O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Nicoly Mafra 07/05/2020

Sobre "O Segredo da Livraria de Paris"!
"A senhora no trem não parecia ser o tipo de pessoa que carregava um segredo sombrio ardendo no fundo do seu peito. (...) Um segredo que, caso ousasse dizê-lo em voz alta, faria que muitos dos desconhecidos à sua volta ficassem sem fôlego, mesmo agora, depois de todos esses anos."

Tudo começa quando uma solitária senhora se senta ao lado de Annie no trem. A viagem para Paris será longa, e a senhora, por mais inocente e delicada que pareça, possui uma intensa história para contar.

A senhora se chama Valerie, e aos três anos de idade ela foi levada de Paris para Londres para que pudesse sobreviver aos tormentos da 2º Guerra Mundial. Porém, aos 20 anos, Valerie descobre que seu único familiar próximo ainda vive em Paris, seu avô, Vicent Dupont.

Ansiosa para conhecer o seu avô e descobrir o que aconteceu com seus pais, ou o que seu passado esconde, Valerie se candidata para trabalhar na livraria do avô sob um nome falso. O senhor é ranzinza e reclamão,porém, aos poucos, Valerie vai conseguindo as informações necessárias e descobre que algo terrível ocorreu, algo triste e perturbador. Será que é o segredo sobre a morte de seus pais? Qual o motivo de Valerie nunca ter sido procurada por seus familiares? Qual seria esse segredo tão devastador?

_

Uma leitura rápida e leve, mas que não deixa de retratar os dramas e dificuldades enfrentadas pelos parisienses durante a invasão nazista em Paris. Abusos, ameaças, agressões... esses foram alguns dos problemas; contudo, no meio de tanto caos e tristeza o amor também pode florescer.

Já li alguns livros que apresentam os sofrimentos enfrentados durante a Segunda Guerra Mundial, porém, nunca sobre a temática deste livro em específico - que não vou comentar, spoiler, né! -, entretanto, acompanhar a jornada de Valerie, suas angústias, dúvidas e necessidade de conhecer sua história, foi bem interessante.

A leitura é gostosa, porém, nada muito impactante. Um drama leve, perfeito para quem quer conhecer um pouquinho sobre a 2ª Guerra Mundial sem sofrer muito.

site: www.instagram.com/nickmafra
Marta 27/07/2020minha estante
Adorei sua resenha, vou ler.

Osman.Siqueira 19/10/2020minha estante
Desde que vi a capa desse luvro senti vontade de ler, as pessoas que leram só falam bem. Gosto de leitura leve e que dão prazer.

Lis 08/03/2021minha estante
Maravilhoso, leiam sim!!!

Mariana com a 21/05/2021minha estante
Qual a facha etária de idade recomendada ?

Barbara 14/05/2022minha estante
É um livro muito bom e leve pra lê ??

Camila 21/03/2023minha estante
Adorei o ?sem sofrer muito? haha

Surrender_Nih 26/01/2022

"As pessoas se revelam na guerra"
Sou doida pra ler esse livro faz muito tempo! Não tenho uma extensa experiência com romances históricos, mas eu simplesmente adorei e gostaria de ler mais no futuro.

O mistério todo sobre a história de Valerie Dupont é a trama principal do livro. Na minha opinião, muitas coisas foram respondidas, apesar de ter um detalhe que - em minha humilde opinião - poderia ter sido melhor aprofundado. É instigante pensar que ela larga tudo o que já conheceu e vai se aventurar em Paris, buscando entender mais de sua origem.

O livro é uma grande viagem entre as décadas de 40 e 60. Temos um vislumbre da história da mãe de Valerie, que está inserida no contexto da Ocupação - período em que os nazistas tomam a França -. Como vestibulanda, achei um ótimo livro para relembrar certos contextos da história do mundo e de certos detalhes da Segunda Guerra Mundial, entretanto não deve-se ler esse livro com objetivo focado em história.

