Os Crimes da Rua Morgue

Resenhas - Os Crimes da Rua Morgue

1 | 2 | 3 | 4

Beatriz3345 27/08/2023

MARAVILHOSO
Para quem gosta de contos góticos, sombrios e misteriosos, esse livro é perfeito... Pelo menos para mim foi??

Matielo 04/06/2020

Livro curto e bom
Apesar das poucas páginas deste livro, o autor consegue fazer com que o conto seja interessante e sem enrolação. Gostei da narrativa e o desenrolar dos fatos.

Bruna 29/08/2023

Achei que tinha sido um surto
No fundo da minha memória eu lembrava que com uns 9 anos eu tinha lido um livro com esse enredo mas não lembrava msm no nome
Fui pesquisar essa semana e descobri além de não ter sido um surto, ainda é um livro do Poe
Essa história me marcou TANTO na infância que até antes mesmo de reler ele, eu lembrava certinho de toda a história
Melhor história de detetive que eu li até hoje, mesmo 12 anos depois
Simplesmente espetacular, CLÁSSICOS TBM SAO GENTE!

Selennie 11/10/2021

Poe é um mestre de verdade. Creio que ele conseguiria descrever como alguém passa manteiga num pão de modo a criar um clima sombrio. (Teria Clarice algo a ver com isso?)
Mas a imaginação dele é o melhor! Não é a toa que criou a primeira história de investigação como ainda é copiada hoje.

A maioria são contos curtos, todos uma fascinação sinistra e uma conclusão surpreendente. Todos para morrer de pensar sem chegar a lugar nenhum senão o arrepio. Como o do gato negro. Conheço pessoas que não vão curtir por serem curtos, e tenho pena dessas pessoas.

A edição só falhou na capa dura, mas achei elegante e perfeita. Ajuda no clima dos contos.

Está favoritado.

Ethillin.Maysa 04/09/2023

Magnífico
A primeira vista a capa do livro me conquistou de maneira inexplicável,mas o que me impressionou mesmo foi as histórias.
Confesso que não sou a maior fã de literatura policial e terro, porém foi por essas características que o livro me cativou, era eu lendo,sentindo arrepios, medo e uma vontade tremenda de fecha o livro, contudo eu era atraída mais a fundo nas histórias.
E foi nas sensações que o livro trouxe que eu me afundei nele, por isso eu digo, LEIAM É MUITO BOM!!

Duda 18/04/2021

Esperava mais
"Os crimes da rua Morgue", uma história que posso dizer que do início ao fim causa calafrios. Uma rua, dois assassinatos e um mistério indecifrável. É isto que Edgar Allan Poe nos mostra nos contos, envolvendo e prendendo o leitor para descobrir a solução dos crimes cometidos.

Foi o primeiro contato que tive com o autor, já havia ouvido falar sobre Edgar Allan Poe e me despertou muito interesse, pois o tema que ele escreve é suspense e mistério.
A historia começa um pouco cansativa, mas a desenrolar prende o leitor para descobrir o por que do crime acontecer, quem o fez e como vai ser solucionado. porem quando o conto vai chegando ao fim ele fica um tanto confuso, com alguns furos na história por não ser explicada, etc. Ao final o conto dá uma quebra de expectativa muito grande e que no meu caso me desapontou muito.

Esperava algo como um crime com um assassino ou mais, meticuloso e um crime totalmente elaborado, que não deixasse rastros e que quando o detetive pensasse que havia encontrado algo que o criminoso tivesse deixado escapar, na verdade fosse mais alguma armadilha para Dupin cair. Porem não, a impressão que tenho é que Allan Poe não teve tanta imaginação para a "solução" dos casos, parece que ele realmente quis pregar um peça no leitor.

