Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Maygeek7 31/08/2021

O ministério da saúde adverte: tá passada?
Que livro incrível! Sou até suspeita pra falar porque amo tudo relacionado a medicina.
São 50 casos divididos por temas. Cada um bem assustador, engraçado e até surreal.

Bom mesmo é que tem tipo um "narrador" que é o Thomas Morris o autor que explica logo no começo do livro pq ele decidiu contar essas histórias. Particularmente achei ele perfeito, sempre tinha uma boa dose de humor para compartilhar.
É uma leitura que super recomendo. Interessante, inteligente e muito divertida.

Fiquei passada com muita coisa, E ainda bem que no século 21 a medicina já é algo bem mais avançado. Pelo menos existe a anestesia, e os médicos tem mais conhecimento no que estão fazendo, sem curas milagrosas, nem enfia coisas no furico de alguém kkkk

(Quem já leu o livro sabe o que tô falando) ?
luanabarcelosr 31/08/2021minha estante
Amei a resenha

Thiago.Barros 31/08/2021minha estante
Não podia faltar de mencionar sobre o furico. ???

Cleber 01/09/2021minha estante

Gente, é muito pesado?

Isys.Pryscilla 26/02/2022minha estante
Achei leve! Dei boas risadas

Maygeek7 27/02/2022minha estante
Não é, as histórias são estranhas, curiosas e engraçadas.

Santos 22/04/2022minha estante
Já comprei o meu e estou ansioso para eu ler.

Gabriel1610 26/08/2022minha estante
Ele é proveitoso pra quem estuda na área da saúde ou é mais caso curioso mesmo?

Isys.Pryscilla 26/08/2022minha estante
Casos curiosos e alguns bem divertidos! Não posso falar pela galera da saúde, mas acredito que seja interessante também

Maygeek7 26/08/2022minha estante
Só casos curioso mesmo. Até pq essa medicina do livro hoje em dia não é recomendada ?

Berenice11 06/11/2023minha estante
Simmm , eu comprei ele e até agora estou amando !!

@vcdisselivros 31/05/2020

Uma obra dúbia
Sendo sincero, Medicina Macabra foi tudo aquilo que eu esperava ler em Medicina dos Horrores.

Sei que não é certo comparar as duas obras pois estamos falando de objetivos diferentes, uma reúne casos bizarros organizados pelo autor Thomas Morris. Outra é basicamente uma biografia de um médico que revolucionou a medicina naquela época.

Por um lado, é bom existir essa diferença, por outro, é essencial alertar o leitor sobre a distinção de cada uma para que ele não seja pego de surpresa.

Voltando ao foco, o livro publicado pela Darkside Books em parceria com a Macabra Tv apresenta casos bizarros encontrados em uma revista médica antiga. Claro que o autor teve o trabalho de reunir os mais nojentos e para alguns, os mais hilários.

Entre os casos temos:
- Uma tentativa de suicídio estourando um rojão no reto;
- Um garfo engolido pelo ânus, quando alguém achou que seria uma boa ideia para aliar a prisão de ventre;
- Um homem que aceitava a amante colocar cadeados ao longo de seu membro para evitar possíveis traições.

No entanto nem tudo são flores e abaixo irei falar a razão de eu não ter avaliado a experiência com nota máxima.

A primeira, os casos perdem a essência macabra devido aos comentários cômicos que o autor faz. O próprio assume que não resistiu ao impulso e que fez isso de modo sútil quando achou necessário. Ocorre que ele faz essas “tiradas” em simplesmente todos os relatos.

As observações não são ruins e arrancam risadas, fazendo com que a situação perca o efeito esperado. Ao satirizar, deixamos de lado a seriedade do que está sendo apresentado.

Outro ponto é que Thomas Morris deixa claro que alguns relatos são fraudes, que foram editados, mas ele diz que não aumentou nem embelezou nada, que a edição somente removeu os detalhes supérfluos e desinteressantes (para quem?).

De modo geral, Medicina Macabra é um livro que prende a atenção e distraí o leitor com situações peculiares. Em alguns momentos nos pegamos lendo a novamente para ter certeza que aquilo é verdade, ainda assim, ficamos em dúvida quanto a veracidade do que está sendo retratado, já que o próprio autor nos confunde ao questionar o relato. Para aproveitar ao máximo, o jeito é fazer como Morris e não levar a obra a sério, sem se perguntar como, onde e por quê.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/
Nati Ozol - @natiozolle 30/10/2020minha estante
Feliz em ler isso, porque estou lendo agora medicina dos horrores e apesar de ser um livro bem interessante e necessário, confesso que não era o que eu esperava (erro meu de não ter lido NA CAPA que era a biografia de Lister)

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Exatamente Nati, foi erro tb por aqui e o tombo foi tão grande que até desapeguei dele kkkkkk

Alexia180 17/01/2022

Sangue, tripas e bom humor...
Um livro com relatos médicos retirados de revistas científicas antigas. Pode parecer uma temática entediante mas na verdade é um livro muito engraçado, ainda mais para quem gosta de um humor grotesco. Nada como perder o fôlego com as gargalhadas que deu do relato do cara que tentou transformar o filho em um anfíbio. Os comentários do autor são impagáveis e as histórias curiosas e arrepiantes.

Lucas Lobo 02/10/2021

O que não mata, engorda.
Achei bem interessante os casos da medicina mostrado nesse livro. Tem vários casos arrepiantes, constrangedores e alguns divertidos da história da medicina.

É uma leitura para pessoas de estômago forte e humor peculiar.

Quem gosta daquelas séries de TV sobre casos médicos inusitados com certeza vai gostar dessa leitura.
null 06/03/2023minha estante
Ahhhhhhhhh ?

