Como Se Faz Uma Tese

Como Se Faz Uma Tese Umberto Eco

Resenhas - Como Se Faz Uma Tese

depaivaflor 07/01/2022

Bom. Recomendo.
A edição da Perspectiva é muito boa, faz parte de uma série de livros séria que contém livros renomados.

Umberto Eco escreve de modo que parece conversar com o leitor. O livro é estruturado como um guia, sendo possível a leitura integral ou parcial (conforme o tópico de interesse), o que facilita também as revisões futuras. Entre os tópicos abordados estão a definição em termos gerais do que é uma tese e como ela pode ser formatada; a pesquisa e a organização bibliográfica; a utilização dos elementos textuais no esboço e na redação definitiva.

A relevância ainda hoje da obra é relacionada ao estímulo da vida intelectual e da atividade de pesquisa científica como partes essenciais da formação humana. Pode ser indicado para qualquer nível de leitor, sendo muito útil para aqueles que estão na graduação e pós graduação universitária ou que desenvolvem os estudos de modo autodidata.
Fernanda 07/01/2022minha estante
Esse é um que estava na minha lista! Depois dessa resenha fiquei com mais vontade de ler!

depaivaflor 07/01/2022minha estante
Ótimo Fernanda, fico feliz que tenha contribuído de alguma ?

Kaique P. Ruvollo 28/10/2021

Um guia para o jovem pesquisador
As dificuldades de um iniciando na trilha acadêmica podem surgir de diversos lugares e em inúmeros tipos; ali, o auxílio de um professor mais experiente previne contra as eventuais armadilhas espalhadas pelo caminho. O texto de Umberto Eco é a experiência do pesquisador já amadurecido auxiliando o iniciante, lançando mão das suas décadas de trabalho em favor das próximas gerações de estudiosos. O livro tem uma ordenação clara, lógica, e um vocabulário acessível. O leitor conta, ainda, com o relato de diversas vivências do autor na lida com os percalços acadêmicos, com destaque para a experiência na biblioteca de Alexandria, cujo relato mostra como é possível construir uma boa bibliografia ainda que não se conheça quase nada sobre o tema em questão. Há alguns trechos que não serão muito úteis no nosso contexto, mas isso ocorre decido às diferenças técnicas de normas e apresentação das faculdades italianas e brasileiras. No mais, a leitura é muito proveitosa e fomenta o espírito do pesquisador em quem quer que a leia.

Daiane.Souza 09/08/2020

Umberto Eco não decepciona mesmo diante de um tema tão enfadonho o mesmo escreve com maestria.