Edson Camara 11/09/2020

É impressionante o que Poe consegue descrever em apenas 25 páginas. Este conto, o primeiro que leio do autor, começa meio arrastado, mas depois assume uma dinâmica própria. Poe vai construindo o enredo e solucionando o mistério ao mesmo tempo. Duas mulheres morrem de forma violenta em sua própria casa e a policia não consegue entender o que aconteceu. Auguste Dupin, um homem esquisito até para a época, mas aqui dotado de uma capacidade de observação e dedução não humanas, consegue em uma visita ao local, e com a leitura do depoimento de diversas testemunhas, desvendar o caso.
Não posso contar nada aqui para não arruinar o enredo de quem ainda vai ler. Mas garanto, o que acontece, é uma surpresa e tanto.
É divertido a variação dos testemunhos sobre quem estava falando com as mulheres na hora do crime, cada testemunha afirma uma coisa totalmente diferente das outras no que diz respeito ao idioma falado e no final, o autor dos digamos "frases sem nexo" é surpreendente.
É uma leitura rápida e divertida.

Codinome 04/04/2020

Um pouco sobre o conto "Os crimes da rua Morgue"
Uma primeira observação: eu não li exatamente o livro vinculado a essa resenha, o que li foi o conto "Os crimes da rua Morgue" em um outro livro chamado "Histórias extraordinárias", de Poe. Que, inclusive, fiz resenha; mas como é um livro com diversos contos do autor (16 contos), não consegui gerar uma resenha exclusiva para esse conto; aproveito agora para fazer. Por isso que coloquei no status dessa leitura como "abandonada", assim o Skoob não soma páginas repetidas em meu paginômetro.

Foi a segunda leitura que fiz desse conto e, como é de se esperar dos grandes autores (principalmente os clássicos), a leitura só melhorou. "Os crimes da rua Morgue" é um conto importantíssimo na história da literatura; pois ele, nada menos, que inaugurou a literatura policial, no ano de 1841, servindo de inspiração para muita gente que ainda viria.

A história começa não como uma história, mas uma reflexão do autor ou de algum personagem sobre a análise de um indivíduo inteligente: o poder analítico é muito importante, olhando aspectos e problemas da vida de uma forma global e, até mesmo, simples; muitas vezes essa atitude será muito mais significativa do que um aprofundamento rebuscado, mas de que nada adianta se suas escolhas iniciais de observação te levaram a um caminho errôneo.

Essa ideia inicial é muito importante tanto para construir o seu analista Auguste Dupin - em que se compreende "na prática" o que é esse poder analítico na resolução dos crimes mais para frente do conto, portanto quando a história começa - e também servir, praticamente, de tese inicial para a construção de qualquer detetive clássico (clássico aqui, me refiro ao Sherlock Holmes do Arthur Conan Doyle e o Poirot de Agatha Christie; apesar de não ter lido muito das obras desses autores, me parecem que são escritores bem clássicos da literatura policial). Sendo que, curiosamente, o Dupin não é um detetive ou um investigador da polícia propriamente dito, aliás a polícia é alvo até de crítica do Dupin e do narrador pela ineficiência na resolução do caso da rua Morgue. Ainda sim, Dupin, sendo uma pessoa comum (ou seja, sem nenhum cargo investigativo), serviu de inspiração para os clássicos detetives, que serviram de inspiração para inúmeros outros. Portanto, Poe, só nesse aspecto, teve uma estrondosa influência.

kally 18/04/2021

Surpreendente!
O livro começa com uma explicação do narrador sobre uma mente analítica, confesso que foi um pouco desafiador entender ao que se referia, o autor traz essa explicação para que o leitor entenda mais sobre o detetive Dupin e seus raciocínios.
Dupin e seu amigo tomam o domínio do caso através de uma reportagem feita no jornal, narrava um brutal assassinato de duas mulheres, na Rua Morgue, apesar de muitas testemunhas que tivera no local não tem nenhuma pista do possível acontecimento. Logo após do detetive ler alguns depoimentos e fazer algumas experiências na cena do crime, Dupin acredita possuir uma viável solução para o caso, contudo só irá ser confirmada com uma grande testemunha.
O escritor nos dá todos os acessos para que junto possamos desvendar o caso, porém o que o detetive propõe para a solução é um pouco inacreditável, fiquei espantada ao o que lia, e intrigada com o desfecho da história. Achei surpreendente o final e impossível de descobrir o que realmente ocorreu com as mulheres. É incrível como o detetive Dupin conduz o caso e faz raciocínios lógicos. Porém achei que poderia ter outro final. Contudo fiz a referência de um dos maiores clássicos dos romances policiais da literatura, Sherlock Holmes.

