O Pecado de Lady Isabel

O Pecado de Lady Isabel Jane Austen
Ellen Wood

Resenhas - Orgulho & Preconceito

Claire Scorzi 12/05/2023

Como pregar moral, ou, O pecado da mulher é sempre sexo
O pecado de Lady Isabel foi publicado em 1861, e se tornou um sucesso, decerto por dar ao público vitoriano o que ele queria: um extenso e deliberado libelo contra o adultério feminino, e suas terríveis consequências - especialmente o castigo que cairia, decerto, sobre a cabeça da adúltera.
OK. Os senões da empreitada se tornam visíveis para quem for lê lo com atenção.
Primeiro, a conclusão da leitura mostra que o único pecado feminino é o sexual. Os outros não contam - por exemplo, você pode desejar a morte da esposa do homem amado e se encher de esperanças quando ela adoece; isso não é pecado, sequer é mencionado depois ( ver cap. 22, primeira página) ; pode tornar miserável a vida de uma jovem inexperiente e tímida que vive sob o seu teto: pode enfim cometer outros' deslizes' - sem problema! Se não for pecado sexual, não existe.
Segundo: a autora cobre seu pretenso herói de tantos elogios, e faz todos os demais personagens o elogiarem também, mas comete algumas incongruências que mancham esse caráter impoluto, como faze lo deixar de amar a esposa traidora de um capítulo para o outro, e , a julgar pela passagem de tempo sugerida pela narrativa, faze lo amar loucamente outra mulher depois de cerca de um ano . Mrs. Wood não tinha noção de passagem de tempo para dar alguma credibilidade a situação e assim ao menos salvar a imagem que luta para pintar como perfeita do seu, hum, herói. Ela não nos convence.
Terceiro, o mesmo defeito encontrado em Anne Hereford: o excesso de repetições.
Concluindo: a moral aqui é: deseje o marido de outra - talvez você dê sorte; homens, ainda serão considerados modelos se deixarem de amar suas esposas num minuto e amarem outra mulher pouco depois, se a primeira os tiver traído, nem é preciso esperar muito! Apenas diria às segundas esposas que elas podem ter a mesma sorte da primeira?
Evelin.Mayara 05/11/2023minha estante
Não gostei desse romance e você fez o resumo perfeito de o porquê. Além disso achei a tradução ruim, o que nunca encontrei em outro livro da Pedrazul.

Dri 27/03/2020

A vida de Lady Isabel
A história acompanha a vida de Lady Isabel, uma linda jovem por quem o cavalheiro Archibald se apaixona. Por inexperiência e decisões impulsivas Lady Isabel transforma sua felicidade em tristeza. Lindo! Estou encantada com a história.
Cristina 26/06/2020minha estante
Oi lady esses seus livros românticos devia ser tbm uma novelas muito obrigada ???

Souza.Barbosa 21/03/2023

Falta de alicerce.
Este livro de fato é bom,apesar de no meio do caminho tem muita repetições de acontecimentos mas...

Com relação a todo processo de Lady Isabel é fato uma coisa, a falta de uma mãe um pai de certo ponto honroso com a família trouxe tipos de insegurança ou até mesmo falta de maturidade pra vida dela, a ama que cuidava dela desde pequena poderia ter sido este alguém...

Claro que não há meios que justifiquem o fim, mas sim a falta de estrutura familiar traz danos inreparaveis para os adultos.

Com relação aos erros daquele outro pensou que fugiria da colheita.
Já diz o provérbio quem planta chuva colhe tempestades.
eufontinele 21/03/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

Rafaelle 04/05/2020

Clube de leitores Pedrazul #4
Na quarta caixinha enviada pelo clube de leitores Pedrazul fui surpreendida com uma autora da qual nunca tinha ouvido falar: Mrs. Henry Wood. E que agradável surpresa!

O pecado de lady Isabel ou East Lynne, título original da obra, conta a história de lady Isabel Vane, filha do Conde de Mount Severn, que após a morte do pai se vê sem nenhum dinheiro e dependente de parentes. E por isso aceita casar-se com o Mr. Archibald Carlyle, um honrado advogado que está profundamente apaixonado por ela, mesmo sem amá-lo.

