Discursos Sobre a Primeira Década de Tito Lívio

Discursos Sobre a Primeira Década de Tito Lívio Maquiavel

Resenhas - Discursos Sobre a Primeira Década de Tito Lívio

Maria Clara 27/12/2023

Os homens não sabem ser totalmente bons nem totalmente maus.
Nesta obra, Maquiavel pode desenvolver todo o seu raciocínio político desenvolvido por anos de experiências políticas como diplomata florentino. Claro que embebido por seus estudos dos tempos antigos.

O que eu concordo com Maquiavel, é sempre olhar para os tempos antigos e estudar eles. Claro que nem tudo que foi aplicado antigamente deve ser seguido cegamente nessa era atual, porém, podemos refletir e reformular ou aprimorar as práticas antigas que condizem com os tempos atuais.

Além de que, não concordo com tudo o que o autor explana e me incomoda um pouco a sua colocação sobre as mulheres (é aquela coisa né, tempos antigos e o patriarcado), deixando isso de lado é uma boa obra e acredito que seja uma das melhores para estudar a história da Roma Antiga.

Estou mais curiosa e fascinada pelo pensamento de Maquiavel, pretendo continuar lendo e refletindo suas obras.

Camila 17/09/2022

Me surpreendeu, muito. Achei que a leitura seria cansativa e entediante, mas Maquiavel me provou o contrário. Esse livro é MUITO interessante, e o autor é muito inteligente. Acabei adorando a experiência, e cada comparação com Roma, muito muito legal. (da série, lendo para o vestibular)

Tefis 24/03/2021

Maquiavel em sua essência
A obra mostra o lado republicano de Maquiavel que muitas vezes é esquecido.
A obra tem as caracteristicas estéticas do príncipe e aborda alguns temas semelhantes, porém na visão de uma república.

General ELL 11/09/2013

Aqui está o Maquiavel completo
Não a "versão resumida-Hollywood" dO Príncipe. Esse é o melhor trabalho dele e aonde ele expõe completamente e em maiores detalhes toda a sua filosofia ao mesmo tempo que conta um pouco da história de Roma. Como artigo de história somente já está datado já que de lá pra cá a ciência andou, mas como pensamento ainda vai render muito durante muito tempo. Ele também é completamente válido mesmo pra quem quer ler um livro sem se preocupar muito com história ou filosofia, visto que foi muito bem escrito e traduzido - a edicão da foto está excelente - e em parte é até sardonicamente engraçado como no capítulo que trata em COMO SE ARQUITETAR E EXECUTAR UMA TRAIÇÃO E/OU GOLPE DE ESTADO O.O ! Leia.

Marcus Torreão 29/05/2012

O Maquiavel REAL
O verdadeiro Maquiavel é pouco conhecido do grande público. Apesar de ter entrado para a história como o autor de O Príncipe, um formidável tratado sobre como um monarca deve portar-se no jogo da política, do poder, onde falhas não são toleradas, é possível dizer que ele foi mais republicano que monarquista. E que confiava mais no povo do que nos príncipes. Pelo menos essa é uma das mensagens que o seu segundo livro mais famoso, por assim dizer, Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, deixa transparecer ao leitor.

Completo, preciso e magistral, Discursos analisa as facetas política e militar de Roma desde a expulsão dos reis etruscos até o fim da República. Estuda seus generais mais famosos e feitos (que refletiam toda sua virtù), sua ascenção como cidade-estado, sua forma de administrar o que conquistava e por fim sua decadência e corrupção, que forçaram-na a abandonar a liberdade para tornar-se império. Uma obra indispensável, forjada por um Maquiavel mais maduro, conciso e menos impulsivo.