M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Priscila.Kuczma 05/06/2020

Mais uma aventura desses dois
Deixo aqui registrado que realmente Tommy e Tuppence são os meus queridinhos da Agatha.

Detetives que deixam tudo mais leve e divertido. Agatha em livros com os dois se transforma. Também, impossível isso não acontecer. Quando é o caso desses dois estarem em ação, a mistura de audácia, sabedoria, umas boas doses de humor e romance estão garantidos.

Tommy só achou que dessa vez tinha enganado Tuppence e iria embarcar em uma aventura sozinho, mas ela é muito mais esperta do que ele imagina e já está dois passos à frente dele.

Uma investigação de infiltrados em meio a 2ª guerra mundial. Como sempre, muitos suspeitos mas dessa vez, pela primeira vez, ela não me enganou. Fiquei tão orgulhosa de mim por isso, pq eita mulher boa pra esfregar na nossa cara que a resposta estava bem na nossa fuça hahahaha. Acertei em parte, mas acertei.

Enfim, se você nunca leu nada da autora, recomendo fortemente ler os livros que sejam desse casal incrível.

Camila Ramos @oxeeuamoler 06/06/2020

Um Casal que me surpreendeu
Peguei mais um livro da Agatha, que sou fã, para ler. Eu não tinha visto a nota dele aqui e depois me surpreendi em como é baixa, porque eu amei esse livro.

(Sinopse aqui no skoob)
Diferente dos outros livros que já li a autora, esse aqui se passa durante a Segunda Guerra e fala muito sobre o nazismo. Eu fiquei logo surpresa, não sabia que esse seria o tema do livro. Apesar disso, a leitura não foca diretamente na guerra e mesmo assim deixou a história muito mais interessante.

Aqui temos ao casal Beresford, e foi meu primeiro contato com eles. Eu não sabia que os dois são famosos personagens da autora e já amei e quero ler muitos outros livros com eles.

Que casal maravilhoso. O Tommy, nossa, me surpreendeu. Ele trata a esposa como igual, reconhece a inteligência e a personalidade forte dela e têm muito respeito e amor envolvido.
E a Tuppence é maravilhosa. Uma mãe preocupada, aparentemente inocente, mas muito astuta e corajosa.

Os dois trabalhando juntos para descobrir quem eram os espiões nazistas infiltrados em seu país, na Inglaterra, deixou cada página mais envolvente. Os mistério da história me prenderam facilmente. E como sempre, foi impossível desvendar antes do final.

A narrativa da Agatha é maravilhosa. Eu amo os livros dela. Consigo ler rápido, pois a leitura flui de forma simples. Os diálogos aqui são incríveis também. E todos os lados fictícios se intercalando com os fatos reais sobre a guerra só deixaram a história mais completa.

O final achei incrível também. Eu consegui descobrir uma pista, mas só nas últimas páginas. kkkkkk. Ainda estou sem entender como esse livro tem uma nota tão baixa no skoob. Mas eu amei e super recomendo!

luma 11/06/2020

Gostei muito
Nesse livro podemos ver que diferentemente de outros livros da Agatha Christie não ha um assasinato e sim um caso de espionagem da alemanha nazista,para muitos isso pode ser um fatos ruim,porém,eu sinceramente gosto dessa premissa mais tranquila sem toda a tensão de achar um assasino

guizin 08/02/2022

m ou n?
esse é o segundo livro que leio com o tommy e a tuppence e ELES SÃO TÃO DIVERTIDOS!! genial as táticas deles de tentarem descobrir quem eram os espiões nazistas numa pensão cheia de gente ao mesmo tempo que eles fingiam ser outras pessoas. amo muito este casal serelepe livro show de bola lançado durante a segunda guerra mundial com zilhões de críticas ao nazismo, patriotismo demasiado, machismo, extremismo, xenofobia e também momentos de reflexões sobre a segunda guerra.

