Swoon

Swoon Nina Malkin

Resenhas - Swoon

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Brubs 11/07/2010

SWOON apresenta-se como um típico livro de romance adolescente, mas desenvolve-se em uma trama repleta de mistério em que Candice, – ou Dice, como é chamada pelas novas amigas – uma típica garota de Nova York, vê-se obrigada a se mudar para a pequena e extremamente tradicional cidade de Swoon, em Connecticut. Lá, ela percebe as falhas do lugar, assim como suas superficialidades, tais como, o enfadonho costume dos jovens só se chamarem por diminutivos de seus nomes.

O livro começa não mostrando ao que veio, mas as palavras em suas páginas te cativam de uma forma tão intrigante que é meio impossível querer parar de ler. Mesmo tendo virado a noite lendo outro livro, não consegui deixar SWOON de lado assim que o peguei. Lia um pouquinho aqui e um pouquinho ali e descobri que o que eu tomava por apenas um romancezinho besta, tornou-se uma história com uma pitada de mistério, outra de drama e claro, o romance óbvio. Porém, você se vê instigado a conhecer mais de Sin, Dice e Pen.
Os personagens não são ocos, todos são repletos de camadas, personalidades e imperfeições. O príncipe encantado de Dice, é um mistério tanto para ela, quanto para nós, leitores, pois não sabemos se ele é bom ou mau e só está mentido para a garota, se tem bom coração, se ao menos possui uma alma!
Confesso que durante o último capítulo, pensei em ter me deparado com mais um daqueles finais melosos e tipicamente previsíveis, no entanto, a autora me surpreendeu, dando ao final o que toda pessoa realmente deseja bem lá no fundo: paz.
É uma história de fácil leitura e envolvente, com capítulos pequenos e que trata a adolescência de maneira aberta e direta, sem papas na língua na hora de falar sobre drogas, sexo e até mesmo violência. Uma delícia de livro! Adorei e recomendo!
Alice 19/07/2010minha estante
coloquei que não gostei sem querer ¬¬ computador louco, sis, me desculpa!
pelo contrário, achei uma resenha minunciosa e bem analisada, mesmo que ainda não tenha lido o livro! qualquer hora dessas eu arranjo um e leio :]

Jheny 01/06/2011minha estante
Finalmente uma resenha que não me desanimou! :O auahuaha Faz tempo que quero ler esse livro, mas ainda não consegui comprar (e o preço não abaixa) auahuahaa Eu me interessei pela história, mas depois de ler várias criticas comecei a questionar se o livro é tão bom quanto eu espero que seja! A sua resenha ficou tão positiva que voltei a querer o livro! ahuahauha Parabéns! *-*

Coruja 08/07/2010

A próxima madre Teresa?
Com toda a sinceridade? Eu não consegui chegar a uma conclusão se gostei ou não desse livro. Ele me fez pensar assim, numa cruza entre as séries de TV Gossip Girl e Vampire Diaries.

A criatura sobrenatural da vez é um fantasma que vira golem e detém superpoderes afrodisíacos, que usa para se vingar dos descendentes de seus assassinos – ainda que se tenham passado uns duzentos anos desde a questão e os ditos descendentes, tecnicamente, não tenham nada a ver com o assunto.

Nosso fantasma-golem-quase-pinóquio se chama Sinclair – ou Sin, como ele prefere ser chamado – e é simplesmente diabolicamente charmoso (ênfase no diabolicamente, por favor). Ele é manipulador, mentiroso e sem escrúpulos; capaz de transformar a ‘doce’ prima da protagonista de uma garota caminhando para o padrão Stepford de perfeição para uma ninfomaníaca, incitar orgias na casa do grande jogador de futebol da escola para poder revelar que o mesmo é gay e fazer velhinhos asmáticos enlouquecerem com hormônios, culminando com idosos a flambe.

Apesar disso tudo, nossa heroína – que possui misteriosos poderes psíquicos latentes – não consegue fazer muito mais que débeis reclamações com a criatura, ao mesmo tempo em que suspira por ela. Afinal, pobre coitado, Sin sofreu muito, perdeu a mulher que amava e foi enforcado apesar de ser inocente. Há de se perdoar.

Dice, sinceramente, não sei o que fazer da sua compaixão e capacidade de perdão. Você me parece uma excelente candidata para a próxima Madre Teresa de Calcutá.
Gabi 15/10/2010minha estante
comecei a ler esse livro e não gostei, desisti!

