M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Cintya 28/09/2020

Ótimo livro
Diferentemente dos outros livros que já havia lido da Agatha Christie, este não apresenta um assassinato durante a história. Mesmo assim, a leitura foi muito boa e a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial o que é bem interessante.

P. S.: Finalmente fiz um chute certo, no caso sobre quem seria "M ou N" (talvez estivesse na cara mesmo e até alguém não muito atenciosa como eu acertaria, mas estou radiante mesmo assim haha).
Xabriel 28/09/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Cintya 28/09/2020minha estante
Obrigada!! Acredito que você vá gostar

Vitor 21/09/2020

Enquanto milhares de coisas acontecem durante a Segunda Guerra, Tommy e Tuppence entram numa investigação. Além das características naturais da sociedade nesse período, há diversão, mistério e até um pouco de suspense. Gostei. O fim, também, é bonito.

Yurinho 14/09/2020

M ou N? é uma leitura muito gostosa.

A dinâmica é bem diferente dos casos que já li estrelados por Poirot e Miss Marple - a trama do casal Beresford é espionagem.

Fiquei satisfeito pois todas as minhas suspeitas foram se confirmando ao longo da leitura, o que de forma alguma diminuiu a minha surpresa frente às revelações.

Algo que me chamou a atenção foi a parceria entre Tuppence e Tommy. Ambos demonstraram confiança um no outro em todos os momentos, mesmo quando corriam sério risco.

M ou N? já é um dos meus favoritos de Agatha. Ela realmente soube como criar e desenvolver personagens ambíguos, prontos para despistar qualquer leitor de romances policiais e seus palpites furados. Tive sorte, desta vez.

Fagner Viana 06/09/2020

Mais uma história de suspense com mais uma reviravolta no final

Mila F. @delivroemlivro_ 30/08/2020

Agentes disfarçados, 2ª Guerra Mundial, o cenário perfeito para Tommy e Tuppence!
Primeiramente quero ressaltar que só lembro de ter lido um livro de Agatha que trouxe estes personagens e foi O Inimigo Secreto (1922), que - detalhe - foi o primeiro livro em que apareceram! Então, já conhecia os personagens, portanto fiquei feliz por reencontrá-los aqui, só que neste volume tive algumas surpresas.

A maior delas é que o "jovem casal" que eu tinha conhecido em O Inimigo Secreto aqui já estão mais velhos e, inclusive, casados e com filhos adultos! Essa parte é bem interessante acompanhar, porque dá para perceber que mesmo com mais idade eles continuam aventureiros, divertidos e apaixonados.

Outro detalhe interessante de M ou N? é que o enredo se passa todo durante a Segunda Guerra Mundial - em pleno 1941 - e, portanto, tem toda a atmosfera de espionagem, bombardeios, tensões, medos e falatórios sobre a Guerra.

Aqui quero abrir um parentese: Agatha Christie escreveu vários livros durante a Segunda Guerra Mundial, porém, poucos deles trazem referências tão marcantes como M ou N? principalmente porque a Segunda Guerra não atua apenas como pano de fundo da história, mas ela faz parte de toda a trama e é o que dá motivação ao enredo.

Voltando para as reflexões sobre M ou N?, este cenário histórico parece perfeito para Tommy e Tuppence atuarem, todavia, acaba se tornando algo que os deixa um pouco triste por não serem mais procurados para prestarem serviços, pois o governo está dando "espaço" para os mais jovens, assim o casal acaba seguindo uma rotina monótona e a debatendo sobre a necessidade de buscarem alguma atividade para se manterem ocupados.

No entanto, quando um agente inglês é possivelmente assassinado na Escócia (pois supostamente sabia informações imprescindíveis sobre alguns quinta-colunas (pessoas infiltradas no comando inglês para obter informações ou espalhar informações falsas para os ingleses), suas últimas palavras foram "M ou N. Song Susie". Algo muito vago e indefinido.

É por conta disso que Tommy é convocado para se tornar um agente disfarçado e tentar descobrir quem é M ou N e quais informações eles têm, porém, os chefes pedem que ele não envolva Tuppence. Bem que Tommy tenta seguir as ordens superiores, mas Tuppence é esperta demais e descobre tudo e até se antecipa em vários momentos atuando como uma agente disfarçada também.

Na verdade, para mim, Tuppence é quem verdadeiramente protagoniza M ou N? se tornando a "peça" fundamental para juntar o quebra cabeça e solucionar todo o mistério. Só que antes da resolução do caso teremos muita aventura, mistério, confabulações, desaparecimento, sequestro e muito, muito mais. O ritmo de M ou N? é frenético, o que alude muito para a urgência e atmosfera durante a Segunda Guerra Mundial.

De modo geral, me diverti muito durante a leitura de M ou N? e mesmo achando estranho vários dos personagens hospedados na pousada Song Susie (mencionada pelo agente secreto que foi possivelmente assassinado), não posso dizer que descobri quem era M ou N, porque de fato eu fiquei o volume inteiro suspeitando de TODOS.

