Como Se Faz Uma Tese

Como Se Faz Uma Tese Umberto Eco

Resenhas - Como Se Faz Uma Tese

Daiane.Souza 09/08/2020

Umberto Eco não decepciona mesmo diante de um tema tão enfadonho o mesmo escreve com maestria.

Kaique P. Ruvollo 28/10/2021

Um guia para o jovem pesquisador
As dificuldades de um iniciando na trilha acadêmica podem surgir de diversos lugares e em inúmeros tipos; ali, o auxílio de um professor mais experiente previne contra as eventuais armadilhas espalhadas pelo caminho. O texto de Umberto Eco é a experiência do pesquisador já amadurecido auxiliando o iniciante, lançando mão das suas décadas de trabalho em favor das próximas gerações de estudiosos. O livro tem uma ordenação clara, lógica, e um vocabulário acessível. O leitor conta, ainda, com o relato de diversas vivências do autor na lida com os percalços acadêmicos, com destaque para a experiência na biblioteca de Alexandria, cujo relato mostra como é possível construir uma boa bibliografia ainda que não se conheça quase nada sobre o tema em questão. Há alguns trechos que não serão muito úteis no nosso contexto, mas isso ocorre decido às diferenças técnicas de normas e apresentação das faculdades italianas e brasileiras. No mais, a leitura é muito proveitosa e fomenta o espírito do pesquisador em quem quer que a leia.