A Política

Resenhas - A Política

1 | 2 | 3 | 4

Rangel 29/01/2019

Política segundo Aristóteles
A obra prima Política do filósofo Aristóteles, discípulo de Platão, vislumbra uma filosofia política conservadora, pois ele critica ideias de outros sistemas políticos de Sócrates e de Platão, que fazem tábula rasa e oferecem pretensas ideias superiores. A polêmica principal é com Sócrates e a República de Platão. Aristóteles é contra o igualitarismo, pois Aristóteles se incomoda com a igualdade entre homens e mulheres e é a favor da escravidão. O filosofo ao apresentar sua filosofia política, utiliza-se de método indutivo, impressões dos sentidos, tradições e senso comum. Aristóteles achou que as mulheres são inferiores aos homens, e que os escravos sempre existiram na sociedade. A Política de Aristóteles é a antítese da República de Platão, pois na sua concepção sobre educação é menos detalhada em relação ao seu mestre. Aristóteles tem uma ideia liberal conservadora sobre a economia, a política e a sociedade, pois achou que a propriedade não deve ser limitada, contudo, a população, sim. Ele defende o aborto para que a população busque se garantir estabilizada e saudável. Aristóteles coloca como base de seu pensamento político e econômico sua busca pelo meio termo, ou seja, que a cidade deve buscar uma classe média nascente, pois a pobreza é fonte do mal e causadora da revolução. A cidade em si deve ter um tamanho limitado e permitir que a vida intelectual seja incentivada, para principalmente, contemplar o fim último do ser humano. Aristóteles não concorda com o Bem transcendental. Para Aristóteles, na cidade, cada homem deve buscar aquilo que lhe agrada e, em termos políticos, o indivíduo deve fazer parte de um bloco de pequenos ideais e motivações a formar o pensamento político urbano. Aristóteles entende a política como reflexo da teoria do conhecimento, ou seja, a ciência como capacidade humana de unir informações, o que a natureza fornece. Aristóteles não acredita num Bem que esteja acima de tudo. Segundo Aristóteles: “Todos os homens por natureza desejam saber”. Aristóteles se mostra como filósofo, que devota tanto tempo em discussões sobre a arte de ganhar dinheiro e sobre o comércio. Aristóteles se preocupou com uma adequação para gerar ciência, com finalidade de conservar, acumular dados e garantir uma ociosidade contemplativa. Sua preocupação com o privado (particular) gerou uma atomização da sociedade em níveis alarmantes. Hoje, em nossa civilização, debatermos sobre o bem comum, pessoas compram produtos estúpidos que se possa imaginar, enquanto ao seu lado, alguém passa necessidades. No tempo de Platão, quando este tentou ensinar sobre o Bem fora de sua Academia, a população, no mais puro espírito útil é bom. Aristóteles não conseguiu compreender as conquistas de seu discípulo Alexandre, ora Rei de Macedônia e da Grécia, que formou um Império mundial. A cidade por Aristóteles imaginada é fechada em si mesma e hostil aos estrangeiros. Trata-se de uma cidade que busca fornecer meios para que alguns obtenham um ócio contemplativo. Aristóteles idealiza a cidade de Parmênides de Platão, na busca da unidade na multiplicidade, que foi colocado em prática pelas conquistas macedônicas, e deu origem à cidade de Alexandria, que uniu vários povos, como os gregos, persas, judeus e muitos outros. O princípio de não-contradição de Aristóteles influenciou sua política e ele não admitiu a ideia da contradição no sistema político que idealizou. Ao concordar com Platão, que a democracia era a pior forma de governo entre as melhores, tendo sua forma degenerada a demagogia. Contudo, percebera que a monarquia pode ser degenerar para tirania e a aristocracia degenerar em oligarquia. Entretanto, Aristóteles entendeu que a democracia é a política que oferecia menos perigo. Para quem quer conhecer e aprender a política na visão da História Antiga, a Política de Aristóteles é um clássico para se ler e compreender de onde originou o conservadorismo mais argumentado e qual sistema ou regime político escolher para conduzir uma cidade ou uma nação para se viver e conviver em sociedade.

Afranio.Cunha 23/07/2020

Essencial
Para quem se interessa pelos temas "política", "Direito", "Filosofia" esse livro é obrigatório, deve ser lido. Seus pontos negativos: a defesa escravidão e o papel secundário reservado a mulher. No entanto, ler esse clássico é importante para todos que querem se aprofundar no tema. #vamosler, #Aristóteles. #25/25/2020. Pois a #Política está hoje no centro de qualquer debate.

Daniel Sampaio 23/04/2022

Uma detalhada análise das diferentes formas de governo
A obra analisa diferentes formas de governo - monarquia, aristocracia, oligarquia, tirania, democracia - à partir da análise crítica de obras precedentes e contemporâneas ao autor - Aristoteles, discípulo de Platão - e da observação empírica de governos contemporâneos ao autor, novamente. O autor analisa as circunstâncias que provocam e evitam as diferentes formas de governo - e as transições delas - e o quanto as legislações/constituições contribuem nestes aspectos. Recomendo.

Diogenes 22/03/2018

EDIÇÃO MARTIN CLARET
Estou avaliando a edição, exclusivamente, pois me parece urgente fazê-lo.
A edição da Martin Claret é frustrante! Está repleta de problemas de coesão e coerência da tradução, o que deixa o texto confuso! Além disso, a disposição dos capítulos é pouquíssimo elaborada.
RECOMENDO A EDIÇÃO DA MARTINS FONTES! Isso para que você não se decepcione com a compra, como foi o meu caso...