Paralelamente acompanhamos o drama da família Hare, especialmente dos irmãos Richard e Bárbara Hare, amigos desde a infância de Mr. Carlyle. Richard Hare foi acusado de um assassinato e fugiu de casa. Tempos depois ele volta escondido e conta para Bárbara sua versão dos fatos onde alega ser inocente. Ela decide pedir ajuda a Mr. Carlyle, por quem sempre foi secretamente apaixonada.

A história de todos os personagens se entrelaça na trama. Ao contrário do que o título sugere não é uma história focada somente em lady Isabel por mais que ela seja uma das protagonistas da trama.

E é nesse emaranhado de histórias, suspenses e emoções que está a grandiosidade desse livro. A história tem muitas reviravoltas, mudei minha opinião sobre mais de um personagem no decorrer do livro, passando de ódio ao amor em alguns casos.

Esse é um livro sobre intrigas, traição, ciúmes, paixão e amor. Fala sobre escolhas e as suas inevitáveis consequências. É o tipo de livro que nos faz torcer, ficar ansiosas, amar, odiar e chorar. Impossível de largar até chegar a última página.

Sou grata à Pedrazul por trazer essa preciosidade e espero no futuro ter a oportunidade de ler mais livros dessa autora que recém conheci mas já amo.

"Nunca houve uma paixão neste mundo, nunca haverá uma, tão fantástica, tão ilusória, tão poderosa quanto o ciúme."

"Mas, geralmente, somos nós que trazemos um destino ruim para nós mesmos ? continuou ela, em desespero de remorso. ? Como é nossa conduta, nossa felicidade ou miséria também serão."

Carol 12/10/2020

Impressões da Carol
Livro: O pecado de Lady Isabel {1861}
Autora: Mrs. Henry Wood (Ellen Wood) {Inglaterra, 1814-1887}
Tradução: Catharina Schnell
Editora: Pedrazul
446p.

Meu pontapé inicial no #victoberbrazil não poderia ter sido mais certeiro. Se você deseja ler um livro Vitoriano, o "Pecado de Lady Isabel" é uma ótima escolha.

Lady Isabel, ao ficar órfã, descobre que seu pai, conde de Mount Severn, dilapidou todo o patrimônio da família. E qual a única saída para uma mulher vitoriana numa situação dessas? Sim, o casamento. Lady Isabel, então, se casa com Archibald Carlyle, um advogado, homem reto, justo e bom.

Mas o que seria de um romance vitoriano sem ele: um vilão sedutor, imoral, a perdição de toda mocinha indefesa? Pois, sim, Lady Isabel vai cair em tentação. Não é spoiler, caros, leiam o título do livro!

Em outro núcleo do romance, temos os Hare. A bela Bárbara que, durante anos, amou sem ser correspondida por nosso mocinho e um segredo que causa angústia e desonra a uma família tão do bem: um crime!

"O Pecado de Lady Isabel" tem tudo o que um bom novelão vitoriano precisa para divertir o leitor: reviravoltas, coincidências absurdas, personagens usando disfarces ridículos e não sendo reconhecidos, crimes, investigação, tribunal do júri, triângulo amoroso, casamentos, partos complicados, escarlatina, adultério, acidentes, arrependimento... uma salada que funciona.

Mrs Henry Wood foi uma autora de muito sucesso no século XIX e dá para entender o porquê. A mulher tem o dom pra prender a atenção do leitor. É claro que o livro é típico de seu contexto de rigidez moral, todo pecado será punido, toda virtude, recompensada. No entanto, a autora compreende suas crias, não há julgamentos sumários, nem maniqueísmos tão correntes à época.

Eu me diverti demais, principalmente acompanhando o desenrolar da trama criminal. Mrs Herny Wood conseguiu me engambelar direitinho até a revelação do verdadeiro autor do crime. "O Pecado de Lady Isabel" é uma joia, indico.

