As Bacantes

As Bacantes Eurípides

Resenhas - As Bacantes

Mario Miranda 05/02/2020

As Bacantes, Tragédia representada postumamente de Eurípides, foi a obra que imortalizou o escritor ao longo dos quase 25 séculos desde o seu nascimento. Sendo aquele que talvez melhor simbolize o significado de "Tragédia", em As Bacantes, quando mais esperamos um desfecho em um viés cômico-moral, Eurípides choca o leitor ao introduzir a Tragédia em uma de suas representações mais grotescas.

A Tragédia narra a história da chegada de Dionisio na cidade de Tebas. Apesar da população cultuá-lo, inclusive o patriarca da dinastia Cadmo (seu avô), seu neto e atual governante, Penteu, nega-lhe qualquer direito devido a uma divindade. Após uma série de humilhações impostas e Dionisio, inclusive com o seu encarceramento, Dionisio sobrepõe-se sobre o governante de maneira definitiva.

Dionisio, divindade do vinho e do teatro - as competições teatrais a época eram conhecidas como dionisíacas - é uma personalidade singular dentro da mitologia grega. Era considerado uma divindade, apesar de apenas o seu pai, Zeus, ser uma - sua mãe era uma humana, Sêmele -, o que o colocaria como um semi-Deus. Ao contrário dos demais deuses, que preferiam habitar o Monte Olimpo, Dionisio era uma divindade com preferência em ficar em nosso mundo. Dionisio casou-se com Ariadne, responsável por tecer os fios que auxiliaram Teseu a entrar no labirinto do Minotauro para matá-lo.Ariadne é irmã de Fedra, que desposa Teseu, e que origina outra grande Tragédia de Eurípides, Hipólito.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br