O Desgosto de August

Resenhas - O Desgosto de August

1 | 2 | 3 | 4

Vida de Serieatriz 26/06/2021

Passada, chocada!
Nunca em um milhão de anos eu esperava aquele final. Preciso ser honesta, Watson é mto cadelinho pq eu teria mandado a Charlotte pastar na metade do livro. Não tenho paciência. Mas ele tb tem a cota dele. August ganhou meu coração. Brasil, eu estou devastada! E que confusão do cacete esse final. A treta vai ser grande!!!
Os Holmes são uma bagunça... Jesus! Amei toda a história por trás da amizade do pai do James com o Leander. Altos e baixos e mto nervoso. Mas a leitura como sempre fluiu que é uma beleza.
Magam 09/03/2022minha estante
MEU DEUS SIM, ACABEI DE ACABAR E ESTOU DEVASTADA, DESESPERADA.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/04/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Em O Desgosto de August, continuamos a acompanhar as aventuras de Charlotte Holmes e James Watson. Infelizmente essa continuação não foi tão boa quanto o primeiro livro.

O principal problema desse livro é o plot principal. Esse sumiço de Leander e a procura de Charlotte é tudo mundo confuso. São várias teorias ao mesmo tempo, várias informações dadas de uma vez, vários personagens dando informações de uma vez... Resumindo: muita coisa acontecendo, tudo muito rápido e sendo pouco explicada.

Outro ponto que me desagradou foram os ditos vilões. Como eu estava discutindo o livro com outra pessoa que leu, não entra muito na minha cabeça dois adultos colocaram toda sua vida em função de uma vingança contra com uma adolescente de 17 anos. Simplesmente não convence. Os Moriartys (descendentes do lendário Jim Moriarty, maior nemesis do Sherlock) entram e saem de cena com um desejo de sangue da Charlotte que não é muito bem compreendido e nem aceitável.

Como vimos no livro passado, Charlotte foi responsável por acabar com a vida de August, de forma que todo mundo crê que ele está morto. O personagem dá as caras nesse livro e eu não consegui me conectar com ele de forma alguma, justamente pelo descrito no parágrafo dois. Deu pra ver que ele não quer ser mais associado a essa sede de vingança, mas também se ressente por não poder viver uma vida completa. Infelizmente, por conta do turbilhão Leander desaparecido, o personagem não foi muito aprofundado.

Nesse livro conhecemos um pouco mais da família de Charlotte e até rolou uma pequena simpatia pela moça. Não que justifique os seus modos, mas Charlotte vem de uma família bastante tóxica e negligente e a única pessoa que realmente se importa com ela é o seu tio. Então, também é compreensível seu foco em encontrá-lo.

Enquanto muita gente aqui descobriu se vendo uma relação nada saudável entre Charlotte e James, eu já percebi isso em Um Estudo em Charlotte. E essa deve ser a razão por achar que aqui isso deu uma diminuída. James já tem uma visão mais clara de Charlotte, apesar de ainda romantizar alguns detalhes dessa amizade, mas ele aqui consegue refrear algumas situações que a personagem o coloca. OK que o motivo ciúmes foi um condutor pro fato de James abrir o olho e se fazer ouvir pela amiga, mas já é um pequeno avanço.

Quando a James, como comentei, gostei do fato dele bater o pé em certas situações e não se deixar levar somente por Charlotte. Gostei dele tomar as rédeas em momentos da procura pro Leander. Entretanto, ao mesmo tempo, eu me senti querendo dar duas biscas nele para ver se acorda e para de querer forçar uma relação além de amizade com Charlotte. Suas atitudes nesse ponto só fazem Charlotte tem mais certeza que um dia ele iria ressenti-la quando as más lembranças do seu trauma voltasse e ela não querer que ele a toque.

Neste livro contamos com alguns capítulos narrados por Charlotte, que corroboraram o que eu já suspeitava. Ela sim se importa com James, mas sua forma de demonstrar é completamente errada. Creio que isso se deve ao fato de como foi criada e toda essa pressão por ser uma Holmes e estar sempre envolvida em alguma confusão que termina em morte e sangue. Acrescente nisso o fato de James praticamente a estar forçando a superar seu trauma de contato físico e ela se coloca essa pressão justamente para não magoar o jovem, porém já sabemos que vai dar ruim.

