Em Defesa da Teologia

Em Defesa da Teologia Gordon Clark

Resenhas - Em Defesa da Teologia

Geolê 17/08/2011

Primeiro livro do Clark em Português!
___

"A teologia cristã é defensável, e a defesa do Dr. Clark é irrefutável" - John Robbins

Nesse livro o Clark mostra como a teologia é importante e necessária. Os Cristãos defendem a importância da leitura bíblica, mas muitos ignoram ou até desprezam a teologia sistemática. Porém Clark nos mostra aqui que a memorização da Escritura não é suficiente. Ele diz que

"devemos reunir diversas passagens da Escritura e desenvolver nosso conhecimento." (p. 19)

Seguindo esse Raciocínio, ele dá a seguinte definição:

"Na verdade, a teologia consiste em associar muitas passagens sobre diversos assuntos e organizá-las em um conjunto inteligível."(p. 20)

Também nos mostra a superioridade do conhecimento teológico acima das outras ciências. No início do livro, ele diz:

"A teologia, aclamada no passado como 'a rainha das ciências', hoje mal chega à posição de lavadora de pratos."(p. 17)

e que

"...A ciência é uma tentativa; muda constantemente."

Seguindo a idéia do livro, o Clark reserva um capítulo inteiro fazendo um resumo sobre o Raciocínioi lógico, e defende que essa é a forma de interpretação bíblica correta. Ele define lógica como o

"...estudo da inferência necessária."

Mostra exegeticamente que Cristo, o logos de Deus, é a lógica e a Racionalidade de Deus. Assim escandaliza alguns anti-intelectualistas traduzindo o início do evangelho de João como

"No princípio era a Lógica,[...]e a lógica era Deus. [Que é uma tradução bem melhor] ... Por que aleguém acharia mais sacrílego[ou profanador] chamar Cristo de Lógica que chamá-lo de Verbo - uma marca de tinta escrita em um papel ou um som pronunciado no ar."(p. 77)

"Sem a Lógica que ilumina todo homem que vem ao mundo, não poderia haver boas novas. Para que as palavras de Cristo façam sentido, para que sejamos informados sobre o plano da salvação de Deus, para escapar da falta absoluta de sentido, a Bíblia tem de ser lógica."(p. 82)

Na conclusão, o John Robbins diz sobre a 'The Trinity Foundation' (Editora que divulga as obras do Clark no idioma original):

"Nossa Ênsae - na Bíblia como fonte exclusiva de conhecimento, na primazia da verdade, na suprema importância da doutrina correta e na necessidade do raciocínio sistemático e lógico - é rara."

Alegremente me junto ao Felipe Sabino criador da Editora Monergismo, que no prefácio diz:

"É com muita alegria e gratidão a Deus que apresento ao púlblico brasileiro o primeiro livro de Gordon Haddon Clark em nosso idioma."

Recomendo de mais. ;)

Mateus Guarnieri 21/04/2022

O livro é bom, mas a linguagem é difícil.
Já era de se esperar uma linguagem mais complicada de Clark, mas é um livro curto e com empenho, dá pra tirar bom proveito da leitura.