A Jornada de um Escravo Fugitivo

Frederick Douglass

Resenhas - A jornada de um escravo fugitivo

Rael 23/05/2023

Relato fiel do Racismo
Frederick Douglass é um exemplo de perseverança e determinação em conseguir vencer a estupidez humana em relação ao racismos, assim como Booker T. Washington. Um livro que traz o relato de Douglass sobre as crueldades e injustiças cometidas no sul dos EUA por homens sem escrúpulos e que até hoje são observadas em várias partes do mundo.

Marina 15/01/2023

A narração da crueldade da escravidão nos EUA ?
Não há como vc ler uma narrativa sobre a escravidão e não ter um embrulho no estômago, e ainda pior a descrição da escravidão negra em todos os continentes.
Acompanhar essa autobiografia do Frederick Douglass que foi escrita e publicada antes da abolição nos Estados Unidos da América, é uma prova da coragem e determinação de um homem a qual sua liberdade foi roubada e seu corpo um depósito da monstruosidade de homens brancos.
No Brasil tanta crueldade foi direcionada aos povos africanos que foram sequestrados de suas terras mães e trazidos para o desconhecido, para sofrer as mazelas da colonização de uma terra estranha, para servirem de animais aos homens de "sangue puro".
É horrível imaginar que os anos nos trouxeram pouca ou nenhuma vantagem, que ainda se tivessem oportunidades no manteriam nas mesmas condições. Que o Brasil de 1500 e de 2023 ainda é uma terra imprópria e de desumanidade para a nossa cor.
E ainda assim vamos continuar lutando, como nossos ancestrais, como Douglas fez nos EUA escravista, não iremos esmorecer.
??

Ana_Elisa_Toledo 06/12/2022

Um livro dolorido, cheio de realidade de uma época que nunca deveria ter acontecido.

Por vezes parei de ler por não suportar imaginar os acontecidos.

"Não existe inferioridade natural, existe falta de tempo e oportunidade para atingirmos
o mais alto da excelência humana"

@tigloko 14/11/2022

"O direito universal da liberdade"
Frederick Doulgass conta sua experiência como escravo no Sul dos EUA desde criança até a idade adulta, quando ele decide fugir para o Norte livre.

É um relato muito emocionado, até por ser um livro escrito enquanto a escravidão acontecia nos EUA, então da pra sentir a emoção nas palavras mais forte. É uma escrita fluída mas ao mesmo tempo densa pelo conteúdo apresentado. Não tem como não ficar chocado com as descrições apresentadas.

Fora o relato da sua experiência, há também outras histórias que ele menciona durante o livro. De amigos que ele fez, mesmo naquela realidade cruel. Tem um destaque grande no livro para os senhores de escravo que ele teve contato e a hipocrisia com a fé cristã. Como eles ajudaram a aumentar o sentimento de revolta daquela situação nele.

"Afirmo, sem hesitar, que a religião do Sul é um mero disfarce para os crimes mais horríveis ? uma justificativa para a barbárie mais assustadora, um santificador das fraudes mais odiosas e um abrigo escuro sob o qual as mais sombrias, sujas, grosseiras e infernais ações dos senhores de escravos encontram a proteção mais forte."

Esperava encontrar mais da história dele como lider abolicionista, foi o que me atraiu para o livro. Infelizmente há pouco disso. Mas isso é algo pessoal, o livro em si é excelente.

Raissa Barros 26/10/2022

A jornada de um escravo fugitivo
Em ?A jornada de um escravo fugitivo? escrito por Frederick Douglass, temos conhecimento sobre a vida do autor nascido como escravo em 1818, o seu esforço para aprender a ler e a escrever, e a sua fuga a caminho da liberdade em 1838.

E também como Douglass tornou-se um dos principais líderes abolicionistas dos Estados Unidos.

A parte, no qual Douglas relata a sensação e o sentimento de quando percebeu estar longe de onde era escravo e de que finalmente era um homem liberto, e encontra pessoas que o acolhe com sua esposa, foi a mais emocionante para mim ? e também a que mais ansiei. Os capítulos que contém as crueldades praticadas pelos senhores de escravos, são difíceis e sensíveis.

?Prefiro morrer correndo do que morrer parado?.

Fagner 24/09/2022

Palavras de quem viveu essa realidade.
O livro é lindo. Como sempre a Wish caprichou em todos os detalhes. Sobre o texto, me faltam palavras. O poder que tem as palavras escritas por um ex escravo, alguém que viveu aquele inferno e ao sair dedicou-se a levar a sua narrativa a todos, para que as pessoas entendessem a realidade da escravidão. É brilhante.

Adriana1037 28/08/2022

Crítica a sociedade
Livro sofrido mas essencial para compreender as mazelas da escravidão. Leitura impactante. Muitas críticas a sociedade e ao pensamento estabelecido como usual. Mas não se trata somente de coisas do passado, mas também de vários aspectos que podemos transportar para os tempos atuais.