Felizmente a escrita da Brittany é bem fluída, o que, combinado com a situação de Leander, deixa a história num ritmo bem constante. Apesar da confusão do plot, assim como James, você se vê absorvido por Charlotte e a busca pelo seu tio desaparecido. A cena final foi digna de season finale de série, o que deixa um gancho para o terceiro livro, The Case for Jamie.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/04/resenha-507-o-desgosto-de-august.html

Isadora 04/01/2024

Sem comentários ??
Primeiro livro do ano finalizado! Gostei bastante desse segundo livro da trilogia, não teve um final e quero saber o que vai acontecer no último livro...

A história começa com James e Charlotte passando as férias na casa da família Watson e, depois, na casa dos Holmes. Entretanto, o tio de Charlotte, Leander, desaparece e Jamie e Lottie vão para a Alemanha investigar, mas acabamos descobrindo que tinha muito mais do que imaginávamos nessa história... Todo esse caos com as paixões de James e Charlotte um pelo outro, amo esse casal ?

Recomendaria sim esse livro! O único ponto que não gostei foi o fato da Charlotte não estar muito focada no suspense principal, mas isso é explicado depois o porquê... A leituraa flui muitoo e terminei esse volume muito rápido ????

Maisa @porqueleio 05/10/2020

Bora conhecer melhor os Moriarts
Por se tratar de um segundo livro, essa resenha pode conter spoiler do livro anterior.

Logo após o término do desastroso semestre em que quase foram mortos, Charlotte Holmes leva James Watson para passear em Londres, na casa dos pais dela . Watson entende melhor a personalidade de Charlotte ao conhecer o ambiente onde foi criada – uma família bem disfuncional. O único que parece ser mais normal é Leander, o Holmes que é amigo do pai do James. Mas ele desaparece, e Charlotte não acredita que ele partiu sem se despedir, mas sim que foi sequestrado.

Leander estava investigando falsificações de obras de arte, e parece que justamente alguém da família Moriarty estava por trás do esquema. Para resolver o caso, ela vai atrás de seu irmão em Berlim, e vai acabar trabalhando justamente com August Moriarty, que está sob proteção de Milo Holmes... Trabalhar com August provavelmente será mais difícil para James do que para Charlotte!

Uma estória bastante investigativa, e eu até perdia a linha de raciocínio em algumas partes, de tão intenso. Mesmo não sendo muito crível esse antagonismo dos Moriarty com uma menina de 17 anos, as cenas de embate entre eles são muito boas.

Mas o que mais me prendeu foi a relação entre a Charlotte e o Watson. O olhar cor de rosa dele sobre ela diminuiu consideravelmente, mas ainda é uma relação muito visceral, tóxica em alguns momentos, mas de uma forma que retrata bem a relação de Holmes e Watson originais. Ele espera que ela supere os traumas de seu abuso, ela quer uma entrega total dele. Ela cresceu em um ambiente competitivo, ele, com a visão de subserviência aos Holmes – tudo muito errado, né? Mas eu gostei justamente por refletir tão bem como sempre senti a relação dos dois originais...

E, aqui também teremos a visão da Charlotte, e é uma delícia encontrar todo o sarcasmo e o auto centrismo dela! E um final... ousado!

site: https://www.instagram.com/p/CFsU1OPjSm3/

MarinaSts 25/10/2020

Super recomendado para toda a família
O livro continua praticamente do ponto que paramos, fim do ano letivo do colégio interno, Charlotte e Jamie iniciando suas férias de final de ano. O que era para ser uma simples viagem de "amigos" acabou virando mais que isso, afinal estamos falando dos decendentes de nada mais nada menos que Sherlock Holmes e Watson certo?

A narrativa com sempre é contada do ponto de vista do Jamie,um adolescente que está descobrindo de um jeito meio torto algumas coisas sobre a vida e sobre si mesmo. Em certo ponto da narrativa vemos Charlotte conhecendo a mãe e irmã de Jamie, em Londres Algo que o deixa extremamente nervoso, por não se sentir no nível da família de Holmes. Mas acaba se surpreendendo ao que a menina se encanta por sua forma de vida.

Porém as coisas começam a mudar quando a dupla vai para casa da família da menina em Sussex e ao chegar no local se deparam com um clima bem tenso, por assim dizer. Alistair pai da menina deixa claro que guarda segredos maiores do que realmente são que podem acabar levando toda a família junto.

