Gatos Guerreiros - Na Floresta

T. T. Sutherland

Resenhas - Na Floresta

Leon 27/12/2012

Gatos Guerreiros: Na floresta - Erin Hunter
Gatos Guerreiros - Na floresta, é o primeiro livro de uma longa série criada pela Erin Hunter, que na verdade, é o pseudônimo de quatro escritoras: Victoria Holmes, Kate Cary, Cheriry Baldry e Tui Sutherland.

O livro conta a história de um "gatinho de gente" chamado Ferrugem. Ferrugem sempre sonhou com a vida na floresta e se ver livre da casa dos humanos. Um dia, ele resolve explorar mais e ultrapassar o limite de seus sonhos, e é aí que a magnífica história dele começa. Na floresta, ele conhece Pata Cinzenta, um gato selvagem, aprendiz, em treinamento para se tornar um guerreiro. Pata Cinzenta vem de um clã, chamado Clã do Trovão. Pata Cinzenta conta um pouco para Ferrugem como é a vida do Clã do Trovão e Ferrugem descobre que ainda existem mais três clãs: Clã das Sombras, Clã do Vento e o Clã do Rio.

Depois, aparecem outros dois gatos do Clã do Trovão: a líder, Estrela Azul, e um guerreiro, Coração de Leão. Passado um diálogo rápido entre os três gatos selvagens e o gatinho de gente, Estrela Azul convida Ferrugem para fazer parte do Clã do Trovão e diz para ele pensar e responder no dia seguinte. Como o esperado (clichê), Ferrugem aceita o convite e entra para o Clã do Trovão, virando um aprendiz e recebendo o nome de Pata de Fogo por causa da cor de sua pelagem.

Quando começa seu aprendizado, Pata de Fogo também começa a receber o preconceito do restante do Clã. Os únicos que não o fazem são Estrela Azul, Listra Cinzenta, Coração de Leão e Folha Manchada, a curandeira do Clã. Pata de Fogo percebe então, a dificuldade da vida selvagem e a profunda rivalidade que cada Clã tem com os outros.

Primeiro as críticas ruins: o livro é confuso, não tanto, mas é um pouco. Alguns erros de tradução ou então trocas de personagens. Mas, nada, felizmente, muito grave.

Mas o livro é muito criativo, recomendo a todos. Tenho que dizer, a autora teve muita criatividade. Principalmente nos nomes que os gatos dão ao que não é da natureza. Chamando os humanos, criativamente, de Duas-Pernas, os carros de monstros, as casas de ninhos, a constelação de Tule de Prata, gatinho de gente para gatos domésticos e outras coisas. Erin Hunter também fala um pouco sobre o desmatamento e como os animais selvagens ficam em relação a isso. O livro é muito bom, com revelações ótimos desde o capítulo 3. Recomendo a todos que sempre quiseram ler uma história sobre sobrevivência e batalhas de animais selvagens. Ótimo mesmo, não é a toa que dou cinco estrelas para ele.
Os personagens também tem muita personalidade e são marcantes.

Espero que tenham gostado da resenha e que eu tenha feito vocês se interessarem pelo livro, que merece mais atenção do que realmente tem. :)
books lover 04/01/2013minha estante
eu amei o livro, que li literalmente de uma noite para a outra. Nao aguentei quando vi do que nos chamaram, e realmente achei que seria muito legal ser um dos personagens do livro, parece tudo realmente bom, menos para os personagens que morrem. Mas de um jeito ou de outro, eu concordo com a descrição e gostaria que todos lessem essa magnífica coleção.

Leon 15/02/2013minha estante
Eu também adoraria que as pessoas lessem essa série, mas infelizmente no Brasil as pessoas não dão importância para a série. O que é uma pena... :/ Mas obrigado por ter lido a minha resenha e comentado :D

Aline 11/04/2014minha estante
Vou começar a ler assim que terminar O Códex dos Caçadores das Sombras. A série parece muito bacana e tão desvalorizada quanto "Irmão Lobo" foi. Uma pena~

Lucas 13/05/2014minha estante
Adorei sua resenha, mas quero fazer uma pergunta: o livro é escrito de forma objetiva (como os da Veronica Roth e Cassandra) ou de forma extremamente detalhista (como o da Suzzane Collins) ?

Leon 30/01/2015minha estante
É de forma objetiva; é muito pouco detalhista - quase nada, na verdade.

Iago.Santiago 07/06/2017minha estante
Essa série é boa!

Dauany 02/04/2020minha estante
Adorei a resenha e super concordo. É um livro ótimo li ainda quando era pequena e quando tive a oportunidade de ler de novo ele este ano não pude deixar de fazer queria muito te-lo em mãos

Sofia.Linhares 11/10/2020minha estante
Pretendo ler, gosto muito de livros assim, mas é uma pena que na minha cidade tenha muito pouco desses livros.

Dudah 19/02/2023

Só o fogo poderá saber o Clã...
Como é fantástico ver o mundo diante outra visão, neste caso através dos olhos de um gato.
É impossível não se se surpreender com a narrativa, com os elementos que é transmitido aqui. Assim como todo o enredo, a forma como tudo vai se conectando, nada é deixado para trás.
As cenas descritas nos deixa sentir como se estivéssemos dentro da história, dos sentimentos e dos pensamentos de cada personagem.
Adorei a forma que Ferrugem, um gatinho de gente, vai evoluindo em um guerreiro com um coração de fogo... Ansiosa para continuar essa saga.
E grata por esse livro ainda poder transmitir os mesmos sentimentos que tive quando li quando mais nova

VitAria1165 21/10/2022

Melhor do que eu esperava
Confesso que fiquei com receio de ler e não gostar, mas foi muito ao contrário. Eu comi o livro, tanto que eu pensei que eu ia levar menos tempo pra ler (levei 6 dias). Eu me apaixonei pelos personagens (alguns eu tive ranço), e me apaixonei por esse universo

Beatriz461 21/02/2024

Gatos Guerreiros na floresta me tirou da ressaca literária que eu fiquei 1 mês depois de ter terminado a trilogia de Jogos Vorazes. É uma leitura simples em 3 pessoa, com personagens cativantes, apesar de rasos (pelo menos por agora no primeiro livro), mas isso não nos tira o doce que é acompanhar o enredo junto do mistério e ação.

GustavoDC 04/06/2021

Uma boa surpresa!
Iniciei a leitura sem muita pretensão, porém ao avançar nas páginas a história foi me surpreendendo! Via os hábitos e características dos gatos inseridos numa história de fantasia.
Achei a leitura agradável, fácil e fluída. Em nenhum momento vi momentos chatos na história, ela segue num bom rítmo, com poucas alterações.
Os nomes dos gatos e a forma que eles veem os homens e suas máquinas são bem curiosos!
Que venham mais aventuras de Pata de Fogo e sua turma!
???

https_kayyy 08/10/2021

Comecei o livro sem muita expectativa mas ele acabou me cativando muito. A história e a escrita são boas e a leitura flui muito bem. Inclusive quase chorei com a morte de alguns personagens.
Uma crítica que eu tenho é de que os problemas se resolvem muito rápido, mas em geral eu gostei.
E é um ótimo livro para crianças.

Luache 27/03/2024

Gatos
Livro infantojuvenil, sem maiores talentos literários, mas com uma história cativante, envolvente, com mistério e reviravoltas, em que o bem vence o mal. Excelente para crianças e pré adolescentes!

Juvi E. Anne 07/08/2021

Quem quiser fazer o que ele faz e imitar todo o jeitão de um gato viver...
Embora tenha achado que a conclusão foi rápida demais, reconheço que esse não foi um livro escrito para o publico adulto. Mesmo assim, durante todas as páginas, fui preenchida com um sentimento bom. Foi que nem ler um texto nascido de alguma animação clássica da Disney. Vou guardar essa história com carinho no coração. ❤️

Núbia Esther 10/04/2011

Eu havia feito uma promessa de tentar parar de começar a ler uma série atrás da outra, mas essa é uma promessa que desde quando surgiu estava tendenciada ao fracasso. Sério, as editoras descobriram um quinhão lucrativo, no qual as vendas dos exemplares do primeiro volume serão quase que equivalentes às vendas dos demais livros das séries. Com tanta oportunidade de lucrar bobo são aqueles que não garantem o seu bocado. E quem sofre somos nós leitores, sofremos não porque as séries que estão sendo publicadas são ruins, se bem que há algumas por aí que realmente o são, mas isso é um assunto para outro post, mas porque quando começamos a ler um nova série nos atrelamos (às vezes por anos) à uma editora e lá se vai nosso parco dinheiro. Se você também fez alguma promessa parecida com a minha não recomendo que leia esse post, nele falo sobre mais uma série que está sendo publicada. Agora se você já desistiu de tentar economizar e gosta de séries porque a partir de um momento os personagens praticamente se tornam membros de sua família e você curte a sensação que isso lhe traz, então, lhe apresento a série dos Gatos Guerreiros.

No ano de 2003 duas longas séries de livros de fantasias em que os personagens principais são animais começavam a ser publicadas no exterior. Kathryn Lasky dava início à sua saga das corujas (A Lenda dos Guardiões aqui no Brasil) e Kate Cary, Cherith Baldry e Tui Sutherland, com o pseudônimo de Erin Hunter, escolheram os gatos para figurarem como personagens principais na série sobre gatos guerreiros publicada neste mesmo ano. A série é composta por seis livros que narram as histórias de quatro clãs de gatos guerreiros, os Clãs do Trovão, do Rio, do Vento e das Sombras; as aventuras dos gatos para sobreviver no ambiente selvagem (ainda que ele não seja mais tão selvagem assim), a estrutura social criada para que todos possam viver (ainda que nem sempre) em harmonia, a hierarquia, os costumes, todos são fatos abordados pelas autoras.

No primeiro volume da série a história se centra nos gatos do Clã do Trovão e na história de Ferrugem um “gatinho de gente” (como são chamados os gatos domésticos pelos selvagens) que um dia é recrutado pelo Clã do Trovão e precisa se adaptar à nova vida, aprender a deixar seus instintos aflorarem, a utilizar adequadamente todos os seus atributos felinos e a defender com coragem e determinação o clã que o acolheu. Ferrugem vivia em uma casa na borda da floresta e apesar de ser um “gatinho de gente” ele nunca se contentou apenas com a ração insossa e a água de gosto ruim que os Duas Pernas (como os humanos são chamados) lhe davam, ele sempre foi curioso e sempre quis descobrir os segredos que a floresta guardava. Dizem que a curiosidade matou o gato, bem no caso de Ferrugem a curiosidade foi essencial para que a ele fosse oferecida uma nova vida. Uma vida como aprendiz de guerreiro do Clã do Trovão, e que vem acompanhada de um novo nome: Pata de Fogo. Para Pata de Fogo tudo é novidade, para quem nunca sonhava que existiam tantos gatos assim na floresta, o gato vê descortinar a sua frente um mundo completamente novo, com leis, costumes e tradições que ele logo precisa aprender. Na floresta não há só o clã que o adotou, mas também há mais três clãs, e todos os clãs têm territórios de caça bem delimitados e que devem ser respeitados, mas isso não vem acontecendo… A vida de Pata de Fogo não será só de alegrias, há batalhas e lutas para vencer e sua coragem será cada vez mais necessária.

Com uma narrativa ágil e com descrições claras a autora nos convida a desvendar esse novo mundo junto com Pata de Fogo e os seus amigos inseparáveis, Pata Cinzenta e Pata Negra. Sua mitologia se baseia na vida em sociedade e nos estabelecimento de uma hierarquia bastante clara, tão clara que é enfatizada pelos nomes dos bichanos. Assim, os líderes têm o nome iniciado com Estrela e os aprendizes um nome iniciado com Pata, só findado o treinamento é que eles se tornarão guerreiros e ganharão um novo nome. Outro mundo que está sempre presente é o dos Duas-Pernas e aqui a autora aproveitou para dar a história o tom ecológico, citando fatos como o desmatamento e sua influência na vida dos animais. Os personagens da história são gatos, mas é possível visualizar nela todas as situações que a humanidade está sujeita: provas de amizade, companheirismo, confiança, auxílio ao próximo, luta pelo poder, egoísmo… Uma verdadeira fábula das relações humanas e de que como elas influenciam a nossa vida.

“A sua volta, arbustos e árvores estavam envoltos na bruma que deixava a pelagem úmida. Ele fechou os olhos e se lembrou dos sonhos que tinha na infância. Os cheiros da floresta fria em suas narinas agora eram reais, e a vida de guerreiro, se estendia à sua frente.”

O próximo livro da série é Gatos Guerreiros: Fogo e Gelo e já foi publicado no Brasil. Para saber mais sobre a série acesse: http://www.warriorcats.com/warriorshell.html

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/02/04/gatos-guerreiros-na-floresta-erin-hunter/

esmp 19/09/2021

Gatinho de gente
Só fiquei pensando se os meus gatinhos seriam tão valentes se vivessem numa floresta e quais seriam os nomes deles no clã.

A história é bem bacana, tem um ritmo bom!

Estou quase certa que o Caminho do Trovão nada mais é do que uma rua onde passam carros... rs

Rafittha 01/04/2024

Gatos Guerreiros: Na Floresta
O Game of Thrones dos Chaninhos! kkk
Escrito por quatro autoras sobre o pseudônimo de Erin Hunter, o livro conta a história de um gatinho doméstico amarelo/avermelhado chamado ferrugem que, um belo dia, decide ir viver na floresta junto com os gatos selvagens do Clã Trovão. Ao juntar-se aos gatos selvagens, Ferrugem é, assim como todos os gatos ao longo do treinamento, batizado com um novo nome, passando a se chamar Pata de Fogo, tornando-se ao fim do treinamento de aprendiz, um guerreiro chamado Coração de fogo.

Ao longo da narrativa, é possível observar um grande amadurecimento do personagem principal. Após abandonar a vida de gato de gente (gato doméstico), Pata de fogo precisa aprender rapidamente a viver na floresta. Caçar para o clã e para si mesmo, torna a vida difícil porém estimulante para esse jovem gato. Por ser um forasteiro, acostumado com a mordomia e por carregar o cheiro dos duas pernas (seres humanos), o período de aceitação se prolonga, Pata de fogo precisa provar o seu valor antes de ser aceito como parte do Clã Trovão. Com isso, irá contar com o auxílio dos seus companheiros de treinamento, Pata Cinzenta e Pata Negra.

A história é muito leve, a escrita de Erin é simples e flui de forma natural. A cada capítulo, a curiosidade é instigada, de forma intrigante as autoras despertam um fascínio pela intrigante narrativa de uma organização social formada por clãs de gatos selvagens, lutando suas batalhas, vivenciando cenários políticos e sociais com uma complexidade, me arrisco a dizer, quase humanos. A construção da trajetória do herói, ao qual estamos tão familiarizados, torna a leitura ainda mais agradável.

Contudo, os nomes dos personagens e sua constante mudança, gera um certo incômodo. Torna-se difícil distinguir os personagens uns dos outros bem como associar cada um ao seu respectivo nome devido a quantidade de nomes parecidos e compostos de “Pata disso, Rabo daquilo”. Acredito que preservar o nome original bem como associar características físicas de forma mais simplificada teriam tornado a leitura mais agradável. Assim que se acostuma com o nome do personagem principal ele torna a muda de nome. A história apresenta personagens incríveis e com grande potencial, porém, falta, de certo modo, um aprofundamento em suas histórias. Os personagens tornam-se rasos e com pouca personalidade. Acredito que os anciãos bem como os guerreiros teriam boas histórias para contar, proporcionando mais profundidade para a narrativa.

Sobretudo, trata-se de um livro infantojuvenil com uma história cativante, cheia de mistérios e reviravoltas e de fácil leitura. Contudo, sem muito atributo literário. Recomendo, como primeiras experiências de leituras para jovens e adolescentes e para quem aprecia leituras leves e descontraídas.

site: https://www.instagram.com/professorrafael?igsh=MXIybXU1cG81ajhlYQ==

Tutuka 09/11/2021

Warrior cats
As lutas são muito bem descritas e cada cena é bem detalhada.
Os sentimentos são bem expressados.
?????

larokinn 15/07/2022

Gatos Guerreiros
muito bom, gatinhos brigando no meio da floresta.
porém muito triste quando eles se matam ?
recomendo. ??

slithi 25/03/2021

gatinhos guerreiros
leitura é bem agradável, fiquei bem interessada em continuar a ler a saga, o final me deixou mais curiosa ainda ? no geral um bom livro pra quem curte uma leitura mais tranquila e suave