M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Ique 22/01/2021

Que livro bacana! O melhor ainda é a ambientação na 2 Guerra, vem cá que explico...
Escrito e publicado em plena Segunda Guerra Mundial, M ou N? é o terceiro livro (de cinco) de Agatha Christie que conta a história do casal de detetives Tommy e Tuppence. Nesta história encontramos muitas questões de espionagem e tensão que existiam durante aquele período, deixando a população apreensiva e pavorosa no meio de tantos bombardeios, por exemplo. Querendo ajudar a nação de alguma forma, Tommy é recrutado pelo Serviço Secreto Inglês para descobrir quem é o espião (ou espiã) que está ajudando o governo alemão para tomada do regime Nazista na Inglaterra. De uma maneira muito engraçada e inteligente, Tuppence descobre que o marido está sendo recrutado e vai atrás para ajudar, criando um ótimo disfarce. Ambos se encontram no hotel San Souci com vários hóspedes onde um deles possivelmente é um traidor.

Neste livro Agatha explora um lado que raramente é citado em seus livros: a Segunda Guerra, incluindo os protagonistas de maneira certeira. Dificilmente imagino a história funcionando tão bem com Miss Marple ou Poirot, mesmo porque dessa vez não há um crime como assassinato, tão comum em outras histórias da autora e sim espionagem. Sendo assim, o ritmo da história é diferente, com mais ação e menos reviravoltas uma vez que a trama tende a ser mais linear com alternância de capítulos em terceira pessoa intercalados por Tommy e Tuppence.

Por ser mais direto e objetivo, o livro acaba sendo mais curto e o leitor pode não degustar tanto e explorar mais coisas que poderiam ser trabalhadas na história, quando menos se percebe o final já chega com o desenrolar do mistério. Ou seja, não há um tempo hábil de se apegar com personagens. Falando nisso, são muitos personagens! No entanto, a autora cria uma personalidade determinante para cada um deles, com uma excelente construção e modos de agir, falar e reagir aos acontecimentos. O cenário também é bem descrito, o leitor certamente sentirá dentro da história acompanhando os personagens em um clima de tensão.

Os capítulos ou sub-capítulos geralmente são intercalados entre Tommy e Tuppence terminando com uma ponta a ser resolvida no próximo de maneira que o leitor não vai querer parar devido a curiosidade de saber o que vai acontecer. O final é mais direto, sem tantas reviravoltas ou aquela sensação de “O QUE?”, mas ainda assim é relativamente imprevisível.

Se ficou interessado(a) aconselho que leia, acho e espero que você não vai se arrepender mesmo porque são menos de 200 páginas, o que garante poucas e boas horas de entretenimento. Por outro lado, se preferir assistir essa história, procure pelo episódio M ou N? (ou filme, não sei bem como se enquadra) da BBC na internet :)
ANDER CELES 22/01/2021minha estante
Não poderia escrever melhor!

Rodriguinho @literario.rojo 22/01/2021minha estante
Enfim, uma resenha perfeita pra mais um livro excelente da rainha do crime

Ique 22/01/2021minha estante
Obrigado =D =D =D

Rodriguinho @literario.rojo 19/01/2021

Nessa obra temos de volta o casal Tommy e Tumppece que já no próximo dos seus quase 50 anos, casamento estável e com filhos já adultos o casal está incomodado pelo fato de se sentirem "inúteis" sem algum trabalho enquanto a segunda guerra mundial acontece.
Porém após a visita do senhor Grant o mesmo propõe um trabalho ao Sr Tommy para investigar possíveis espiões infiltrados trabalhando contra a Inglaterra. E esses espiões alemães são apenas conhecidos por M ou N e os mesmos estão possivelmente em uma pensãozinha no interior da Inglaterra onde temos aqui aquele ambiente pacato de interior onde reside pessoas "comuns" que nada se tem de suspeita, o que será um enorme desafio para o casal.
Nesse cenário temos aquela tensão onde o medo da invasão nazista a Inglaterra ameaçado por esse "cavalo de Tróia" pregado nesse cenário bucólico chamado Leahampton. Como citado apenas Tommy havia recebido o convite para esta missão, porém Tumppece de uma maneira muito inteligente, esperta e até engraçada se infiltra em meio a essa investigação.
E nisso temos o cenário composto para essa obra magistral da Agatha que aqui apresenta a guerra em primeiro plano e nada melhor que o casa T&T para esse caso que contamos com mentiras, conversas atrás da porta, mortes, suspeitas. Pra variar me senti muito investigador nesse livro e fui enganado pra variar como sempre. Essa foi minha primeira leitura da autora nesse 2021 e já favoritei sem pestanejar.