Bru 22/10/2010

Sinceramente ?
não gostei, uma leitura muito chata , e cansativa, eu sinceramente n gosto de ler romances impossiveis, as vezes é interessante, ou tipo quando um morre no final , ou algo do tipo, mas assim, eu n gostei do livro achei muito muito fraco, esperava mais, depois de tudo que escutei falarem sobre ele, principalmente no skoob , via muitas pessoas adicionanda várias estrelas e enfim , so n parei de ler por que eu gosto de ler um livro até o fim , por que se n, não tenho como criticar ou elogiar. Algumas partes me confudiram, outras foram super rápidas,e outras super " nada haver, tipo, que ?? hã ?? "
e quando sid diz , " vc é minha vida,mas n é meu proposito "
tipo hã ? essa frase partiria um coração até de um demonio, até de quem n leu o livro , é praticamente um plagio fudido , ( desculpa o termos ) de a mediadora. rs mas fuuuudido mesmo. tá parei :/
é muito chato ! mas gosto é gosto né ? rs

Joao.Esteves 02/10/2010

A história é de uma garota que tem algumas habilidades psíquicas que podem ser relacionadas com a epilepsia que ela tem.

Ela acaba descobrindo que a sua prima Pen está possuída depois de um acidente que ela sofre, caindo de uma árvore, isso acaba despertando e ela passa a ser possída por Sin.

No decorrer da estória, sem spoilers, fica evidente o que Sin realmente queria desde o começo.
Gostei muito da história, que de uma certa forma chega a ser tocante. A autora desenvolveu muito bem essa protagonista, que diferente das que estão na maioria dos livros Pós-Crepúsculo, não é frágil, nem é perfeita...ela até foge um pouco disso.

Na estória, existe alusão a drogas e sexo. Achei válido por trazer mais pra realidade, deixando pra trás aquela garotinha frágil dos romances.

Então, fica minha dica, se você quer dar um time dos livros muito parecidos/clichês esse é um começo.

Gabi. 04/11/2010minha estante
Muito válida sua resenha. Achei muito chasquento você fazer menção a essa realidade dos livros Pós-Crepúsculo. Me parece que a autora escreveu algo muito conciso com a realidade, colocando um leve toque de crendice.
Fiquei com muita vontade de ler o livro.

Paulinha - @ladaminhaestante 03/10/2021

História envolvente e bem desenvolvida
A história é um típico romance adolescente, com todos os traumas, confusões, descobertas e um pouquinho de libertinagem, e um toque de magia, viagem no tempo e rituais.

Os personagens principais em sua maioria, apesar de adolescentes, são muito bem construídos e desenvolvidos, até maduros na maior parte da trama. O contexto do livro foi muito bem trabalhado, não deixando pontas soltas nem casos mal resolvidos. A autora dominou bem assuntos como drogas, sexo, álcool, problemas psicológicos, bullying, na adolescência, de forma a não ser exagerado no conteúdo.

Foi uma grata surpresa esta história. E terminou de uma forma tão singela, apaixonante.
mary 24/01/2022minha estante
Vc sabe me dizer se esse livro é unico ou é uma série?

Paulinha - @ladaminhaestante 24/01/2022minha estante
Até onde sei, é único.

mary 24/01/2022minha estante
Ah, sim. Obrigada!! ??

Lu 21/09/2010

- Aguarde, ó cidade de Swoon, ó grande colônia de Connecticut, pois eu serei vingado.
No ano de 1769, na cidadezinha de Swoon - em Connecticut, um homem é acusado de matar sua esposa grávida. Mesmo jurando inocência, foi condenado à morte. E naquele dia, enquanto era enforcado numa árvore, Sinclair Youngblood Powers jurou vingança.

Eu não conseguia vê-lo devido a todas as pessoas na minha frente, que se empurravam e gritavam para ele. Consegui senti-lo, no entanto, toda raiva e medo que havia nele. A violência de seu juramento me atingiu por dentro e se prendeu ao meu coração como uma vítima de naufrágio se agarra a uma bóia.
- Então avisem os filhos dos filhos de seus filhos, e além! Avisem-os bem!

Dias atuais...