Adailton 19/04/2021

Contos com pontos altos e baixos
Os contos tem características bem originais levando em consideração a época e à abordagem que o autor faz dos casos. São histórias boas e que oscilam no ritmo, descritivo e ou mais rápido. As técnicas que os personagens utilizam para resolver os mistérios, são muito bem construídas. Os textos conseguem prender a atenção do leitor na maior parte do tempo. Na minha opinião ele peça em duas coisas: Ao término das histórias, depois de trabalhar numa trama misteriosa e complexa, termina o texto de forma abrupta e por abusar um pouco da erudição dos personagens em alguns diálogos que podem ser maçantes.

Val 20/07/2021

No começo me chamou de burra. No final parecia que tava no começo.

Eles cometeram a enorme e muito comum falta de confundir o extraordinário com o absurdo.

Josh_Anciel 08/04/2024

É bom, mas...
É um livro deverás agradável de se ler, porém, se você for uma pessoa igual a mim, vai ter dificuldade em prestar atenção nas histórias que aparecem.

garotadovlog 11/04/2018

RESENHA: Os Crimes da Rua Morgue (Edgar Allan Poe)
Boa tarde pessoal, tudo belezinha com vocês?
Olha só quem apareceu com resenha nova aqui pro blog? Euzinha mesma, Carol melo (HUEH). Brincadeiras a parte, essa resenha devia ter saído a um tempão já mas eu estava enrolando para liberar ela pra vocês (podem me julgar nos comentários, eu mereço). Se tem um autor que eu sempre tive medo de ler era "Edgar Allan Poe" por inúmeros motivos, mas quando a editora Rocco divulgou o lançamentos do livro "Os Crimes da Rua Morgue", eu não pensei duas vezes e solicitei e cá estou eu trazendo a resenha deste livro pro cês! Ok, vou parar de enrolar e bora começar essa resenha!

O livro é uma coletânea de pequenos contos do grande escritor de horror de todos os tempos, contando com 18 contos uns mais medonhos que outros. O livro foi traduzido e adaptado por ninguém menos que "Clarice Lispector", então se segura para não tombar enquanto lê, ok?
A escrita do Edgar foi algo bem diferente para mim, como nunca tinha lido nada do autor tive um certo receio no começo do livro por medo de não conseguir me adaptar ao jeito que ele descreve tudo que acontece no decorrer do livro, porém, superei e segui em frente. Confesso que achei a escrita dele um tanto quanto rebuscada, mas nada que chegou a me irritar de tal forma a me fazer querer parar de ler, até porque os contos são muito bons e medonhos, mas ótimos.
Poe escreve os contos como se estivesse compartilhando com os leitores histórias que realmente aconteceram com ele, o que nos faz pensar, será que realmente não aconteceram? (~fica no ar~). Alguns contos realmente me deixaram com medo, mas no geral, não é um livro escrito com a intenção de assustar os leitores.
É um ótimo livro para quem quer começar a se aventurar nos livros do autor ou quem quer ler alguns contos com uma pitada de susto, recomendado.
Beijos da Cah ♥

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2018/01/resenha-os-crimes-da-rua-morgue-e.html

Debs @DeboraMaryn 26/10/2021

É um bom conto policial, gostoso de ler e é empolgante esperar o que vai acontecer seguir e quem é o culpado. No fim, a solução do crime surpreende.

1 | 2 | 3 | 4