M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

resenhasdajulia 09/07/2021

Me surpreendi!
Eu tinha 3 opções de livros da Agatha para ler e queria um que tivesse a história bem fluida. Escolhi "M ou N?" mas, quando vi que se passava durante a Segunda Guerra, fiquei com receio, porque não é um assunto que costumo ler. Além disso, foi o primeiro livro que li com o casal Tommy e Tuppence.

Neste livro, Tommy é contratado pelo serviço britânico para infiltrar-se entre os hóspedes de uma mansão escocesa, para descobrir quem são os espiões inimigos, que têm as iniciais M e N.

O caso é tão ultrassecreto, que nem Tuppence deve saber, mas ela não se deixa enganar assim tão facilmente.

Que surpresa foi esse livro! Li muito rápido, nem senti o tempo passar. O final não foi tão surpreendente quanto alguns outros livros que já li da autora, mas isso não atrapalhou em nada minha experiência com a história!

Amei o livro e amei conhecer esse casal maravilhoso!
Ana Vitória 02/11/2021minha estante
A leitura é bem fluída, mesmo. Estou lendo e consigo ler um pedaçinho da história todos os dias. Tbm é meu 1° livro com o casal e da agatha, o que é bom.

Lau 18/01/2022minha estante
Eu me apaixonei pelo Tommy e a Tupence nesse livro! Com certeza um dos meus favoritos da Ágatha. Adorei a narrativa, o suspense, a trama, os suspeitos? e o plot twist do final então, BRILHANTE.

Clara 03/04/2022minha estante
Nossa! Eu também! Primeiro livro que li do casal.

Rafael.Brina 12/04/2022minha estante
Li e gostei bastante. Foi minha primeira leitura do casal também.

Maria 18/10/2022minha estante
Passei o livro todo tentando adivinhar quem é. Errei. Mas i casalzão no final recompensa tudo

- giu 29/12/2023

Resenha porque pediram ?
Dos mesmos criadores de mala de meias, temos cadarço de sapato, Agatha inovando e surpreendendo como sempre kkkkkkk.

Enfim, no geral eu achei bom, não me prendeu tanto como outros livros mas foi engenhoso e perspicaz como sempre, e foi diferente dos outros que já li, porque aqui não tem nenhum dos personagens que a Agatha usa normalmente pra resolver os casos (como o Poirot ou a Miss Marple). Aqui os personagens principais são um casal, e são os mesmos que resolvem o caso. Gostei bastante deles e do relacionamento deles também, foi um ponto positivo na leitura.
wsx.lipe 29/12/2023minha estante
ADOREI A RESENHA!!!
vou dar uma chance, mas não tô botando tanta fé nesse não ?

- giu 29/12/2023minha estante
obrigada!! realmente n é tão bom, mas vale a pena por ser curto

Vênus_Alice 12/01/2024

M ou N?
Que boa leitura! bem agradável e divertida, achei também bem calma, mesmo com o suspense.

Quero ler os outros livros que aparecem esse casal de investigadores, gostei muito deles.
Nesse caso, eles precisam se infiltrar em uma hospedaria na Inglaterra e descobrir quem são os infiltrados que passam informações para a Alemanha que atrapalham o fim da guerra.
Se passa no contexto da segunda guerra e mostra um pouco, também, como a população inglesa lidou com essa época.
Achei muito curioso a repercussão desse livro na época em que foi publicado, a polícia pensou que a autora poderia estar mantendo um infiltrado inimigo em sua, achei divertido esse fato e muito genioso ela escrever uma história boa que confunde a polícia na época.

Michela Wakami 05/09/2022

Muito bom.
Mais uma aventura com a dupla Thomas Beresford e Prudence Cowley.
Esse é o terceiro livro que eles protagonizam.
Uma história que te prende do começo ao fim, com a segunda guerra em curso envolvendo espiões e tudo mais que as histórias da Agatha pedem.

Acertei quem era um dos vilões, que é coisa rara de acontecer comigo.
Aggretsuko0 05/09/2022minha estante
Arrasou! Kkkkkk

Michela Wakami 05/09/2022minha estante
???

brunoog33 09/06/2020

Livro bem diferente, não possui os assassinatos como sempre. Gostei muito da historia e do clima. Fala bastante sobre a segunda guerra e trata os assuntos históricos.
Muito bo.!

annacsfraccaro 24/06/2022

Não esperava nada e?
Não esperava nada desse livro, nem pretendia ler agora, mas consegui pegar esse livro de graça na Americanas, então por isso eu li.
Foi o único livro da Agatha até agora que adivinhei quem era M e N e ainda quem era o traidor.
É um livro que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, mas não abrange tanto o assunto.
No começo eu achei meio arrastado, mas depois de um tempo começou a ficar muito interessante.
É um livro muito bom e que eu não vejo muita gente falando, super recomendo.
biancavl33 24/06/2022minha estante
de graça? eu sempre perco essas oportunidades ?