Essa edição é vendida apenas para os assinantes do Clube de Leitores da @pedrazuleditora. Se você lê, em inglês, busque por East Lynne, que já está em domínio público.

ramiromat 15/03/2024

Estou com o coração partido tbm.
Passar metade do livro com raiva da personagem principal, do marido dela, da outra, da irmã dele, ..., até de mim mesmo senti raiva. E depois foi só tristeza. Entendo que muitos vão dizer que tem que situar a época, mas penso que a Lady Isabel sofreu demais.
Sofreu pelas mãos do pai, pelas mãos da condessa que pegou o título dela, pelo Levison, até mesmo do Archibald, que poderia explicar o que estava acontecendo e, também, poderia não ter ficado tão próximo da Bárbara.
Um bom livro, mas me senti mais envolvido com outros, escritos pela autora.

Jacqueline 28/05/2020

Esse livro é...
incômodo.
Foi assim que eu me senti lendo esse livro, incomodada, nossa quanto mais lia mais incomodada ficava e não conseguia parar.
Nunca tinha lido nenhum livro de Henry Wood, quer dizer Ellen Wood, esse foi o primeiro, não sei se teria força para ler outro, já que esse me esgotou emocionalmente, apesar disso já estou procurando o próximo.
O pecado de Lady Isabel é tão chocante e desnecessário, tudo poderia ser evitado se ela simplesmente falasse, eu do começo ao fim fiquei do lado dela, mesmo que ela tenha errado (ao meu ver ela não errou sozinha), até porque ela pagou até demais por esse erro, o final eu achei de acordo com a história que estava lendo, mas queria um final diferente, ela merecia ser feliz... fiquei muito sentida e como disse no começo incomodada.
Indico super, ainda mais se não tiver costume de ler clássicos, eu li só alguns mas esse está sendo o melhor, definitivamente.
Parabéns a pedrazul por mais um livro maravilhoso do seu clube.

Tuca 01/06/2020

Lady Isabel Vane vinha de origem nobre, mas a falha de seu pai em gerir sua fortuna fez com que após a morte dele, ela ficasse sem nada, inclusive sem sua propriedade em East Lynne, que havia sido comprada pelo advogado Archibald Carlyle. Apaixonado pela beleza da jovem e angustiado com o tratamento desprezível que ela recebia de sua tia, Mr.Carlyle a pede em casamento, tornando-a novamente a senhora de East Lynne. Mas uma série de mal-entendidos, ciúmes e induções propositais levam Isabel a um ato extremo que a reconduzem a trama com uma nova identidade. “O pecado de lady Isabel” é um dos mais famosos romances de sensações/“sensation novel” (gênero de ficção que incluía mistério e temas controversos, por exemplo: bigamia, adultério, assassinato, dupla identidade e etc, que atiçavam os nervos e qual foi extremamente popular na Inglaterra vitoriana), juntamente com A dama de Branco e A pobre senhorita Finch de Wilkie Collins, além de muitos outros. Uma ficção dividida em mais de uma trama, que destaca e coloca em paralelo dois crimes: um crime social e um crime legal, que são interligados constantemente em uma história marcada pela salvação a partir da boa conduta cristã.

É um enredo interessante, o qual eu pouco conseguia largar, mas que envelheceu mal, com personagens muito problemáticos. Na época em que foi escrito essa mensagem de uma moral religiosa, essa perspectiva de um papel de mulher modelo que deveria ser seguido ( e com um caminho que se desvirtuado te levaria à uma perdição) era bem visto e apreciado. Não é à toa que esse romance foi extremamente popular quando lançado em 1861, tendo alcançado a marca de mais de 500 mil livros vendidos no ano de 1901 de acordo com sua editora, e sendo chamado de “O best-seller da Inglaterra do século XIX” por Susan Balee , autora do artigo “Correcting the Historical Context: the real publication dates of East Lynne”. Ainda mais era indicação de leitura para as “mocinhas” vitorianas. Ele era claramente uma mensagem pra induzir comportamentos de sentimentos mais “docéis” e manter as mulheres nos caminhos esperados. Existe uma óbvia comparação entre as duas mulheres principais em suas atitudes e essa oposição, não apenas “pune” a pecadora, mas recompensa a personagem inserida como padrão de boa mãe, esposa e mulher. Aos olhos do século XXI vemos a trama e os personagens de uma outra forma. Interessante também, como a autora bem representa os pecados cristãos nas pessoas que ela criou pra essa história, como observou @efinco no grupo de leitura coletiva. Com exceção de um personagem, que talvez estivesse ali justamente pra ser o retrato da virtude, todos os principais e alguns coadjuvantes tinham um pecado pra chamar de seu, no entanto, apenas aqueles que agiam desvirtuando-se do caminho de forma mais grave do ponto de vista da autora ou eram incapazes de se arrepender, é que estavam “condenados”.

