M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Becky 10/09/2023

M ou N?
Agatha Christie sempre surpreende, mesmo quando você adivinha o plot?

Sendo sincera, depois da minha experiência não tão boa com a Miss Marple, eu já havia me convencido de que apenas as histórias do Pairot eram boas? como eu estava errada!!

Sim, estou completamente apaixonada por esse casal, eles são extremamente fofos juntos e desenrolam o mistério de maneira magnífica!

Sinceramente, se não fosse por alguns mínimos detalhes da obra seria, com toda certeza, o primeiro favoritado do ano, mas?

??10/10??

milena :) 08/09/2023

Amigos e amigas eu gostei muito!
Não foi meu favorito, mas como o primeiro livro que eu li com o casal Beresford foi beeem ruim, esse realmente me surpreendeu. Mesmo não sendo o melhor que ela já escreveu, eu gostei demais! A leitura é bem fluída e o final é incrível! Indico super
Dudasnelli 25/09/2023minha estante
Qual foi o primeiro q vc leu deles??

milena :) 05/10/2023minha estante
foi o Portal do Destino amgg

Dudasnelli 06/10/2023minha estante
Ataa, eu li o adversário secreto que é desse casal e é muito bom!!!

milena :) 12/10/2023minha estante
vouu colocar na minha lista amgg

Peretti.is.reading 03/09/2023

Mancada OU Novidade promissora
Adorei o fato da Aghata se aventurar em um novo modelo de escrita, introduzindo a espionagem e tendo a presença de zero cadáveres. Não digo que a ideia tenha sido ruim, achei os personagens bem promissores, porém a história ficou um pouco mastigada. Acredito que, se ela tivesse delongado mais a narrativa e aprofundado mais nas personalidades dos personagens, esse livro teria muito potencial de ser um grande livro.

francezju 02/09/2023

Esse é o primeiro livro da Agatha Christie que eu leio em que não ocorre uma investigação em torno de um assassinato. A história se passa durante a Segunda Guerra, e os protagonistas são um casal que trabalham para um servico de inteligência britânica, e que precisam descobrir espiões alemães infiltrados.
Boa parte do começo, até quase o meio da
história, quase nada acontece e os personagens apresentados como suspeitos não são muito interessantes. O livro me deixou um pouco com aquela sensação de novela que deixa tudo para o último capítulo. Ainda sim, é um leitura rápida, fácil e descontraída.

Maria 26/08/2023

Gostei
Esse foi o primeiro livro que ele da autora, portanto minhas expectativas eram altas todo mundo sempre fala como a escrita e a construção das histórias são boas e de fato são.
a história é envolvente e prende a gente e o final é melhor do que o esperado.

Wanderleya0 15/08/2023

Esperava mais
É uma leitura fluida que prende a atenção do leitor, mas por se tratar da Agatha Christie eu esperava mais. Esperava um plost melhor e menos previsível. Narrativa de série mediana da netflix.

Gabriela 15/08/2023

Meu primeiro contato com o casal Beresford. Gostei muito deles, principalmente da perspicácia de Tuppence.
Sinceramente, esperava um pouco mais da história. De todo modo, o livro tem um enredo que flui facilmente e é uma leitura tranquila, mas não me surpreendi muito com o desfecho.
Larissa2457 15/08/2023minha estante
Aaah que levar ver AC por aqui. Me indicaram ler em ordem cronológica para ver os estágios da relação deles. Fluiu tranquilo para você não tendo iniciado pelo 1°?

Gabriela 18/08/2023minha estante
Descobri depois que já havia começado a leitura que existia uma ordem cronológica kkkkkk e foi tranquilo sim! apesar da relação deles ser construida ao longos dos livros, creio que cada história tem seu enredo fechadinho que independe das outras

Na Tancredi 14/08/2023

Mais uma
É muito difícil, depois de quase 30 livros, sentir a empolgação que eu senti nos primeiros, então tudo que eu consigo falar desse é: foi bacana ver novamente os personagens Tommy e Tupence que eu já conheci uma vez antes e apesar de não curtir muito os enredos de espionagens e essas coisas eu gosto bastante dos dois, eles funcionam; e esse livro não vai ficar na memória, mas foi um ótimo divertimento.

Adrien 11/08/2023

M ou N?
"M ou N?", sem dúvidas é um dos melhores romances policiais da Agatha. O livro conta um caso diferente do que estamos acostumados e esse é o ponto mais atraente dessa história hipnotizante.
Apesar de ter achado o começo do livro um pouco monótono, logo começa o suspense perpétuo, típico dos livros da Agatha Cristhie.
Esse foi o meu primeiro contato com o casal Beresford e admito que me surpreendeu muito, o casal tem um carisma próprio e encantador.
Recomendo muito!!!

Doug 07/08/2023

No começo é meio parado,mas depois a história começou a me prender. Pela primeira vez,acertei o plot twist!

ANA.CLARA 06/08/2023

Meu primeiro livro dos Beresfords, gostei muito da dinâmica dos dois Agentes e pretendo ler os outros livros desses personagens.

JAlia 05/08/2023

Espiões
O começo é um pouco monótono, não te prende tanto, mas conforme vai lendo o livro, você se prende na história.
As peças começam a se encaixar, você começa a entender o que está acontecendo, acho que tudo se torna mais interessante se você entende alguns termos da Segunda Guerra Mundial!
Eu realmente me impressiono com os livros da Agatha Christie e nesse eu não desconfiei um segundo se quer das pessoas. Outro detalhe importante, o final é muito fofooo!

