Política

Resenhas - A Política

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo1121 06/03/2024

Sobre A Política
Uma obra que alterna entre a genialidade e as marcas de seu tempo, o debate político genial e o machismo, escravismo e a monarquia.

Alan fborges 03/01/2024

A política
A Política, escrita por Aristóteles, é uma obra clássica e fundamental da filosofia política. Neste livro, o autor aborda questões relacionadas à organização do Estado, à estrutura do governo e à busca pela virtude na vida política.

Aristóteles inicia sua obra examinando a natureza do ser humano e sua relação com a sociedade. Para ele, o homem é um ser político por natureza, ou seja, ele nasce com a propensão para viver em comunidade e participar ativamente da vida política. O autor argumenta que o Estado é uma instituição natural, porque é a forma mais adequada para que os indivíduos alcancem a felicidade e a realização pessoal.

Ao longo do livro, Aristóteles analisa diferentes formas de governo, como a democracia, a oligarquia e a monarquia, e avalia seus pontos positivos e negativos. Ele critica os extremos, como a tirania e a anarquia, e propõe que a melhor forma de governo é a constituição mista, que combina elementos da democracia e da aristocracia.

O autor também discorre sobre a importância da virtude na vida política. Segundo ele, os cidadãos devem buscar a virtude em todas as suas ações, tanto na esfera privada quanto na esfera pública. A virtude, para Aristóteles, está relacionada à busca do bem comum e à excelência moral.

Além disso, Aristóteles faz uma análise profunda sobre a questão da justiça, discutindo suas diferentes formas e seu papel na vida política. Ele ressalta a importância da justiça distributiva, que busca uma distribuição justa dos recursos e benefícios sociais, e da justiça corretiva, que visa corrigir as desigualdades existentes.

Por fim, o livro traz reflexões sobre a educação e a formação dos cidadãos. Aristóteles defende que a educação deve ser pautada na formação moral e intelectual, visando o desenvolvimento do caráter e a capacidade de discernimento.

Em resumo, A Política de Aristóteles é uma obra essencial para compreender as bases da filosofia política clássica. O autor apresenta uma análise profunda sobre a natureza do ser humano, a organização do Estado, as formas de governo, a importância da virtude e da justiça, e a educação cidadã. Sua visão equilibrada e fundamentada nas virtudes morais e intelectuais continua relevante nos dias de hoje, servindo de inspiração e referência para a reflexão sobre a vida política e a estrutura social.

Aline330 15/10/2023

[releitura]
Aristóteles é mais realista que Platão e prefere diagnosticar e reformar os regimes já existentes ao invés de propor um novo.

Arthur614 06/09/2023

Livro clássico da filosofia política, que influenciou o pensamento ocidental por milênios. Interessante leitura para ver algumas das bases de certos conceitos utilizados até hoje. Porém, em razão de sua antiguidade (e também da dificuldade de tradução), a escrita é extremamente difícil e uma parte das ideias trabalhadas já não mais se aplica aos dias atuais. Obra muito interessante, contudo deve ser lida (como maior parte das obras clássicas da filosofia) com o período em que foi escrita em mente.

itshayka 06/07/2023

?a política
Achei sensacional, por mais que tenha sido uma leitura um pouco cansativa por causa de alguns termos difíceis de entender, eu gostei bastante e super recomendo a leitura para quem gosta e/ou tem interesse em ler livros com base mais na Filosofia.

quote:

" O homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstància o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade é um ser vil ou superior ao homem. "

Vicente 30/05/2023

A Política que importa
Importa saber que o texto trata do estado de Natureza do homem, que no entendimento de Aristóteles é a própria sociedade. Como se forma essa sociedade e qual o papel do homem, animal político, nesta sociedade é a discussão do texto.

Marcos606 12/04/2023

“O homem é um animal político”, observa Aristóteles. Ele e seus alunos documentaram as constituições de 158 estados – uma das quais, a Constituição de Atenas, sobreviveu em papiro. O objetivo de A Política, diz Aristóteles, é investigar, com base nas constituições coletadas, o que faz um bom governo e o que faz um mau governo e identificar os fatores favoráveis ou desfavoráveis à preservação de uma constituição.