após aproximadamente 80 anos da publicação desse livro é inevitável você não considerar a mente de agatha christie uma mente de titânio. todas as críticas da época que ela aborda em cada história são extremamente importantes(claro tem livros dela que possuem muitos preconceitos de época), eu acho que só lendo vários livros dela pra entender o quanto agatha christie sempre esteve a frente do seu tempo pq são coisas escritas há tanto tempo mas também são tão atuais!!
guizin 08/02/2022minha estante
oque n me fez dar 5 estrelas foi nao ter aquela euforia no final de revelação e plot mas mesmo assim achei agradável e coerente

Greice21 20/02/2023

Tommy e Tuppence
Após sua última aventura, os ex- agentes Tommy e Tuppence vivem uma vida pacata, ao mesmo tempo que a guerra está em curso, o casal se vê ocioso em seu atual momento. Enquanto Tommy está à procura de um trabalho que seja, Tuppence se odeia por passar o seu preciso tempo tricotando. No entanto uma visita de um velho conhecido, mudará radicalmente a vida do casal. Sem conhecimento da esposa, Tommy é escalado para partir em uma investigação. O alvo, ou melhor os alvos, são meramente conhecidos por M ou N. O que sabe- de além disso, é que são espiões, enviados de Hitler para troca de informações e suposto complô em uma arma química responsável pelo extermínio de várias vidas inocentes. Tommy estabelece residência em uma pensão, e de lá partirá suas investigações, onde os residentes serão seus principais suspeitos.

?Em paralelo ao último e primeiro livro de Agatha Christie que li em que a dupla Tommy e Tuppence atuam como detetives , este tem muitos resquícios parecidos, como a sede pôr aventura , a perspicácia da dupla, até mesmo a notória facilidade que Tommy se torna alvo fácil a cair nas armadilhas do inimigo. Como sempre Tuppence faz valer de sua inteligência, e torna-se peça fundamental no desfecho do caso. Dotada de muitas artimanhas consideráveis, Tuppence atua como cérebro da dupla, fazendo jus a poderosíssima astúcia e poder femininos.

BJ Gaby 27/02/2023

Tommy & Tuppence
Esse foi o primeiro livro que li do casal agente, e gostei bastante. Como em todo início de livro da Agatha, fiquei meio perdida nos personagens, mas foi fluindo a leitura. Gostei muito das reviravoltas (e como tem), e principalmente gostei muuuuito da tuppence, o trabalho dela e o desempenho dela para ir atrás da missão.

Eduardha 24/10/2020

Tommy e Tuppence são encantadores. Foi o segundo livro com o casal que eu li e posso afirmar que ele só serviu pra me fazer ficar ainda mais apaixonada pela relação dos dois. A ambientação do livro é incrível e a Agatha, como sempre, entregou um livro perfeito. Adorei a ideia da espionagem e como a foi desenvolvida. E, pela primeira vez, consegui acertar e desvendar, mesmo que parcialmente, o mistério: eu consegui acertar quem era a M.

Rosiane.Jesus 28/10/2020

Sr. e Sra. Beresford um casal excêntrico
Após passarem por uma primeira guerra, o Sr. e a Sra. Beresford, se sentem incapazes, por não conseguirem arrumar um novo trabalho devido sua idade.
Afinal com o que eles trabalham? Que é tão difícil assim para conseguir um novo emprego. Eles foram agentes secretos, e estão em busca de aventura.
Nessa nova trama eles se metem em muitas enrascadas e demonstram que mesmo com sua idade avançada são super capazes de resolver crimes.

Ingrid 03/11/2020

Gosto muito de Agatha Christie, mas esse foi o livro que menos gostei até hoje.
Geralmente termino os livros dela rapidamente pq a história me prende e eu não consigo esperar, mas esse não foi o caso, na verdade eu praticamente me forcei a terminar. Mas mesmo assim valeu a pena, só não é dos que mais gostei.