(...)

site: https://bloggeekthings.blogspot.com/2020/10/resenha-o-desgosto-de-august.html

Gramatura Alta 23/04/2020

James Watson e Charlotte Holmes estão em busca de férias sossegadas depois dos últimos acontecimentos que quase os mataram. Mas Charlotte não é a única Holmes que guarda segredos, e o clima na casa da família em Sussex está palpavelmente tenso. Mais importante do que isso, Holmes e Watson poderiam se tornar mais do que amigos, mas o passado sombrio dela ainda é uma barreira entre os dois.

Uma distração logo surge, porque Leander, o tio querido de Charlotte, desaparece da casa da família – depois de ser muito misterioso em relação a sua nova missão na Alemanha, que envolve falsificadores de arte. Charlotte agora está determinada a encontrá-lo. A primeira parada deles? Berlim. Seu primeiro contato? August Moriarty (a obsessão de Charlotte no passado, que muitos acreditavam estar morto), membro de uma poderosa família que falsificava pinturas famosas nos últimos cem anos. Mas quando entram na cena underground de Berlim e no luxo das galerias de arte em Praga, Holmes e Watson começam a perceber que as coisas são mais complicadas do que parecem. E muito mais perigosas também.

O primeiro livro da série, UM ESTUDO EM CHARLOTTE, resenha aqui, apresenta James e Charlotte, ambos adolescentes de 17 anos de idade, às voltas com uma série de assassinatos. James é apaixonado por Charlotte, mas a aproximação é difícil, uma vez que ela enfrenta o trauma de uma violência sexual, além de ter herdado aquele isolamento social característico do Holmes original. Mesmo assim, os dois criam uma amizade que ao final do livro caminha para algo mais. James é fofo, insistente, enquanto Charlotte tenta negar seus sentimentos para não ferir James.

Esse conflito se mantém por quase toda a história de O DESGOSTO DE AUGUST, mas de uma forma que transforma a relação dos dois jovens em algo mais problemático. Existe um avanço, há uma demonstração de afeto que leva a relação para um outro patamar, mas mesmo assim é nítido que um faz mal para o outro. E isso não se deve apenas aos dois personagens, mas a outros que os rodeiam. Na verdade, quase todos fazem parte de algo tóxico. E não sei dizer se é proposital da autora.

Charlotte tem seus traumas, como já disse, além de um temperamento e atitudes que a isolam socialmente. Ela é constantemente cobrada e atirada de um lado para o outro pela maioria dos membros de sua família. E sofre a mesma pressão pela família dos Moriarty, com o adendo de que parte deles a querem matar por ter destruído a vida do caçula, August. Mesmo que August não culpe Charlotte ou mesmo nutra algum desafeto por ela. Não existem demonstrações de carinho ou de cumplicidade dentro dos Holmes, tudo é sempre uma corrida, uma competição e uma rede de intrigas que impede qualquer confiança.

James sofre outro tipo de toxidade. A família dele sempre foi submissa aos Holmes, por gerações. A coisa se mantém. São considerados amigos fiéis, mas tratados como inferiores, como quase criados. Embora existe respeito e carinho de James com seu pai, e vice-versa, os dois não ficam juntos, moram em pontos diferentes do globo, e existe aquela cobrança para James se afastar de Charlotte, como se ele fosse inferior, não pudesse acompanhar em pé de igualdade.

E isso se reflete na relação de James com Charlotte. Ela pensa o tempo inteiro que ele sairá ferido da relação, ou morto por algum inimigo dela. Todos os trechos que os dois ficam juntos e se abrem, terminam ou são interrompidos por causa de algum complexo criado pela relação familiar de um deles. Quanto mais James tenta se provar corajoso e demonstrar seu amor por Charlotte, mais ela sofre por não acreditar que possa dar certo. E esse posicionamento vai criando um ciclo vicioso altamente destrutível.

Ao redor de tudo isso, existe o complicado caso do desaparecimento de Leander, o tio da Charlotte, e um tipo de acerto de contas pelo que aconteceu com August. Ele é mais velho que o casal de jovens, tem 23 anos, e tem outras prioridades em sua vida, bem como planos diferentes. Então, leitor, não pense que é formado um triângulo amoroso entre Charlotte, James e August. Felizmente isso não acontece, nem passa perto. Charlotte e August dividem uma amizade tão tóxica quanto todo o resto. Ela destruiu a vida dele, ele a perdoou. Ele tem uma admiração por ela, ao mesmo tempo que tenta competir com sua inteligência. Ela se sente apenas entediada com isso.

