Rose Procura Jack

Rose Procura Jack Mel Darbon

Resenhas - Rose Procura Jack

Duda França 16/03/2024

Resumo do livro Rose Procura Jack, de Mel Darbon
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro Rose Procura Jack, da autora Mel Darbon. Um romance leve e fofo, com alguns capítulos desafiadores!

? Rose é uma jovem que nasceu com Síndrome de Down, mas isso não a impede de namorar Jack, como outras pessoas ignorantes pensam. Eles formam um casal adorável enfrentando os desafios diários, inclusive as crises de raiva que o companheiro sente por causa de uma lesão no cérebro.

? Certo dia, Jack teve uma crise tão intensa que o fez ferir outras pessoas. Obviamente, as autoridades foram chamadas e o garoto foi levado pra uma instituição numa fazenda para se acalmar, organizar sua mente.

? Obviamente isso não aconteceu, pois ele não suportava a distância... ficar longe de Rose era como perder a sua força vital. Encontrou, então, uma maneira de matar a saudade: passou a lhe enviar cartões feitos à mão (mais tarde, foram confiscados pelo pai de Rose).

? Rose, decidida, não ia deixar por isso mesmo. Criou coragem pra fugir de casa e ir em busca do seu amor, que escreveu o seu endereço em muitos dos cartões que ela achou no escritório do pai. Lá se foi Rose embarcar numa aventura terrivelmente perigosa, mas por um bem maior.

?? O dia foi passando e o frio congelando a garota. Em meio a metrôs, trens, linhas, dinheiro, pessoas andando pra lá e pra cá, Rose tentou se manter focada e contou com a ajuda de alguns personagens encantadores. Porém, enfrentou certas pessoas que eram verdadeiras vilãs em seu caminho.

? As buscas iniciaram e logo Rose foi localizada perto do seu destino: Jack. No hospital, seus pais conversaram com a filha e tomaram a decisão: ela e Jack continuariam juntos, pois ambos se completam e o principal: Rose ama Jack e Jack ama Rose: enfrentariam qualquer preconceito juntos.

JhullyG 08/01/2024

É um livro bom, mas certamente não é para o meu público alvo. Teria sido bem melhor ler ele com 12 anos, que é a idade para qual eu indico esse livro.
Me identifiquei com a Rose algumas vezes, principalmente por não entender sarcasmo ou figuras de linguagem, já que eu sou autista. Não sabia que as síndromes eram tão parecidas assim.
A minha crítica é no ponto em que Rose não conhece várias coisas do mundo pois seus pais simplesmente não contaram para ela sobre. Parece que quiseram poupar ela de coisas ruins só por que ela tem down. Como ela vai ser independente assim? Não sei se foi uma boa representação... Se os pais dela tivessem conversado sobre coisas ruins com ela, ela jamais teria passado pelo que passou com Janek.

Camila.Rodello 04/01/2024

Eu adorei esse livro, eu gostaria de ler de novo esse livro. Eu indico msm esse livro, e n tem nada a ver com Titanic ok.

Eduarda 30/10/2023

Um livro muito bom, que aborda temas importantes. Pessoas com down: como eles pensam, se comportam, como são capazes. Eu adorei ver isso, fiquei morrendo de medo de acontecer algo com ela de uma forma irreversível. Sua maneira de querer mostrar que Jack nunca a machucaria, e ir atrás dele sozinha foi assim algo diria lindo.

chonps 09/02/2023

Rose ama Jack
Na história vemos uma menina, Rose, que acaba passando por situações para poder encontrar seu namorado, Jack.

Lendo a história não consigo deixar de pensar que o culpado disso é o pai da menina. Rose passa por tanta coisa que se o pai dela não tivesse escondido os cartões do namorado não teria acontecido as coisas.

Pelo menos Rose no meio do caminho encontrou pessoas boas que queriam ajudá-la.

lelê 11/01/2023

colegas, acho que 80% do livro era rose se metendo numas furadas que puta merda. juro, cada capítulo um ataque cardíaco diferente. mas o livro é bom, aborda temas importantes.

Piontness 04/12/2022

esqueci de escrever a resenha quando terminei o livro, então tô fazendo isso hoje pois tenho que dar a resenha de outro livro.

porém, que livro bom!! eu adorei a história e achei muito fofo o livro. um luxinho completo!!

