M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Cintya 28/09/2020

Ótimo livro
Diferentemente dos outros livros que já havia lido da Agatha Christie, este não apresenta um assassinato durante a história. Mesmo assim, a leitura foi muito boa e a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial o que é bem interessante.

P. S.: Finalmente fiz um chute certo, no caso sobre quem seria "M ou N" (talvez estivesse na cara mesmo e até alguém não muito atenciosa como eu acertaria, mas estou radiante mesmo assim haha).
Xabriel 28/09/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Cintya 28/09/2020minha estante
Obrigada!! Acredito que você vá gostar

Ique 22/01/2021

Que livro bacana! O melhor ainda é a ambientação na 2 Guerra, vem cá que explico...
Escrito e publicado em plena Segunda Guerra Mundial, M ou N? é o terceiro livro (de cinco) de Agatha Christie que conta a história do casal de detetives Tommy e Tuppence. Nesta história encontramos muitas questões de espionagem e tensão que existiam durante aquele período, deixando a população apreensiva e pavorosa no meio de tantos bombardeios, por exemplo. Querendo ajudar a nação de alguma forma, Tommy é recrutado pelo Serviço Secreto Inglês para descobrir quem é o espião (ou espiã) que está ajudando o governo alemão para tomada do regime Nazista na Inglaterra. De uma maneira muito engraçada e inteligente, Tuppence descobre que o marido está sendo recrutado e vai atrás para ajudar, criando um ótimo disfarce. Ambos se encontram no hotel San Souci com vários hóspedes onde um deles possivelmente é um traidor.

Neste livro Agatha explora um lado que raramente é citado em seus livros: a Segunda Guerra, incluindo os protagonistas de maneira certeira. Dificilmente imagino a história funcionando tão bem com Miss Marple ou Poirot, mesmo porque dessa vez não há um crime como assassinato, tão comum em outras histórias da autora e sim espionagem. Sendo assim, o ritmo da história é diferente, com mais ação e menos reviravoltas uma vez que a trama tende a ser mais linear com alternância de capítulos em terceira pessoa intercalados por Tommy e Tuppence.

Por ser mais direto e objetivo, o livro acaba sendo mais curto e o leitor pode não degustar tanto e explorar mais coisas que poderiam ser trabalhadas na história, quando menos se percebe o final já chega com o desenrolar do mistério. Ou seja, não há um tempo hábil de se apegar com personagens. Falando nisso, são muitos personagens! No entanto, a autora cria uma personalidade determinante para cada um deles, com uma excelente construção e modos de agir, falar e reagir aos acontecimentos. O cenário também é bem descrito, o leitor certamente sentirá dentro da história acompanhando os personagens em um clima de tensão.

Os capítulos ou sub-capítulos geralmente são intercalados entre Tommy e Tuppence terminando com uma ponta a ser resolvida no próximo de maneira que o leitor não vai querer parar devido a curiosidade de saber o que vai acontecer. O final é mais direto, sem tantas reviravoltas ou aquela sensação de “O QUE?”, mas ainda assim é relativamente imprevisível.

Se ficou interessado(a) aconselho que leia, acho e espero que você não vai se arrepender mesmo porque são menos de 200 páginas, o que garante poucas e boas horas de entretenimento. Por outro lado, se preferir assistir essa história, procure pelo episódio M ou N? (ou filme, não sei bem como se enquadra) da BBC na internet :)
ANDER CELES 22/01/2021minha estante
Não poderia escrever melhor!

Rodriguinho @literario.rojo 22/01/2021minha estante
Enfim, uma resenha perfeita pra mais um livro excelente da rainha do crime

Ique 22/01/2021minha estante
Obrigado =D =D =D

Vitor 21/09/2020

Enquanto milhares de coisas acontecem durante a Segunda Guerra, Tommy e Tuppence entram numa investigação. Além das características naturais da sociedade nesse período, há diversão, mistério e até um pouco de suspense. Gostei. O fim, também, é bonito.

Nana Bastos 05/07/2022

M ou N?
Meu terceiro livro de A. C. e simplesmente amo a dupla Tommy & Tuppence que agora estão com os filhos maiores e "mentindo" sobre os seus trabalhos para os mesmos (crise de riso) em meio à Segunda Guerra.
Tuppence na fome de um trabalho é muito engraçado.

skuser02844 13/03/2021

M ou N foge um pouco do que estamos acostumados a ler nas obras de Agatha Christie pois se passa na segunda guerra mundial e o responsável pela investigação não é o conhecido Hercule Poirot e nem a Miss Marple, e é por isso que esta história fica interessante pois temos como detetives um casal mais velho e com filhos. O livros traz muita espionagem, agentes duplos etc. Recomendo para os que são fãs da Agatha e que desejam sair um pouco da costumeira trama.