Quase toda a narrativa é feita em primeira pessoa por James, mas alguns poucos capítulos são contados por Charlotte. É uma pena que não sejam mais. A visão que James tem dela, não reflete o que ela realmente pensa e sente. Nos capítulos dela, isso fica claro. Ela é fria e distante aos olhos de James, mas na verdade, ela enfrenta uma batalha interna onde confessa intimamente o quanto ama James. Ela é uma pessoa melhor, mais humana, mais emocional quando acompanhamos seus pensamentos, e esses breves momentos, são suficientes para reverter toda a antipatia que ela pode causar. Isso demonstra como é uma personagem complexa e cheia de dualidades.

Quanto à trama sobre o desaparecimento do tio, confesso que me perdi na metade. São tantas reviravoltas, tantos complôs, tantas mentiras, tantos vai e vem, tantas traições, que teve uma hora que eu simplesmente desisti de tentar compreender o que estava acontecendo. Foquei apenas na relação dos três personagens principais, Charlotte, James e August, e fui sobrevivendo até o clímax. E não me perguntei o que aconteceu com o tio, ou porque ele desapareceu, porque eu não entendi e nem pretendo entender. Acho que a autora tentou reproduzir as reviravoltas das histórias originais de Sherlock Holmes, mas creio que ela exagerou.

O DESGOSTO DE AUGUST é bom pela relação de seus personagens principais, apesar de toda a toxidade em que estão inseridos, mas eles são tão bem construídos que fica difícil não torcer para que consigam encontrar um pouco de felicidade. Em termos de trama detetivesca, deixa a desejar pela confusão que a autora cria. Essa complicação coloca o livro abaixo da qualidade do primeiro volume. Entretanto, espero ansioso pelo próximo, porque aprendi a gostar de Charlotte e James. Dê uma chance para os dois, você também.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/04/23/resenha-o-desgosto-de-august-brittany-cavallaro/

wikibibs 02/08/2022

esse livro conseguiu ser mais sombrio e pesado que o primeiro (não deixe se levar pela capa fofinha), assim como a Charlotte conseguiu ser bem mais adolescente chata nesse aqui.
Quem diria que passar as férias na casa da família Holmes sendo ameaçados por um Moriarty traria uma serie de eventos extremamente perigosos e destrutivos.
Esse livro teve um ritmo mais lento que o primeiro, o que me incomodou muito, mas eu amei muito o fato de termos dois capítulos pela perspectiva da Charlotte, já que querendo ou não, é o Jamie que está nos contando a história, e ele idolatra a menina (mesmo que ela o irrite).
E eu ainda estou impactada com o final, foi plot atrás de plot atrás de plot que eu quase me perdi.

Jeu | @jeumendess 13/01/2021

Comentário : o Desgosto de August
O livro foi todo confuso, mas não sei porque os últimos 50% eu li em um tapa ( acho que foi a curiosidade mesmo). Ao meu ver o foco todo era o sumiço do Tio, ai do nada muda tudo e o final foi todoooo agoniado e nada explicado E O PRÓXIMO LIVRO NÃO FOI LANÇADO AQUI NO BR.
No primeiro livro eu até curti o romance estranho dois dois personagens, mas nesse livro foi tudo estranho.
A Charlotte tem sentimentos pelo Garoto lá ( até esqueci o nome agora) mas ela demonstra isso TÃO ESTRANHO, não sei se foi a criação o ao trauma ( mas acho que nada justifica, passei raiva demais com ela) e ele é todo sentimental, ok que ela abusa da boa vontade do menino mas senhorr ele também faz birra por tudo ao invés de por o pé na realidade e parar de romantizar tudo que ela faz CREDO.
Eu gostei muito do primeiro e estava bastante ansiosa por esse ... e não gostei muito do que eu li, espero que no próximo dê um jeito. Nossa, acabei o livro com ódio de tudo.
Outro ponto, o Milo que parece o gênio que esta sempre à frente de tudo agiu pior que o James ( lembro o nome do trem) E SIMPLESMENTE FEZ UMA BURRADA, que eu ainda to meio assim pra saber se é vdd meso ... Preciso de uma terapia depois desse livro.

vitoria209 19/03/2021

charlotte e jamie, por favor, retomem baker street!
“— Eu quero uma agência — respondeu a Holmes. — Uma agência de detetive, pequena. Em Londres, porque é o único lugar adequado para se morar. Vamos retomar Baker Street.”