Aristóteles afirma que todas as comunidades visam algum bem. O estado (polis), pelo qual ele quer dizer uma cidade-estado como Atenas, é o tipo mais elevado de comunidade, visando o maior dos bens. As comunidades mais primitivas são famílias de homens e mulheres, senhores e escravos. As famílias se unem para formar uma aldeia, e várias aldeias se unem para formar um estado, que é a primeira comunidade autossuficiente. O estado não é menos natural que a família; isso é provado pelo fato de que os seres humanos têm o poder da fala, cujo objetivo é “expor o conveniente e o inconveniente e, portanto, o justo e o injusto”. A fundação do estado foi o maior dos benefícios, porque somente dentro de um estado o ser humano pode realizar seu potencial.

O governo, diz Aristóteles, deve estar nas mãos de um, de alguns ou de muitos; e os governos podem governar para o bem geral ou para o bem dos governantes. O governo de uma única pessoa para o bem geral é chamado de “monarquia”; para benefício privado, “tirania”. O governo de uma minoria é “aristocracia” se visa o melhor interesse do estado e “oligarquia” se beneficia apenas a minoria dominante. Governo popular no interesse comum Aristóteles chama de “política”; ele reserva a palavra “democracia” para o domínio da turba anárquica.

Se uma comunidade contém um indivíduo ou família de excelente excelência, então, diz Aristóteles, a monarquia é a melhor constituição. Mas tal caso é muito raro, e o risco é grande, pois a monarquia corrompe-se em tirania, que é a pior constituição de todas. A aristocracia, em teoria, é a segunda melhor constituição depois da monarquia (porque a minoria governante será a mais qualificada para governar), mas, na prática, Aristóteles preferia um tipo de democracia constitucional, pois o que ele chamou de “política” é um estado em onde ricos e pobres respeitam os direitos uns dos outros e os cidadãos mais qualificados governam com o consentimento de todos.

Dois elementos do ensinamento de Aristóteles afetaram as instituições políticas europeias por muitos séculos: sua justificação da escravidão e sua condenação da usura. Algumas pessoas, diz Aristóteles, pensam que o domínio do senhor sobre o escravo é contrário à natureza e, portanto, injusto. Mas eles estão completamente errados: um escravo é alguém que por natureza não é proprietário de si mesmo, mas de outra pessoa. Aristóteles concorda, no entanto, que na prática grande parte da escravidão é injusta, e ele especula que, se máquinas inanimadas pudessem ser feitas para realizar tarefas domésticas, não haveria necessidade de escravos como ferramentas vivas. No entanto, algumas pessoas são tão inferiores e brutas que é melhor para elas serem controladas por um mestre do que serem deixadas por conta própria.

Embora não fosse um aristocrata, Aristóteles tinha um desdém aristocrático pelo comércio. Nossas posses, diz ele, têm dois usos, próprios e impróprios. O dinheiro também tem um uso próprio e impróprio; seu uso adequado é para ser trocado por bens e serviços, não para ser emprestado a juros. De todos os métodos de ganhar dinheiro, “tirar uma raça do metal estéril” é o menos natural.

Wilson 26/11/2022

Fundamental para entender o que é política
Obra indispensável para se ter uma ampla compreensão dos sistemas políticos ocidentais: Monarquia, tirania, república, oligarquia. O livro é uma espécie de réplica à República, de Platão.