Jéssica 29/03/2022

Primeiro Agatha Christie
Autora super conhecida por seus mistérios.
Eu ainda não tinha lido

Gostei muito, é um mistério diferente.
Quando comparo com outros livros de mistério e suspense, esse não teve aquele sentimento insano de ler,ler e ler. Não teve aquela falta de ar e agitação a cada capítulo. Mas de uma forma muito tranquila o livro cativa. Tem sacadas, e num dado momento as coisas são esclarecidas e vemos como algumas coisas estavam na nossa cara.

Leitura rápida, leve (apesar de ser mistério) e deliciosa.

Mi Rubin 04/04/2023

Gostei bastante!

Adorei o casal de detetives e já quero ler outros deles!

Um caso de espionagem em plena guerra e todo aquele furor de desconfiar de todo mundo na tensão que vivem enquanto a guerra acontece.

A leitura foi bem fluída, super tranquila de ler!

Recomendo.

dai bugatti 17/04/2021

Divertido e fluido
Acompanhar o casal Tommy e Tuppence em sua investigação foi bastante divertido. Ambos, sob identidades falsas, trabalham para o Serviço Secreto inglês e vão para a pousada Sans Souci tentar descobrir quem são M e N, espiões alemães.

Divertido, fluido, porém um tanto quando previsível, o romance policial vale para passar o tempo.

loresalk 29/06/2020

muito bom!!
M ou N é um livro bem curtinho, mas que não decepciona ninguém após a leitura.
Mesmo que eu tenha descoberto os espiões antes da revelação, isso pra mim não alterou em nada, continuei curtindo bastante o enredo e, em comparação aos demais livros da Agatha que eu já li, achei que a trama se diverge das demais, geralmente são crimes que ocorrem em uma residência e aí a família toda fica como suspeita mas nesse caso isso definitivamente não ocorre e me surpreendeu, de verdade.
Em conclusão, posso afirmar que foi uma leitura bem gostosa que eu irei fazer novamente e super indico!!

kmile_repossi 24/07/2020

Pegada diferente
Esse foi um livro um pouco diferente da nossa amada Rainha do Crime: ao invés dos assassinatos que estamos acostumados, Tommy e Tuppence devem achar M ou N, espiões alemães. Foi bem prazeroso fazer essa leitura, ainda mais nessa linda edição da Harper Collins.

Max 06/05/2020

Nesse romance, Agatha traz de volta dois de seus grandes personagens, Tommy e Tuppence. Nessa história, Agatha Christie foge um pouco dos padrões de seus livros e atribui à obra mais um ar de suspense. Senti falta do grande assassinato, típico de suas obras.
No geral, não é o melhor de seus livros, mas ainda preserva a genialidade de Christie.

Nícolas 20/09/2021

Poderia ter investido mais no final
O livro narra outra das aventuras de Tommy e Tuppence, ou seja, é um livro sobre espionagem ao invés do tradicional crime que consagrou a autora.

O livro é bem escrito e a leitura é interessante, mas para mim faltou investir um pouco mais no final.

A resolução é muito rápida. O clímax, muito curto.

Por ser ter a temática de espionagem esperava mais ação na parte final do livro.

V_______ 24/09/2021

M ou N ?
Após a morte de um agente do serviço secreto britânico temos a volta do casal Beresford, Tommy e Tuppence, que são recrutados para se disfarçarem e investigar em uma hospedaria e seu entorno quem são os espiões sob comando alemão de codinomes M e N, incumbidos de chefiar a quinta coluna, grupo adepto ao nazismo em solo inglês, tudo isso em plena Segunda Grande Guerra Mundial.
Uma vez mais Agatha Christie cria uma ótima trama que faz com que suspeitemos de todos personagens, o casal Beresford são cheios de sacadas bem humoradas o que torna a leitura ainda mais prazerosa. Ótimo livro, recomendo.

Arthuzin 20/08/2021

Um casal espião que tem que investigar quem são os espiões alemães nazistas infiltrados no país deles, quando tem apenas uma minúscula dica: M ou N, Sans Souci.
O desfecho foi massa, a história foi muuito top, de fácil leitura, maas dessa vez o plot foi previsível skksksk mas nn anula o fato da história perfeita
Agatha, te amo??