Procura-se lobo

Procura-se lobo Ana Maria Machado
Laurent Cardon

Resenhas - Procura-se lobo

OLÍVIA 27/03/2011

Manuel Lobo tem uma missão importante: alertar o mundo sobre o risco de extinção dos lobos das florestas, dos desertos... Mas um anúncio malfeito atraiu uma série de lobos intrometidos tentando desviar o rumo da história. Alguns são lobos maus, assustadores de crianças, mas há também os espertalhões e outros bem bobos. E até uns lobos bonzinhos. Felizmente, Manuel Lobo conhece essa turma toda...

Valfloripa 16/02/2013

Os Lobos estão Loucos!
Vamos arrumar as malas, colocar o passaporte em dia, pois a viagem dessa vez é longa.
- Borá lá!
O convite para essa magnífica viagem foi feita através da escrita do livro de Ana Maria Machado. Procura-se Lobo. (Ática, 2005) carioca nasceu num momento de grandes conflitos mundiais 1941, estávamos partindo para o fim da II Guerra Mundial que só chegou finalmente no ano 1945. Com essa riqueza de acontecimentos histórico-sociais ao longo da sua própria trajetória, a autora foi professora universitária, passou pelo universo das comunicações: rádio e jornais chegando ao mundo das letras suas primeiras experiências literárias foram através de relatos da sua própria vida, seus publico foram grandes e pequenos, alcançando o devido reconhecimento ao receber um belo convite para participar da Academia Brasileira das Letras. Para completar esse time do universo das letras encontramos o ilustrador francês Laurent Cardon que soube descreve por meio das imagens (ilustrações) a riqueza e as emoções que o texto apresenta, podemos dizer que: foi um casamento perfeito e duradouro, já que ele já realizou vários trabalhos com a autora; pois além de ilustrador faz um excelente trabalho de animação para cinema, publicidade e TV.
Essa grande viagem inicia quando sai um anuncio de jornal de grande repercussão com tiragem em várias partes do mundo, Procuro-se Lobo, a escritora soube descreve através de um mal entendido anúncio de jornal, as várias facetas do mundo, dando para os leitores um alerta, de como é importante ler e compreender o que esta lendo.
Utilizando uma escrita super gostosa e bem distribuída à autora vai contado e apresentando vários lobos e através dessa linguagem pontuando momentos históricos e sociais, para falar como a sociedade foi se constituindo ao longo do tempo. Passando pelos clássicos da literatura mundial. Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos narrando acontecimento que modificaram e consolidaram alguns modelos de sociedade. O lobo e os sete cabritinhos, Lobo em pele de Cordeiro, O lobo e o cordeiro, descreve mudanças de comportamento no seio familiar e na sociedade e o aparecimento do novo sujeito que requer cuidado e atenção a preocupação e a necessidade dos pais- familiares, as questões de falar com as crianças para orientá-las sobre o perigo do mundo.
Lobisomem, O livro da Selva, ressalta as transformações novas informações do mundo que esta a todo vapor as evoluções e a necessidade de instituir um novo modelo de educar, educar essa nova sociedade, além da educação recebida em casa a importância da criação de uma instituição capaz de ensinar a ler-escrever (escola) e o que isso, representa para divisão de classes. Depois a autora encanta descrevendo que o ser humano só será reconhecido socialmente como um ser humanizado, quando a mesma troca ao longo da sua trajetória de vida, várias relações experiências juntamente com outro ser da mesma espécie, caso contrário a sociedade do homem civilizado, irá rejeitá-lo.
Loba Romana, Pedro e o lobo, O lobo Gubbio, destacou a presença feminina também é importante e teve grande participação na história do mundo, vamos precisar de roupas bem pesada e muito boa, pois esse lugar chega a ter temperatura muito à baixa de 0ºC; saindo desse frio danado, ela faz citações de cunho religioso, político, econômica classificando o tempo e o espaço.

Em Chapeuzinho Amarelo, O lobo da Estepe, Machado escreve a evolução de o próprio ser humano e acrescentando o que estava acontecendo em relação ao comportamento das nossas crianças.
Por fim, um grande alerta para o mundo em relação às questões climáticas, como o homem se interage com a natureza o cuidado e a preservação da FAUNA e FLORA no mundo inteiro, fazendo vários destaques inclusive, o Brasil com apresentação de um lobo de verdade Lobo-Guará.
Depois dessa longa viagem, o livro, por certo, aguça nos leitores o famoso gostinho de quero mais e também a boa curiosidade de quere conhecer melhor cada Lobo apresentado ao longo da história.

MACHADO, Ana Maria. Procura-se Lobo. Il. CARDON, Laurent. São Paulo. Ática, 2005, p.40

Ana Lessa 09/07/2022

Procurasse lobo
Um homem que se chama Manuel lobo estava em busca de emprego ,quando estava lendo o jornal acha um espaço dizendo'' procurasse lobo " .
Manuel Lobo resolve mandar uma carta já que seu nome tinha lobo ele manda a carta e é aceito pela sua linda letra e jeito de escrever bem
O que será que era o emprego, será que vai dar certo descubra mais no livro de Ana Maria Machado.

Bit 20/03/2011

YanS0uza 24/02/2017minha estante
Muito bom a sua RESENHA adorei.Vou tentar ler

Gabe 29/05/2019

Procura-se Lobo
Este livro gostei gente é muito legal vocês tem que ler
banana 1234 19/05/2022minha estante
oiii

Bruno Marcello 26/05/2022

Procura-se Lobo
Manuel Lobo tem uma missão importante: alertar o mundo sobre o risco de extinção dos lobos das florestas, dos desertos... Mas um anúncio malfeito atraiu uma série de lobos intrometidos tentando desviar o rumo da história. Alguns são lobos maus, assustadores de crianças.Espero que goste do livro

site: Skoob.com

Bruno Marcello 26/05/2022

site: Skoob.com

FragmentosdaMarta 23/11/2022

Um mal entendido que acabou na resolução de um grande problema. Recomendo a leitura do livro.
Você aprende muito sobre os lobos.

Manu 09/06/2023

Procura-se lobo
A narrativa é divertida (e quase dolorida se equiparada ao nosso mundo real), não atoa que acaba alertando à extinção da espécie.