The Mystery of the Exploding Teeth and Other Curiosities from the History of Medicine Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Clara.Okiishi 15/02/2023

Amo em migalhas
Medicina macabra foi o meu livro "secundário" durante mais de 1 ano.
Entre suspenses e outros assuntos pesados, eu lia alguns capítulos de medicina macabra para aliviar, descansar a mente com algo leve.
Não acho o livro pesado, as vezes da um certo nojo, mas beeem de boa, por serem relatos bem científicos.
Não recomendo ler tudo de uma vez, pra mim foi bem gostosinho ler esporadicamente.
E ah, como tudo da darkside, é uma edição perfeita, cheia de ilustrações lindas.

Nicki 14/02/2023

Uma mistura de humor e ciência
O livro cumpre o que promete trazendo sinistras histórias da medicina do passado e ainda por cima traz uma parcela de humor que torna o livro menos pesado. Eu gostei muito, são histórias realmente impressionantes mas confesso que em alguns momentos fiquei confusa com algumas frases e meio perdida. Mesmo ele explicando os termos mais difíceis as vezes me perdia nas explicações mais técnicas dos médicos sobre os procedimentos, principalmente na área de cirugias. Mas eu adorei a divisao dos capitulos, são curtos e fáceis de ler. O livro entrega uma beleza absurda, e não consigo imaginar ler um libro desse sem ser a versão física. Não foi o livro mais rápido que ja li, até por ter essa questão de ser mais um livro que atiça nossa curiosidade e não um entretenimento e uma continuidade como um romance. Mas vale muito a pena e pretendo ler os próximos

Tsuki 11/02/2023

Simplesmente incrível.
Um livro com contos incríveis sobre medicina antiga e bizarra, onde você não precisa daquela pressa de ler para saber algo continuo, e sim uma leitura diária para saber algo macabro. Darkside nunca erra.

Guilherme2389 10/02/2023

Coletânea de casos duvidosos com ironias e sarcasmo
Trata-se de um livro com uma coletânea de casos médicos bizarros que se passaram alguns séculos atrás. No início, a maioria dos casos é bem crível e até justificável em certas partes (inclusive pelo autor, que não é médico, mas demonstra um certo conhecimento na área).

Com o passar dos casos, a leitura começa a ficar um pouco monótona e começamos a desenvolver um grande ceticismo diante de tamanho absurdo que estamos lendo. Percebe-se que muitos casos estão ali simplesmente para preencher espaço no livro.

Embora todos os casos tenham sido pesquisados e retirados de revistas médicas antigas, fica nítido que viver naquela época e precisar de um médico era desastroso, visto que de cada 100 consultas, em 99 delas você sairia sugado por sanguessugas e com diarréia pela quantidade absurda de laxante receitada, isso se não morresse em algum procedimento absurdo feito *sem anestesia*, como temos o (des)prazer de sentir em um caso de elefantíase relatado no meio do livro.

De forma geral, não foi uma leitura arrastada, porém longe de me prender em muitos casos. O autor adota um tom sarcástico e irônico, como que conversando conosco enquanto apresenta os casos.

Com relação a edição pela Darkside, nada a reclamar. O livro está lindo, com artes e marcadores impecáveis.

Ray 07/02/2023

Um dos meus livros favoritos da vida, porque ele te deixa enjoada e curiosa na mesma proporção. Você ama e fica com nojo no mesmo nível e só dá mais vontade de ler

Emilly 06/02/2023

O livro é feito de casos da medicina do séc XVIII, todos os casos são surpreendentes e é legal ter uma perspectiva de como as pessoas pensavam antigamente. Não foi um livro que eu li em poucos dias, mas a leitura não é chata.

Soos.Venturini 02/02/2023

Medicina Macabra
Thomas Morris consegue trazer neste livro fatos históricos que são pouco acessados a pessoas comuns, ao msm tempo trás seu humor ácido e duvidoso tornando tudo mais divertido.
Confesso que o livro tem seus altos e baixos, mas que vale apena ser lidos. Dando destaques as histórias:

-Canivete faz mal a saúde;
-O enamorado cadeado de ouro
-O kit de carpintaria intestinal
-A mulher que urinava pelo nariz
-O extraordinário gêmeo parasita
-A presença de um corpo estranho
-O sono sagrado da criança pombo
-Ele partiu o pênis em dois

Tahyy 02/02/2023

Guerreiros são quem leram e não sentiram náusea.
Esperava pouco e coisas leves, oq recebi foi estrondoso e nauseante ainda mais com imagens e escrita explícita das cirurgias e casos.
Não achama que meu estômago seria tão forte sobre os relatos grotescos, fora do comum e muitas vezes surreais.

Carol 02/02/2023

Horripilante
Nós crianças que cresceram assistindo plantão médico somos viciados em um caso creepy de hospital, imagina então quando esses casos são bizarros e aconteceram quando a medicina era super precária. Esse livro é muito divertido e dá uns nojinhos.

Danielly35 30/01/2023

Que livro! Eu adoro os livros da Darkside pela qualidade do material, capa dura e gravuras extraordinárias.
Reúne os inúmeros procedimentos médicos feito na história, um mais bizarro que o outro. Algumas descrições dos procedimentos chega até dar arrepios e agradecer por vivermos nessa era moderna!
A leitura é bem divertida é fácil entendimento, repleto de curiosidades.
Uma leitura que vale apena!

Agatha | @estantedelivrossp 23/01/2023

Legal, massss
Muitos casos engraçados, muitos casos chocantes, alguns meio bleh, é um livro bom, mas sinceramente levei meses para finalizar.

Chega uma hora que fica maçante a leitura. Tentei até estipular pelo menos uma história por dia para ver se fluiria melhor, mas depois da metade realmente é exaustivo.

Para você que tem interesse em ler e não quer correr tanto o risco de acabar desanimando, recomendo que leia 1/2 histórias por dia, não se force a ler tudo de uma vez.

Ainda quero ler o segundo para ver se é o mesmo estilo.

estela28 22/01/2023

nada de macabro
é um livro bem decepcionante, não tem nada de macabro. tem varios casos legais e engraçados mas sinceramente nao tem nada demais. livro bem meia boca, até chatinho pra ser sincera pq é muito do mesmo.

Geovana.Fernanda 22/01/2023

🤬 #$%!& de Judas
Dkkdkdkdk aí aí eu deixei de ler várias histórias porque depois de um tempo fica muito chato sabe vi outras pessoas falando o mesmo sabe, e sim, tem histórias muito tipo ?? mas no geral já chega dele acho que nunca vou comprar os outros dois, acho que foi uma das leituras mais difíceis de terminar tava ficando muito maçante já. ?

Jamilly231 18/01/2023

gostei bastante do livro, ele traz a medicina dos século 17, 18 e 19 da melhor maneira possível! mostrando as falhas e os acertos dos médicos (e não médicos) da época, junto com descobertas e teorias que eles elaboraram na época!