A Confederacy of Dunces

A Confederacy of Dunces John Kennedy Toole...

Resenhas - A Confederacy of Dunces

Lucas 14/05/2018

Conheça Ignatius J. Riley: mentiroso compulsivo, preguiçoso incorrigível. Na sua imaginação, Ignatius tem a clareza de espírito e o desprendimento material de um filósofo da idade média. Na vida real, ele é mesquinho, autocentrado, e não tem nenhum escrúpulo em esconder dinheiro da própria mãe.

Esse livro conta a história de Ignatius através de Nova Orleans, depois que um acidente de carro o obriga a buscar trabalho pela primeira vez na vida. A maior parte do humor do livro vem às custas da perversidade de Ignatius, e da diferença entre a imagem que ele tem de si e como realmente é. Pessoalmente, eu achei o livro menos engraçado (e mais triste) do que esperava, em grande parte pela crueldade desmedida de Ignatius. Nesse sentido, o livro é quase humor negro: se você se sente confortável em rir da desgraça alheia, vai encontrar nesse livro um prato cheio.

Uma consideração importante quanto à trama: algumas resenhas que li me avisaram que este não é o foco do livro -- e na maior parte, elas estavam certas. O livro é, no fim das contas, uma série de pequenas desventuras. Mas, sem spoilers, cada um dos fios da trama do livro se conectam entre si e, no fim das contas, são amarrados de maneira genial.

O livro foi escrito na década de 60, e, ainda que eu relativize um pouco as caracterizações por causa disso, os estereótipos que Toole de negros e gays são muito datados. Fica claro que a posição de Toole é a favor dessas personagens, e o livro inteiro é baseado em rir de estereótipos de moradores de Nova Orleans, mas isso ainda assim me incomodou um pouco.

Em resumo: foi uma leitura agradável, ainda que não tenha sido o que eu esperava. O livro que é considerado um dos mais engraçados da literatura americana, e realmente É engraçado, mas para mim ficou aquém da expectativa. O título de livro americano mais engraçado que já li continua confortavelmente nas mãos de Ardil-22.