Vitorianas macabras

Vitorianas macabras Charlotte Brontë...

Resenhas - Vitorianas Macabras

@vcdisselivros 18/05/2020

Uma carta de amor (de terror) para as mulheres
Vitorianas Macabras mostra que o casamento entre a Darkside Books com a Macabra TV deu certo. Ainda que as duas tenham como base o terror, o livro realça que a caveira tem um grande coração, refletido nas palavras de um discurso empoderado.

?Por que será que escolhemos nos lembrar dos espartilhos e das crinolinas, mas ignoramos a luta e o êxito das sufragistas? E, em uma era que nos deu tantas mulheres formidáveis, por que reverenciamos apenas os homens? ?

Sendo assim, o principal objetivo da antologia é reparar uma injustiça histórica, apresentando aos leitores a vida e a obra de 13 mulheres que enriqueceram a literatura.

Mulheres que estavam além de seu tempo e que enfrentaram as convenções, combatendo o preconceito e as adversidades para conquistar independência financeira e autonomia ao se dedicar à arte.

VITORIANAS

Para o leitor compreender melhor a era vitoriana, o livro traz uma biografia da rainha Vitória, com um breve panorama da tragédia que marcou a vida da monarca, bem como os elementos que foram base para as treze autoras presentes desenvolverem seus contos.

OS CONTOS

Em Vitorias Macabras os contos possuem certa similaridade. Como o palco de fundo é a mesma era, casas assombradas, espíritos vingativos e mistérios se repetem. Ainda assim, a leitura não fica monótona, pois o estilo da escrita de cada autora é algo único, bem como a mensagem a ser passada.

OS PREFERIDOS

Nem tudo são flores, mas assumo que no fim não gostei apenas de dois contos. Entre os preferidos, estão:

- A Porta Sinistra (Charlotte Riddell)
Um rapaz com mania de grandeza aceita a missão de investigar o mistério de uma porta que não se fecha em uma mansão tida como mal-assombrada.

- O mistério do elevador (Louisa Baldwin)
Entre as idas e vindas de um elevador, o ascensorista de um hotel de luxo descobre que nem todos que entram são o que parecem.

- O conto da velha ama (Elizabeth Gaskell)
Revive os acontecimentos sinistros de uma mulher que foi morar com uma criança em uma mansão assombrada por eventos trágicos do passado.

- Onde o fogo não se apaga (May Sinclair)
Após se envolver com um homem casado, mulher descobre o sabor do carma em um romance que dura para toda eternidade.

JOGO ABERTO

A Verdade é que me apaixonei por Vitorianas Macabras. Fui seduzido de tal modo que ficou difícil avaliar a obra como um todo.

A edição perfeita, com o pequeno histórico de cada autora antes do conto, aproxima leitor, que descobre segredos, como os de rivalidade entre algumas delas.

Apesar do livro ser todo escrito por mulheres, senti um pequeno incômodo ao perceber que a maioria dos protagonistas nos contos são homens, no entanto, considerando a época em que foram escritos é possível compreender o raciocínio das autoras, que algumas vezes escreviam sob o pseudônimo masculino para ganhar destaque do que publicavam.

Em suma, se você for fã do gênero e da era vitoriana, leia e se encante.

Nati Amend @livrosdanati 22/06/2020

Elas são Vitoriosas!
Vitorianas Macabras reúne contos de escritoras ilustres de uma das épocas mais sinistras e marcantes da sociedade inglesa: a era Vitoriana. As mulheres apresentadas nesta obra produziram histórias de terror que, muitas vezes, ficaram esquecidas na literatura, e que agora ganham o seu devido destaque. Algumas dessas autoras, inclusive, receberam a tradução para o português pela primeira vez.

Esta é segunda obra de terror que leio este ano e acho importante ressaltar aqui que medo é algo muito pessoal. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que não se choca com histórias sobrenaturais, por exemplo, porque isso simplesmente não me afeta. Por isso, sentir medo ou não com esses contos é algo muito relativo e que varia de leitor para leitor.

Dito isso, posso comentar a grata surpresa que tive ao perceber que essas histórias ao invés de me deixarem receosa ou assustada, na verdade acenderam uma chama de curiosidade dentro de mim, que fez com que eu as devorasse sem piedade. Algumas das narrativas desse livro são tão instigantes e bem construídas que você não vai conseguir desgrudar os olhos das páginas até terminá-las. E o mais incrível é que livro nos apresenta todo um contexto do pano de fundo dessas histórias, que refletem muito da cultura da época e da relação daquela sociedade com a morte.