Eu nunca li Sherlock Holmes, mas gosto tanto da série Charlotte Holmes que acabei comprando os livros do Doyle pra ler! Se eu gostar deles pelo menos metade do que gosto dessa série, tenho certeza que fiz uma boa compra.
Enfim, falando de Charlotte Holmes: esse é o segundo livro da série e, como gostei muito do primeiro, tinha altas expectativas para O Desgosto de August. Expectativas que foram supridas e até mesmo ultrapassadas! Até agora, meu preferido dos dois (e é impressionante considerando que eu realmente adorei Um Estudo em Charlotte).
Para começar, eu adoro a escrita da autora. Tem uns trechos tão lindos, as palavras tão belas e perfeitamente conectadas, que às vezes eu pausava a leitura e ficava pensando no que tinha acabado de ler. Tudo é tão profundo, tão sincero e bem trabalhado, que eu poderia ler esses livros para sempre.
Os personagens também são muito cativantes. Adoro a personalidade deles, a lealdade e teimosia do Jamie e a excentricidade e inteligência da Charlotte. Ver a dinâmica dos dois, a amizade e o amor que eles têm um pelo outro, é melhor ainda.
E o suspense! Foi muito bem construído, de uma forma que vai deixando as pistas e te deixa boquiaberto no final. Tão bem elaborado que eu fiquei sem acreditar quando tudo foi revelado.
Mal posso esperar para os próximos dois livros serem publicados aqui no Brasil! Já estou ansiosa para conhecer o resto da história dos novos Watson e Holmes.

Luísa Toresan 24/03/2021

Podia ter parado no primeiro
Depois de ler Um Estudo em Charlotte no meio do ano passado, fiquei animada pra ler a sua sequência. Demorei quase um ano pra lê-la, mas quando finalmente o fiz, me decepcionei bastante.

Eu amei o primeiro livro, claro que já esqueci quase todo o enredo dele, porque minha memória é curta demais, mas lembro que o mistério me envolveu bastante e a construção da relação dos protagonistas me atraiu.

O segundo livro parece o completo oposto. O mistério que o permeia parece um subplot, no meio dos dramas do Jamie e suas brigas com a Charlotte. Brigas essas que são cansativas e dramáticas e no meio do livro você já não aguenta mais.

A resolução do mistério não fez sentido pra mim, fiquei completamente perdida naquele final, que parecia um monte de informação jogada, porque não tinha mais onde enfiar.

Enfim, decepcionada.

Vânia 05/09/2021

No começo estava confuso e no final, parece que tava no começo.
Sinceramente, por que esse livro existe?!
A lógica da Holmes não faz sentido, o desaparecimento do tio dela não faz sentido, os quadros falsificados não fazem sentido.

Em comparação com o primeiro livro, esse deixou muito a desejar.
Eles vão atrás das pistas e, como sempre, a Holmes não explica nada e o Watson fica boiando, só seguindo a maré...
É triste o relacionamento deles que não se resolve. E o August... Não posso dizer que gosto dele, mas não merecia aquele final.

AndyinhA 22/04/2020

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

No livro anterior, uma coisa que me irritou no livro inteiro foi o jeito da personagem Charlotte e a sua mania “eu -sou-melhor-do-que-você” e isso continua bastante por aqui, então se você teve esse sentimento com a protagonista, saiba que aqui será parecido.

Como no livro anterior, praticamente quem narra a história de novo é James, após as situações do livro anterior, eles estão tentando seguir em frente e tentar ter uma vida normal. Porém, vi aqui que James ficou ainda mais apaixonado por Charlotte e cara, ele ficou chato e bobo. As interações entre eles foram estranhas e uma coisa que ficou parecendo é que ele é meio stalker ou aquele colega que fica te enchendo o saco quando você diz não. E muitas vezes a Charlotte disse não para ele, que o quer como amigo e ficou ele lá forçando esse romance.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2020/04/CharlotteHolmes2Poison.html

Bea_books @bea__livros 23/10/2020

Foi uma experiência muito boa acompanhar o desenvolvimento e crescimento dos personagens e relacionamentos. Confesso que esse final em aberto me deixou meio confusa. Enfim, estou ansiosa pro próximo

1 | 2 | 3 | 4