Mudar-se para uma cidadezinha no interior não estava nos planos de Candice, afinal, trocar a grande Nova York pela pequena Swoon com certeza não é o sonho de nenhuma adolescente. Mas após um incidente a envolvendo, seus pais resolvem levá-la para interior de Connecticut com a esperança de que ela supere um trauma do passado e passe a levar uma vida mais tranqüila e “normal”.

Swoon é o lugar de sorrisos corteses, onde todos se conhecem, são amigos e nada de ruim acontece; ou pelo menos não acontecia até o dia em que Pen - a prima boazinha e linda de Dice - cai de uma árvore e o fantasma Sinclair Youngblood Powers é libertado e possui o seu corpo.

Candice tem um dom.
Quando contava 13 anos os médicos diagnosticaram-na com um tipo raro de epilepsia (e seus pais preferiram acreditar nisso), mas Dice sempre soube que as convulsões eram causadas pela sua paranormalidade... Agora, aos 17 anos,esse dom que ela tanto quis ignorar, trás à vida um lindo fantasma...
Sinclair voltou dos mortos com apenas um objetivo, vingança. Com o corpo de Penélope a sua disposição, ele faz com que os moradores de Swoon tragam à tona o que de pior há em seus corações. Porém, Candice não deixará que Sin continue usando sua prima.

Após um ritual de exorcização, Dice consegue libertar Pen, no entanto caí na armadilha de Sinclair e acaba por transformá-lo em um rapaz de carne e osso, lindo e muito mais poderoso do que antes. Candice terá que correr contra o tempo e impedi-lo de destruir a cidade e todos que ela ama. Mas essa missão não será tão fácil assim, pois ela está apaixonada por ele e não consegue resistir ao seu charme.

O quero deixar claro é que, assim que pus os olhos em Sinclair Youngblood Powers (em carne e osso), eu já estava apaixonada por ele. Nada poderia mudar isso.

Custei a escrever essa resenha e nem acho que ficou boa, desculpem, mas foi o que saiu,rsrsrs. Eu esperava mais de Swoon, pois a sinopse dele é simplesmente encantadora e nos faz esperar por uma história muito boa. Achei o livro meio chato e exagerado, o uso de tantas drogas me fizeram ficar irritada com tudo.

Candice não me agradou como heroína, não consegui sentir muita simpatia por ela, gostei mais da CatRuby (gatinha de Dice) do que da dona. Esperava mais atitude da Dice, infelizmente a achei mais uma personagem que na hora do “vamos ver” simplesmente ficava parada e não tomava atitude nenhuma. Mas sua prima Pen conseguiu superar ela tanto em beleza como em chatisse. Sinclair é maravilhoso, é um personagem que apesar de não ser bonzinho, nos conquista com seu charme e cavalheirismo.

O que gostei do livro foi o final e, sinceramente, gostaria de que não tivesse continuação, pois na minha opinião ele combinou muito bem com a história.

Não vou deixar de recomendar, pois acredito que cada um tem o seu gosto. Eu posso não ter gostado, mas há quem gostou e quem ainda não leu pode gostar.

Então leiam e tirem suas conclusões. ^^

Thali Prado 02/07/2010

Uma ótima estória, mas péssimos personagens
A capa de tirar o fôlego; o título de fazer sonhar; uma sinopse que promete um livro cheio de romance, mistérios e muita maldade.

Publicado pelo selo da Galera (literatura para jovens-adultos) Swoon é totalmente diferente do que eu poderia esperar. Me vi muitas vezes decepcionada com o livro e em outros momentos eu simplesmente não conseguia largá-lo. Uma montanha-russa de emoções difícil de explicar.

Mas, primeiramente. Sobre o que trata o livro?

Swoon é um romance sobrenatural. Dice (Candice) é a protagonista, uma jovem que possui alguns dons sobrenaturais (não ficou muito claro quais eram seus dons rs) ela se muda para a cidadezinha provinciana de Swoon em Connecticut para passar um tempo com a prima Pen (Penelope).

Tudo vai bem à medida do possível para Dice, até o dia em que Pen sofre um acidente e começa a agir de uma forma muito estranha e bizarra.

Sinclair Youngblood Powers foi condenado a morte por assassinar sua esposa, coisa que ele alega não ter feito. Condenado injustamente, Sinclari jura se vingar do povo Swoon. E muitos anos depois seu espírito encontra a oportunidade ao entrar no corpo de Penelope Leonard.

