Marxismo: na contramão do bom senso

Marxismo: na contramão do bom senso Carlos Eduardo Brechani

Resenhas - Marxismo: na contramão do bom senso

Alex.Jr 08/09/2021

Ótimo! Muito esclarecedor!
Na primeira parte, o livro percorre toda a parte teórica, desde origens filosóficas, até o comunismo na prática em vários países. Na segunda parte, nos faz refletir em influências comunistas que até hoje nos cercam e como elas sobreviveram ao longo do tempo. Ótimo livro, todos deveriam ler, linguagem acessível, sem enrolação.

Marcella.Pimenta 17/09/2023

Não deturparam Marx, ele que deturpou a realidade
O livro divide-se em 2 partes. Na primeira, que ocupa cerca de 2/3 das páginas, o autor aborda o aspecto histórico do socialismo-comunismo: raízes, influências de Marx, teóricos que vieram depois e deram apoio às ideias dele (Gramsci, Lukacs, a Escola de Frankfurt, etc) e um resumo da "teoria na prática" (Rússia, China, Cuba, Camboja).

Na segunda parte, expõe-se como o marxismo conseguiu permanecer vivo até hoje apesar dos fracassos e das atrocidades cometidas no século passado (e que ainda ocorrem, a exemplo da Venezuela). A tática de desinformação soviética que serviu para ocultar os gulags, estabelecer uma ditadura do partido (em vez da ditadura do proletariado), a propaganda e a promessa messiânica de paraíso na Terra são algumas das armas.

As contradições e as incoerências do marxismo mostram que ele não é um ideal que foi deturpado por seus líderes, mas uma deturpação da realidade e da lógica. Tantas "mentes brilhantes" escrevendo e pensando por tanto tempo sobre algo que nunca entrega o que promete não é fruto do acaso.

Carlos531 10/10/2022

Marxismo na contramão do bom senso
Uma obra apropriada para o momento em que vivemos aqui no Brasil e ao que vários países aqui das Americas estão vivenciando, vários de nossos vizinhos flertando com o socialismo e alguns como Venezuela e Nicarágua já experimentando essa situação. Nesses países a situação social e econômica totalmente comprometida, inflação altíssima, fome, criminalidade fora de controle, perseguição religiosa, violência política, atentado a família e juventude, enfim tudo que antecede o comunismo e o regime totalitário. Outros países como Argentina, Colômbia, Chile seguindo o mesmo caminho. No Brasil boa parte da população iludida por falsas promessas, principalmente os jovens que são enganados por artistas e falsos intelectuais e também por professores nas universidades, vem flertando com este regime político perverso e malvado. A leitura dessa obra é recomendada principalmente para os jovens, mas pelo caráter pedagógico e esclarecedor deve ser lida por todos. Com ela vamos saber das atrocidades e muitos milhares de assassinatos cometidos nos países em que o comunismo foi efetivamente instalado, estima-se que na Rússia, China, Cuba, Coreia e outros essas mortes ultrapassaram a casa dos 100 milhões enquanto esse regime estava se instalando.