Se eu escrevesse essa história teria dado um final completamente diferente, pois ela tinha potencial de ser muito boa com as inúmeras jornadas de redenção que poderiam ter sido seguidas, mas nenhuma delas transmitiria a ideia de uma condenação eterna claramente difundida pela igreja naquele período principalmente para mulheres, que me parece ser o foco da autora. “O pecado de Lady Isabel” é um retrato fiel da época vitoriana e esse recorte histórico é de extrema importância quando avaliamos o quanto a sociedade patriarcal que nos via, julgava e condenava era muito pior do que atualmente e para onde desejamos nunca mais voltar. Além disso, traz um enorme referencial literário, uma vez que seu enredo serviu de inspiração pra diversos outros, como o filme “uma babá quase perfeita”, protagonizado por Robin Williams (adaptado do livro “Madame Doubtfire”) de 1993 e até mesmo pra trabalhos de Tolstoi e outros autores clássicos. Errar faz parte da formação do ser humano, assim como a oportunidade de nos corrigir e acreditar que um “desvio” possa condenar alguém para sempre é extremamente cruel. Portanto, para mim, foi uma leitura dolorosa - pelo conteúdo trágico inserido- mas também intrigante e bastante peculiar. Porém, para quem estava acostumada com as Bronte e Jane Austen com suas personagens vanguardistas (mesmo que de maneira limitada, inseridas em seu contexto histórico ), os protagonistas de “O pecado de lady Isabel” são produtos claros da mentalidade da sociedade cristã vitoriana do século XIX, e isso é um pouco frustrante.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Ana_Elisa_Toledo 02/12/2021

Um livro para se pensar! Pensar muito nas atitudes e na importância do diálogo.

Como mãe, li com o coração doendo, não tem como não colocar-se no lugar de Isabel ...

" A única maneira de garantir paz no final é se esforçando sempre para fazer o certo, desinteressante mente, sob Deus".

Vale muito a leitura ... Não terminei com o coração quentinho, como gosto, mas consigo reafirmar a importância da lealdade e do diálogo em todas as nossas relações.
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Gisela.Bortoloso 15/09/2020

O Pecado de Lady Isabel [Mrs. Henry Wood]
A leitura de clássicos me proporciona um prazer diferenciado, me sinto privilegiada quando estou lendo algo que foi publicado originalmente em 1853. Na leitura de O Pecado de Lady Isabel, um forte sentimento de "tudo continua como sempre foi" me atingiu, pois foi muito fácil transcrever os sentimentos que permeavam os personagens na época para os tempos atuais. Lendo a resenha você vai me entender melhor.

Tornando-me assinante do Clube de Leitores Pedrazul, que a cada dois meses me envia uma caixinha surpresa com um livro, preferencialmente clássicos ingleses inéditos, juntamente com um brinde surpresa e marcadores, estou tendo uma oportunidade única de conhecer novos clássicos. E o segundo livro que li foi O Pecado de Lady Isabel de Mrs. Henry Wood, que segundo a carta que sempre acompanha as caixinhas, nasceu Ellen Price e usava o nome do marido, prática comum na época.