Logicamente que, por mesclar diversas autoras, a nossa percepção com cada um dos contos varia conforme o nosso gosto literário. Algumas das histórias conseguiram me fisgar completamente e outras nem tanto. Mas a verdadeira experiência com a obra está na honra de poder conhecer e valorizar o trabalho dessas mulheres.

Com uma edição gráfica impecável e materiais complementares sobre o período retratado, Vitorianas Macabras é muito mais do que apenas um livro de contos. É uma obra transgressora que abre espaço para as mulheres no gênero de terror e um símbolo da luta pelo reconhecimento feminino na literatura.

site: https://www.instagram.com/p/CADY_HkDgSz/

Jothamon 27/03/2022

Simples histórias nada simples.
Um livro com algumas histórias de grandes mulheres vitorianas, sendo que todos os textos foram escritos durante o reinado da Rainha Vitória.
A leitura é extremamente poderosa, na qual todos os textos estão relacionados à morte ou ao sobrenatural. E mesmo nas histórias em que não há muita "ação", o texto não deixa de surpreender em momento nenhum.
Muitos textos de terror atuais parecem ter se espelhado em algumas destas leituras.
Além disso, conta como era ser mulher nessa época em que o machismo era ainda maior que hoje.
Desta forma podemos ver as lutas travadas por estas escritoras e outras mulheres de todas as épocas.
Uma leitura maravilhosa, com momentos de tirar o fôlego e tramas sensacionais. As autoras demonstram um poder incrível sobre a descrição do além.
Morte. Passagem. Medo. Paixão.

Coruja 20/10/2020

Vou começar dizendo que assim que vi o anúncio desse livro por aqui, fiquei de queixo caído, tanto pela beleza da edição quanto pelo conteúdo. Um ano atrás li Monster, She Wrote, um fantástico volume de referência sobre autoras pioneiras no horror e na ficção científica, e, por causa dele, uma boa parte dos nomes trazidos na coletânea da Darkside me eram familiares - e tinham entrado na minha lista de futuras leituras -, de forma que não tive dúvidas de colocar Vitorianas Macabras entre meus desejados.

A antologia reúne treze contos (e como poderia ser outro número?), além de uma série de extras, como ensaios sobre a era vitoriana, sua fascinação com a morte e o macabro, um pouco sobre a rainha Vitória (com várias referências a biografia escrita por Lytton Strachey, que já resenhei aqui), e indicações de filmes acerca do período. Cada conto começa com algumas linhas biográficas sobre a escritora e uma pequena sinopse preparatória ao conto. Cada detalhe é pensado para adicionar à experiência de leitura - porque é uma experiência, uma descoberta, uma jornada que fazemos a cada página virada.

Alguns nomes do elenco de autoras certamente são familiares aos leitores do Coruja: estão lá Edith Nesbit (famosa pelos contos infantis), Charlotte Brontë (o que é sempre uma boa desculpa para voltar a Jane Eyre) e Elizabeth Gaskell (Norte e Sul é um dos meus romances favoritos da vida) - Gaskell, aliás, é autora de um dos melhores contos da antologia, O Conto da Velha Ama. Conhecidas ou não, fato é que o resgate empreendido por Vitorianas Macabras vem bem a calhar.

O leitor moderno pode achar alguns dos enredos previsíveis, mas é importante frisar que essas mulheres foram pioneiras no gênero, resgatando temas do romance gótico mas dando a eles a marca delas e de sua época. A era vitoriana foi um tempo de enormes contrastes - de tradição e progresso, grande riqueza e inescapável pobreza - e esses contrastes estão presentes não apenas nos contos, mas na própria figura das autoras. O simples fato de escrever (e até de se sustentarem com suas obras) as tornavam transgressoras (aliás, as informações biográficas que o volume traz atiçaram minha curiosidade para descobrir mais sobre muitas delas), e elas abriram caminho para as mulheres não apenas no horror, mas na própria carreira como autoras.