Shyrakill 06/01/2022

Bom.
A leitura é fluída e tem muitas histórias interessantes.

É um livro legal de se ler de vezes em quando. Mas para mim ficou um pouco entediante, por conta de ser várias histórias e quando começar ficar bom acaba kkkkkkkj. Histórias bem macabras e engraçadas, um humor bem peculiar. Mas é um ótimo livro e bem interessante, se tiverem interesse leiam é bem divertido.

Aniiiiii 20/08/2022

Não dava nada, recebi tudo
Gostei demais, achei interessante ver como acontecia as coisas antigamente dei risada de várias coisas de tão absurdas, e já pretendo colocar o dois nas minhas leituras do próximo mês

Guilherme.Maia 16/11/2020

Histórias bem interessantes!!!
O livro em si é muito lindo, contos bem legais e curiosos, confesso que achei um humor um pouco forçado em alguns pontos.
Para quem é da área da saúde é muito legal, para quem não é, mas tem interesse no assunto também é bem legal.

Babi 07/02/2024

O livro traz relatos da época vitoriana, onde os médicos acreditam em coisas desde "fazer sanguias cura qualquer problema!" até "cigarro de arsênico é um ótimo remédio!".

O autor apresenta casos publicados em periódicos da época, dos quais temos casos trágicos, cômicos, curas milagrosas, cirurgias perigosas e doenças mentirosas. Tudo com bastante sarcasmo e recheado de humor ácido.

É um livro muito bom pra quem tem curiosidade a cerca de como era a medicina, pra mórbidos e pra curiosos. Incrível!

clayci 12/04/2020

MUITO BOM
Ainda que a medicina tenha evoluído de forma tão impressionante e esteja tão segmentada, algumas coisas não mudaram. E é incrível ver a criatividade e a capacidade desses profissionais na hora de tratá-los. Medicina Macabra foi dividida em 7 partes sendo: Vergonha Alheia (alguns casos sobre objetos estranhos que foram ingeridos/introduzidos ao longos dos anos); Insólita Medicina (já parou para pensar quantas doenças existem e como os médicos do século passado lidavam com elas?); Remédios irremediáveis (por milênios alguns médicos ficaram famosos por recomendar sangrias como sanguessugas e até mesmo drogas compostos de mercúrio e arsênicos), Cirurgias Macabras (o desespero muitas vezes obrigavam os médicos a improvisarem); Curas extraordinárias (curas ou charlatões usando casos para ganharem notoriedade?); Histórias macabras e Perigos escondidos.

Apesar de alguns casos me deixarem angustiada e até mesmo enjoada, gostei da forma que Thomas Morris reuniu estas informações. A leitura é rápida, mas isto porque o autor usou uma narrativa divertida para descrever tais fatos, da mesma forma que explicou as palavras que caíram em desuso. Sem falar que é interessante acompanhar a evolução da medicina; Hoje, a prática da medicina está tão segmentada que fica fácil listar descobertas feitas, mas e nos séculos passados?

Ingrid 05/05/2021

Medicina macabra
Um ótimo livro com casos médicos, tratamentos diferenciados e acidentes inusitados de todos os tipos.
*Dependendo do seu humor da até pra dar umas risadas.

Ei Maybrick 16/05/2023

Evoluímos. Ainda bem!
O livro excepcional. Ficamos surpresos com a capacidade de do ser humano de inovar em estupidez e da medicina na excentricidade de métodos para tentar curar ou salvar uma vida. ? Gostaria de dizer que evoluímos muito ao longo do tempo, mas não o suficiente afinal, ainda existem pessoas anti vacina E pessoas que insistem enviar coisas e seus corpos.

Maygeek7 02/06/2022minha estante
Esse livro é sensacional. Eu rir tanto kkk. E já tenho o segundo ??

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
O meu segundo chegou esses dias, to só terminando outro da darkside pra ler ele

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
também vi que lançou o terceiro

Maygeek7 02/06/2022minha estante
O terceiro ainda tá muito caro!

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
Sim, to esperando baixar ou aparecer um bom cupom de desconto

Mayhara 02/08/2022minha estante
Boa! Queria saber sobre a questão do embasamento teórico. Tava achando que eram apenas histórias de ficção mesmo.

Aline Laís 27/12/2020

Para quem gosta de curiosidades sobre medicina nos séculos XVII, XVIII...
Muito bom para passar o tempo. Li rapidinho.

Emy 16/10/2021

Um bom livro pra quem tem interesse em curiosidades da medicina antigamente! Para quem não tem muito conhecimento na linguagem técnica dessa área a leitura em algumas partes pode ser confusa.

Christian.Meneses 16/03/2021

Uma viagem muito louca pelos primórdios da medicina
Esse é um daqueles livros feitos para quem é curioso ou, no mínimo, entusiasta da medicina. São compilados de pequenos casos médicos, em média com 5 páginas cada, que vão de tratamentos bizarros e nada convencionais a casos vergonhosos e horripilantes (leia: dolorosos).
Não se engane com o título: apesar de obviamente ter alguns relatos macabros, no sentido de inacreditáveis e extremamente bizarros, o livro tem uma pegada de comicidade e é regado de ironias, o que torna a experiência de leitura muito agradável.
É uma obra leve, com leitura muito fluida, uma edição incrível (um dos meus livros mais ilustrados e bonitos) e que cumpre o seu papel: entreter e entregar relatos médicos que serão compreendidos por qualquer pessoa! Aliás, como estudante de medicina, fui surpreendido pela sensibilidade do autor em explicar alguns termos e até mesmo entregar um possível diagnóstico dos casos que, na época, não tiveram seu desfecho da melhor maneira. E, apesar de iniciar a leitura sem esperar nada nesse sentido, acabei aprendendo algumas coisinhas haha