Tu não te moves de ti

Tu não te moves de ti Hilda Hilst

Resenhas - Tu não te moves de ti

Anderson 09/01/2014

Minhas impressões sobre Tu Não Te Moves de Ti
O livro é formado por três novelas que parecem independentes, mas se ligam por alguns fatores perceptíveis ao longo da narrativa.

A primeira novela é Tadeu (da Razão), conta sobre um empresário que se encontra em crise de questionamentos, pois não se vê satisfeito com o que tem, ele não quer ser parte da empresa, não quer ser a Causa. Sua existência não é o suficiente e ele divaga em busca do sentido.

Em seguida, na novela Matamoros (da Fantasia), conhecemos Maria Matamoros, a menina que teve uma sede de tocar, como se precisasse sentir o mundo e que agora, mulher, tem esse homem que não é tao seu. No fundo, Matamoros somos todos nós, o seu apelo pelo infinito nos toma. E nos torna semelhantes.

A terceira novela é Axelrod (da Proporção), que cresceu ouvindo "Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti". Nessa novela os mundos se encontram e é com epifania que conhecemos nossa movência.

Sem dúvida um dos melhores livros da Hildinha. Lindo, lindo.

(Livro que eu incluí no VIAGEM PELO BRASIL EM 50 LIVROS https://www.facebook.com/groups/viagempelobrasilem54livros/?fref=ts
Autor de São Paulo, contemporâneo)

@eu_rafaprado 23/06/2023

Tu não te moves de ti ? Hilda Hilst
- ?Pra onde vão os trens meu pai? Para Mahal, Tamí, para Camirí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também pra lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti?.

E é aqui nessa frase que Hilda me pegou:
Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.
Meu amigo, TU NÃO TE MOVES DE TI.

Terminei de ler o primeiro volume de toda prosa da Hilda, na cia do meu amigo literário, esse último livro foi o mais difícil.
São três novelas que vão se conectando apenas pela estrutura do pensamento, e mais uma vez Hilda traz o erotismo, o sacro e a loucura como tema central de sua narrativa.

É interessante observar a evolução da escrita da autora, que em 1966 se mudou para a Casa do Sol, em Campinas afim de se dedicar a escrita, quatro anos depois publicou a primeira prosa.

Eu sou apaixonado por Hilda e qualquer elogio que eu faça se torna um pouco imparcial, ler Hilda é ir transitando entre a loucura literária de um fluxo de consciência confuso e se deparar com textos perfeitos, no Tu não te moves de Ti, Hilda desenvolve um pensamento sobre os atos de Deus que me deixou fascinado:

?Me vem um outro pensar quando em ti penso, que nós os daqui imaginamos tua vontade se intrometendo no decorrer dos nossos dias mas que pensar assim é pensar longe da verdade, que passeias entre nós por acaso como nós mesmos passeamos num atalho e sem querer machucamos as formigas e muito distraídos muitas vezes arrancamos uma pequena planta ou plantamos outra, um fruto mastigamos e outro esquecido apodrece lá mesmo onde cresceu, junto ao seu ramo, destinos muito distanciados de nós mesmos no entanto tão ligados porque movemos braços e pernas, porque nos deu vontade de andar por ali e tocar e mexer e meter um fruto à boca, o mais próximo da nossa mão que está colada ao braço e que coitada não sabe do pensamento de frutos e de plantas, me vem esse pensar, que tu andas por aqui nuns enormes passeios, e o que tu pensas andando, num instante se corporifica e fica por ali no lugar onde a coisa pensaste, deves ter um punhado muito agitado de ideias na cabeça?,
Da prosa, volume 1 contém os seguintes livros:

Fluxo-floema (1970),
Kadosh (1973),
Pequenos discursos. E um grande (1977), e
Tu não te moves de ti (1980).

- ?Tu não te moves de ti é uma das obras mais densas de Hilda Hilst. Com seu modo peculiar de narrativa fragmentada e convulsiva, a autora constrói três novelas distintas entre si, mas conectadas em linha de pensamento?.