Morte, e o que vem depois dela; fantasmas e vinganças; amores proibidos, tragédias e mistérios inexplicáveis; loucura, delírio ou experiências sobrenaturais; monstros de pedra e janelas ilusórias; a sugestão do pesadelo sob o verniz elegante da sociedade: há de tudo um pouco em Vitorianas Macabras, para todos os gostos e fãs do horror clássico.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/10/all-hallows-read-vitorianas-macabras.html

Luisa Jordana 12/12/2020

Vitorianas Macabras
Nessa antologia de contos, encontramos não apenas incríveis histórias sombrias de autoras da Era Vitoriana, como também encontramos um pedacinho desse período tão sombrio, repleto de características que caracterizaram este como um dos reinados mais famosos de todos os tempos.
O livro se inicia com uma pequena introdução sobre a rainha Vitória e sua trajetória de vida. Nunca havia realmente me interessado em conhecer a história dessa notável senhora, mas a leitura me despertou enorme curiosidade em conhecer o seu reinado tão ambivalente. Antes de cada conto, temos também pequenas biografias das autoras, o que além de ser muito interessante, ajuda o leitor a se aclimatar e entender melhor o ponto de vista de cada conto, que trazem as mais diversas temáticas, mas todos tem essa aura lúgubre como característica predominante.
Por fim, temos um pequeno dossiê sobre a período vitoriano e sobre o que marcou essa época, com textos que, apesar de não serem tão aprofundados, servem para despertar a curiosidade do leitor, que, caso queira, poderá aprofundar o conhecimento em outras fontes, já tendo este livro como um ótimo ponto de partida.

Ângelo Von Clemente 15/05/2022

? "A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade" - Rhoda Broughton 3/5

? "A maldição da Morta" - H.D. Everett 3.5/5

? "Amour Dure" - Vernon Lee 4/5

"Onde o fogo não se apaga" - May Sinclair 3.5/5

Sobre a estética do livro
Editoração; diagramação,etc: 5/5

herbert.goncalves 11/02/2021

contos de terror escrito por mulheres subestimadas. PERFEIÇÃO.
que edição maravilha essa da darkseid, puta que pariu, linda e fantástica. é muito foda ler e ver coisas de pessoas que viveram num tempo diferente. bate uma emoção muito forte em mim em como a vida é maravilhosa. amei as referências. espetacular!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Cinara... 29/04/2020

"Nunca escurece para quem se habitua a vagar no ar suave do anoitecer até mais tarde." - A janela da Biblioteca - Margaret Oliphant

Livro maravilhoso!!! Um dos meus favoritos da vida com certeza!!! Tentei economizar mas o fim chegou :(

Vania.Cristina 18/06/2023

Treze vozes femininas de tempos sombrios
Contos de terror escritos por treze mulheres que viveram no Reino Unido nos tempos da rainha Vitória. Antologia organizada, traduzida e com fortuna crítica de Marcia Heloisa. Gostei de todos os contos, uns mais do que outros, mas o que gostei mesmo foi de conhecer o trabalho dessas mulheres incríveis, todas à frente de seu tempo. Muitas foram sufragistas e progressistas, desafiando os valores da época. A edição da Darkside é muito bonita, com ilustrações, fotos e mini biografias, e os textos de apoio são simples mas curiosos e ajudam muito com a contextualização da época. E entender o contexto faz os contos crescerem de significado. Algumas histórias são previsíveis porque, do momento que foram escritas até agora, já influenciaram muitas vezes o imaginário da cultura pop. Mesmo assim, valem pela ambientação, pela construção de personagens ou pela escrita. Outras histórias chegaram a me surpreender, e uma em especial me deixou desconfortável. Ao final, são diferentes formas de trabalhar o terror, treze diferentes vozes femininas que vieram de uma época muito diferente da nossa e, ao mesmo tempo, nem tão diferente assim.
Ana Paula 18/06/2023minha estante
Já quero ler!

Silvia Cristina 19/06/2023minha estante
Me interessou

Prystaj 30/03/2021

Ah, Medea da Carpi, mia dea, entrego-me a ti, permita-me ser amada e morta por ti.
O conto Amour Dure – Amor dure é, sem dúvidas, o meu favorito conto do livro.

Esse livro contém 13 contos de autoras da Era Vitoriana que abriram novos caminhos das mulheres no mundo da arte, algumas curiosidades/ocorridos da época virtoriana e a biografia resumida da rainha Vitória.

Eu esperava que os contos fossem causar medo e arrepios em mim, o que não aconteceu, mas ainda assim é um livro maravilhoso e alguns contos são melhores que os outros, tem uns que eu não consegui entender a história, outros com final aberto, outros que dão ansiedade para saber o desfecho e outros se tornaram os meus favoritos, que são: Amour Dure (Vemon Lee), A Maldição da Morta (H.D. Everett) A Verdade, Somente a Verdade, Nada Mais que a Verdade da (Rhoda Broughton).

Lendo o livro, me fez refletir sobre como a sociedade despreza as escritoras, ignorando-as pelo fato de serem mulheres, porque, olha... quantas escritoras maravilhosas existem por aí e não são reconhecidas?
Giiiii 31/03/2021minha estante
???

