M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

brunoog33 09/06/2020

Livro bem diferente, não possui os assassinatos como sempre. Gostei muito da historia e do clima. Fala bastante sobre a segunda guerra e trata os assuntos históricos.
Muito bo.!

sailormiah 11/06/2020

Nunca vou deixar de me surpreender lendo livros dessa mulher. Desde o começo de sua carreira ela já sabia prender e conduzir uma história perfeitamente bem. Mesmo sem os seus detetives mais famosos, a trama ainda é extremamente cativante e bem escrita.

Juju Scofield 30/09/2020

Muito bom!
Nunca tinha lido um romance policial que se passa durante a segunda guerra mundial e simplesmente adorei. Espiões nazistas, serviço secreto, planos de ataque, tudo foi muito interessante.
A forma como o mistério se resolveu foi incrível, não suspeitei de ninguém.
Pela primeira vez li um livro de Agatha Christie em que os personagens são Tommy e Tuppence, e adorei esses dois. Espero ler mais histórias assim.

Cintya 28/09/2020

Ótimo livro
Diferentemente dos outros livros que já havia lido da Agatha Christie, este não apresenta um assassinato durante a história. Mesmo assim, a leitura foi muito boa e a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial o que é bem interessante.

P. S.: Finalmente fiz um chute certo, no caso sobre quem seria "M ou N" (talvez estivesse na cara mesmo e até alguém não muito atenciosa como eu acertaria, mas estou radiante mesmo assim haha).
Xabriel 28/09/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Cintya 28/09/2020minha estante
Obrigada!! Acredito que você vá gostar

Vitor 21/09/2020

Enquanto milhares de coisas acontecem durante a Segunda Guerra, Tommy e Tuppence entram numa investigação. Além das características naturais da sociedade nesse período, há diversão, mistério e até um pouco de suspense. Gostei. O fim, também, é bonito.

Ique 22/01/2021

Que livro bacana! O melhor ainda é a ambientação na 2 Guerra, vem cá que explico...
Escrito e publicado em plena Segunda Guerra Mundial, M ou N? é o terceiro livro (de cinco) de Agatha Christie que conta a história do casal de detetives Tommy e Tuppence. Nesta história encontramos muitas questões de espionagem e tensão que existiam durante aquele período, deixando a população apreensiva e pavorosa no meio de tantos bombardeios, por exemplo. Querendo ajudar a nação de alguma forma, Tommy é recrutado pelo Serviço Secreto Inglês para descobrir quem é o espião (ou espiã) que está ajudando o governo alemão para tomada do regime Nazista na Inglaterra. De uma maneira muito engraçada e inteligente, Tuppence descobre que o marido está sendo recrutado e vai atrás para ajudar, criando um ótimo disfarce. Ambos se encontram no hotel San Souci com vários hóspedes onde um deles possivelmente é um traidor.

Neste livro Agatha explora um lado que raramente é citado em seus livros: a Segunda Guerra, incluindo os protagonistas de maneira certeira. Dificilmente imagino a história funcionando tão bem com Miss Marple ou Poirot, mesmo porque dessa vez não há um crime como assassinato, tão comum em outras histórias da autora e sim espionagem. Sendo assim, o ritmo da história é diferente, com mais ação e menos reviravoltas uma vez que a trama tende a ser mais linear com alternância de capítulos em terceira pessoa intercalados por Tommy e Tuppence.

Por ser mais direto e objetivo, o livro acaba sendo mais curto e o leitor pode não degustar tanto e explorar mais coisas que poderiam ser trabalhadas na história, quando menos se percebe o final já chega com o desenrolar do mistério. Ou seja, não há um tempo hábil de se apegar com personagens. Falando nisso, são muitos personagens! No entanto, a autora cria uma personalidade determinante para cada um deles, com uma excelente construção e modos de agir, falar e reagir aos acontecimentos. O cenário também é bem descrito, o leitor certamente sentirá dentro da história acompanhando os personagens em um clima de tensão.

Os capítulos ou sub-capítulos geralmente são intercalados entre Tommy e Tuppence terminando com uma ponta a ser resolvida no próximo de maneira que o leitor não vai querer parar devido a curiosidade de saber o que vai acontecer. O final é mais direto, sem tantas reviravoltas ou aquela sensação de “O QUE?”, mas ainda assim é relativamente imprevisível.