Os personagens são incríveis e gostaria de dar uma atenção especial a Dupont e sua personalidade única. Adoro como ele é um velho ranzinza, mas fofo e simplesmente um chuchu com a Valerie. Inclusive, os julgamentos literários dele são os melhores e me arrancaram boas risadas. Adorei esse contexto de ler sobre uma livraria, além da citação de autores clássicos e obras renomadas. A única certeza que tenho é que Vicente Dupont jamais deixaria eu pisar em sua livraria se soubesse de meu gosto literário!

Foi uma leitura rápida e fluída. Poderia ser facilmente devorada em um dia, mas acabei demorando mais por certos motivos. No entanto, foi uma leitura proveitosa!

. Quotes:

"O que muitos homens não perceberam depois de travar todas essas guerras é que, no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito depois da guerra."

Livv.oliveiraa 23/01/2022

A leitura vale bastante!
Recomendo bastante a leitura, aborda vários assuntos muito importantes inclusive um dos tempos mais sombrios e marcantes que aconteceram na história.
O livro lhe passa a sensação do medo e angústia da guerra, como os da época sentiam.
Vale a leitura, ele é um livro pequeno, com apenas 203 páginas. Um livro que pode ser lido em uma tarde livre.

Aline Oliveira 16/06/2022

Pra ler em uma tarde.
Eu comecei esse livro sem pretensão nenhuma e terminei gostando bastante. A história é muito boa, embora com clichês. A narrativa prende a atenção, faz refletir, e tem passagens emocionantes.

Valerie é levada de seu país ainda pequena, e após completar vinte anos, decide ir em busca de sua verdadeira origem. Esse reencontro com pessoas do passado, faz com que muitas memórias dolorosas venham a tona, assim como várias lembranças de amor. Os desdobramentos com o avô Dupont (todo rabugento e fofo) são comoventes.
E é difícil não pensar no período de guerra relatado, e no que as pessoas viveram, todo ódio e dor gerados, além das consequências aos sobreviventes.
Michela Wakami 24/06/2022minha estante
Amo.??

cris.leal 11/11/2020

Aborda consequência pouco citada do nazismo...
O ano é 1962 e Valerie, de 20 anos, está indo a Paris para conhecer o avô, seu parente vivo mais próximo, e obter informações sobre sua história. Por causa da Segunda Guerra Mundial, foi separada dos pais aos 3 anos e entregue pelo avô a uma prima de sua mãe, que a criou na Inglaterra. Valerie quer saber por que foi mandada para um país estranho para ser criada por uma parente distante.

Vincent Dupont, o avô, é dono de uma antiga livraria parisiense que permaneceu aberta durante a Guerra. Para chegar até ele, Valerie aproveitou o fato de ser bibliotecária e se candidatou a vaga de livreira. Usou um nome falso e inventou que escrevia um ensaio sobre a venda de livros durante a Ocupação Nazista. Conseguiu o cargo e a grande chance de saber por que o avô a abandonou e o que aconteceu a seus pais.

A trama se passa em três momentos. Na atualidade, com Valerie idosa contando sua história a uma mulher durante uma viagem de trem. Depois alterna entre Valerie, em 1962, chegando a Paris para trabalhar na livraria; e Mireille, sua jovem mãe, nos anos 1940, tentando sobreviver na Paris ocupada pelos nazistas. Com personagens cativantes (amei o avô rabugento!) e uma história entremeada de amor e dor, o livro tem tudo para agradar. O passado de Valerie e seus pais é muito triste. Nas minhas muitas leituras com a Segunda Guerra como pano de fundo, ainda não tinha me deparado com nada semelhante à condição aflitiva de Valerie nos seus primeiros anos de vida. E, claro, gostei muito disso. Entretanto, não consegui me emocionar a altura. Não sei se foi a forma de escrita da autora: sem firula, direta e pouco profunda, ou se eu não estava no clima. Acontece, né! Mas, repito, a história é boa.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/11/resenha-o-segredo-da-livraria-de-paris.html

lari439 04/11/2022

será que, em fim, descobri meu estilo de romances favorito? li em 3h no máximo e queria que tivessem mais 200 páginas.