Bruno.Rafael 11/06/2022

A escravidão pelo olhar de um escravo
Como as letras miúdas da capa do livro já diz, essa é uma autobiografia, mais especificamente de Frederick Douglass, uma figura importante no processo abolicionista nos Estados Unidos. Ele narra sua jornada em busca da sonhada liberdade de sua condição escrava, mas a sua fuga é só uma pequena parte da vida dura e batalhadora de Frederick. Nosso narrador não é do tipo resignado e que baixa a cabeça para qualquer dificuldade, e isso está bem explícito na sua escrita, que é forte e impactante, mas ao mesmo tempo motivacional, ainda mais para aquela época onde o movimento de abolição dos escravos ainda enfrentava muita repreensão, principalmente pela parte sul dos Estados Unidos, que foi onde ele cresceu e passou seus piores anos nas mãos de diversos senhores cruéis. Através do seu relato, podemos ver o quão cruel era a condição dos escravos nas mãos dos brancos. É claro que muitos de nós já lemos sobre a escravidão no Brasil e em outros lugares, em livros de história, mas nada se compara ao próprio olhar do escravo que viveu toda a dor das chicotadas e espancamentos que quase o levaram à morte, sem exagero na palavra. E mais, Frederick, ao começar a aprender a ler, vai saindo cada vez mais da ignorância e percebendo que a escravidão não é só uma questão de maus tratos com os negros, ele vê que é algo muito maior, em termos sociais. E quando escrevo “termos sociais”, isso se refere a uma diversidade maior de problemas do que se possa supor inicialmente. Por exemplo, ele enfatiza que os senhores de escravos usavam de uma má interpretação religiosa para justificar seus atos cruéis com os escravos, e com essa justificativa se virem de mãos limpas.

Depois de sua fuga, Frederick se torna um ativista a favor da liberdade de seus irmãos que ainda estão sob o regime escravagista, não sem temor, pois como os Estados Unidos ainda vivia sob tal regime contra os negros, ele próprio temia ser devolvido à condição de escravo. Nessa autobiografia faltou um pouco mais dessa parte da vida dele, já como um escravo liberto e agitador. Mas ele escreveu três biografias, e provavelmente nas outras ele deve ter se aprofundado na sua luta contra a escravidão, já na situação de fugitivo, pois a luta dele começou ainda quando ele era escravo, e não depois de ele fugir.

Ariadne 01/05/2022

Antes da editora Wish resgatar essa publicação, sequer tinha ouvido falar de Frederick Douglass e toda a sua luta. Uma falha, admito, já que ele foi um dos maiores líderes abolicionistas dos Estados Unidos.

Aqui, pela primeira vez, li acerca da escravidão pelas palavras de alguém que foi submetido a isso. Apesar de livros históricos sobre o tema serem muito importantes, nada é mais poderoso do que ler um relato autobiográfico.

E que relato! Sem perder tempo “amaciando” o leitor, Douglass nos conta acerca de sua infância, e como rapidamente foi separado de sua mãe. Mesmo tendo contato com alguns familiares ao longo da vida, ele reflete acerca de como os senhores brancos se certificavam que não existisse laços de afeto que os unissem.

O momento divisor em sua vida é quando aprende a ler, e a partir daí, ele passa a entender melhor sua condição de homem cativo, o que lhe tortura. Mas entende, também, que é através da educação que o ser humano pode ser verdadeiramente livre. É tocante ler a respeito de sua relação com a leitura, já que sua própria experiência mostra que saber ler e escrever o ajudou, a, enfim, se libertar.

A leitura desse livro não é fácil, e acharia estranho se o fosse. A narrativa pode ser simples, mas as ações que ela mostra, não. Douglass não esconde em momento algum toda a violência a que os escravos eram submetidos. Até porque, são através de relatos assim que compreendemos a dimensão das atrocidades cometidas a tais pessoas.

Por meio de seu olhar acerca dessas práticas, refletimos sobre o sistema de escravidão e como a sociedade foi construída em torno disso. Para minha surpresa, confesso, ele até mesmo escreveu sobre o papel da religião cristã, criticando o modo como a igreja distorcia passagens bíblicas para justificar a escravidão. Certamente, um texto muito à frente de sua época.

Por mim, esse livro seria leitura obrigatória nas escolas. Profundo e enriquecedor, além de ser um alerta constante do quão horrível as podem ser se tiverem a oportunidade.

site: https://www.instagram.com/p/CcYk0LOuvQA/

Thais645 28/04/2022

Relata com detalhes episódios de tortura e violência. É uma leitura muito aflitiva porém extremamente necessária.

Mariana.Moreira 22/04/2022

Frederick Douglass
Uma leitura necessária para entendermos a escravidão do ponto de vista de um escravo.
Essa história vai mostrar a vida desse escravo da infância até a fase adulta, onde ele consegue escapar da escravidão.

Vanderni 19/04/2022

Terrível, mas essencial.
A história desse homem precisa ser mais conhecida. Para que nunca mais histórias como essa se repitam.

Mel Rodrigues 15/04/2022

Como avaliar uma história sobre a escravidão? Inegavelmente (ao menos para pessoas de bom senso) um dos maiores males causados pelo homem, a escravidão retratada nas palavras de Frederick Johnson é brutal e gráfica. A escrita do autor nos mostra as diversas nuances do pior que a sociedade tem a oferecer.

Entre os pontos falhos do autor está a incoerência - mistura de críticas e elogios fora de ordem aos seus ?senhores? e as pessoas que encontrava pelo caminho. Claramente, sua vivência lhe proporcionou uma visão distorcida de bondade e maldade, gentileza e crueldade, mas a forma como ele as mistura as vezes na mesma frase é perturbadora.

Esse ponto, porém, não tira valor da narrativa. O que realmente deixa a desejar é uma pesquisa atual para apoia-la, buscando revelar aquilo que o autor não podia em sua época (como ele fugiu, por exemplo).

Amanda 21/03/2022

Forte, pungente, doloroso e necessário! Essa autobiografia é um registro histórico dos absurdos a que nossos antepassados foram submetidos, aos crimes que não tiveram justiça. Se alguém ainda tem dúvida do que foi a escravidão, sugiro a leitura desse livro. Impactante!