M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

guizin 08/02/2022

m ou n?
esse é o segundo livro que leio com o tommy e a tuppence e ELES SÃO TÃO DIVERTIDOS!! genial as táticas deles de tentarem descobrir quem eram os espiões nazistas numa pensão cheia de gente ao mesmo tempo que eles fingiam ser outras pessoas. amo muito este casal serelepe livro show de bola lançado durante a segunda guerra mundial com zilhões de críticas ao nazismo, patriotismo demasiado, machismo, extremismo, xenofobia e também momentos de reflexões sobre a segunda guerra.

após aproximadamente 80 anos da publicação desse livro é inevitável você não considerar a mente de agatha christie uma mente de titânio. todas as críticas da época que ela aborda em cada história são extremamente importantes(claro tem livros dela que possuem muitos preconceitos de época), eu acho que só lendo vários livros dela pra entender o quanto agatha christie sempre esteve a frente do seu tempo pq são coisas escritas há tanto tempo mas também são tão atuais!!
guizin 08/02/2022minha estante
oque n me fez dar 5 estrelas foi nao ter aquela euforia no final de revelação e plot mas mesmo assim achei agradável e coerente

Maria Eduarda 14/02/2024

-Camuflagem. Um perfeito disfarce.
?M ou N?, livro escrito por Agatha Christie em 1941 é um dos mais célebres romances da autora a tratar dos meandros da espionagem. A dama do crime escreveu vários livros durante a Segunda Guerra Mundial, porém, poucos trazem tantas referências marcantes quanto essa obra, portanto, abstêm toda uma atmosfera de espionagem, camuflagem, tensões, medos e falatórios sobre a Guerra.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo ? incluindo todas as grandes potências ? organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Está relacionada com a expansão do totalitarismo na Europa e teve como causa direta o expansionismo germânico naquele período. Além disso, a derrota na Primeira Guerra tornou-se fonte de humilhação e causa de uma grave crise econômica que atingiu a Alemanha na década de 1920. Adolf Hitler, foi um político alemão que serviu como líder do Partido Nazista, Chanceler da Alemanha Nazista de 1934 até 1945. Como ditador do Reich Alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa e figura central do Holocausto.
Logo, a autora expressava nitidamente suas histórias no momento atual da época, ou seja, o auge da Segunda Guerra Mundial.
Uma curiosidade sobre esse livro é que a autora Agatha Christie foi investigada por conta desse volume, pois ela usou elementos da sociedade do Reino Unido, chamando a atenção do serviço de inteligência britânica e sendo obrigada a prestar respostas sobre algumas coisas escritas na obra.

Nessa perspectiva, o livro retrata dois novos espiões investigadores: Tommy e Tuppence. tendo em vista que parecem em 5 livros escritos pela Rainha do crime. Eles, diferente de Hércules Poirot, não pensam de maneira reflexiva, mas agem com muita cautela e análise para coletar informações confidenciais de outras pessoas, como verdadeiros espiões. Logo, o cenário histórico parece perfeito para Tommy e Tuppence atuarem. Incialmente os velhos amantes de investigação criticam como a idade avançada deles prejudica a oferta de emprego na área de espionagem, como eles são desconstruídos e considerados obsoletos pela sociedade.

No entanto, um agente inglês é assassinado na Escócia, suas últimas palavras foram "M ou N. Song Susie". (Ele foi assassinado pois supostamente sabia informações imprescindíveis sobre pessoas infiltradas no comando inglês para obter informações ou espalhar informações falsas para os ingleses). E por esse motivo o velho Tommy é acionado para substituir o antigo espião e descobrir o significado das suas últimas palavras, porém, o condado exige sigilo absoluto, logo, que ele não envolva Tuppence. Bem que Tommy tenta seguir as ordens superiores, mas sua esposa é esperta demais e descobre tudo e até se antecipa em vários momentos atuando como uma agente disfarçada também, que acaba se tornando quem verdadeiramente protagoniza o livro e se torna a peça fundamental para juntar o quebra cabeça e solucionar todo o mistério.
Outrossim, logo mais tarde, os espiões descobrem que M ou N são letras que já foram ouvidas antes. São as iniciais ou codinomes destinados a dois agentes nazistas muito importantes. Eles têm por encargo organizar a quinta-coluna nos países estrangeiros e são elementos de ligação entre o país visado e a Alemanha. Sabemos que N é um homem e M é uma mulher. São agentes de confiança de Hitler.

