Mensagem (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira)

Mensagem (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira) Fernando Pessoa

Resenhas -

Eduarda.Silva 05/08/2021

eu gostei..
Por ser de 1934, a obra se encaixa no Modernismo (escola literária de mudanças) e Fernando Pessoa escreve como "ele-mesmo" ou ortônimo.

Em coletâneas poéticas sempre há uma temática em comum, nesse caso, é uma espécie de epopeia (poemas narrativos e em bloco único, contando histórias de um povo de forma heroica, exaltando grandeza e coragem), porém, ele se subverteu à epopeia clássica, criando um épico à sua maneira, ao estilo Modernista, inclusive trazendo poemas sem padrão métrico.

Os 44 poemas da obra foram divididos em 3 partes:

? Brasão - 19 poemas: Trata-se da exaltação de heróis portugueses.

? Mar português - 12 poemas: Continuação da exaltação mas dando ênfase para as grandes navegações portuguesas.

? O encoberto - 13 poemas: Trata-se da parte fantástica (fantasiosa) da obra, onde o passado e o presente se encontram, mostrando um tom melancólico por conta da decadência de Portugal no século XX.

Podemos observar também a base em 3 grandes mitos:

? Mito do Sebastianismo: Acreditavam que Dom Sebastião retornaria e levaria Portugal em glórias e conquistas.

? Mito do espírito aventureiro português: Durante as grandes navegações, surgiam os mitos de que as conquistas seriam por conta de um talento inato e predestinação divina.

? Mito do herói fundador: Acreditavam que a cidade de Lisboa teria sido fundada pelo herói mitológico Ulisses.

Eu recomendo muito a leitura dessa coletânea, espero que eu tenha ajudado em algo!

Murilo 31/03/2024

Triste de quem vive em casa,
Contente com o seu lar,
Sem que um sonho, no erguer de asa,
Faça até mais rubra a brasa
Da lareira a abandonar!

Triste de quem é feliz!
Vive porque a vida dura.
Nada na alma lhe diz
Mais que a lição da raiz-
Ter por vida sepultura.

Eras sobre eras se somem
No tempo que em eras vem.
Ser descontente é ser homem.
Que as forças cegas se domem
Pela visão que a alma tem!

Nai 30/08/2021

Não é cansativo, só tem que prestar muita atenção e tentar interpretar o máximo possível as entrelinhas (isso sim é um pouco chatinho em alguns textos). Saber um pouco do contexto do Pessoa e pesquisar previamente os temas que mais se destacam nos poemas ajuda bastante a entender!

mardou 30/04/2023

Mensagem
Iniciei uma saga de livros nacionais com o intuito de me preparar da maneira devida para os vestibulares. boa parte dos livros são da lista da fuvest.
Esta coletânea de poemas teve início no ano de 1913, mas que veio a ser publicada somente em 1934, segundo período do modernismo, retrata a história de Portugal. Devido a heteronímia presente na obra do autor, cabe salientar que, o livro Mensagem foi escrito pelo próprio Fernando Pessoa.
Com relação ao contexto histórico, a obra foi produzida no período entre guerras, onde a maior parte da produção literária da época era voltada para o nacionalismo.
O livro é dividido em três partes: Brasão, Mar Português e Encoberto. Os poemas não possuem métrica e nem rima.
O livro trás ao leitor como temas principais os heróis de Portugal, dentre eles Dom Sebastião, o poder da nação Portuguesa, especialmente, durante o período das grandes navegações e o nacionalismo, característica muito presente em obras modernistas.
Dentro de um vestibular, é possível perceber que as questões possíveis relacionadas a esta obra, seja tópicos como aspectos culturais da nação portuguesa, mitos que a obra de baseia, principalmente o de Dom Sebastião, as grandes navegações e a escola literária de Fernando, o modernismo.

lililu 18/05/2023

Primeiro livro de Fernando Pessoa
Apesar de eu não ter entendido muito no começo eu gostei.
Pesquisei mais sobre o que se tratava entendi melhor
Basicamente é sobre o momento de expansão marítima do Império português.
Apesar de ter um vocabulário difícil eu gostei do livro.

Maria 08/09/2021

"O mito é o nada que é tudo"
Eu surpreendentemente gostei desse livro! Li tudo hoje na aula de matemática (porque o professor passou uns 45min fazendo um exercício que já tinha passado) e até fiz umas marcações. Eu gostei de verdade! Olha a fuvest me encantando com os livros da lista!

Rosiane.Jesus 18/01/2022

Leitura feita pro vestibular, foi uma das leituras mais difíceis, adoro livros de poesia, no entanto este livro me deixou muito perdida.
Foi extremamente árduo, acredito que nao estou preparada para essa escrita no momento, pretendo relê-lo.

Lu Lobo 21/04/2021

li por conta do vestibular
não gostei muito, mas achei ok. não leria se não fosse obra obrigatória da fuvest

belovend 18/02/2021

é um livro beeeem curtinho, facinho de ler. São 44 poemas, e provavelmente vc já leu alguns deles na escola. Não curto muito livros nesse formato de poesia, mas mesmo assim o conteúdo é bom.

Maria 06/04/2023

Mensagem
Esse foi meu primeiro livro de Fernando Pessoa, gostei bastante.

É um livro de poesias (amo poesia) dividido em 3 partes:
A 1° q é poesia de heróis portugueses
O 2° q é sobre descobertas/aventuras portuguesas
A 3° são só poemas do sebastianismo

Que foi o movimento literário q os portugueses criaram dps q D.Sebastiao foi dado como morto msm nn tendo achado o corpo dele, e eram só poemas sobre saudade do antigo rei (D.Sebastiao) basicamente.

Gostei mt, recomendo se vc estiver querendo ler. Um bjo?

Laurinha. 04/06/2023

Retrata a expansão marítima e o vocabulário é diferenciado, tive que ir procurar o significado de algumas.
Leitura rápida e eu li pelo vestibular então não sei se é um livro que leria no atual momento.

ana 29/06/2021

não sei nem como fazer uma resenha desse livro, li porque é leitura obrigatoria
mas confesso que não entendi nada KKKKK

brubs =) 22/01/2023

não tenho muito o que falar sobre
achei o autor muito inteligente, até porque, quem escreve poema é um gênio
só acho que eu não estou na idade certa pra ler esse livro porque ele tem um vocabulário bem difícil de entender
se eu reler quando for mais velha, acho que vou gostar mais ?

Carolina.Lazzarett 21/08/2023

É uma ótima obra para leitores intermediários de poemas, a inversão sintática, as vezes, pode cofundir oq está querendo ser expresso. Ter alguma base da história de Portugal também é necessário para ter uma experiência melhor..