Ket 07/06/2022

Fantástica imersão na literatura vitoriana
O livro vai agradar quem ama a escrita de terror e quem se interessa pelo contexto vitoriano. A editora fez um ótimo trabalho compilando 13 contos de escritoras britânicas que articularam em seus trabalhos o medo e horror. É um livro importante pois nos faz refletir sobre o lugar que essas mulheres ocupavam no ambiente literário do século XIX e como várias delas eram prolíficas (muito mais do que alguns autores homens consagrados). Fiquei extremamente curiosa em ler outras coisas de todas elas. Uma pena que por aqui a publicação seja difícil...

O livro também traz uma ótima contextualização do período vitoriano e o fascínio pela morte que parecia permear todas as esferas da vida cotidiana.

VivianeS2 10/07/2020

Poderia ser melhor...
A edição em si é muito bonita. Você vê o capricho da editora para nós leitores.
São 13 contos de autoras da Era Vitoriana. Todos eles vem com um breve resumo sobre elas.
O que torna em si fraco o livro são alguns contos. Alguns são longos demais, não desperta curiosidade, torna-se a leitura arrastada, chata e cansativa. Demora-se muito para um desfecho bobo, sem o mínimo da graça, ou melhor, nada macabro.
Não espere nada muito obscuro aqui, ou macabro de verdade, ou se impressionar com um conto que te passe um mínimo de arrepio.
Tem contos bons, sim tem, porém nada muito impressionante.

Yas (@vestigiosdesolitude) 19/07/2022

Vale muito a pena!!!
" Em um mundo que cada vez mais desvaloriza o intelecto, cerceia a criatividade, censura a liberdade artística e tacha de obsoletos os empenhos literários, é um orgulho apresentar treze mulheres que no século retrasado, ignoraram todos os obstáculos e se dedicaram com afinco à escrita, à reflexão filosófica, ao pensamento crítico." - Marcia Heloisa (Antologia Vitorianas Macabras)

*Da editora*

"A Era Vitoriana foi um marco na história da Inglaterra e também no mundo. De um lado, o conservadorismo, a repressão e a subserviência. De outro, as transformações científicas, sociais e tecnológicas. Muito se fala sobre os homens que fizeram história naquela época, mas as mulheres também estavam travando suas próprias batalhas, desafiando convenções em nome da independência e da autonomia.

Para enaltecer as mulheres ilustres que prestaram uma contribuição formidável à literatura ? e reparar a injustiça histórica que por séculos reverenciou apenas os homens ?, a DarkSide® Books e a Macabra Filmes orgulhosamente apresentam a antologia Vitorianas Macabras. Organizada em parceria com Marcia Heloisa ? doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense (UFF), também responsável pela tradução e já conhecida pelos darksiders por seu exímio trabalho com Bram Stoker e Edgar Allan Poe, na linha Medo Clássico ?, a coletânea apresenta treze histórias escritas por autoras que, assim como nós, foram cativadas pelo medo e por tudo aquilo que é sobrenatural.

Verdadeiramente assustadoras, as histórias desta antologia foram ecoadas em contos e romances publicados nos séculos seguintes, uma proeza e influência que apenas as tramas mais poderosas poderiam conseguir. Aqui, o medo se manifesta de diversas maneiras, todas elas terríveis, impressionantes? e difíceis de esquecer. Não vamos contar todos os segredos, mas aqui vai um gostinho do que está por vir:

?A Prece?, de Violet Hunt, é uma espécie de avô de Cemitério Maldito;
O perturbador ?Onde o Fogo Não se Apaga?, de May Sinclair, reproduz a tensão dos slashers com a profundidade do terror psicológico;
?O Conto da Velha Ama?, de Elizabeth Gaskell, e ?O Mistério do Elevador?, de Louisa Baldwin, apresentam fantasmas memoráveis;
já em ?A Janela da Biblioteca?, Margaret Oliphant traz um ensaio melancólico sobre o fantasma da solidão.

?A voz dessas autoras é única, suas vidas são o verdadeiro assombro diante da grandeza de suas obras até então esquecidas?, afirma Christiano Menezes, diretor editorial da DarkSide®.

?Há muito tempo eu não era tocada por textos tão poderosos?, completa Marcia Heloisa.

Vitorianas Macabras reúne ainda histórias
de Charlotte Brontë, H.D. Everett, Vernon Lee, Rhoda Broughton, Charlotte Riddell, Edith Nesbit, Amelia B. Edwards e Mary Braddon. Essas mulheres, além de serem figuras ilustres do protagonismo feminino, tinham em comum, é claro, o amor pela literatura: passaram a vida escrevendo, transformaram as palavras em seu ofício e tocaram inúmeros leitores com seus escritos."

