A Virgem e o Cigano

A Virgem e o Cigano D. H. Lawrence

Resenhas - A Virgem e o Cigano

Daniel Andrade 13/12/2023

Legalzinho
Se os personagens fossem menos intragáveis, teria gostado mais. Todo mundo é chato nesse livro, não tem um que se salve (com exceção do cigano, talvez?). Gostei mais da escrita do Lawrence aqui do que em O Amante de Lady Chatterley, mas com o enredo pior.

Regis 29/12/2022

Um estilo ainda em formação
Esse livro é uma novela que precede O Amante de Lady Chatterley, mas que já mostra em suas páginas o estilo de escrita do autor e os temas que serão aprimorados por ele no futuro.

A história é breve e bem escrita, mostra um ambiente austero que domina o mundo da personagem principal, Yvette e sua odiosa família que julga ela e sua irmã, atribuindo a elas os pecados de sua mãe que fugiu de casa abandonando seu pai, o vigário.

Uma casa tensa, fria e desprovida de amor que leva Yvette à procurar outros lugares e outras pessoas de classes diferentes da sua, que lhe despertem interesse e emoções para suprir a falta de qualquer sentimento em sua vida.

O livro tem um plot muito simbólico, mas que acontece inesperadamente, deixando algumas perguntas sem resposta e você se sentindo literalmente arrastada pela correnteza juntos com os personagens. Gostaria que Lawrence tivesse desenvolvido apenas um pouco mais essa parte, pois o restante tem um perfeito desenvolvimento que te deixa por dentro da vida familiar da personagem a ponto de te fazer sentir o frio das paredes de pedra da casa em que vive dominada pela presença opressora de sua avó, o ódio irrestrito de sua tia solteirona e da falsidade dissimulada do seu pai.

Um livro com muitos dos elementos da escrita do autor que vemos mais bem desenvolvidos em seu famoso romance, mas que aqui já despontam causando certa empolgação.

Uma leitura rápida, com uma escrita maravilhosa, que gostei de ter feito e que recomendo.
Carolina.Gomes 29/12/2022minha estante
Fiquei curiosa p ler, mas já vi que está esgotado. ?

Regis 29/12/2022minha estante
Sim está. Mas encontra em sebos. Acho que vi no Estante Virtual. ?

Carolina.Gomes 29/12/2022minha estante
Obrigada, Regis. ?

mpettrus 29/12/2022minha estante
O título desse livro já é tipo uma provocação no leitor né?! A virgem e o Cigano, algo como o ?sagrado? e o profano. Resenha maravilhosa! ???

Lílian 30/08/2012

Primeiro livro de D. H. Lawrence que eu li. Adorei...
Um grupo de ciganos se instala na cidade e depois de alguns encontros fortuitos, desenvolve-se uma relação intrigante, sutil e envolvente entre a tal virgem e o "ciganão mor". Ele acabará exercendo um papel determinante na vida da jovem.
Gostei muito do livro e do escritor, que tornou-se um dos meus preferidos.

danielletrica 29/12/2011

Li o livro por causa do título e para ter a primeira experiência com o autor. Realmente nao é o tipo de leitura que marca, achei a trama profundamente arrastada e cansativa, acabei demorando a ler mesmo sendo um livro muito curto.

O principal fato ruim do livro foram os protagonistas deixaram muito a desejar. Ivete era mimada e chata e o cigano um mistério que voce fica sem entender. Para conseguir terminar o livro tentei ficar imaginando as histórias dos outros personagens como a måe da Ivete, a cigana e Lucien, que foi a personagem de quem eu mais gostei.

Como ponto positivo gostei do autor ter escrito um livro que aborda a juventude classe média de forma tåo verdadeira com sua futilidade, superficialidade, rebeldia sem causa e desprezo pelos mais velhos.

Claire Scorzi 10/04/2009

Um Lawrence menor
Ignoro em que época D.H. Lawrence escreveu esta novela. Talvez tenha sido antes dos grandes romances, porque todos os seus temas carro-chefe estão aqui: a sexualidade, instintos vs. 'civilidade', as classes sociais, o peso da família...
Para quem leu "Mulheres Apaixonadas" ou "O amante de Lady Chatterley" ou ainda "Filhos e Amantes" a novela não traz nada de novo: Lawrence explorou os temas citados, e o fez muito melhor naqueles livros.
Vale contudo como uma apresentação (bem modesta) das preocupações e críticas do genial escritor inglês. Ironia, revolta, indignação estão presentes e, me parece, um certo simbolismo na grande cena clímax (a inundação quando uma barragem se rompe); afinal, a água sempre significou lavagem, limpeza do que é sujo: a sujeira aqui não seriam os preconceitos e a hipócrita divisão de classes da sociedade inglesa?
Patrícia 22/02/2013minha estante
Estou curiosa para ler "O Arco Iris" também :)

Claire Scorzi 22/02/2013minha estante
"O arco-íris" é bem bacana ;)