Cíntia Costa 15/03/2021

Amei...
Não sei porque gostei tanto dessa história. Fala sobre a segunda guerra mundial. Esse é o tema central do livro. A história de mulheres nessa época tão difícil. Há romance (dois na verdade), mas o foco é o drama da segunda guerra mundial. E tudo acontece numa livraria em Paris.

Priscilla Lima 26/08/2021

Uma história comovente
Esse foi o primeiro livro que tive acesso em audiobook e eu amei a experiência. Apesar de as vezes minha mente passear fora da história (mas isso é culpa minha e da minha kk)
O livro conta a história de Valerie, que está em uma viagem de trem, indo de volta pra Paris e para a livraria onde acontecem os principais fatos desse livro.
Nessa viagem ela conhece Anne, e lhe conta sua história de vida. Mergulhamos nessa história junto com elas, e o passado traz emoções marcantes e importantes para sabermos sobre a vida de várias jovens que viveram na época do Nazismo instalado na França, já que o livro foi baseado em um artigo real daquela época.
Uma história comovente que nos faz refletir e amar os personagens. Entender suas raízes e o motivo de suas escolhas. Tudo baseado no que nos move desde sempre, o amor.

Bhya 01/03/2020

Surpreendente, doce e arrebatador
Recebi esse livro do Turista Literário e, apesar de não gostar muito de romance de época, me atraiu pelo tema ser a segunda guerra mundial.
O livro conta a história de uma família, dona de uma livraria naquela época. A personagem principal se passa por outra pessoa pra descobrir sobre seu passado.
Leitura leve, intensa e, apesar do final não ser surpreendente, já ser esperado, foi uma leitura rápida e maravilhosa.
Recomendo.
Tamara.Lavareda 06/03/2020minha estante
Também recebi o livro pelo Turista Literário. Só estou terminando o livro do clube Skoob para começar ele.

@porcelanaliteraria 17/03/2020minha estante
Livro maravilhoso!

Pri 20/08/2023

Emocionante
Esss livro me prendeu de início ao fim.
Narrativa fluída e uma história muito interessante.
Nunca pensei na segunda guerra mundial sob esse ponto de vista, de Paris invadida.
Gostei da alternância entre passado e presente
Embora livros sobre esse tema me deixem triste, foi emocionante ver a segunda chance entre neta e avô.
Amei e favoritei.
Janaina.Granado 20/08/2023minha estante
Eu amei, eu li através do audiobook e a emoção na voz da narradora é indescritível, impossível não se emocionar com essa história ??

Tina 20/08/2023minha estante
Muito bom e eu amo ficção histórica.

Karine.Maco 21/04/2022

Proposta inicial interessante, porém pouco explorada
Bem, a própria autora destaca, em nota no final do livro, que a história deveria focar nas crianças originadas do relacionamento entre nazistas e francesas, sobre o quanto elas eram indesejadas e sofriam preconceitos. Porém, a autora se perdeu ao longo da escrita focando no romance entre uma francesa e um nazista bonzinho, o que tornou a história um clichê
sem graça e irrealista. Ela enfatiza em nota que 200 mil crianças nasceram do relacionamento entre francesas e nazistas durante a ocupação da França na Segunda Guerra Mundial, pelas francesas terem se apaixonado, serem forçadas ou se submeterem por melhores condições de vida que garatissem a sobrevivência. Somando essas três situações, qual a probabilidade de francesas (um povo altamente patriota até hoje) se apaixonarem por nazistas e ainda por cima desses nazistas serem "bonzinhos"? Por isso, a história se tornou um conto de fadas no meio de um caus que merecia mais detalhes e realismo. Outra coisa que não consegui engolir, foi o fato de Vincet ter aceitado uma funcionária aparentemente inglesa, sem referências de conhecidos e sem documentação, apenas por contato por cartas e ainda cumprir a exigência dela de ficar em um quarto na casa dele. Mesmo que isso se passe na década de 60, para um idoso com mais de 70 anos que mora sozinho e administra uma livraria esse começo da história já começou pecando, achei muito preguiçoso da autora não ter pensado em uma situação melhor que justificasse a entrada de Valerie na livraria como funcionária. A temática de crianças nascidas do relacimento entre francesas e nazistas durante a ocupação é o único ponto interessante no livro, uma pena que não tenha sido explorado como deveria. É algo que deveria ter sido a temática central da história mas, foi reduzido a pano de fundo em um romance clichê.