Primeiro quero dizer que Lady Isabel, ao meu ver, não é a personagem principal do livro, isso é um engano que o título nos leva a cometer. O personagem principal do livro é Mr. Carlyle, morador de East Lynne, onde toda a trama se desenrola. Mr. Carlyle é o homem mais admirável pelo qual já me deparei em romances, sua índole é impecável e seu caráter irrepreensível, além de possuir um coração de ouro. Enfim, difícil algum outro se equiparar a ele. Infelizmente Lady Isabel demorou um pouquinho para dar o devido valor ao seu marido.

Os caminhos de Mr. Carlyle e Lady Isabel não poderiam ser mais distintos, ele um advogado, ela, uma Lady, bem acima dele na escala social. Entretanto seus caminhos se cruzam pela primeira vez quando Mr. Carlyle visita o conde de Mount Severn, pai de Lady Isabel, com o intuito de comprar sua bela propriedade em East Lynne. O conde, já falido, devido as extravagâncias passadas, confessa a Mr. Carlyle que sua filha ficará na miséria depois de sua morte.

“- (...) Eu já estava no fundo da minha carreira de extravagância e nenhum de nós pensou em fazer provisões para nossos futuros filhos; ou, se pensamos nisso, não o fizemos. Há um velho ditado, Mr. Carlyle, de que o que pode ser feito a qualquer momento nunca é feito.”

Neste trecho já senti uma forte conexão com a escrita da autora, principalmente porque eu sempre deixo para depois o que "pode ser feito a qualquer momento".

Mr. Carlyle, diga-se de passagem, um homem de ótima aparência, fica impactado com a extraordinária beleza de Lady Isabel, que quase tirou seus sentidos quando a viu pela primeira vez, mas sabe que mesmo sendo um advogado bem sucedido, nunca lhe seria permitido casar-se com uma lady. Como ninguém manda no destino, quis esse tornar o impossível possível, e Mr. Carlyle tem a chance de pedi-la em casamento, sendo agraciado com o "sim" da formosa lady.

É a partir daí que a trama se desenrola. Parece simples, né? Mas não é. Em East Lynne, cidade onde é muito bem-conceituado, Mr. Carlyle tem uma admiradora, a também bela Bárbara Hare, que nutre uma paixão pelo nosso jovem mocinho. Sem mais possibilidade de conquista-lo, Bárbara mantém sua amizade com Mr. Carlyle, e este é seu confidente para a tragédia que abateu sobre sua casa, pois seu irmão amado, agora é foragida da lei, depois de ser acusado de assassinato. O irmão de Bárbara jura que é inocente, mas só ela acredita e luta para provar sua inocência, com a ajuda de Mr. Carlyle, claro.

A autora mantem sua narrativa em terceira pessoa, ela conversa literalmente com o leitor, muitas vezes nos adiantando fatos ou mesmo defendendo uma determinada atitude de algum dos seus personagens. Sua história contém muito mais que um simples romance, o mistério é igualmente atraente, além de grandes reviravoltas, sem mencionar o fato que nestes clássicos a riqueza com que cada um dos personagens é criado é sempre impressionante.

“(...) ela abriu uma brecha e, quando brechas são abertas, uma semente latente brota novamente. Caro leitor, nesses casos, os ramos crescem e tomam, de assalto, corpo, alma e espírito. Esses ramos são tão extraordinários que trazem com eles outras ervas daninhas e a pior delas é a culpa.”

Particularmente não atirei pedra em quase nenhum dos personagens (só não consegui perdoar o vilão), todos têm seus defeitos, alguns dos quais me identifiquei, outros não, mas conhecendo um pouco mais da vida, sei que são bem passíveis de acontecer. O pior foi o profundo arrependimento que acometeu alguns dos personagens depois de atitudes tomadas de "cabeça quente". E isso foi um grande aprendizado, pense muito antes de tomar qualquer atitude importante, pois algumas delas podem ser irreversíveis.

Tenho muito, mas muito mais a dizer sobre esta leitura, contudo para evitar qualquer tipo de spoiler, vou parar por aqui. Há, caso venha a ler este exemplar, não leia a contracapa, possui muitos spoilers que podem estragar algumas surpresas do livro.