Ricardo1z 09/04/2016

Clássicos da literatura 6
Aristóteles era apaixonado pela capacidade dos homens de criarem cidades, instituições e leis. Seu livro Política é um excelente tratado sobre o assunto, os únicos pontos que discordo são suas opiniões sobre a inferioridade das mulheres e considerar os escravos(costume da antiguidade) como animais.

Diego 26/02/2016

Interessante mas massante
é interessante mas as vezes dá muito desânimo de ler e começa a viajar enquanto lê. Algumas passagens são bem legais e atuais mas algumas (pela época que foi escrita) são bem jurássicas e cruéis.
Rudy 15/05/2017minha estante
Se o livro se refere à época, ao contexto, e às condições de pensamento da época, os adjetivos 'jurássico' e 'cruel' são desnecessários.

Wilson 26/11/2022

Fundamental para entender o que é política
Obra indispensável para se ter uma ampla compreensão dos sistemas políticos ocidentais: Monarquia, tirania, república, oligarquia. O livro é uma espécie de réplica à República, de Platão.

Vicente 30/05/2023

A Política que importa
Importa saber que o texto trata do estado de Natureza do homem, que no entendimento de Aristóteles é a própria sociedade. Como se forma essa sociedade e qual o papel do homem, animal político, nesta sociedade é a discussão do texto.

VRAF 05/12/2010

Antes de Maquiavel
Este é o verdadeiro inspirador de Maquiavel, pois trata profundamente do homem e sua natureza política, nesta obra Aristóteles ensina como viver em sociedade e o que faz do homem um cidadão, afinal de contas quem não fazia parte das assembléias não tinha poder e este era representado por meio do voto que nada mais era do que a expressão de vontade emanada do querer individual da classe dominante, obra singular que faz refletir sobre a cidade e sua constituição original, afinal de contas viver é convencer.
Letícia 21/06/2014minha estante
Também me lembrou muito Maquiavel!! A forma racional como tratou da política e formas de governo. O mais interessante é o tempo em que ele se encontra e mesmo assim chegar a tais conclusões... Aristóteles é foda!! rs

Biahhy 13/02/2018

Primeira leitura teórica de filosofia do ano e do autor.
Primeira leitura Teórica de Filosofia

Uma das obras mais conhecidas do ramo da filosofia para explicar a ligação da política, os Estados, os governos pela visão filosofia e crítica de um dos maiores filósofos e um dos meus favoritos: Aristóteles.

Apesar de o livro ser bem teórico, e apresentar uma abordagem bem grande com grandes explicações, tem uma linguagem fácil, dinâmica e de alta compreensão a todos, assim como o tema abordado realmente universal e de ótima leitura.

Luciano.Ribeiro 18/08/2017

Politica.
Em a politica, aristoteles, desenvolve e corrige as ideias propostas em 'a republica', por seu mestre platao, e vai alem. o livro é muito lucido, é uma leitura basal para a compreensão da politica.

site: twitter.com/luceano

Kauana.Palma 04/08/2020

Importante clássico pra entender como deveria funcionar a política pra Aristoteles. Não é uma leitura tão agradável e fluida, achei bem cansativo, principalmente por alguns trechos terem se perdido, fazendo com que fiquem partes desconexas no livro. Uma leitura clássica, mas não muito agradável.

heebiejeebies 24/05/2024

Livros de filosofia não são muito atrativos por natureza (o conteúdo é muito denso e às vezes a linguagem é rabiscada, com metáforas e períodos muito extensos e confusos), mas Aristóteles consegue transmitir os pensamentos dele (na maior parte do tempo) de forma muito eficiente e bem compreensível. A maioria do livro é bastante interessante e ele consegue abordar muitos aspectos da vida em sociedade, o papel de cada um e, consequentemente, a visão que aquele povo tinha das coisas, o que é muito interessante. Uma parte do livro, no entanto, fica bastante repetitiva e maçante, então fica um pouco chato de ler, mas, fora isso, a leitura é boa

Everton Godoy 04/10/2022

O livro traz consigo uma ideia muito boa de como estruturar uma cidade, com a criação da constituição e qual delas seria a melhor, qual o melhor tipo de governo (tirânico, oligárquico, aristocrático, democrático) e explicando do que cada tipo é constituído. Também fala um pouco de como e quando os casamentos devem ser realizados e também versa sobre como realizar a educação nas cidades. Achei bem interessante essa parte que trata sobre educação.
Confesso que me perdi um pouco na leitura, pois tem algumas partes que são muito massante de ler então acabava me perdendo e não queria voltar por ser muito massante, mas na grande maioria do livro a leitura não é muito complicada.

Gabii 10/03/2013

Um dos mais influentes livros da história, A Política é um livro de leitura um tanto lenta e difícil, a edição que eu possuo mesmo é lotada de notas – muitas vezes um pouco sem sentido – fato que faz com que se interrompa a leitura varias vezes.
O titulo com certeza atrai a atenção, e o autor também, mas é preciso avisar que essa leitura não será agradável ou mesmo interessante para todos. O volume discorre principalmente em torno de uma série de conceitos e criticas aplicadas aos tipos de governos, desde a formação da população, até o tipo de educação dada as crianças, necessária a criação de uma cidade “perfeita”. È importante fazer notar que esse texto se parece um pouco com a explicação de uma professora de História velhinha, não que isso seja um defeito, mas esse livro se parece realmente com uma aula, e também é importante frisar que apesar de vários conceitos explicitados nele que ainda são aplicáveis, existem muitas coisas que são meio “alienígenas” a nós uma vez que o mundo e a sociedade mudaram muito – logicamente.
Alias, se você for ler esse livro eu tenho uma dica: leia antes o livro “Apologia de Sócrates, O Banquete e Fedro” de Platão, eu tenho a leve impressão que isso ia deixar mais claro muitas partes.
Visitem:
Curtam também: