The Complete Peanuts 1950 - 1952

The Complete Peanuts 1950 - 1952 Charles M. Schulz

Resenhas - The Complete Peanuts 1950 - 1952

Larissa 30/05/2021

O início de Peanuts
Neste primeiro volume, podemos conhecer as primeiras tirinhas de Peanuts. É interessante ver como era o traço das personagens e comparar com como mudaram no decorrer do tempo. As tirinhas retratam o humor infantil, às vezes nem tanto, que vem de situações corriqueiras, causando identificação do leitor.

Maurício 07/08/2021

A maioria das tirinhas não teve a menor graça, ou sequer sentido, só fui até o fim com a leitura por puro orgulho mesmo.

Gabe_Yoda 18/01/2022

Good ol' Charlie Brown
Um abraço caloroso!

Finalmente acabei o primeiro volume dessa coleção e não consigo tirar o sorriso da minha face. Isso é, não que esteja feliz de acabar (nunca), mas toda a experiência de ler tirinha por tirinha desses primeiros anos, se mostrou algo... especial.

Assim sendo, pequenos detalhes me cativaram durante a leitura: a diferença da aparência dos primeiros traços em comparação aos eternizados em nossas memórias, a apresentação gradual de cada personagem (cada um com suas particularidades), as referências aos eventos do ano, as menções ao zeitgeist e assim por diante.

Por fim, gostaria de ressaltar a criatividade do autor. Acho incrível a sua capacidade de diariamente realizar uma tirinha e manter um conteúdo de qualidade. Sem dúvida, se eu estivesse vivo na época, acompanharia essas histórias nos jornais. Assim, crescendo com os acontecimentos pacatos na vida de um grupo de crianças carismáticas e que carregam o espírito da época em suas brincadeiras.

@jana450 23/06/2020

Amoooooooo muito
Charles Schulz, nos presenteou com o melhor.
Snoopy é maravilhoso!

Carol 28/10/2021

Foi interessante ver o início dos personagens e o modo como eles vão mudando ao longo dos quadrinhos. Fiquei com pena do Charlie Brown em vários momentos, haha.

juuuwidy 25/06/2023

Queria que meu coração ficasse sempre assim, repleto de conforto e nostalgia. Com excessão dos trechos melancólicos do Charlie Brown minha realidade é tão distante da que eu li aqui, mas por alguns instantes me permiti o esquecimento, me permiti viver esse mundo de brincadeiras, brigas por brinquedos e festas imaginárias. Em meio ao frio do inverno finalmente encontrei um acalento para me aquecer, espero que essa jornada com Snoopy e sua turma tenha apenas começado!

Jônatas Iwata 14/01/2022

A parte mais interessante é ver os elementos que moldaram a geração dos anos 40/50 e pensar em como isso afeta a cultura americana até hoje. Conforme a tirinha avança a televisão é apresentada, o rádio deixa de ser a principal fonte de entretenimento, a disseminação do cristianismo, as brincadeirinhas de "cowboys e índios", o tratamento psicológico deixando de ser um tabu, etc.

Didi Zamunel 09/04/2020

Uma doce viagem
Livro sensacional repleto de lições de vida e muitas aventuras com Snoopy. Uma das primeiras publicações de Snoopy e Charlie Brown. Super recomendo!

Lillian 24/06/2020

Minha primeira HQ lida em inglês e eu adorei a experiência. A leitura é bem fluida e daquelas que você consegue conciliar com outras, já que você pode ler aos poucos.
Achei bem divertido e me arrancou uns bons sorrisos.
Pra quem nunca leu nada em inglês (como eu) acredito que esse pode ser um bom começo.

Laura Coelho 10/08/2020

Adorei!
Muito fofo o livro e todos os cartoons! Gostosinho de se ler aos poucos!

Fernanda 21/07/2021

Old old old gold
Os primeiros quadrinhos parecem irreconhecíveis. Incluso a personalidade de muitos personagens. O traço aqui é só meramente estética e não interfere tanto. Não lembrava de ter tanta acidez nesses quadrinhos, só muita ironia. Nos primordios, eles não se reconheceriam com os últimos...
Uma pérola.

Tiago sem H - @brigadaparalela 08/12/2014

Quando era mais novo (e até hoje), quando comprava um jornal a primeira sessão que dava uma olhada era a de tirinhas. Entre as muitas que se destacavam e formavam seus fãs ao longo dos anos, Peanuts é uma das mais lembradas.

A história de Charlie Brown, o garoto que sofre de existencialismo e é um exímio perdedor em tudo que faz, fez com que Schulz conquistasse seu nome na história dos quadrinhos, mesmo que o próprio autor no início não tenha gostado do nome Peanuts.

Acompanhamos então todo o período de crescimento de Charlie Brown e suas descobertas e muito além disso, acompanhamos também a evolução dos traços do cartunista (no início, todos apresentavam um cabeção totalmente desproporcional ao corpo), uma vez que, as tiras são colocadas em ordem cronológica. Aos poucos os personagens nos são apresentados e começam a ser mais frequentes, como por exemplo, Lucy e Schroeder (o garoto do piano).

As tiras foram publicadas no período de 1950 e 2000 e um dos motivos que deixaram sua marca ao longo do tempo se dá pelo fato de Schulz ter de forma tão simples e cativante, construído personagens que são carismáticos, emotivos e passam por conflitos em suas vidas (mesmo se tratando de crianças).

Outra coisa bem bacana das tiras é a sequência de eventos que o cartunista produz ao longo delas. Entre tantas outras, uma das mais legais são as corridas que Snoopy faz sempre que ouve Charlie Brown abrindo balas ou comendo doces, então depois de muitas tiras, o garoto faz barulho com uma embalagem de bala vazia para enganar o cão. Hilário!!!

Talvez hilário seja o sinônimo de Peanuts. Mais de 50 anos se passaram desde sua criação e até hoje quando você lê despretensiosamente você não consegue não rir em algumas das curtas histórias. Alguns acreditam que todos os pensamentos pessimistas, filosóficos e até políticos dos personagens sejam personificados do próprio Schulz, talvez Charlie Brown seria o próprio cartunista.

Para aqueles que desejam treinar o inglês, esse primeiro volume de Peanuts é bem educativo pelo fato de ser tratar de tiras e usarem de uma linguagem de fácil compreensão caso o seu vocabulário da língua inglesa esteja ali pelo intermediário. Caso não esteja, a versão traduzida pode ser encontrada nas livrarias. Independente da versão escolhida, esse primeiro volume é sem dúvidas uma excelente aquisição para os amantes de quadrinhos em geral.

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/12/hqpost-08-complete-peanuts-1950-1952.html

Luane 06/03/2022

Divertido
Foi legal ver as tirinhas é tão divertido e bom para passar o tempo e ainda praticar o inglês. Não lembro da última vez que li as Peanuts mas me deu uma nostalgia...

Bya 29/01/2021

Divertido
Uma leitura divertida, que fiz aos poucos sempre antes de dormir. Pretendo ler as outras edições dos anos seguintes também. Muito bom.

Donatti 30/04/2021

O começo de tudo!
Como é interessante ter a oportunidade de ler o começo dessa turminha tão divertida. Com crianças travessas e inteligentes e um cachorro super simpático, as tirinhas são um perfeito recurso de entretenimento, mas sem deixar de lado o pensamento crítico que elas têm, ironizando de algumas situações cotidianas. A leitura em inglês é fluida, além de ser um ótimo recurso para treinar o reading, mas há algumas expressões que necessitam de pesquisa, pois dependem do contexto cultural norte-americano da década de 1950.