O Pecado de Lady Isabel, ou East Lynne, fez Mrs. Henry Wood famosa no mundo todo e muitos de seus livros tornaram-se best-sellers internacionais.
Leitura recomendadíssima.

site: http://www.lerparadivertir.com/2020/09/o-pecado-de-lady-isabel-mrs-henry-wood.html

SALETE 07/11/2021

Não confie de cara no que vê, pois nem tudo é o que parece ser!
Comecei a ler esse livro focada apenas, na parte onde um dos personagens é acusado de cometer um crime e onde isso foi a sua ruína por muitos anos. No entanto, o livro não trata apenas disso! Ele mistura a vida dos personagens entrelaçando as venturas e desventuras de todos, inclusive da personagem central, que dá nome ao livro. Desconfiança, ciúmes e, falta de dividir, inclusive os segredos, foi o que levou o casamento de Mr Carlile e Lady Isabel á ruína. Esse livro me fez amar e odiar os personagens na mesma medida. Não me admira que ele tenha feito tanto sucesso na época em que foi escrito.Espero que a pedra azul nos presenteie com mais obras de Mrs. Henri Wood,pois, ela tem uma escrita deliciosa, onde os acontecimentos vão acontecendo de uma maneira muito bem descritos!

Patty 19/05/2020

Apaixonante!
O Pecado de Lady Isabel conta a história de Archibald Carlyle, um perfeito cavalheiro admirado em East Lynne, que se apaixona e se casa com a jovem Lady Isabel Vane, filha do Conde Mount Severn. Até que em uma noite Isabel vê o marido de braços dados com Bárbara Hare em uma noite de luar e acredita na infidelidade do marido.
O livro é um clássico romance carregado no drama que me encantou e claro, me emocionou demais no final.
Foi o primeiro livro que li da autora e a escrita envolvente me cativou, além de ser uma história totalmente passível de ser real.
Mr. Carlyle com certeza é o tipo de mocinho encantador e perfeito que habita o sonho de casamento de quase toda mulher, sendo impossível não se apaixonar por ele.
É um livro que toca fundo em nossos corações ao falar de amor, ódio, ciúme, traição e as inevitáveis consequências de escolhas que muitas vezes são tomadas por impulso e inexperiência.
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Patty 26/07/2022minha estante
Pode ler sem medo, não tem não.

Obrigada por avisar

Patty 27/07/2022minha estante
De nada.

Aline221 06/08/2023

Livro muito bem escrito, mas os sofrimentos da mocinha são muito exagerados. Precisava disso tudo autora?
Adorei a escrita, o livro em si não agradou tanto. ??

marcinha 19/05/2020

O pecado de Lady Isabel
Romance arrebatador cheio de tramas e intrigas de amor e traicao e no fim um pecado de Lady Isabel e um pedido de perdao...

Soninha 19/11/2020

Um romance inglês, da era vitoriana, que trata de temas como infidelidade, ciúme, falsidade e dupla personalidade.
A Vida de Isabel Vane e Carlyle se entrelaçam e traz momentos de felicidade e também de muita dor e sofrimento.
Ela é uma jovem linda, amorosa, mas que deixa a desconfiança levá-la a cometer um ato impensado, impulsivo que trará consequências irreversíveis para toda a sua vida.
Por não saber lidar com o ciúme que sente de Mrs. Carlyle, desperdiça a oportunidade de viver ao lado do homem que a ama e respeita.
Carlyle se compromete a ajudar Bárbara Hare em um problema familiar que envolve seu irmão. Isabel tem uma interpretação equivocada dessa atenção dada por Carlyle a Bárbara e dominada pelo ciúme do marido, comete o maior erro de sua vida, conhecido aqui "COMO O PECADO DE LADY ISABEL", que leva a protagonista a enfrentar situações que nos deixam emocionados e apreensivos ao longo da narrativa.
Envolvente, o romance faz com que você não queira largar o livro até saber de seu desfecho final.