A leitura do livro ?M ou N? foi extremamente arrebatadora, repleta de espionagem, investigação, estudo e operação inteligente, estava na minha wist-list desde que comecei a me afeiçoar pelos livros da Agatha Christie, imaginei que seria bom, mas não tão bom! Sou entediadamente cdf em acontecimentos históricos e esse livro entrou entre meus prediletos, sou inteiramente fanática por essa escritora, ela é impetuosamente fenomenal.

Portanto, indubitavelmente oriento ler os livros desses detetives em ordem cronológica, para acompanhar a linha de relacionamento do casal espião e a história ter mais desenvoltura, porém a experiência do livro fugindo da ordem também é ótima! Indico cegamente esse livro e se você é se você se interessa por eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial, eu aconselho livros como ?O menino do pijama listrado?, ? A menina que roubava livros?, ?Diário de Anne Frank? e filmes como ?O pianista, de Roman Polanski (2002)?, ?Filhos da Guerra, de Agnieszka Holland (1990)?, ?Fuga de Sobibor (1987)?, ?Fugindo do Inferno (1963)? entre muitos outros?

?- Esta guerra está terrível - gemeu a Sra Perenna.
Tommy concordou e disse que se fosse por ele, Hitler seria enforcado. Um louco, um verdadeiro louco.?
Warley Pablo 15/02/2024minha estante
Introdução à história, avaliação e resenha completa do livro. Existe formas de uma resenha ser mais bem escrita do que as suas? Meu Deus, você foi perfeita! Parabéns, meu amor, sua escrita é invejável!!!!!!

Paula A. C. 29/12/2022

M ou N é um dos meus livros favoritos de Agatha Christie no momento. Amo acompanhar o desenvolvimento de Tommy e Tuppence, por mais mirabolantes que suas histórias sejam.
Thainá 31/12/2022minha estante
Amei esse livro! O casal é muito fofo

Arthur.Borel 12/05/2023

M(onótono) ou N?
Terceiro romance de Agatha Christie que leio e segundo em que consigo adivinhar a identidade do antagonista, até quando vai durar minha maré de sorte?

De início achei muito interessante a escolha dos protagonistas serem um casal de espiões, e a dinâmica dos dois é bem legal de acompanhar, vou ficar ansioso pra pegar uma outra história deles.

Infelizmente, mesmo com a premissa muito boa do casal, achei a história extremamente monótona e chata. 75% do livro é só dos protagonistas sondando os moradores da pensão, já o final ganha um clima quase de filme de ação, o que pelo menos foi divertido.
Manuela 27/05/2023minha estante
amg, leia ?a casa torta?! se vc descobrir quem foi pode ir direto para a delegacia virar detetive

Mih Alves 20/10/2009

Como os outros..
Como o outro livro de A.C. que li o criminoso é o que eu mais julguei como inocente. Quem eu achava que seria o culpado, quem tinha todas as provas apontando para si é o inocente no final.
Apesar de ser bom não me chamou muito atenção. O desenrolar foi muito rápido... e eu continuo a achar que os Livros de Arthur Conan Doyle tratam o mundo do crime de forma bem mais interessante.
Mas enfim... acho que já deu para conhecer o estilo de A.C. , os livros são bons, a leitura é rápida e ele prende bastante a gente.
Ficamos tensos, preocupados.. Mas a magia não dura muito.
Jerome 09/04/2012minha estante
Mas é porque você ainda, pelo visto, não tinha lido alguma grande obra dela.

Gabriela.Louise 29/04/2022

M ou N?
Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li com Tommy e Tuppence como protagonistas, e gostei muito!
Achei a leitura super leve e dinâmica, a interação dos personagens é muito divertida, e o jeito que é narrado prende bastante.
A história se passa no período nazista, e eles procuram um espião ou espiã.
Realmente muito interessante de ler, gostei demais.
Manu 29/04/2022minha estante
É mto bomm

Elaine 30/08/2016

A Rainha do Romance Policial
Assim como em suas outras obras elas nos prende do começo ao fim do livro.

Felipe 16/06/2015

nem M nem N...

Vi 14/04/2011

Nesta obra a grande dama enreda-se na época da 2ª Guerra Mundial, nos contando sobre a morte de um agente na Escócia, motivo: Havia descoberto indícios de atividades nazistas na Inglaterra, no início da guerra.

Mais uma vez Tommy e Tuppence entram em uma grande aventura. Com a missão de ajudar o Serviço Secreto Inglês, o jovem casal segue para a Escócia e hospedam-se na pensão Sans Souci. À primeira vista nada suspeito, senhoras tricotando em cadeiras de balanço, homens que só conversam sobres os negócios, nada que relacione-se com espionagem. Somente muita argúcia para que encontrem uma agulha no palheiro.

