Maxwell, O Gato Mágico

Maxwell, O Gato Mágico Alan Moore

Resenhas - Maxwell, O Gato Mágico

jordanpessanha1 11/06/2021

Ótimas tirinhas! Uma outra face do grande Alan Moore!
Comecei a ler esse compilado de tirinhas sem saber o que esperar, tendo apenas a informação de ser da autoria do grande Alan Moore.

Logo percebi qual era a pegada dessa publicação: tirinhas muito bem escritas, com um ótimo humor e recheadas de críticas pertinentes à época em que foram produzidas.

Toda a experiência de lê-las somada ao ótimo trabalho editorial (que teve a sensibilidade de contextualizar brevemente algumas das tirinhas) me proporcionou boas risadas e uma viagem histórica que no geral foi bem agradável.

O que mais me fez rir foram as tirinhas mais puro humor, que foram mais fáceis de se afeiçoar simplesmente por serem mais leves, atemporais. Minha favorita foi a sobre dançar break KKKKK essa foi genial demais.

Curti demais conhecer esse outro lado do Alan Moore. Essa realmente foi uma leitura que valeu muito a pena. Recomendo demais!

Emerz 04/03/2024

Bem interessante acompanhar esse trabalho em específico do Alan Moore, porque fico imaginando ele trabalhando nos seus outros projetos mais conhecidos, e parando para a escrever e desenhar essas tirinhas.

Emilly473 26/12/2022

É interessante as referências que aparecem nas tirinhas, no entanto, achei bem cansativo com o passar das páginas, muitas coisas parecem simplesmente se repetir com uma escrita diferente.

Carlos770 17/07/2023

Sabem o 'humor de tiozão'? Então, esse é o humor de tiozão que assistia ao Manhattan Connection.

Como humorista, AlanMó é um belo rouxinol.
Fofinho6969 17/07/2023minha estante
Ei tenho na estante e n consegui terminar

brunaponce 17/07/2023minha estante
Vixe maria

Carlos770 20/07/2023minha estante
É ruim com força. Quero dizer, não é exatamente ruim, é só sem graça. Mas como a ideia era ser engraçado, falha miseravelmente, então acho que é ruim sim. Serve como curiosidade história. Ou peso de papel.

Lucas Muzel 31/01/2024

Moore sincerão
Concordo com a maior parte do posfácio do Alan Moore. "não acho que estas tiras sejam grande coisa." Suponho que não seja uma tirinha, mas uma sessão de terapia informal, onde o autor reclama da Thatcher e de como a Inglaterra não é da maneira que ele idealiza.
Mas não me arrependo de ter lido, e nem sequer pediria o reembolso. Admiro a disciplina de conseguir criar diariamente uma tira completa. Isso exige algum nível de esforço.
Outro ponto subestimado do posfácio é a culpa que o Moore sente sobre ganhar dinheiro com as tiras. Isso revela muito sobre o que motiva o autor.

Danilo 25/12/2020

Muito da essência de Moore está nessas tirinhas.
Antes de mais nada, vale parabenizar o pessoal do Pipoca e Nanquim por esse resgate impecável, é sem dúvidas um resgate histórico importantíssimo para toda a indústria de quadrinhos e seus leitores.
Moore dispensa comentários, logo vou direto ao ponto, minha nota 3,5 é pelo fato de que apesar de ser um baita resgate, é uma obra que até por conta de seu formato ficou datada, boa parte delas tem um humor bobo, algumas mesmo com contextualização histórica não parecem grande coisa, outras nem essa contextualização possuem, logo, ficam meio que no ar. Porém, apesar de tudo, Maxwell é incrível, o personagem é simples, mas Moore dá uma personalidade muito cativante pra ele, há diversas tirinhas geniais que não envelheceram nada (talvez tenham até se tornado mais acertivas), e é possível ver muito do que o Moore viria a se tornar como quadrinista.
Maxwell é espetacular e vale muito a pena, seu único defeito é ser uma leitura anacrônica (o que de certo modo faz até eu me sentir com um pouco de remorso de não ter dado uma nota maior, mas tudo bem, faz parte).

Maia 05/11/2021

Divertido e satírico, e pensar, pelas informações no posfácio, que era pra ser tirinha de humor apenas, Alan não demorou nada pra achar propósito mais interessante do que fazer graça puramente.

