Os Crimes da Rua Morgue

Resenhas - Os Crimes da Rua Morgue

1 | 2 | 3 | 4

Josh_Anciel 08/04/2024

É bom, mas...
É um livro deverás agradável de se ler, porém, se você for uma pessoa igual a mim, vai ter dificuldade em prestar atenção nas histórias que aparecem.

maria.e.sousa.7 20/12/2023

Desconcertante
?Observar atentamente é recorda-se distintamente ?

Sinceramente, não sei muito o que pensar sobre esse livro e essa é a primeira vez que leio Edgar Allan Poe.

A princípio, ele faz uma introdução um tanto morosa das diferenças entre reflexão , análise e a imaginação, depois, conforme a história se desenrola, ele apresenta o herói, Dupin, que decifra o grande mistério que a polícia não conseguirá desvendar,? porque a Polícia estava muito presa às análises dos fatos, aparentes, porém enganosos.

Poe faz a diferenciação do valor da profundidade e quando o excesso de profundidade se torna tão obsessivo que compromete análise, porque você já não tem o distanciamento necessário pra enxergar o objeto da observação de forma objetiva - apaixonou-se pelo objeto: perdeu a objetividade!

Ele também faz diferenciações entre experts do jogo de xadrez e do simples jogo de damas? parece querer dizer que às vezes as análises muito intrincadas, muito sofisticadas e aprofundadas excessivamente comprometem o deslindamento da investigação, porque fogem à simplicidade da percepção. O rebuscamento não ajuda! Às vezes as soluções são tão simples, que parecem absurdas e nos recusamos a nelas acreditar!

Em algum momento Poe usa os termos ?extraordinário? e ?absurdo?, criticando a polícia que não consegue diferenciar entre tais termos, e eu vejo que essa é uma estória tanto extraordinária quanto absurda, por isso eu disse que eu não sei o que pensar? Talvez eu precise ler novamente para apreender as diversas camadas que essa obra traz! Realmente interessante!

3,5/5 - não sei que nota dar realmente!

Daniel1503 29/10/2023

Esperava mais?
"Os Crimes da Rua Morgue e Outras Histórias Extraordinárias" é uma coletânea de contos escrita por Edgar Allan Poe, um dos mestres do gênero do terror e do suspense no século XIX. Publicado pela primeira vez em 1841, este livro reúne algumas das obras mais icônicas de Poe, demonstrando seu domínio da narrativa gótica, do mistério e do horror.

O conto que dá nome à coletânea, "Os Crimes da Rua Morgue," é frequentemente considerado o primeiro conto de detetive da história da literatura. Ele apresenta C. Auguste Dupin, um detetive brilhante e perspicaz que resolve um crime aparentemente impossível em Paris. Este conto estabeleceu os fundamentos do gênero de detetive e influenciou escritores como Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes.

Outros contos notáveis encontrados neste livro incluem "O Poço e o Pêndulo", que narra o tormento de um prisioneiro em uma cela da Inquisição Espanhola, e "O Coração Delator", uma história de culpa e insanidade. "O Gato Preto" explora temas de terror psicológico e obsessão, enquanto "William Wilson" aborda o conceito do duplo e da moralidade.

A obra de Poe é caracterizada por sua narrativa sombria, atmosfera opressiva e temas recorrentes de insanidade, morte e o desconhecido. Ele tinha o talento de mergulhar profundamente na psicologia de seus personagens, muitas vezes levando-os a estados de loucura e desespero. Seus contos frequentemente deixam os leitores em suspense, com reviravoltas surpreendentes e finais impactantes.

"Os Crimes da Rua Morgue e Outras Histórias Extraordinárias" é uma coletânea que captura o legado literário de Poe como um mestre do macabro e do misterioso. Seus contos continuam a fascinar leitores de todas as idades e são uma referência incontornável no cânone da literatura gótica e de terror. Este livro é uma excelente escolha para aqueles que apreciam o suspense, o horror e a exploração das profundezas da psique humana por meio da literatura. Cada conto é uma viagem inquietante ao mundo perturbador e genial de Edgar Allan Poe.

Mp28Rangel 23/10/2023

Uma história de mistério
Esta é a minha primeira leitura do autor, Edgar Allan Poe.
Os Crimes da Rua Morgue de forma breve, relatam os assassinatos de duas mulheres na cidade de Paris durante o século 19. Dois personagens se destacam na busca pela solução do caso incrivelmente brutal e misterioso ocorrido na Rua Morgue. O desenrolar da história faz lembrar um pouco de Sherlock Holmes. E confesso que o final da história era o que eu menos podia esperar para o desfecho do caso dos crimes da Rua Morgue.