Maíra Marques | @literamai 15/07/2023

? ?Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.?
?? Hilda Hilst foi uma das maiores escritoras do século XX do Brasil. A autora é conhecida por abordar em suas obras temas como misticismo, insanidade e erotismo. "Tu não te moves de ti" é uma novela fictícia, a qual Hilda conta em cada conto a história de três personagens bem distintos, mas que acabam se conectando em suas narrativas.
Eis os personagens e donos das narrativas: Tadeu (da razão), Maria Matamoros (da fantasia), e Axelrod (da proporção). Nota-se que a autora, de fato, também domina o fluxo de consciência tão utilizado por Clarice Lispector em seus textos. Numa espécie de "união metafísica", os personagens deste livro dialogam entre si, como se atravessassem o "metaverso" (risos), numa infinita crise existencial.
A essência desta obra é a mensagem: Você não pode fugir de si mesmo, dos seus defeitos, dos seus erros. Você é VOCÊ, independente de gostar do que vê no espelho ou não. É um livro que mostra a necessidade de aceitar não apenas seu lado bom, mas também aqueles que pesam, que causam vergonha, que gostamos de esconder e fingir que não está ali.
Este foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e não poderia ter escolhido jeito melhorar para vivenciar essa experiência! A narrativa de Kátia Daher, Alexandre Mercki e Thiago Ubaldo foram fundamentais na interpretação de uma obra tão rica.

EURAC 11/06/2015

Em Um Relacionamento Aberto Com: TU NÃO TE MOVES DE TI
(...) Hilda me ensina a tocar as coisas sem banalizá-las? Cava em mim a profundidade de poço vivo, fosso nu de água, com a poesia a correr e borbulhar o mais secreto do segredo vazio, visões de um fim de tarde na janela com os cães a roçarem as faíscas de azul ao laranja do parapeito sem fim. Hilda Hilst me ensina a falar com a voz do mundo? Como seria? (...)

site: www.eurac.com.br

Cristiane 31/01/2023

Desafiador
Essa, sem sombra de dúvidas, foi uma das leituras mais desafiadoras da minha vida, até o momento.
Hilda Hilst nos desperta para questões em que o olhar para si e reconhecer a insatisfação se torna uma crise pessoal insistente, até que se faça algo para mudar.
O livro é composto por três histórias que se interligam, revelando um todo complexo.
A escrita de Hilda nos pede atenção e concentração, até porque o modo como seu texto é estruturado é diferente da maioria das leituras costumeiras.
Um homem cansado de sua vida e do que dele ela exige, uma moça que tudo muda... realidade ou invenção de uma mente perturbada? Um professor em busca de respostas... "Tu não te moves de ti" deve ser apreciado com cautela, pois registra os traços mais incríveis de uma autora nacional de prestígio!
Recomendo!

Victor.Riker 24/07/2018

eu não me movo de mim e foi isso que escrevi
decidi hoje escrever sobre a obra ''tu não te moves de ti'' de hilda hilst. esse texto é o primeiro que escrevo aqui no skoob. antes de começar o texto devidamente quero dar um aviso: eu não pretendo escrever do jeito que acho que se escrevem resenhas, mas do jeito que for necessário pra expressar a minha relação com a obra e dito isso:
“Para onde vão os trens, meu pai? Para Mahal, Tamí, para Camirí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também para lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.”- Hilda Hilst
o livro lançado em 1980 é o quarto livro escrito em prosa pela autora e é dividido em 3 contos (túlio, da razão/metamoros, da fantasia/axelrod, da proporção) que num primeiro olhar parecem não ter muita relação, mas que depois se conectam e fazem da obra uma grande teia de aranha de histórias que a cada leitura vai se mostrando mais profunda e cativante. o que mais me chamou atenção na obra é o conceito de ciclo e de repetição. o nome tu não te moves de ti entrega a linha de pensamento que conduz todos os 3 contos: você não pode fugir de si mesmo, dos seus defeitos, dos seus erros. TUDO continua sendo você. ainda que você fuja, ainda que você se esconda. TU NÃO TE MOVES DE TI. ainda que você tente. TU NÃO TE MOVES DE TI. dentro dessa confusão toda de imobilidade móvel uma ideia que adoto como filosofia pessoal, mas sinto que as pessoas de um modo geral têm medo até de considerar como uma possibilidade, me veio a tona: a aceitação da sua sombra. do seu lado negativo. daquilo que quer te destruir. ainda que você se mude pro outro lado do país, você NÃO vai fugir de si mesmo. o máximo que você pode fazer é lidar com o problema, resolver ele. você nunca vai fugir. a realidade é uma ilusão criada por nós mesmos.
eu recomendo imensamente esse livro graças ao meu fascínio pela genialidade da autora de sempre retratar temas tão complexos e interessantes de uma forma tão descontraída, perturbadora e cômica as vezes. leiam. leiam. leiam.
avaliação? : 5 notícias falsas de 5 notícias falsas.
texto por: não sei e nem quero saber.

Melissa 12/12/2023

Não sei se entendi. Não sei bem o que devia ter entendido. Não sei se era para entender da forma como eu entendo que deveria entender. Adorei.

