Um conto de duas cidades

Um conto de duas cidades Charles Dickens

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@aprendilendo_ 22/08/2021

Resenha de "Um Conto de Duas Cidades"
Publicado pela primeira vez em 1859 e, desde então, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias, “Um Conto de Duas Cidades” foi escrito pelo renomado autor Charles Dickens. Na trama, tem-se a história da família Manette, composta por Alexandre, um inteligente médico, o qual ficou 15 anos preso na prisão de Bastilha, Lucie, sua filha e Charles Darnay, marquês francês. Nesse contexto, acompanhamos como a vida dessa doce família será atormentada pelo violento período da revolução francesa e os seus consequentes anos de terror.

Em primeiro plano, com uma narrativa descritiva, a história tem um início sereno e um pouco confuso. Apesar disso, por meio do ótimo uso de palavras de Dickens, o qual consegue gerar uma gama incrível de sentimentos com sua escrita, o livro consegue, conforme as páginas, ambientar o leitor nas profundidades da obra, as quais, a cada capítulo, tornam-se mais intensas e instigantes. Como consequência, mesmo com o fato de as 100 primeiras páginas terem sido desenvolvidas de forma devagar e pouco chamativa, a partir do segundo terço da obra, a história passa a oferecer uma grata e surpreendente surpresa, que, no destrinchar de suas consequências finais, consegue arrebatar qualquer um de seu estado comum.

Em segundo plano, superado o elemento da escrita, deve ser abordada a extraordinária história da obra. Nesse contexto, por meio de uma crescente tensão nos acontecimentos, a trama consegue dar intensidade e sensação de emergência à leitura. Em adição, tem-se personagens com dilemas tangíveis, alguns, os quais demonstram um sofrimento heroico, outros, com um processo de redenção, os quais apenas aumentam a imersão literária. Dessa forma, com um fim incrível, o livro deixa marcas memoráveis no leitor.

“Um Conto de Duas Cidades” é um livro que, apesar de começar de maneira pouco convidativa, consegue cativar e emocionar o leitor no decorrer de suas páginas, de forma a deixar um final espetacular e memorável.
Nota: 8,8
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-um-conto-de-duas-cidades
Fernanda T. 31/08/2021minha estante
Esse é um dos que mais tenho vontade de ler desse escritor. Gostei da resenha :)

Marcela.Nogueira 10/09/2021minha estante
Não li o livro, mas conheço a sinopse. A obra de séculos atrás é atual no momento político do nosso país, imerso em tanta polarização e caos.

Adriana 18/04/2021

Meu primeiro contato com o Charles Dickens e confesso que eu gostei muito. Muitos personagens rocambolescos que parecem que não tem nada a ver porém no final se encaixam na história. Gostei muito!

Nanda 07/11/2020

Esse livro é incrível, tudo de encaixa perfeitamente. O plot MEU DEUS.

Porém, tudo que é bom tem seus contras. Ele é muito descritivo, o que torna a leitura lenta em uns pontos, mas isso é positivo pelo lado da descrição dos atos da guilhotina (INCRÍVEL) outro ponto ruim é a quantidade de personagem, tive que escrever os nomes e descrição pra entender quem é quem.

A leitura vale SUPER a pena, sério.

George.Nicolas 19/02/2022

Perfeito
Esse livro é simplesmente perfeito, uma das obras mais tocantes que já li, justifica totalmente o prestígio que tem Charles Dickens.

No começo a leitura parece maçante e desconexa, mas todas as peças se encaixam, você sente alegria e dor nesse livro. Além de envolver um marco histórico muito grande, A Revolução Francesa e o Reinado do Terror, ainda tem um plot twist digno de uma mente geniosa.

"Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que morresse viverá, e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá"

Jack 07/02/2022

O início da história é bem cansativo, demorei pra engrenar, só a partir das 120 páginas. Depois o enredo vai clareando mas o autor dá detalhes demais a um personagem específico que não fez sentido para mim, me dando sono muitas vezes.

Rodolfo.Barbosa 24/11/2023

Queria ter gostado mais.
Me custou concluir essa leitura...
Apesar de gostar de ler clássicos, confesso que esse não me empolgou...

A história se passa em plena revolução Francesa(tema que leio muito). E mesmo assim não me empolgou.

Um ponto positivo foi a forma que o autor mostra os dois lados da revolução Francesa; que apesar de ter colocado um fim na monarquia absolutista, houve também muito derramamento de sangue de pessoas inocentes na guilhotina.

Enfim, vou tentar ler outro de Dickens pra ter uma segunda impressão dos livros dele.

Gi Alencar 25/07/2021

Meu primeiro contato com Charles Dickens e só tenho elogios a fazer a esse livro!
Confesso que li por causa das varias referencias que Cassandra Clare faz na trilogia Peças Infernais e valeu muito a pena!!
A história é contada de um jeito fluido e cada capítulo tem um significado diferente para a evolução da narrativa. Recomendo demais a leitura e estou ansiosa para ler outras obras de Dickens!

Caroline 10/11/2020

terminei o livro tem algumas horas e até agora estou de boca aberta com tudo o que acontece nesse livro, simplesmente maravilhoso!
o começo é um pouco arrastado mas depois tudo fica muito bom.
muito merecedor dessas 5 estrelas
Rayane 28/11/2020minha estante
A partir de que ponto fica bom? Kkk é que eu estou no início e to achando um pouco arrastado. To até com medo de não gostar haha

Raquel 26/03/2021

Só digo, vale a pena
Não é um livro de leitura fácil e que te prende no enredo desde o início, mas é um clássico que vale a pena ser lido. É um livro que precisa ser lido com atenção e foco total em seu conteúdo, digo isso, pq eu precisei voltar alguns parágrafos e relê-los, em alguns momentos, pq reparei que estava sem entender nada. Mas, de qualquer forma, é uma estória excelente de amor, revolta, vingança, retribuição, além de fatos reais da história sobre a Revolução Francesa.

PITUCALELE 28/12/2022

Um conto de duas cidade
Dickens consegue passar todas as emoções em um livro, desde indignação até amor e compaixão pelos personagens,

PriscillaS 06/03/2023

Viva a revolução!
Livros com cunho histórico são meu ponto fraco, O Conto de Duas Cidades retrata a Revolução Francesa, uma das revoluções que mais gosto de estudar pelos seus impactos, sentidos até na atualidade.
Percebi que enredo demora muito pra realmente ficar interessante, pois histórias sobre pessoas, até um certo momento aleatórias, são jogadas cheias de informação e, eu, como leitora, me senti confusa para relacionar tantos acontecimentos, por que no começo não achava nenhuma linha de raciocínio para ligá-los. Porém, com o passar da leitura e quando a revolução acontece tudo se encaixa.

Thábata 23/10/2020

"Um fato maravilhoso e digno de reflexão é o de que toda criatura humana é um profundo poço de segredo e mistério para todas as outras." - p. 14

srttaherondale 07/11/2020minha estante
que resenha linda!!!!!

lorestairs 08/11/2020minha estante
AAAAAA OBRIGADAA??????

Wane 06/07/2023

Não acredito que consegui
Charles Dickens apesar de uma pessoa que me pareceu ser detestável, é um autor brilhante e fenomenal. Acompanhar de perto a realidade de uma família que foi beneficiada e destruída pela Revolução Francesa nos faz entender ambos os lados da história e que ambos tinham diversas falhas.
Carton eu te amo seu idiota pqp
Julia Barrow 07/07/2023minha estante
CONSEGUIU AEEEEEE