Se ficou interessado(a) aconselho que leia, acho e espero que você não vai se arrepender mesmo porque são menos de 200 páginas, o que garante poucas e boas horas de entretenimento. Por outro lado, se preferir assistir essa história, procure pelo episódio M ou N? (ou filme, não sei bem como se enquadra) da BBC na internet :)
ANDER CELES 22/01/2021minha estante
Não poderia escrever melhor!

Rodriguinho @literario.rojo 22/01/2021minha estante
Enfim, uma resenha perfeita pra mais um livro excelente da rainha do crime

Ique 22/01/2021minha estante
Obrigado =D =D =D

Luís 13/03/2021

M ou N foge um pouco do que estamos acostumados a ler nas obras de Agatha Christie pois se passa na segunda guerra mundial e o responsável pela investigação não é o conhecido Hercule Poirot e nem a Miss Marple, e é por isso que esta história fica interessante pois temos como detetives um casal mais velho e com filhos. O livros traz muita espionagem, agentes duplos etc. Recomendo para os que são fãs da Agatha e que desejam sair um pouco da costumeira trama.

Dai Bugatti 17/04/2021

Divertido e fluido
Acompanhar o casal Tommy e Tuppence em sua investigação foi bastante divertido. Ambos, sob identidades falsas, trabalham para o Serviço Secreto inglês e vão para a pousada Sans Souci tentar descobrir quem são M e N, espiões alemães.

Divertido, fluido, porém um tanto quando previsível, o romance policial vale para passar o tempo.

Lores 29/06/2020

muito bom!!
M ou N é um livro bem curtinho, mas que não decepciona ninguém após a leitura.
Mesmo que eu tenha descoberto os espiões antes da revelação, isso pra mim não alterou em nada, continuei curtindo bastante o enredo e, em comparação aos demais livros da Agatha que eu já li, achei que a trama se diverge das demais, geralmente são crimes que ocorrem em uma residência e aí a família toda fica como suspeita mas nesse caso isso definitivamente não ocorre e me surpreendeu, de verdade.
Em conclusão, posso afirmar que foi uma leitura bem gostosa que eu irei fazer novamente e super indico!!

Max 06/05/2020

Nesse romance, Agatha traz de volta dois de seus grandes personagens, Tommy e Tuppence. Nessa história, Agatha Christie foge um pouco dos padrões de seus livros e atribui à obra mais um ar de suspense. Senti falta do grande assassinato, típico de suas obras.
No geral, não é o melhor de seus livros, mas ainda preserva a genialidade de Christie.

kmile_repossi 24/07/2020

Pegada diferente
Esse foi um livro um pouco diferente da nossa amada Rainha do Crime: ao invés dos assassinatos que estamos acostumados, Tommy e Tuppence devem achar M ou N, espiões alemães. Foi bem prazeroso fazer essa leitura, ainda mais nessa linda edição da Harper Collins.

claudioschamis 10/03/2009

Li há muitos anos atrás (muitos mesmo). Mas só posso dizer que Agatha Christie não tem erro. É livro bom na certa. Seja ontém seja nos dias de hoje.

Helenapessoa 07/10/2020

Agatha é completamente perfeita! Só não foi um livro 5 estrelas pq eu descobri o assassino no meio do livro! É impressionante como a autora deixa todas as pistas de baixo do nosso nariz e, mesmo assim, muitas vezes deixamos escapar esses pequenos detalhes.
Agora que já li alguns livros da autora, fico mais atenta e consigo criar teorias válidas kkkk
Sempre vale a pena ler um livro da rainha...

Márjore 10/04/2020

M ou N? - Agatha Christie
Agatha nunca decepciona. Embora não seja um dos seus melhores livros, mas sempre vale a leitura! Em poucos capítulos, a autora consegue prender o leitor do início ao fim, sempre na tentativa de descobrir o que cada personagem esconde. Enfim, uma leitura leve e divertida!

Bonnie | @leiturasda.bonnie 02/08/2020

Tommy & Tuppence
Simplesmente amo esse casal e ver a forma como eles evoluíram desde o primeiro livro até esse é muito especial!