Aline 03/05/2022

M ou N?
É Agatha Christie então não pode ser ruim!!! ? Contudo, confesso que não é um dos meus livros preferidos. A história é bem lenta no início e demora um pouco até você ser picado por aquele bichinho que te faz não largar o livro enquanto não desvendar o mistério. Também não simpatizei muito com o casal de personagens principais ou talvez eu tenha começado com o livro errado, já que nessa história eles aparecem já mais velhos (o fato é que sou fã de Hercule Poirot ?). Enfim, recomendo a leitura, pois como já disse: É Agatha!

Milena.Saleh 16/11/2020

Ótimo livro
Ágatha Christie se arriscando em outros gêneros! Me remeteu muito às aventuras do Dan Brown, bem dinâmico, recomendo muito!

CLAUDIA 13/12/2020

M ou N?
Agatha Christie sempre surpreende... desta vez tem o casal Beresford investigando, ao invés do famoso Poirot. Muito bom como sempre! Vários personagens suspeitos, com final surpreendente ????

@vaisetratarleitora 27/05/2023

Dinâmico e bem desenvolvido
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 41° livro, publicado em 1941.

Criado e também ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o livro consegue passar muito bem a sensação de viver aquele tempo. Acho que também há muita invenção da autora, sobre movimentos e acontecimentos da guerra, mas não tenho conhecimento suficiente sobre isso pra poder discernir o que é real do que não é.

De toda forma, achei bem interessante como ela mostra que a guerra era dos jovens e que os mais velhos queriam ajudar, mas eram barrados por conta da idade. Ela também retrata a diferença da visão entre os jovens e mais velhos, porque enquanto os jovens estão animados pra lutar e fazer tudo pelo seu país, os mais velhos mesmo querendo ajudar, não sentem essa euforia e empolgação, provavelmente porque eles já haviam passado pela Primeira Guerra e sabiam como era um período difícil e como o pós guerra também não era fácil, mesmo para aqueles que ganhavam a guerra.

Senti um pouco de confusão sobre a cronologia, porque no livro O Inimigo Secreto, onde Tommy e Tuppence aparecem pela primeira vez, se passa logo após a Primeira Guerra, em 1922, e eles são jovens, acredito que na casa dos 20 e poucos anos. Em 1929, Agatha escreveu Sócios no Crime, também protagonizado por eles e eles não tinham filhos. Então como, 12 anos depois, eles já tem filhos adultos, com no mínimo 18 anos? A Segunda Guerra foi até 1945, então mesmo que a história se passe em um ano no futuro, ainda assim, não é possível, a conta não fecha.

Mas fora isso, a história é muito boa e me prendeu. Tentei descobrir quem era M ou N e descobri a mulher! Na metade do livro eu já estava desconfiando e quando houve o sequestro, eu tive certeza. Apesar de gostar de ser surpreendida, também gosto de conseguir adivinhar as coisas hsuahauahauha

Minha ressalva é que o final foi corrido demais, a história caminha de uma forma tão dinâmica, que você não vê o tempo passar e aí de repente acaba, tudo se resolve e pronto. Isso me decepcionou um pouco, eu esperava um final um pouco melhor elaborado, não sei, foi tão apressado que fiquei com a sensação de que não terminou. Além disso, fiquei decepcionada deles não terem contado nada pros filhos, eu queria ter visto a reação deles.

Enfim, apesar disso, a história é muito boa e sem dúvida vale muito a pena ler. Recomendo.

Danilo546 17/05/2023

Nome: M ou N?
Autora: Agatha Christie
País de origem: Reino Unido
Período de leitura: 17/05/2023

Comentário SEM SPOILERS: Eu amo os livros da Agatha Christie! São rapidinhos e fáceis de ler, com uma linguagem super acessível, mas sempre entregando mistérios e suspenses incríveis! Nesse aqui, um casal de meia-idade arranja um emprego ultra-secreto para desmascarar espiões alemães durante a Segunda Guerra Mundial. O livro é tão bom que li em apenas um dia e (pela primeira vez) consegui ter um palpite mais ou menos correto de quem era o criminoso! Gostei muito e recomendo!!!