Pequenas maravilhas

Pequenas maravilhas Idan Ben-Barak

Resenhas - Pequenas maravilhas

Taylor36 25/01/2024

Minha germofobia ataca!
Pequenas Maravilhas conta sobre ?micróbios?, categoria dada para todos os seres que não conseguimos ver à olho nu.
De extremófilos vivendo dentro de vulcões ou até mesmo dentro do próprio reator nuclear de Chernobyl até a produção de vinhos e pães.
Uma viagem pelo mundo que é invisível aos nosso olhos.

Camila(Aetria) 29/10/2013

Pequenas maravilhas realmente...
Estou completamente apaixonada pelo Pequenas Maravilhas - Como os micróbios governam o mundo de Idan Ben-Barak. Se pudesse dar mais que um coração no skoob tinha dado todos, HAHA. O autor tem uma escrita imensamente divertida, as notas de rodapé dele são divinas e conhecimento nunca é demais.

Ele vai tratar de casos bizarros envolvendo micróbios, genes, o que realmente é um ser vivo (é um livro cheio de perguntas e com poucas respostas na verdade, se analisar a questão de que não temos respostas definitivas para nada, e o que era verdade para a ciência ontem não é mais verdade hoje... é um livro perfeitamente plausível.). E o livro perfeito para se dar pra qualquer pessoa no mundo, e fazer crianças quererem virar microbiologistas quando crescerem. É genial em sua simplicidade e humildade ao passar quilos de informações sobre as mais variadas questões, desde como seria o mundo sem micróbios, como nós viveríamos apenas horas ou no máximo dias sem eles, como de 1 a 2kg de nosso peso são micróbios (Sim. Essa informação é muito perturbadora.), e como mutações estilo X-men funcionam melhor em micróbios que na gente. E até várias opções sustentáveis que envolvem micróbios.

O título também é extremamente interessante, geralmente temos uma visão praticamente endemoniada dos micróbios, pensamos neles como os comerciais de sabonetes antissépticos mostram, e esquecemos que eles permitem que estejamos vivos. E até os vírus que tentam matar a gente me fizeram mudar de ideia, poxa vida, eles não querem matar a gente, precisam de nós para viver (que visão romântica HAHA) mas às vezes exageram e tem esse pequeno efeito colateral.

É um livro delicioso de ler numa tarde, numa manhã, numa noite de estresse, sei lá. E mesmo que não se absorva muito conteúdo à primeira vista, você vai ficar pensando na quantidade de "bichinhos" que estão ao seu redor e, bem... dentro de você também.

Vale imensamente a leitura e me deu uma vontade louca de virar microbiologista também. Quem sabe um dia.

site: http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2013/10/29/pequenas-maravilhas-ogs-60/

Carla 05/07/2023

Um livro muito lúdico e didático sobre Microbiologia e conceitos de biotecnologia, ótimo para introduzir o assunto adorei!

Paula 19/11/2020

Uma grande maravilha
Olha, um excelente livro pra qualquer pessoa curiosa, e que apresenta com muito humor aspectos fabulosos da vida microbiana. Nota 10!
Alê | @alexandrejjr 19/11/2020minha estante
Bom saber que ele é maravilhoso, Paula!

Paula 19/11/2020minha estante
É muito divertido.

Léo 23/12/2015

Livro INCRÍVEL! Não possui muitas palavras de difícil compreensão. Um livro para ensinar uma pessoa a amar os segredos da vida de um micróbio.

DrAlu 08/09/2021

Leitura pesada pra quem não é da área da saúde, fica mais empolgante da metade em diante. Vale a leitura.

Cris.Aguiar 29/08/2023

Muita simpatia!!!
E só por conta da simpatia acabei essa leitura.

Se os micróbios não fazem parte do seu mundo assim como não fazem do meu, a simpatia do escritor é o que te permitirá ganhar algum conhecimento até o final.
O livro é leve, sem pretensão de ser didático, ao contrário, é um bate papo com seu melhor amigo especialista. Tem humor, tem informação, tem espanto e tem muito no que refletir.
Realmente... nós o coco da mosca que pousou no coco da vaca! Nada! Existe um mundo à parte .. .aliás, um mundo que nos permite viver... que se der pane.. não ficará pedra sobre pedra, nem osso sobre osso.

Se tiver oportunidade: Leia!

stella 20/02/2013

Impressionante!
Esse livro tem a missão de apresentar a microbiologia, da maneira mais interessante já lida, o autor apresenta não somente o lado vilão das bactérias mas as "´pequenas" maravilhas que elas podem fazer, e se referindo também a microorganismos que precisam morar no nosso corpo..
É excelente, recomendo para pessoas que estudam, ou formadas na área da saúde, que gostam ou não da área, você vai se divertir e aprender com ele.
Vai por mim. xD

Núbia Esther 12/03/2013

O que são micróbios? O que eles fazem? Como eles influenciam nossa vida? São essas perguntas e outras tantas mais que Ben-Barak propõe responder em seu livro Pequenas Maravilhas. Apaixonado pelos seres microscópicos resolveu extravasar esse amor ao mundo e deixar registrado no papel o quão importante esses organismos são para o funcionamento da natureza e a manutenção da vida.

“Quero lhe contar algumas histórias sobre micróbios. Mas estou com um problema: se eu entrar em explicações detalhadas e rigorosas sobre ideias e termos biológicos, gastaria muito tempo e muito papel, este livro se tornaria um livro acadêmico e eu acabaria perdendo o leitor. Por outro lado, se eu simplesmente começar a tagarelar sobre fatores sigma e RNAsi, você talvez decida me mandar passear.

Não quero transformar você em um microbiologista. Ser microbiologista é uma coisa para a qual os microbiologistas é que foram mandados à Terra.”