Resenhas do Campo 18/01/2021

Tuppence e Tommy
Foi meu primeiro livro com.o casal Tuppence e Tommy, simplesmente amei!
É uma história de espionagem que acontece durante a segunda guerra, A Agatha naquela época consegue empodeirar Tuppence, dando a ela.muita coragem e inteligência. Por incrível que pareça e pela.primeira vez na história acertei os culpados! Kkkk

shaunalilo 15/01/2021

meio decepcionante pra um livro da Agatha, não me prendeu muito mas dá pra passar o tempo só não é tão bom se comparado a outros livros da autora

AlexMattos 15/01/2021

Lobo em pele de cordeiro...
Personagem principal não é a Miss Marple ou Poirot, o que destaca não ser um assassinato a ser investigado mas sim a boa e velha história de espião à procura de espiões inimigos infiltrados. A ambientação da Segunda Guerra é interessante, mas, para mim, longe daquela desenvoltura de enredo como acontece nas histórias da senhorinha Marple e do bigodudo Poirot.
Não sei, me pareceu meio raso demais...

Aline 14/01/2021

Dessa vez a autora não me enganou. Desconfiei desde o início dos culpados. Mesmo assim, foi uma história muito divertida. Adoro Tuppence e Tommy.

Flávia 13/01/2021

Já li melhores...
Especialmente d Agatha Christie. O plot twist é fantástico, mas a construção da história foi meio fraca. Acho que faria mais sentido pra alguém que viveu na Inglaterra daquela época.

madu 07/01/2021

M ou N?
De longe é o melhor livro da Agatha que li até hoje! Este livro chamou muito minha atenção pelo fato de se passar no período da Segunda Guerra Mundial, e por não estarem investigando um homicídio. Como me acostumei com a dupla de detetives Poirot e Hastings, achei que não iria gostar muito do casal Beresford, mas estava completamente enganada. Estou completamente apaixonada pelo casal, e principalmente pela Tuppence. Aprendi com as obras da Agatha que se você trocar muito suas suspeitas, vai acabar duvidando da pessoa errada, então segui minha intuição desde o princípio e acertei quem era M. Amei o livro com todas as minhas forças, Agatha Christie sempre me surpreendendo cada vez mais ??

Daiane 04/01/2021

Muito bom!
Mais uma história maravilhosa de Tommy e Tuppence. Eles são muitos divertidos e o ritmo das suas histórias é sempre intenso e prende a atenção fazendo eu querer ler tudo em um dia.
Gosto muito do Poirot, mas esses dois possuem um lugar especial no meu coração.

Brenda 02/01/2021

Lobo em pele de cordeiro...
Ao ler está obra, pensei "nossa vai ser bem difícil essa", mas me vi em uma leitura leve e que ao decorrer da narrativa (principalmente para aqueles que já são leitores habituais da autora) pude identificar ao menos um dos infiltrados. Foi bastante prazeroso e li rapidamente.
Recomendo a leitura

Mary 31/12/2020

M ou N?
O título misterioso foi o motivo pelo qual eu comprei este livro. M ou N? Tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial.
A dupla infalível Tommy e Tuppence são nossos, por assim dizer, detetives, pois Hercule Poirot está ausente/não faz parte desta história.
Este foi a primeira vez que minhas suspeitas à respeito do culpado estavam corretas, mas, mesmo assim, fui surpreendida pelo final.
É um bom livro, ele inicia com pouca dinâmica, mas, a partir da metade, ele melhora bastante.

Cintia Baltar 31/12/2020

Bom
Agatha Christie nunca decepciona, a história é muito boa e o final é surpreendente, mas senti falta de um assassinato.

Ane Dereste 30/12/2020

M ou N?
Como todo livro da Agatha a história é envolvente e faz nossas células cinzentas pensarem. E essa não poderia ser diferente, mas com uma proposta nova... Com novo cenário e desenvoltura da trama, nada que rondasse a uma morte ou há uma possível ameaça já declarada, mas algo como em filmes de espiões... Aquela atmosfera de incertezas e luta contra o tempo.
Na guerra, não sabemos quem é M ou quem é N...
" - Lobo na pele de cordeiro..."

Tati 18/12/2020

Estou me aventurando aos poucos ainda nos universos da Agatha Christie.
Inicialmente, fiquei receosa de que eu pudesse ficar meio perdida sem uma bagagem anterior sobre os protagonistas dessa história, mas achei a leitura fluida e até divertida, ainda que o anterior que li da autora tenha sido mais dinâmico para mim.
Achei interessante a obra ser com personagens um pouco mais velhos, bem como a ambientação do livro. Também gostei muito da relação do casal principal.
Consegui desvendar algumas das pistas, mas, para variar, não previ de todo o desfecho. Espero encontrar Tuppence e Tommy mais vezes!

CLAUDIA 13/12/2020

M ou N?
Agatha Christie sempre surpreende... desta vez tem o casal Beresford investigando, ao invés do famoso Poirot. Muito bom como sempre! Vários personagens suspeitos, com final surpreendente ????