annacsfraccaro 25/06/2022minha estante
Sim, mas não foi promoção, tem um site que chama ?Ipsos Isay?, você se cadastra e participa de pesquisas e você vai ganhando pontos, ai uma determinada quantidade de pontos você pode trocar por vale-presentes. Foi isso que eu fiz, mas demorou pra eu conseguir os pontos kkkkk

Guilherme 04/08/2021

Uma aventura cujo o tema é o jogo de espionagem e contra espionagem desenrolado durante a segunda grande guerra. Mas que não empolga muito, entretanto vale a leitura.

Heloísa 03/01/2023

Agatha não decepciona
Gente, que reviravolta!! Nada é o que parece nesse livro!
Tommy e Tumpance estão de volta para descobrir quem é M ou N, uma pessoa ou pessoas da quinta coluna durante a Segunda Guerra. Eles fingem que não se conhecem para descobrir os espiões alemães infiltrados na Inglaterra. Muita reviravolta, ninguém é quem parece ser... um baita livro! E o melhor é que é uma leitura rápida e fluida. Quinta coluna eram as pessoas infiltradas na população, ingleses ou estrangeiros, que eram simpatizantes do nazismo e que estavam traindo seu país sem ninguém desconfiar. Podia ser qualquer pessoa: um refugiado, ou mesmo um inglês e de qualquer setor da sociedade - um dentista, um barbeiro da esquina, um político, um carteiro, etc.
bibi! 03/01/2023minha estante
ela é a maior, avisem!

Heloísa 04/01/2023minha estante
Super de acordo, Bibi

Arruda 26/10/2021

Não sei colocar título
Não foi um livro ruim, mas acho que a autora tem casos melhores. Gostei pelo fato de ter sido um caso diferente e amei, por mas que não tenha sido muito, o desenvolvimento do casal. Vale a pena ler !

Fefa 15/07/2021

Definitivamente não é meu favorito. Tiveram várias coisas que eu não esperava e pegadas que eu nunca perceberia, mas desde o início desconfiei certinho? Não foi taaao surpreendente assim, mas gostei!!

sailormiah 11/06/2020

Nunca vou deixar de me surpreender lendo livros dessa mulher. Desde o começo de sua carreira ela já sabia prender e conduzir uma história perfeitamente bem. Mesmo sem os seus detetives mais famosos, a trama ainda é extremamente cativante e bem escrita.

Maria12511 31/07/2022

?Era isso que o relacionamento de Tommy e Tuppence sempre fora e sempre seria: um risco compartilhado.?

mel! 23/03/2023

Foi interessante, meu primeiro livro lido da ágatha christie e achei que a história se desenvolveu bem

brunadlm 13/10/2023

M ou N é um livro incrível. A história ocorre em um contexto de guerra, os personagens são interessantíssimos e ao mesmo tempo comuns, uma vez que trabalham como detetives amadores. Há uma crítica bastante certeira à respeito da relação trabalho e idade, o que eu acho muito bem pensado e relevante. Afinal, acho importante tocar nesse assunto, pois nunca é tarde para que uma pessoa comece a trabalhar em algo que sempre desejou, ou realizar um sonho que sempre quis.
Os dois personagens principais formam um casal harmonioso, além de destemido. As descobertas se dão por passagens breves e naturais. História gradativa com linguagem de fácil compreensão. Em resumo, tudo começou quando Tommy recebeu uma proposta para espionar e encontrar os dois espiões pertencentes à quinta-coluna da Inglaterra. Após aceitar o trabalho, instalou-se em uma pensão de modo a trabalhar no caso. Nesse lugar, ele encontra sua esposa que também passou a trabalhar na agência secreta. Passado os dias, coisas aconteceram e novos mistérios surgiram. Houve morte e muitas outras coisas que só lendo para descobrir. Leiammm!
Gatinho da Bruba 14/10/2023minha estante
Que prazer foi ter o privilégio de acompanhar a sua leitura, meu amor ?? A forma como essas histórias envolvem-na faz meu coração sorrir. A todos, igualmente, "leiammm!"

Cintya 28/09/2020

Ótimo livro
Diferentemente dos outros livros que já havia lido da Agatha Christie, este não apresenta um assassinato durante a história. Mesmo assim, a leitura foi muito boa e a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial o que é bem interessante.

P. S.: Finalmente fiz um chute certo, no caso sobre quem seria "M ou N" (talvez estivesse na cara mesmo e até alguém não muito atenciosa como eu acertaria, mas estou radiante mesmo assim haha).
Xabriel 28/09/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Cintya 28/09/2020minha estante
Obrigada!! Acredito que você vá gostar