Jon 12/12/2023

Um dos primeiros trabalhos de Alan Moore. Nestas tirinhas Moore explora todo o seu potencial para o humor ácido e veia política. A edição, embora econômica, traz todo o conteúdo da edição de luxo. Um apanhado documental fundamental pra fãs de tirinhas e/ou Alan Moore

Juliet 19/04/2020

Um gatinho pra chamar de seu
Maxwell venho da cabeça genial de Alan Moore, quando ainda era um nada V de Vingança, Watchmen e Monstro do Pântano (Maxwell viu essas obras crescerem).

Primeiramente vendida ao jornal como uma tirinha de criança com gatinhos, já nos primeiros meses de publicação Maxwell se mostra uma tira de humor negro com latas de comida felina no corredor da morte, uma pantera que de agradável não tem nada e uma fome insaciável do protagonista por ratos.

Maxwell além do humor negro traz ao leitor muito sarcasmo com a política britânica e mundial dos anos 80. Tem Rainha Elizabeth II, Thatcher, Ronald Regan, Lady Di entre outros mencionados nos mesmos 5 quadradinhos.

E a Pipoca e Nanquim numa grande epopéia conseguiu compilar todas as 357 tiras + 1 tira perdida + a última tira em um material editorial incrível. Realmente espero que um exemplar pouse nas mãos do Moore e ele fique com um quentinho no coração. A edição ta linda mesmo, apesar da fonte pequena que prejudica a míope que vós escreve.

RickBragaHQ 31/05/2020

Bonzinho, mas muito datado, sem algumas explicações de rodapé, a grande maioria das tiras não faria sentido para quem não conhece a história da Inglaterra e do mundo na época.
Fraga 08/09/2020minha estante
Primeiro honesto a comentar esse quadrinho aqui!!!

joaoggur 23/08/2020

O outro lado do Mago
Esse quadrinho nos mostra o outro lado do nosso querido mago! O lado que não faz quadrinhos complexos, o lado que simplesmente faz tirinhas (muito boas, por sinal).

Mas o quadrinho tem um sério problema: Ele é muito cansativo! Mesmo com a genialidade do Moore, a leitura tem um ritmo lento.

Infelizmente achei nada de mais na maioria das tirinhas, uma ou outra era realmente genial.

Se você já tem experiência com o Alan Moore, é muito interessante ler.

Parabenizo o pessoal do PN por trazer essa obra para o Brasil, e em especial, por fazer uma edição tão completa e bonita!

Vi 10/10/2023

Resenha de Maxwell, o Gato Mágico
Alan Moore como sempre num trabalho incrível! Tirinhas repletas de críticas sociais e piadas inteligentes. Magnífico!

Donatti 12/11/2021

Meio mé!
Se até Alan Moore disse que não acha essas tirinhas grande coisa, quem sou eu para discordar? Minha experiência com o gato Maxwell não foi tão interessante quanto eu pensava. As tiras são muito datadas, o que torna o humor muito ultrapassado, principalmente para quem não vivia na época em que foram elaboradas. Sem as notas de rodapé com explicações, seria impossível entender o sentido do quadrinho, sendo necessária uma boa pesquisa para compreendê-lo, o que torna a leitura um pouco maçante.
Recomendo que conheçam e tirem suas próprias conclusões, pois algumas tirinhas são até que divertidas, sim. No geral, eu esperava mais.

Babih Bolseiro 04/12/2022

Maxwell, um gato peculiar
Tem tirinhas cômicas, outras um tanto malvadas kkkk é interessante conhecer uma das primeiras obras do Sr. Moore. As notas explicativas são muito bem-vindas, pois os acontecimentos e personalidades citados nas tirinhas são do contexto europeu.

Iann 16/05/2020

Uma carta de amor aos quadrinhos.
Maxwell é fantástico. Se vc conviver com gatos e tiver bom humor, ainda mais.
A edição tá impecável, linda, recheadíssima de extras e declarações de admiração ao mago dos quadrinhos.
Se vc é fã de Alan Moore ou de quadrinhos em geral, pegue esse livro.
Sem dúvidas não vai se arrepender.