Andrey Duarte 19/01/2018

História bastante interessante e com muita ação no desfecho
Uma das sinopses que mais me chamou a atenção nos livros da Agatha, pois tínhamos aí pelo menos duas pessoas a serem descobertas: M e N.
É o primeiro livro que li com o casal Beresford, embora seja um dos últimos (senão o último, não sei ao certo) casos deles.
Os diálogos entre Tommy e Tuppence fizeram-me apaixonar pelo casal, gosto mais dos diálogos dos dois que, inclusive, os do meu detetive favorito (Hercule Poirot) com Hastings.
Embora a história tenha tudo pra fluir muito bem, com um início que mostra o quão Tuppence é esperta e como o casal junto é fantástico, os disfarces do casal usado para encontrar o espião são de pessoas extremamente chatas. Tuppence conseguiu me agarrar na trama com alguns de seus diálogos com os outros hóspedes da pensão, já Tommy traz diálogos repetitivos com personagens masculinos completamente insuportáveis.
Embora a trama caminhe mal, o final entregue por Agatha compensou todo o restante. De longe é o livro com mais ação que li da Agatha, tendo um final com acontecimentos e revelações a todo momento, deixando você sem fôlego.
Em resumo, o início e final da trama são incríveis, compensando as investigações que foram chatíssimas (mostrando que o casal junto funciona super bem, já separado, Tuppence é a única que conseguiu se salvar).

Nota: 4/5

Paula 24/04/2024

O mais fraquinho que eu já li da Agatha, mas eu gostei. São muitos personagens periféricos com personalidades pouco marcantes, o que torna muito difícil diferenciá-los durante a leitura. Senti falta das reviravoltas próprias da autora, achei a conclusão muito simples. O ponto alto do livro são o Tommy e a Tuppence, que são super carismáticos, mas o enredo não deixa eles brilharem. Tive curiosidade de ler os outros livros com eles.

Nilce 10/06/2018

M ou N
Um livro incrível que prende o leitor do começo ao fim.

Felipe Sampaio 22/06/2018

Resenha: M ou N?, Agatha Christie
Não posso dizer que foi um dos melhores livros que li da Agatha e isso é um fato. Achei que a história se alongou muito sem que ocorresse aquela emoção da tentativa de descobrir o que aconteceu, aquele "Pelo amor de Deus, só pode ser isso!" ou "Foi ele(a)! Foi ele(a)! Tento certeza" que sempre aparece estando você no caminho certo ou não do mistério. Infelizmente a emoção só surgiu um pouco e nas últimas páginas. Uma pena! E a pergunta que fica no ar é: M ou N?

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/07/2018

Em Plena Segunda Guerra
Tommy e Tupppence Beresford formam um simpático casal e são protagonistas de cinco romances da "Rainha do Crime". Um ponto interessante e inovador para a época é possível acompanhar o envelhecimento dos dois.

Esse é o terceiro episódio e eles aparecem na meia-idade, em plena Segunda Guerra, inclusive, o volume foi publicado em 1941, durante o confronto. O casal está envolvido numa perigosa missão na tentativa de impedir a invasão alemã em solo britânico, enfrentando uma bem articulada rede de espionagem inimiga, montada numa pacata cidadezinha litorânea.

O ponto alto da narrativa é a intrincada galeria de personagens, retratando alguns tipos bem misteriosos e até mesmo carismáticos. Tuppence, como sempre, está impagável, dona de um irônico humor nos momentos mais tensos, ela deve ter algum parentesco com Myron Bolitar, célebre protagonista de Harlan Coben... Porém, quem realmente rouba a cena é a pequena Beth Spot, uma encantadora garotinha de dois anos, que é a chave para a solução do mistério, portanto, olho nela...

Esse livro não está na lista dos mais famosos da autora, contudo, chama atenção por apresentar o desabafo de Mrs. Christie contra a hipocrisia da guerra. Vale conferir.

Ia esquecendo, para quem quiser acompanhar os outros casos da dupla, a estreia acontece em "O Inimigo Secreto", desta vez durante a Primeira Guerra, em seguida, vem ?Sócios no Crime" e os últimos, "Um Pressentimento Funesto" e "Portal do Destino" em que eles aparecem bem velhinhos. Cinco estrelas!

Antonio Maluco 31/07/2018

Literatura Mundial
o livro mostra o casal espião em uma aventura na segunda guerra mundial