/07/2013minha estante
Valeu a dica, futura colega..:) Vai para a lista de leituras. Já li o Cartas a um Jovem Poeta, do Rilke, e o Cartas a um Jovem Escritor, do Vargas Llosa.

Este é o próximo da lista. :)

Daniel Rocha 24/08/2013minha estante
Bom, nesse meio tempo já li o livro e também adorei. Foi bem importante eu ler (e ver que preencho os requisitos para ser terapeuta :) antes de começar a faculdade. Vamos que vamos.

isa godoi 07/03/2021

ótimo panorama da psicologia
estou no 5º período da graduação de psicologia e desde quando iniciei na vida acadêmica esse livro estava na minha lista de livros desejados; pois bem, meu kindle chegou e escolhi "Cartas a um jovem terapeuta" como uma primeira leitura. gostei muito da forma como Contardo aborda os principais tópicos na profissão, com bom humor, clareza, prudência e de forma prática.
recomendo para quem se interessa pra quem quer iniciar a vida acadêmica em psicologia/psicanálise, para quem ja esta estudando e até para quem ja "terminou" essa fase acadêmica.
Alexandra 08/03/2021minha estante
Ahh estou no 3° período e ainda preciso ler, todo mundo fala que é demais esse livro!

isa godoi 08/03/2021minha estante
eu adorei!!! é uma leitura bem levinha sabe, vai q vai kkkkkkkkk acho q da pra conciliar com as leituras da faculdade por ser bem de boa

Marita13 13/12/2022

É um livro muito bom, sobre noções básicas de psicoterapia e psicanálise. Mas não indico para quem não sabe nada de psicologia e psicanálise, e nem quem já tem sua abordagem consolidada rsrs. O Contardo por vezes é chato nas suas explicações e também foi transfobico, mas é uma leitura que dá algumas noções de ética e atuação. Se você tiver entre o 4/5/6 período de psicologia eu recomendo ele!
Lucy 29/12/2022minha estante
Cara, eu fiquei interessada no livro quando minha professora de Processos Psicológicos leu um trecho sobre o primeiro paciente. Ela falou com tanto carinho sobre o livro que quando comecei e vi o show de transfobia fiquei até meio decepcionada.

Marita13 29/12/2022minha estante
simmm, quase todos professores falam para os alunos ler esse livro. Aí no fim do curso, finalmente resolvi ler e foi uma decepção ?

isabellebessaa 11/08/2021

Esse livro já estava na minha lista de leitura há tempos e, por conta de uma disciplina da faculdade, acabei começando pelos dois capítulos solicitados e não consegui mais largar.

Calligaris consegue ser bastante sincero aqui. Sem romantismos ou idealizações, ele aponta as dificuldades de montar uma clínica, bem como de conseguir se sustentar desse negócio. E você começa a se questionar se quer MESMO seguir nessa profissão.

Os capítulos sobre o primeiro paciente e o lacanês desnecessário são muito divertidos kkkk. Terminei um livro com um leve sorriso e um pouco de tristeza por termos perdido esse ano um psicanalista tão sensacional. Vale dms a leitura.
Luciana.Raquel 11/08/2021minha estante
Li o do primeiro paciente hoje e morri de rir kkkkkk muito bom

hgiradi 07/03/2023

Ok
Tava esperando uma outra coisa, eu acho.
Mas legalzinho.

Livro ok pra ler antes de dormir.

Nenhum grande insight.
Ste.iwanowski 10/03/2023minha estante
Exato! Não tem nada de inovador.

Giovana.Alves 30/08/2021

Leitura leve
Como o próprio título já diz foi uma leitura muito leve e rápida, recomendo muito tanto para os alunos iniciantes de psicologia, tanto para os que estão prestes a se formar. O autor com a sua linguagem clara e leve foi capaz de sanar várias dúvidas e tranquilizar a mente dos futuros psicólogos.
Giovanna.Davim 04/09/2021minha estante
???

Amandita 12/12/2023

Gosti, recomendo
Caligaris brabo demais, embora algumas reflexões já haviam sido feitas por mim a partir da minha experiência enquanto estudante da psico, é sempre interessante ver perspectivas novas, ainda mais pelo viés da psicanálise que por muito tempo neguei aprender e querer saber mas ultimamente me vem chamado bastante a atenção. recomendo bastante, se você não faz análise ou é estudante (ou pelo menos se interessa minimamente) por assuntos da psicologia acho que não vai servir muito, mas para estes citados acima recomendo!!
sophbt 14/12/2023minha estante
vem aí amanda psicanalista

Ivan 25/06/2023

Durante toda a trajetória dentro dessa leitura, não consegui despender o sentimento que a falta do autor (que morreu em 2021) me fez, o curioso é que somente o conheci há pouco mais de 2 semanas. A sensação de ler essa coletânea de cartas destinadas a um de seus analisandos (que se tornara recentemente terapeuta), foi para além de uma leitura apenas voltada para reflexões didáticas; a sensação é que eu o conhecia, e muitas vezes comparava-o com o meu próprio analista, isso quando eu não me enxergava em suas breves narrativas sobre a sua trajetória como estudante e jovem analista italiano. No decorrer de toda a minha futura trajetória, não tenho dúvidas de que o Contardo servirá de uma riquíssima fonte de inspiração. E para os desavisados, principalmente aqueles que almejam a profissão, recomendo fortemente a leitura.
Mih 28/06/2023minha estante
Esse livro é um acalento! E que falta que o Contardo faz...

Bruna 13/08/2021

Gosto muito da linguagem de Calligaris. Li este livro a primeira vez quando entrei na faculdade, e mesmo após 10 anos, as suas palavras trazem acalento.
°°° 17/08/2021minha estante
Nunca li nada do autor, mas nesses últimos meses tô com a maior vontade de conhecer sua obra, pela sua avaliação esse deve ser uma boa opção pra começar.

rebeca 02/02/2021

Cartas a um jovem terapeuta
Maravilhoso. Pra ser lido por estudantes de Psicologia, Psicólogos e pra quem pensa em fazer Psicologia um dia. Traz diversos insights e é uma delícia de ler, além de ser extremamente didático.
Rod Meireles 05/03/2021minha estante
Ahhh, eu li qnd tava na graduação. Hehehe

Pudima 25/08/2017

Adorei!
É um livro curtinho e de fácil leitura, com muito "bom senso" envolvido.
Trata muito da humanização do analista, e da percepção deste indivíduo como um ser humano; como alguém que tem dúvidas, anseios, desejos, angústias e percepções.
Me fez pensar com gratidão na minha terapeuta, e no quanto eu evoluí (e continuaria evoluindo) com ela (e no quanto eu ainda continuo, sem ela).
Comprei este livro de presente a uma amiga (na época) quase psicóloga, e mesmo sendo de um (e a dois) psicanalista e a preferência dessa amiga ser TCC, eu não consigo pensar em algo que transmita melhor os meus desejos de sucesso a alguém tão querida.
Recomendo fortemente a quem é da área, a quem não é, a quem gosta de ler, a todos. Livros curtinho e lindo.
FranMurara 29/08/2017minha estante
Adoro!