Dice, que tem dons sobrenaturais (como eu já mencioneu acima rs) logo percebe que algo de muito errado está acontecendo com sua prima e depois de analisar muito ela chega a conclusão de que Pen está possuída. Ao tentar um exorcismo improvisado, Dice dá a Sinclair um corpo próprio. Agora ele está livre para exercer sua maldade sobre a cidade de Swoon. E Dice terá que impedí-lo.

Bem, você deve estar se perguntando. Onde entra o romance nisso tudo? Dice e Sin têm uma forte ligação desde o inicio, porém a vingança é o que domina a mente dele, então ele simplesmente não se dá conta de mais nada até basicamente as últimas dez páginas do livro rs

O livro é cheio de altos e baixos (baixos mesmo que faz você querer largar ele na estante e nunca mais pegar rs) Mas também tem cenas que valem muito a pena ler.

Dice é uma ótima personagem, com suas tiradas e gracinha ela sempre me trazia à mente Rose Hathaway da série Vampire Academy. Na verdade Dice é quem sustenta o livro. Porque a estória de Swoon é íncrível, mas seus personagens são fracos e pouco explorados, não cativam.

E o final...absolutamente inaceitável. Aquele tipo de final sem final. Mas isso se deve ao fato de que Swoon terá uma continuação =) Na qual esperamos que todas nossas dúvidas não respondidas, sejam esclarecidas.(ainda bem, porque se terminasse daquele jeito eu matava alguém rs)

Recomendo esse livro para aqueles que gostam de uma literatura diferente e que não desistem logo dos romances que não empolgam nas primeiras páginas e que sabem que alguns livros guardam o melhor para o final. (ou as vezes guardam o melhor para o segundo livro rs)

Luisa 30/09/2010

Falando a verdade... Swoon foi um livro viciante para mim. Mas viciante não quer dizer que ele seja bom.
Engoli o livro em menos de uma semana em meio a provas e trabalhos de escola.

O começo foi massivo, o meio foi prazeroso e o fim foi um grande arrependimento.

Algumas partes confundiram, passaram demasiado rápido. Personagens brotavam do chão, sem nem uma descrição definida, sem qualquer carisma, nem mesmo os protagonistas. Usavam drogas como se toma agua... A qualquer momento, sem qualquer sentido!

A idéia de Swoon foi ótima... O livro em uma "idéia" seria uma sublime obra do romance, mas a autora não soube aprofundar nos mistérios que que rondavam a cidadezinha.

Swoon é bom, mas não chega nem perto de ser um livro perfeito!

ka mcd 05/10/2011

Swoon: Amor Além do Tempo
A continuação desse livro está saindo esse mês lá fora? Então, achei uma ótima idéia falar dele agora, antes que a continuação seja trazida para cá. Sem contar que Swoon é um daqueles livros totalmente polêmicos e eu amo isso!

Bom, Swoon me surpreendeu. Eu achei fosse ser mais um daqueles livros fraquinhos que estão sendo bastante populares e tomei um grande susto quando vi a profundidade por trás do sobrenatural.

Eu comecei gostando pela narrativa desinibida de Dice, pelo charme de Sin e pelo livro, ao invés de seguir um caminho bobinho e até ingênuo, passar a ser uma bela critica à hipocrisia da nossa sociedade. Ele mostrou o preconceito de alguuns em relação à orientação sexual de outros, como as pessoas mudam dentro das paredes de sua casa, o preconceito racial, como algumas pessoas reprimem a verdade sobre si mesmas por medo do que as outras vão pensar... São pequenas coisas que acontecem no livro e que você precisa saber captar para entender o que a autora realmente está querendo dizer ali.

E não é só a história que é complexa assim, os personagens também são um tanto quanto singulares.

Dice começa como uma menina decidida, diferente e segura de si, mas, com o decorrer do livro, ela se transforma em uma boba apaixonada que se põe em situações humilhantes por causa de Sin. E ele, que começa parecendo só um cara muito educado, com uma pequena sede de vingança e um interesse palpável por Dice, se mostra uma pessoa extremamente vingativa e que só se importa realmente em vingar a injustiça que sofreu no passado. E então tem Pen (ou Penelope), a prima perfeitinha de Dice, a popular ou a garota mais linda da cidade. Ela começa sendo um amor de pessoa, mas vira uma vagabunda chata pra caralho (desculpa, mas eu preciso falar assim para vocês entenderem de verdade) quando mostra qual a sua real personalidade.