Débora 15/04/2021

Comecei esse livro sem pretensão alguma, e me surpreendi muito!

Que livro lindo, estou sem palavras...

Meri 09/08/2021

Leve e linda história
É uma leitura muito gostosa, torcendo o tempo todo por Valerie encontrar o que sempre quis saber: por que "abandonaram" ela. A história se passa na segunda guerra mundial e acontecem algumas reviravoltas. Recomendo demais essa leitura, é leve, tranquila, mas não dá vontade de parar até acabar.

Ana Claudia 14/06/2021

Adoro livros com temática de guerra!

Valerie é uma criança que foi levada de Paris para Londres com 3 anos de idade. Aos 20 anos ela retornou a Paris, com a oportunidade de trabalhar da livraria do avô, em busca de conhecer seu passado, de quem era sua mãe, seu pai e do porquê seu avô abriu mão dela.

Valerie também tem um amigo, Freddy, por quem nutre um amor desde a infância.

Trabalhando livraria ela conhece Madame Joubert, peça chave para desvendar seu passado.

As descobertas que Valerie são dolorosas, mas que traz um sentimento de conforto ao coração e mostra como a família sofreu nas mãos dos nazistas para manter a livraria aberta e a crueldade que eles faziam com os ?filhos da guerra?.

Uma história que aborda o medo, coragem, amor, superação e família em tempos de guerra.

Juliane Raquel 11/05/2020

Uma história muito linda!
Tudo começa quando Valerie, uma solitária senhora embarca no trem de Moscou rumo à Paris, ela se senta ao lado de Annie, uma simpática moça de cabelos escuros que lhe oferece ajuda com a mala, e assim começa a longa viagem que as duas farão juntas.

- Valerie encolheu os ombros. "Apenas mais uma vítima da guerra, imagino. O que muitos homens não perceberam depois de travar todas essas guerras é que, no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vítimas, e ela continuam aparecendo muito tempo."

Valerie foi separada de sua família pela Segunda Guerra Mundial quando ainda era criança e acabou sendo criada por Amelie, uma prima de sua mãe.

Até onde sabia, não havia mais ninguém de sua família vivo além de sua tia Amélie, mas quando ela completa seus 20 anos a tia resolve lhe contar a verdade, Vincent Dupont, avô de Valerie ainda estava vivo e era dono de uma livraria em Paris.

Ansiosa para conhecê-lo e em busca de respostas do que aconteceu com seus pais, e do porquê o avô nunca fez contato, ela resolve usar um nome falso para que o avô não saiba quem ela é, e se candidata para trabalhar como atendente na livraria dele.

Vincent Dupont, é um homem rabugento e resmungão, mas com o tempo Valerie vai amolecer seu coração e encontrará muitas respostas para as suas perguntas, as quais podem não ser tão boas assim.

É um livro curtinho e muito envolvente, retrata muito bem as dificuldades que os personagens enfrentaram durante a invasão nazista em Paris.

É perfeito para quem não costuma ler livros com essa temática sobre a segunda guerra mundial, pois ele retrata essas passagens de forma mais sutil.

A leitura foi muito gostosa, além de que nos trás muitos ensinamentos e também aborda um tema específico sobre essa época marcante.