HonorLu 28/12/2021

Ainda que tu se movas
Tu não te moves de ti foi até então a leitura em Hilst que mais me prendeu (em temos de totalidade). Nas outras obras, um outro conto/texto caía numa densidade que me demorava dias para concluir o texto, para atravessá-lo. Tu Não Te Moves de Ti me transpassou muito naturalmente, excitante. A prosa de Hilda aqui parece ter alcançado uma maturidade única. Pretendo voltar a esses textos, sempre.

Vini 05/09/2023

Difícil de resenhar
Ler Hilda é um exercício de raciocínio, muito complexo e simbólico. Algumas partes me incomodaram, outras sequer eu entendi, mas esteticamente é muito interessante. Difícil demais de avaliar, eu de fato entendi pouquíssima coisa e não tenho vergonha de assumir isso.

Shay Burti 11/08/2016

"Há pouco pensava que não mais te veria, e muitas vezes te verei em outras."

Julia Toscano 26/06/2019

É de uma linguagem sensível e, ao mesmo tempo, brusca. Esse fluxo de consciência na narrativa é como um presente ao(a) leitor(a), um chamado para que ele(a) se atreva a corporificar a própria vida. Hilda é quase divina!

Bete.Aragao 28/04/2020

Eu me movo para dentro de mim
Este é meu primeiro contato com a escrita corrida de Hilda e posso dizer que muito me alegrou e me intrigou. De começo o livro é meio estranho, incômodo, mas depois você vai entendendo que isso faz parte do propósito. É um livro feito para se ler mais de uma vez com toda certeza, pois sua complexidade deve ser (r)entendida a cada (r)eleitura.
-Aquirtetado por três contos: Tadeu (da razão), Matamoros (da fantasia) e Axelrod (da proporção) que não deveriam, mas se encaixam e se encontram no desenrolar do fluxo de pensamento de cada personagem.
-O tema principal é sem dúvidas a existência de cada personagem e de seus incômodos mais íntimo. Fala sobre a inconsistência do ser de uma forma linda, poética e até mesmo escrachada.
-Hilda tem seu jeito bem próprio de escrita e que me lembra muito o de Clarice é quem já tem contato se familiarizará mais facilmente. No entanto, não indico este livro para primeiro contato, pois se faz muito denso e quem sabe estranho. Porém me sinto feliz porque a leitura me tocou muitissimo e a Hilda me ganhou.
#literaturabrasileira
MatheusA 10/02/2021minha estante
Agora a pouco estava pensando na importância de se reler Hilda Hilst. Fundamental. Uma só leitura não permite o mergulho necessário, o texto exige mais do leitor.

Bete.Aragao 11/02/2021minha estante
Com certeza. Hist e seus livros são leituras que não se esgotam, pois sempre podem ser (re) visitadas!!

MatheusA 11/02/2021minha estante
??

Beth 05/03/2023

No fim, tu não te moves de ti.
Uma das frases mais lindas que já li...ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.
Difícil explicar o sentimento que tive ao ler esse livro. Não foi um daqueles que não quer largar ou que se emociona a todo momento, mas sempre me pegava pensando sobre essa frase: Ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.
Você não pode fugir do que você é, sente ou pensa. Por mais que tente mudar, no fim, sua essência sempre será a mesma.

Adriana Scarpin 06/03/2016

O brilhantismo de Hilst definitivamente não tem limites, numa união metafísica as três novelas dialogam entre si transmutando tempo e espaço numa infinda crise existencial tripartida e catártica.

Nat 31/03/2020

Tu não te moves de ti
O livro é composto por 3 novelas que inicialmente aparentam não ter conexão, mas ao decorrer da leitura percebemos que Tadeu? da razão, Matamoros?da fantasia e Axelrod?da proporção, contam com algumas influências sob as outras.
Na primeira novela temos Tadeu, homem de meia idade que já não suporta mais a rotina que leva, não se identifica com a esposa, com o trabalho, nem com tudo que conquistou na vida, então, temos o primeiro enredo baseado nessas crises existenciais.
Na novela seguinte nos deparamos com Matamoros, que desde criança tem a necessidade de tocar em tudo?seja nos morangos ou nos meninos da vila, e ser tocada?por si mesma ou pelos garotos, sendo assim, o desenvolvimento se dá envolvendo sua mãe e um homem, já que desde a infância está habituada com esse ?meio social?.
Para encerrar, a terceira novela nos apresenta Axelrod, um professor de História que se depara com várias questões profundas sobre a vida e os fatos ocorridos ao longo da existência humana. Além disso, um dos preceitos abordados nesse capítulo é responsável por dar nome ao livro, que para mim é de longe um dos títulos mais lindos!