Ivy 24/11/2020

Demorei um pouco, mas estou aqui para dizer o que achei de Vitorianas Macabras, um livro envolvente por conta de seus contos que podiam causar calafrios.

As vezes em momentos, me pegava assustada com um dos contos, ainda mais quando eu lia enquanto escurecia lá fora.
A edição é belíssima, com as fotos das Vitorianas e suas informações, algo que pareceu dar um toque maior, mostrando o rosto daquelas que escreveram histórias, mas que foram ignoradas, por ser simplesmente: mulheres.
E agora, muitos anos depois, esses contos ganharam vida mais uma vez.

Um dos melhores livros que li esse ano!

Gisele @abducaoliteraria 11/05/2020

Este é o ano em que finalmente estou me rendendo aos contos, um estilo de histórias que até então eu não era muito fã. Por esse motivo é que peguei Vitorianas Macabras em mãos com muita empolgação, apesar das ressalvas com relação ao gênero. Entre um misto de curiosidade e ao mesmo tempo medo, fui abraçada mais uma vez pela incrível introdução da tradutora Marcia Heloisa, que nos prepara muito bem para o que está por vir.

A Era Vitoriana remete-se ao período em que a rainha Vitória regeu o Reino Unido, durante 63 anos, de 1838 a 1901. Na introdução, Marcia ressalta o paradoxo que esta era representa, porque ao mesmo tempo que o Reino Unido vibrava e era o centro dos acontecimentos da Europa, ele também era muito obscuro, palco de circunstâncias muito bizarras.

A fascinação das pessoas pela morte e pelo desconhecido era reflexo da principal figura do Estado, a rainha Vitória, que ao perder o marido mergulhou em um luto profundo, permanecendo assim até o final de sua vida. A obsessão da rainha em contemplar o espectro do marido fez com que ela preservasse não só o luto, mas tudo aquilo que era de posse dele, como roupas, papéis e objetos pessoais. Sem sombra de dúvidas, ela foi não só a rainha, mas a vitoriana mais macabra de todas.

A partir de toda essa contextualização, a empolgação com relação as histórias só aumentou. Antecedendo cada conto das 13 autoras selecionadas, há uma pequena biografia que nos apresenta um pouco a cada uma delas, todas mulheres ilustres que contribuíram muito para a literatura em tempos em que suas vozes não eram nem um pouco valorizadas. Portanto, esta edição também é uma homenagem àquelas que, nas palavras da própria tradutora, "São mais que vitorianas. São vitoriosas".

Com relação às histórias, meu medo se deu por motivos em vão. Me diverti e me senti entretida demais pelos contos, sentimentos provocados pela imersão que o livro apresenta como um todo. As histórias possuem elementos fantasmagóricos, de terror psicológico e também teor melancólico. Alguns foram divertidos de acompanhar, enquanto outros foram mais tensos e assustadores.

Foi uma experiência inigualável. Me senti sentada em uma roda de amigos ou acompanhada da família, dividindo histórias assustadoras que alguém jura ter presenciado. Ou que o amigo de um amigo presenciou, claro. São histórias nostálgicas, que dão o famoso arrepio na espinha e ao mesmo tempo frio na barriga de empolgação.

É difícil selecionar o meu conto favorito, porque eu gostei de todos. Há aqueles que conseguiram despertar mais o meu interesse, principalmente os que continham um toque de suspense na trama, como A Janela da Biblioteca e o Coche Fantasma. Apesar de diferentes, todos despertaram em mim algo semelhante, como a expectativa de desvendar cada trama. Se você quiser assistir o vlog de leitura, confira aqui.

Para finalizar, há também o extra no final do livro. Lá, um pouco mais da era vitoriana é compartilhado, bem como seus costumes e locais com acontecimentos bizarros. Há inúmeros filmes referentes às histórias, às autoras ou até mesmo figuras importantes do período, como a própria Rainha.

O livro funciona muito bem em conjunto. Desde o capricho da edição, a incrível introdução, as mini biografias, os contos e os extras, tudo contribui para uma experiência muito marcante, que será lembrada com muito carinho. Me senti privilegiada por conhecer um pouco mais sobre este período que ficou marcado por suas excentricidades, mas principalmente pela oportunidade de conhecer autoras renomadas, que foram silenciadas inúmeras vezes, mas que tiveram a força necessária para hoje, servirem como espelho e motivação.

site: http://abducaoliteraria.com.br/