Para mim todos os personagens eram bizarros (diziam, faziam ou falavam coisas suspeitas), por mais que parecessem inofensivos, esse aspecto é bem interessante porque me transportou para a atmosfera da Segunda Guerra onde ninguém podia confiar em ninguém ou acreditar que as pessoas eram quem diziam ser, por mais que a gente simpatizasse por alguém era impossível acreditar completamente nesses personagens.

Todavia, a resolução do caso me levou a um raciocínio lógico (como sempre é algo característico de Agatha Christie) e descobri que os personagens que eu mais suspeitava é que tinham um "rabo preso", no entanto, a resolução e justificativa de ações para outros personagens nem sempre soaram convincentes, devo admitir.

Como M ou N? é um livro relativamente curto - tem menos de 200 páginas - e tem uma fluidez eletrizante, é totalmente possível fazer a leitura dele em um único dia, além disso, quem conhece os livros de Agatha Christie sabe o quanto ela consegue nos prender a trama e nos fazer tentar montar o quebra cabeça junto com Tommy e Tuppence, que são pontos altos nessa narrativa: são personagens incríveis e que se completam tão bem!

site: www.delivroemlivro.com.br

Vivian Ramos 19/08/2020

Uma história que foge das narrativas envolvendo os detetives da autora, e eu amei! Sem muitas reviravoltas e assassinatos, mas c uma contextualização histórica mt interessante.

Baltasar.Blanco 17/08/2020

Confuso
Achei bem confuso, muitas trocas de nomes nas personagens fugiu bem do estilo da autora. No final o estilo retorna com uma linha de raciocínio que intriga. Descobri o espião da quinta coluna bem no finalzinho.

Mikael_13 13/08/2020

Esse foi meu primeiro contato com o casal Tommy e Tuppence, gostei do livro, a experiência foi um pouco diferente por ser voltada mais para espionagem do que investigação de assassinato.

Martelletti Bragança Lucio 11/08/2020

M ou N ?
Tommy e Tuppence. Nessa terceira aventura da série, eles são contratados pelos serviço secreto inglês e seguem para uma pensão com o propósito de investigar infiltrados nazistas, alemães da chamada "Quinta coluna "...

Bianca 10/08/2020

Esperava mais
Bom, acredito que tive uma sensação de que a leitura e a história foi bem infantil.

Bonnie | @leiturasda.bonnie 02/08/2020

Tommy & Tuppence
Simplesmente amo esse casal e ver a forma como eles evoluíram desde o primeiro livro até esse é muito especial!

leticia 02/08/2020

não sei se é porque eu me adaptei a escrita da agatha, mas achei mais fácil identificar os espiões. é óbvio que é sempre quem menos esperamos, mas a dica de salomão e do sapato entregou tudo.
nada melhor do que agatha christie criticando jovens no meio da segunda guerra mundial

Marcos.Rocha 30/07/2020

Agatha Christie é 1000
Sempre me surpreendo com o final do livro. Acertar o autor dos crimes e o mesmo que ganhar na loteria.

kmile_repossi 24/07/2020

Pegada diferente
Esse foi um livro um pouco diferente da nossa amada Rainha do Crime: ao invés dos assassinatos que estamos acostumados, Tommy e Tuppence devem achar M ou N, espiões alemães. Foi bem prazeroso fazer essa leitura, ainda mais nessa linda edição da Harper Collins.

Laura 20/07/2020

Meu primeiro livro da Agatha Christie.
Não vou mentir que fiquei perdida em alguns momentos na leitura, talvez por não conhecer a escrita da Agatha, por ser meu primeiro livro.

M ou N foi escrito em 1941, bem no meio da segunda gerra, então o livro fica bem conectado, da para perceber o medo dos personagens conforme fui lendo.

O mais incrível é que Agatha precisou ter muita empatia para escrever, pois com tudo o que estava acontecendo não crucificou todos os alemães, como em uma parte onde Tuppence está conversando com von Deinim refugiado alemão, onde ele está irritado pelos comentários sobre o povo dele e ela fala o seguinte "Não pode esperar que um homem da rua saiba a distinção que existe entre um alemão e um nazista'' ou também em outra parte, ''Eu odeio os alemães, quando penso neles, sinto-me envolvida em uma onda de ódio,mas quando penso nas mães alemãs, esperando por noticias dos seus filhos ou despedindo-se deles, ou nos donos de loja, perdendo seu negócio, sinto-me diferente. Compreendo que são também seres humanos, e que somos iguais. O mal está na máscara que colocamos: a mascara da guerra.''

Fiquei até o meio do livro sem ter nenhuma noção de quem seria o/a/os/as espião, até que começou a aparecer algumas pistas e fui percebendo quem poderia, então no final do livro não me surpreendi tanto.

Tuppence é uma mulher forte.

Achei que seria uma leitura de 1 ou 2 dias no máximo, mas acabei levando quase uma semana, não consigo dizer o motivo, quero reler esse livro em outro momento, depois de ter conhecido um pouco mais de Agatha Christie.
Realmente indico esse livro, minha nota foi 3 não por ser um história ruim, mas por eu mesmo não ser adaptada a esse tipo de historia nem de escrita, quando ler novamente espero que a minha nota mude, comparada as outras obras de Agatha.