Mas aqui vão algumas verdades sobre Swoon: quem espera cenas lindas, felizes e românticas, não têm mente aberta e não gosta de coisas levemente complexas, vai odiar. O livro é totalmente único, a escrita da Nina Malkin é envolvente – talvez um pouco confusa em algumas partes, mas arrebatadora – e o modo como ela fez as personagens regredirem e crescerem ao longo do livro é maravilhoso. Muita gente diz que Dice não é uma personagem que convence, mas a verdade é que ela é tão real que acaba regredindo por não agüentar a pressão de tudo que está acontecendo com ela. Talvez esse seja um dos problemas, talvez as pessoas não gostem de ver como ela é real. Como todos eles, apesar de tudo, são muito reais.

O livro despertou muitas sensações diferentes em mim e eu demorei um bom tempo para saber se, no fim, o que eu sentia era agradável ou não. E confesso que não é nem agradável, nem horrível, Swoon me deixou com uma sensação que nenhum livro conseguiu recriar até agora. Um misto de melancolia, deslumbramento, torpor, êxtase e respeito. Acho que, mesmo as pessoas que não gostam da história de Swoon em si, deveriam repensar um pouco a respeito de tudo aquilo que vem junto com ela, tentar enxergar todas essas realidades e ilusões que vivemos todos os dias e aprender um pouquinho com tudo isso.

Nathy Bells 21/05/2011

No começo da leitura fiquei meio perdida entre os pensamentos de Dice e o que realmente estava acontecendo, mas isso desaparece quando ela consegue estabelecer um relação com Sinclair. Logo de cara me apaixonei por ele que oscila entre ser o herói e o vilão da história.

Por causa do dom que Dice tem ela consegue falar com sua amiga de NY que faleceu, a Ruby. As conversas com ela acontecem em momentos estranhos e são algumas vezes engraçadas, Ruby tem medo que aconteça algo muito ruim com Dice por causa dessa contato com Sinclair.

É complicado escrever minha impressões sem soltar spoilers porque a cada página você descobre um novo motivo para todo essa confusão em Swoon. Mexendo no site da Galera Record achei um comentário perfeito que define o livro:
"Ler Swoon é igual andar em um brinquedo perigoso, aonde você oscila entre o medo e a alegria. Deixe-se cativar pelas imperfeições dos personagens e viver com eles o presente, passado e futuro. Swoon foge dos "clichês" dos livros sobrenaturais e isso é o que torna a história inesquecível."

Julindgri 21/05/2011minha estante
adorei esse comentário!

Marilia 05/11/2010

Swoon – Nina Malkin
Sinopse:

Na pequena cidade de Swoon, Connecticut, todos têm orgulho de suas raízes e traduções sulistas. Recém - chegada de Nova York, Candice se destaca terrivelmente ali. No equinócio de outono, porém, suas habilidades psíquicas secretas se tornam úteis quando a prima, a doce Penélope, é possuída pelo espírito de um jovem da era colonial, injustamente enforcado pela morte de sua noiva. Agora, Candice terá que ajudar sua prima e tentar solucionar o mistério que envolve o belo e atraente rapaz.

Swoon é o primeiro livro sobrenatural de Nina Malkin, conhecida pela serie Confissões de uma banda.

O livro conta a historia de Candice – ou Dice - uma jovem que vai morar em Swoon após alguns problemas em Nova York.

Em Swoon Dice passa seu tempo em companhia da prima Pen e Marsh amiga de sua prima.

Em um dia no parque Pen, para atrair atenção de um rapaz, sobe em uma árvore, acaba caindo ficando desacordada. Quando volta a si, Pen age de forma diferente e Dice percebe através de seus poderes psíquicos que a prima foi possuída por um espírito.

O espírito é Sinclair Youngblood Powers, um ferreiro que foi condenado à forca há duzentos anos pelo assassinato de sua noiva. Ele possui Pen com o único propósito, vingança.

Sin (pecado em inglês) tem poderes e usa Pen que é linda, popular e considerada perfeita, e a transforma na piriguete (desculpa, mas é a melhor definição) da cidade. Logo depois ele passa a agir sobre toda a população deixando todos desinibidos sexualmente numa busca de vingança pelo pecado da luxuria.

