Contos norte-americanos

Contos norte-americanos Vinícius de Moraes

Resenhas - Contos norte-americanos

jota 31/07/2012

Os clássicos
Coordenado por Vinícius de Moraes, Contos Norte-Americanos – Os Clássicos apresenta histórias de grandes autores traduzidas também por notáveis escritores brasileiros.

Além da apresentação de Orígenes Lessa, o volume conta com o prefácio do especialista Morton D. Zabel - A Arte da Ficção nos Estados Unidos, que equivale a um verdadeiro ensaio (ocupa mais de 30 páginas do livro), um pequeno curso de literatura norte-americana.

O volume é composto por 38 contos, mas nota-se um grande ausente, Ernest Hemingway, possivelmente por questões de direitos autorais. São histórias curtas ou médias que vão desde a segunda metade do século XIX até a década de 1940, período em que o gênero alcançou seu ápice.

Se falta Hemingway, por outro lado temos, entre tantos, William Faulkner, Mark Twain, Herman Melville, Henry James, Jack London, Sinclair Lewis, John dos Passos, Thomas Wolf, F. S. Fitzgerald, etc. Quer dizer, os melhores mesmo, os clássicos.

Bem, é um livro volumoso (511 páginas), onde, antes de cada conto, seu autor merece uma (ainda que curta) útil biografia. O único senão é que o livro foi impresso em fonte pequena, que não ajuda muito na leitura noturna. Mas se não fosse assim, provavelmente ele seria mais volumoso ainda, desencorajador talvez.

Lido entre 24.03 e 31.07.2012.