Fernanda631 31/07/2023

M ou N?
M ou N? foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 1941.
M ou N? é um de seus romances policiais que trazem personagens que são bastante conhecidos de seus leitores: Tommy e Tuppence, tendo em vista que parecem em 5 livros escritos pela Dama do Crime.
Primeiramente quero ressaltar que só lembro de ter lido um livro de Agatha que trouxe estes personagens e foi O Inimigo Secreto (1922), que - detalhe - foi o primeiro livro em que apareceram! Então, já conhecia os personagens, portanto fiquei feliz por reencontrá-los aqui, só que neste volume tive algumas surpresas.
A maior delas é que o "jovem casal" que eu tinha conhecido em O Inimigo Secreto aqui já estão mais velhos e, inclusive, casados e com filhos adultos! Essa parte é bem interessante acompanhar, porque dá para perceber que mesmo com mais idade eles continuam aventureiros, divertidos e apaixonados.
A maior delas é que o "jovem casal" que eu tinha conhecido em O Inimigo Secreto aqui já estão mais velhos e, inclusive, casados e com filhos adultos. Essa parte é bem interessante acompanhar, porque dá para perceber que mesmo com mais idade eles continuam aventureiros, divertidos e apaixonados.
Nesta trama, nosso casal se encontra na "meia idade", com os filhos crescidos e eles, aposentados. Amadurecidos, inquietos e doidos para voltarem à ativa. Achei bem bacana o olhar da autora para este estágio da vida.
Outro detalhe interessante de M ou N? é que o enredo se passa todo durante a Segunda Guerra Mundial - em pleno 1941 - e, portanto, tem toda a atmosfera de espionagem, bombardeios, tensões, medos e falatórios sobre a Guerra.
Aqui quero abrir um parentese: Agatha Christie escreveu vários livros durante a Segunda Guerra Mundial, porém, poucos deles trazem referências tão marcantes como M ou N? principalmente porque a Segunda Guerra não atua apenas como pano de fundo da história, mas ela faz parte de toda a trama e é o que dá motivação ao enredo.
Voltando para as reflexões sobre M ou N?, este cenário histórico parece perfeito para Tommy e Tuppence atuarem, todavia, acaba se tornando algo que os deixa um pouco triste por não serem mais procurados para prestarem serviços, pois o governo está dando "espaço" para os mais jovens, assim o casal acaba seguindo uma rotina monótona e a debatendo sobre a necessidade de buscarem alguma atividade para se manterem ocupados.
No entanto, quando um agente inglês é possivelmente assassinado na Escócia (pois supostamente sabia informações imprescindíveis sobre alguns quinta-colunas (pessoas infiltradas no comando inglês para obter informações ou espalhar informações falsas para os ingleses).
Pouco antes de morrer, um agente secreto britânico profere suas últimas palavras: “M ou N, ‘São Susí’”. Em meio ao clima de desconfiança que reina durante a Segunda Guerra Mundial, Tommy é recrutado para uma difícil missão: num pacato hotel, descobrir quem pode estar espionando para o governo alemão.
No hotel o casal vai se deparar com personagens aparentemente inofensivos. Quem são os espiões?
Quem se destaca na trama e mostra o quanto é esperta, carismática e destemida é Tuppence Beresford! Ela é a protagonista deste livro.
Algo muito vago e indefinido.
É por conta disso que Tommy foi convocado para se tornar um agente disfarçado e tentar descobrir quem é M ou N e quais informações eles têm, porém, os chefes pedem que ele não envolva Tuppence. Bem que Tommy tenta seguir as ordens superiores, mas Tuppence é esperta demais e descobre tudo e até se antecipa em vários momentos atuando como uma agente disfarçada também.
O casal de espiões Tommy e Tuppence Beresford se veem em meio às conspirações da Segunda Guerra Mundial e são enviados ao hotel San Souci para descobrirem as identidades de dois espiões infiltrados na Inglaterra trabalhando para o lado alemão.
Na verdade, para mim, Tuppence é quem verdadeiramente protagoniza M ou N? se tornando a "peça" fundamental para juntar o quebra cabeça e solucionar todo o mistério. Só que antes da resolução do caso teremos muita aventura, mistério, confabulações, desaparecimento, sequestro e muito, muito mais. O ritmo de M ou N? é frenético, o que alude muito para a urgência e atmosfera durante a Segunda Guerra Mundial.
Para mim todos os personagens eram bizarros (diziam, faziam ou falavam coisas suspeitas), por mais que parecessem inofensivos, esse aspecto é bem interessante porque me transportou para a atmosfera da Segunda Guerra onde ninguém podia confiar em ninguém ou acreditar que as pessoas eram quem diziam ser, por mais que a gente simpatizasse por alguém era impossível acreditar completamente nesses personagens.
Todavia, a resolução do caso me levou a um raciocínio lógico (como sempre é algo característico de Agatha Christie) e descobri que os personagens que eu mais suspeitava é que tinham um "rabo preso", no entanto, a resolução e justificativa de ações para outros personagens nem sempre soaram convincentes, devo admitir.

Stacyflwr 27/07/2023

Agatha Christie é cultura
Tinha esquecido de fazer a resenha desse livro, mas não tenho muito para falar. Simplesmente incrível.
Mais uma vez a Agatha Christie me prendeu de forma inimaginável nesse livro, que com certeza é um dos meus favoritos escritos por ela!