Bea Albuquerque 23/09/2023

Foi meu primeiro contato com o Edgar e o que eu tenho a dizer é que é bizarramente bom. Mas no começo eu achei BEEEM estranho. Quero ler mais histórias dele pra ver o que eu realmente acho.

Ethillin.Maysa 04/09/2023

Magnífico
A primeira vista a capa do livro me conquistou de maneira inexplicável,mas o que me impressionou mesmo foi as histórias.
Confesso que não sou a maior fã de literatura policial e terro, porém foi por essas características que o livro me cativou, era eu lendo,sentindo arrepios, medo e uma vontade tremenda de fecha o livro, contudo eu era atraída mais a fundo nas histórias.
E foi nas sensações que o livro trouxe que eu me afundei nele, por isso eu digo, LEIAM É MUITO BOM!!

Bruna 29/08/2023

Achei que tinha sido um surto
No fundo da minha memória eu lembrava que com uns 9 anos eu tinha lido um livro com esse enredo mas não lembrava msm no nome
Fui pesquisar essa semana e descobri além de não ter sido um surto, ainda é um livro do Poe
Essa história me marcou TANTO na infância que até antes mesmo de reler ele, eu lembrava certinho de toda a história
Melhor história de detetive que eu li até hoje, mesmo 12 anos depois
Simplesmente espetacular, CLÁSSICOS TBM SAO GENTE!

Beatriz3345 27/08/2023

MARAVILHOSO
Para quem gosta de contos góticos, sombrios e misteriosos, esse livro é perfeito... Pelo menos para mim foi??

Vinagrete 20/08/2023

Os Crimes da Rua Morgue
É uma coletânea de contos bastante macabros mas é bom. Claro que nem todos os contos são espetaculares mas alguns fazem a leitura valer a pena

Lara BL 06/05/2023

Otimo!
Ler precursores é sempre uma experiência espetacular e neste caso não foi diferente. Edgar Allan Poe fez nascer o até hoje queridinho gênero policial. Em um conto enigmático, os crimes de rua Morgue traz todos os principais elementos de uma narrativa de enigma policial, com um final surpreendente, sem dúvida!

Portugal 13/12/2022

Um livro com três contos bem desenvolvidos e, de certo, um pouco assustadores. Mas acho que essa é a natureza do escritor e para ser sincera eu amo-a.

Larissa3225 17/11/2022

Nos primeiros três contos desta edição (Os Crimes da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada), acompanhamos Dupin e seu amigo narrador enquanto solucionam crimes misteriosos. Os Crimes da Rua Morgue é a primeira estória de detetive já escrita e Dupin é uma grande influência para personagens detetives que surgiram posteriormente, como Sherlock Holmes. Por sua vez, O Mistério de Marie Rogêt também faz algo inédito: constrói o seu mistério em torno de um crime real e busca, através da ficção, uma resposta para o que poderia ter acontecido.

Os Crimes da Rua Morgue é muito bom! Ele entrega simplesmente tudo. A estória é envolvente e o final surpreende. É impressionante ver como, mesmo sendo uma estória antiga e a primeira do seu tipo, ela ainda é relevante e atual. Além disso, foi muito curioso ler esse conto e ver como ele serviu de inspiração para outras estórias.

Já O Mistério de Marie Rogêt não funcionou para mim. Achei chato demais. É um grande discurso chato. E o final é meio... anti-climático.

A Carta Roubada é um meio termo entre os dois contos anteriores. Infinitamente melhor que Marie Rogêt, porém não tão bom quanto Rua Morgue. A ideia é legal e eu fiquei curiosa com a resolução, porém me desanimava ler algumas das reflexões que o Dupin fazia.

Além dos três contos sobre Dupin, temos também outros dois contos: Tu És O Homem e O Escaravelho de Ouro. E posso dizer com segurança que esses dois fizeram a leitura valer a pena.

Tu És O Homem é maravilhoso. Conseguiu ser, ao mesmo tempo, previsível e surpreendente. Gostei muito da forma como o narrador participa do evento narrado.

O Escaravelho de Ouro também é incrível. Uma espécie de caça ao tesouro com enigmas no estilo Código Da Vinci. AMEI!

1 | 2 | 3 | 4