Everton Godoy 04/10/2022

O livro traz consigo uma ideia muito boa de como estruturar uma cidade, com a criação da constituição e qual delas seria a melhor, qual o melhor tipo de governo (tirânico, oligárquico, aristocrático, democrático) e explicando do que cada tipo é constituído. Também fala um pouco de como e quando os casamentos devem ser realizados e também versa sobre como realizar a educação nas cidades. Achei bem interessante essa parte que trata sobre educação.
Confesso que me perdi um pouco na leitura, pois tem algumas partes que são muito massante de ler então acabava me perdendo e não queria voltar por ser muito massante, mas na grande maioria do livro a leitura não é muito complicada.

lorena418 02/09/2022

li para fazer um trabalho então não sei exatamente como dar minha opinião sobre, é um livro ter ótico para entender o ponto de vista do autor e suas críticas sobre ?a república? eu gostei de ler os dois seguidos e tenho tenho vontade de reler com mais tempo para estudá-lo, tive muita pressa então não consegui me aprofundar muito ou dar toda a atenção que eu gostaria

LittleStressedGirl 07/08/2022

A política
Se eu não tivesse sido obrigada a ler por causa da faculdade, tenho certeza que iria gostar mais.
Mas não gostava do professor e isso pode ter influenciado... não, esse eu não vou ler de novo.

Gabriel 07/08/2022

A política - Aristóteles
"A política", do filósofo grego Aristóteles, trata da política através dos diferentes modelos de governo; da gênese e organização da cidade (polis grega) e da escravidão.
Aristóteles acreditava que o fim da Política seria a felicidade da vida coletiva e, nesse sentido, na referida obra, investiga quais seriam as melhores e as piores formas de governo para se atingir tal fim. O filósofo identifica monarquia, aristocracia e república (ou politeia), que podem degradar-se em tirania (a pior forma de governo), oligarquia e democracia.
Ademais, para o autor, haveria homens para a liberdade e homens para o trabalho e o serviço, os escravos, que na análise aristotélica são apenas instrumentos de força. Doutra parte, também discorre sobre a mulher e a coloca num lugar de inferioridade na organização social.
Uma obra boa para aqueles que gostam de Filosofia, mas deve-se ter cuidado ao analisar o livro no que diz respeito à continuidade de certos conceitos.

Pedro Guimarães 29/06/2022

O livro em si é um divisor de águas.

Apesar de conter uma linguagem muito simples o que dificulta a obra não se resume a isso e sim na reflexão que o gênio grego faz-nos ter e refletir com determinados temas e construções arquitetadas e atreladas a realidade da sua época. Com base nisso, é sempre bom lê-lo com essa ideia em mente ,ou seja, Aristóteles argumenta para o grego e com os gregos,a Pólis, e toda aquela ideia do homem como animal político , as suas três formas de governo bem como suas consequentes corrupções, o Pater familias com a questão hierárquica e familiar do homem dentro de casa e não dá mulher e por fim a questão da escravidão que assentava possíveis entendimentos de quem poderia ou não ser submetido a tal situação.

Para quem desconhece o autor,dois pontos merecem destaque, tais como : caso você não dispusesse de tempo para o estudo,artes e atividades físicas você não poderia atuar politicamente no senado e tampouco ser considerado cidadão da pólis haja vista que para tal tais atos eram considerados fundamentais. Para ele você seria considerado um selvagem ou bárbaro. Além disso,outro fato ficaria por conta de quem poderia ou não orientar o soberano filosoficamente ,e claro, o povo ficaria a parte tendo em vista sua estupidez coletiva à época . Há uma ampla argumentação, portanto que poderia ser citada mas o espaço não permitiria . Assim, o livro é ótimo para render belos frutos,debates e os primeiros passos na filosofia.

Tamara Octaviano 29/05/2022

Aristóteles é das pessoas mais brilhantes que já pisaram na face da Terra. Mas quando é pra falar groselha... sai de baixo.
Ray Ray 29/05/2022minha estante
Que tipo de groselhaaaa??

Tamara Octaviano 29/05/2022minha estante
Ele fala que a pessoa meio que já nasceu pra ser escrava, que não importa quantos direitos vc concede a ela, ela vai sempre voltar a ser servil, fala coisas como mulheres e crianças não pensam, e por aí vai. Mas faz uma excelente observação sobre as formas de governo e até como um tirano consegue se manter no poder. Vale a pena a leitura, mas tem que filtrar esse tipo de informação

Pedro 19/10/2022minha estante
Pegue leve com Aristóteles. Apesar de ser um gênio, ele era um homem do seu tempo.

1 | 2 | 3 | 4