Dice que pode vê-lo passa a conversar com ele. Sin explica os motivos de sua vingança e quais serão seus alvos. Dice procura explicar que as gerações são outras e que eles não podem ser culpados pelos atos de seus antepassados, mas Sin não pensa assim.

Sin é altamente sedutor e Dice acaba se apaixonando por ele.

Dividida entre salvar sua prima da possessão ou ficar mais tempo com Sin, Dice decide que precisa tirar o espírito do corpo de Pen, mas não sabe como e pede ajuda ao próprio Sin, que se mostra compreensível e apaixonado por Dice e a ajuda ensinando um feitiço de exorcismo.

No dia seguinte ao ritual para a surpresa de Dice, Sin está de volta em seu próprio corpo e com um desejo ainda maior de vingança. Dice descobre que depois do ritual Sin fica ligado a ela por ter se tornado seu Golem*.

Muitas coisas estão por vir e o final é revelador e surpreendente!

*Golem de acordo com a Cabala é um ser que deve servir e obedecer quem o trouxe de volta a vida, um tipo de escravo. (pagina 163)

****

Esse é um livro altamente indicado para as meninas que adoram um bad boy, Sin é um charme às vezes cafajeste, às vezes romântico. Já Dice me deixou um pouco intrigada no inicio, mas no fim o livro explica muita coisa sobre a forma que ela age. Pen me parece desde o inicio uma garota fútil, e que busca chamar atenção sempre. Marsh que é meu personagem favorito, é tímida no inicio e se desinibe sobre os efeitos do poder de Sin, se aproxima de Dice e passa a ser sua única amiga quando Pen se afasta dela. O pai de Marsh é um cara tipo machão que trata muito mal as filhas.

Surpreendi-me com o livro que é de rápida leitura que envolve e atiça a curiosidade para os próximos acontecimentos da historia. Foi meu primeiro livro sobre fantasmas/espíritos e gostei bastante dessa temática.

A Autora anunciou em seu site que já está escrevendo a seqüência de Swoon com possíveis nomes de Swear ou Sworn.

Diana 24/07/2010

Muitos spoilers!
Precisei ler 2 vezes este livro para conseguir fazer uma resenha decente. Na primeira vez que li confesso que fiquei frustrada com o rumo da história. Na segunda vez entendi fatos que não havia percebido na primeira leitura e gostei mais do livro. Por quê?

Porque é um dos livros mais complexos dos últimos tempos. Uma de minhas grandes dificuldades é que não dá pra fazer uma resenha do livro sem revelar alguns spoilers. Portanto, se você não gosta de spoilers, acho melhor parar por aqui.

A protagonista é Candice ou Dice, como ficamos conhecendo melhor durante a trama. Garota de New York que se muda para a provinciana Swoon. Durante boa parte do livro não sabemos o motivo desta mudança brusca, mas quando a razão é revelada nos capítulos finais, boa parte de seu comportamento se explica. Ela tem o dom de ter visões e consegue perceber espíritos.

Totalmente deslocada naquela cidade, ela está sempre na companhia de sua prima "perfeita demais" Penelope ou Pen. As coisas começam a mudar quando Pen cai de uma árvore e Dice tem uma visão naquele lugar. Pen que aparentemente não sofreu nada com a queda, começa a ter um comportamento muito estranho após o acontecimento. Sensitiva, Dice percebe que não é mais sua prima que ocupa o corpo de Pen.

É neste momento que somos apresentados à Sinclair Youngblood Powers, rapaz que foi condenado à forca pelos cidadãos da cidade em 1769, acusado do assassinato de sua noiva. Todo galante e atraente, é claro que Dice fica fascinada com os maneirismos gentis de Sin.

Mas ela também percebe que não pode deixá-lo habitando o corpo de Pen e com a ajuda dele faz um encantamento para exorcizá-lo. O que ela não imaginava era que Sin a manipularia para conseguir um corpo real.
Seguindo as orientações dele, Dice criou um golem (mito judaico explicado no decorrer da história) e agora Sin é de carne e osso novamente.
Ele é lindo e Dice se vê apaixonada irremediavelmente. O problema é que embora deixe claro o quanto se sente atraído por Dice, seu desejo por vingança é mais forte e ele fará de tudo para conseguir o que deseja.