Como bem evidenciado pelo autor no trecho acima, ele não quer formar microbiólogos e sim trazer informações sobre esses seres microscópicos, de forma que um leigo possa entender. Por isso, seu texto é simples, e apesar de citar processos complexos, ele o faz de forma clara e objetiva, mas faz questão de frisar que o processo é complexo e indica para os leitores mais curiosos, leituras complementares. Ah, e sim, como grande parte dos livros de divulgação científica, o livro é repleto de notas de rodapé, mas em sua maioria, além de complementares elas são bastante divertidas. Em algumas partes o texto beira à poesia, por mais que você neste momento esteja achando que é impossível fazer poesia envolvendo micróbios e que eu tenha que confessar que enxergar poesia na natureza é algo inerente à natureza do biólogo, culpada.

Micróbios estão envolvidos na fabricação do vinho, da cerveja e de mais um tanto de outros alimentos, alguns vivem nos ambientes mais inóspitos da Terra e outros tantos (milhões e milhões) vivem mais próximos de nós do que imaginamos. Você sabia que a razão entre células microbianas e células humanas em nosso corpo é de dez para uma? Um a dois quilos de nosso peso são puros micróbios, isso pode no mínimo até parecer nojento, mas tem lá seu motivo. Controle cerebral? Doenças e condições mentais que parecem estar associadas a micróbios? Isso sim é assustador, controverso, curioso, preocupante e de por caraminholas (isso se já não tiver outras coisas por lá) em sua cabeça. Mas as doenças são só uma ínfima parte de todas as informações que o autor traz.

Ele também discorre sobre as inúmeras pesquisas científicas que são feitas com base nesses minúsculos seres. Desde estudos evolutivos e sociais, controle biológico de pragas, tratamento de lixo radioativo, passando pelo uso de vírus no tratamento de cânceres e em terapias gênicas e até ideias mais mirabolantes e que pasmem, estão gerando respostas surpreendentes e sugerindo possibilidades mais estrambólicas ainda. Além disso, os que gostam de história da ciência e em saber um pouco mais sobre como alguma descoberta importante ocorreu também terão alguma coisa a aprender, como a sorte inicial de Alexander Fleming na descoberta da penicilina e os posteriores esforços em produzir quantidades utilizáveis do composto por Howard Florey e Ernest Chain, ou as histórias um pouco mais bizarras de pesquisadores que para comprovarem que micróbios estavam por trás de temíveis doenças não pensaram duas vezes em submeter o próprio corpo às infeções.

Ao final de cada capítulo alguns adendos: números curiosos, os incríveis poderes dos tardígrados, esquetes, uma declaração de amor e o surto de mortes virtuais no World of Warcraft em 2005 que se mostrou uma oportunidade de ouro para os epidemiologistas.

Ben-Barak propõe uma conversa e ele consegue mantê-la ao longo de todo o texto. Um papo descontraído, informativo e com uma boa dose de humor, mesmo quando o assunto tratado pareça um tanto escabroso. Ouso dizer que até um leitor não tão leigo assim no assunto, irá se divertir e descobrir alguma curiosidade que desconhece. O livro ainda conta com um glossário e uma seção de leituras recomendadas que vão desde livros textos, passando por livros de divulgação científica, revistas científicas e sites e blog dedicados ao assunto. Caso ele consiga te deixar curioso com as informações que traz, ele não te deixará a ver navios, e lhe mostrará meios pelos quais essa curiosidade possa ser sanada, ou como mais frequentemente ocorre, aumentada.

Algumas citações interessantes:

“Um momento “eureca”, por mais brilhante que seja, nunca é suficiente.”

“[...] uma doença comum em meu meio, de pesquisadores, é a síndrome da visão em túnel: eu estava tão preocupado com meu próprio projeto que até o laboratório ao lado não passava de uma névoa indistinta.”

“A ciência é uma jornada, não um destino. Qualquer pessoa que apresente a ciência como um corpo de fatos fundamentalmente fidedigno e organizado provavelmente estará tentando lhe vender alguma coisa.”

[Blablabla Aleatório] - http://blablablaaleatorio.com/2013/03/12/pequenas-maravilhas-como-os-microbios-governam-o-mundo-idan-ben-barak/

Brunna 28/04/2021

Devemos nossas vidas aos micróbios
Pode ser até um pouco forte, mas devemos nossas vidas a eles. Sem eles não vivemos, e com eles temos que nos desafiar todos os dias: e conviver. Idan abordou de modo divertido e simples os aspectos mais importantes e gerais dos micróbios e como eles afetam nossa vida. Somos apresentados à parasitas, a questões sobre o que é vida, a revoluções científicas, a vacinas, acidentes em laboratórios, erros de cientistas, e isso tudo nos faz pensar em como ainda temos muito chão para cobrir. É um livro sobre entender nosso lugar no mundo e aceitar que não somos independentes nem estamos sós no nosso planeta. É sobre respeito e crescimento como espécie.

millenaaguiar 27/06/2023

Sensacional
Livro mt gostosinho de ler porque tem uma linguagem bem fácil e não é nada 100% científico, o autor faz várias piadinhas enquanto conta as coisas mais biológicas e torna a leitura mais leve

Roberto 24/03/2020

Excelente divulgação científica em microbiologia
Livro obrigatório para os cursos de biologia de segundo grau. Todo professor deveria adotá-lo como fonte ou trabalho de leitura do semestre para os alunos. Texto agradável e informativo.

Diogo.Antunes 16/04/2022

É sobre desvendar
O final do livro trás um recado importante: a ciência só é maçante quando você não entender o que está acontecendo. Então, quando conseguirmos entender o básico e que faz parte da gente, poderemos desvendar o resto.