O livro é dividido em 4 partes. As primeiras partes são dedicadas exclusivamente às peripécias de Sin aprontando grandes confusões para expor a hipocrisia dos habitantes e se vingar dos descendentes daqueles que o condenaram. Uma aura de brigas e liberação sexual toma conta da cidade.

Vendo que ele não vai parar até destruir Swoon, Dice decide mandá-lo de volta. Mas para isso, será preciso descobrir o que realmente aconteceu há 250 anos atrás que transformou o doce e apaixonado Sinclair num poço de ódio. Somente nas últimas partes descobrimos o motivo de tudo.

Sinopse com poucos spoilers feita, vamos pra análise pessoal de Swoon.

Os personagens do livro são interessantes (tirando a Pen, extremamente insuportável!) mas também são muito contraditórios. Talvez a melhor personagem seja a fantasminha amiga de Dice, Ruby, cheia de tiradas irônicas para os dramas da protagonista.

Dice, por exemplo, gostei da personalidade dela no começo: decidida, independente, fala o que pensa. Mas depois ela tinha atitudes que dava vontade de jogar o livro na parede! Tudo bem que estava completamente apaixonada pelo Sin, mas aceitar tudo que ele fez e se deixar ser humilhada e manipulada tão facilmente.... é muito masoquismo! Dice chega ao cúmulo de ter um momento "um tapinha não dói" durante a história.

Sin é outro, no início adorei seu jeito e fiquei com pena de seu destino trágico, depois fiquei com ódio de suas ações. Mesmo afirmando amar sinceramente Dice e dizendo que faria qualquer coisa por ela, seu amor não é suficiente para perdoar. Só no final consegui compreendê-lo e gostar dele de verdade.

A grande questão levantada pela Nina Malkin em Swoon é a hipocrisia da sociedade com assuntos tabus, especialmente com relação a sexo e drogas. E como esta sociedade julga cruelmente aqueles que tentam manter a espontaneidade, seguindo seus instintos e fazendo o que acham melhor pra sua vida.
Acho uma boa premissa, polêmica, mas interessante. O problema é que o livro explora demais esses elementos e não conclui, deixando a sensação de que algumas coisas eram desnecessárias pra história.

Outra coisa que me incomodou foi o propósito de Sin em se vingar dos descendentes daqueles que o destruíram há 2 séculos. Qual a culpa dos descendentes? Alguns realmente mereciam o que tiveram, não pelos antepassados, mas pelas maldades que cometeram nesta vida.

Mas aí vem aquela pergunta inevitável: "Ok. Depois de saber tudo isto... afinal, o livro é bom?"

Minha resposta, depois de analisar todos os aspectos é que sim, Swoon tem uma história absolutamente original e a narrativa envolve o leitor em um carrossel de emoções. As 2 últimas partes são excelentes e parece que mergulhamos em outro livro de tão diferente da primeira metade da leitura.

Mas não é um livro pra qualquer pessoa. É um livro para aqueles que gostam de histórias diferentes, que fogem dos padrões convencionais e surpreendem ao final. Prepare-se para sentir emoções diversas durante a leitura e leia de mente aberta, sem preconceitos.

Recentemente Nina anunciou que está empenhada na continuação de Swoon, que já tem até título: Swear. Ela não disse se será uma trilogia ou se vai ficar apenas em 2 volumes, mas a previsão é que seja lançado nos EUA em 2011.

Vou aguardar a continuação. Embora o livro não termine propriamente com um cliffhanger, fiquei curiosa para saber o que futuro e passado reservam pra Sin e Dice.

julia 05/11/2010minha estante
fiquei curiosa com a forma que descreveu o livro.acho que vou le-lo,parece bem inteeressante. vou manter minha mente aberta!bjs

Cibele 23/08/2010

O livro tem uma das histórias mais loucas - e confusas - que já li. Pode parecer meio difícil de entender como alguém pode se apaixonar pelo espírito que habita o corpo de sua prima, mas a autora fez isso de forma a não se tornar absurdo - não além daquilo que o livro já propõe por si só.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2010/07/swoon-amor-alem-do-tempo.html

Fran 21/07/2010

Resenha aqui http://livrosfantasticos.com/2010/07/22/resenha-de-swoon-amor-alem-do-tempo/

1 | 2 | 3 | 4 | 5