Tina 24/11/2022

Enjoativo
Literalmente é um livro enjoativo
Vc não sabe o que está lendo e o que está se passando, fiquei cada vez mais confusa. (Coloquei no lendo so pra aparecer ali em cima)

MahluH 29/06/2022

Perseverança
O livro ensina muitas coisas, assim como também nos mostra uma nova visão das pessoas com algum tipo de deficiência, principalmente Down, autismo, etc. Única coisa que eu realmente não gostei foi que certas partes eram muito enroladas e o livro só fica emocionante de verdade no meio do livro. Entretanto, o final é incrível e lindo! Recomendo ler com muita paciência no início, pois o final vale a pena, ele não é aquele super final de ficar de boca aberta, mas realmente vale a pena e deixa o coração quentinho.

Duda 28/06/2022

Rose não é Rose sem Jack? Jack não é Jack sem Rose?
Gente QUE AMORRRR,pensa em um livro fofo,a Rose é um amor e vem quebrando todo esse tabu imposto pela sociedade de que pessoas com síndrome de down não podem fazer as mesmas coisas que outras pessoas,ela prova que tanto elas podem fazer igual como até mais,com sua determinação e coragem ela enfrenta desafios,quebra barreiras e vai atrás do seu objetivo sem medo de nada. Tudo com um único propósito,seu Jack,o amor/relação deles é algo lindo de se ler,você se apaixona pela relação deles e em como um fortalece o outro. É um livro com uma leitura fácil e com várias mensagens importantes que cabem ao leitor compreender e entender, que você pode pode tudo só basta você ser de-ter-no-na-do.
DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Duda 28/06/2022minha estante
Muito obrigada??

Jorge 23/02/2022

Dissipando os mitos da deficiência cognitiva.
Capacitismo é o termo usado para descrever a discriminação e a opressão contra pessoas com algum tipo de deficiência, que abrange desde a acessibilidade até a forma como a sociedade trata essas pessoas. "Rose procura Jack" é um livro que lança luz sobre essa questão.

A protagonista aqui se chama Rose, tem 16 anos, e é uma adolescente com síndrome de Dawn emocionalmente aberta, bondosa e incrivelmente educada. Ela não só protagoniza essa história, como também é a voz narradora de todos os acontecimentos. E acredito que esse é o detalhe que torna essa narrativa tão especial, tão única, tão envolvente.

Rose namora um moço chamado Jack, pelo qual ela é perdidamente apaixonada. Só que os pais de Rose não apoiam de forma alguma esse namoro, principalmente o pai dela. Ele simplesmente abomina a ideia. Isso porque Jack é um garoto com a saúde mental instável, com crises constantes de raiva, o que faz com ele muitas das vezes, apresente um comportamento violento.

Num determinado dia, Jack tem uma crise muito forte, e é internado pela família numa clínica de recuperação, o que deixa Rose em pânico. E isso acontece porque a família dela não permite que ela receba notícias do namorado durante os dias de internação dele. A família acredita que essa é uma boa forma de quebrar o vinculo, nada saudável na visão deles, que existe entre os dois.

Logicamente Rose não aceita essa condição de jeito nenhum e decide fugir de casa, sozinha, disposta a atravessar a cidade de Londres debaixo de uma nevasca fortíssima, até a cidade onde fica a clinica em que Jack se recupera. Sozinha, ela vai tentando se esforçar para se virar como pode, às vezes, não da melhor forma, mas da forma que ela julga ser o certo.

"[...] O telhado é como uma bolha. Está nevando. Neve é como mágica. Deixa o mundo tranquilo. Cobre toda a sujeira e a faz parecer limpa e branca. Quando o sol brilha, faz um milhão de diamantes cintilarem no chão. Então você pode andar sobre as estrelas."

Acontece que a tempestade de neve nem de longe será o maior perigo que essa adolescente vai precisar enfrentar para reencontrar o seu Jack. Parece que eu contei demais, mas não, esse é só o ponto de partida da jornada de Rose.

É importante dizer que é um livro de estreia. Portanto, não é um livro perfeito, mas é excelente naquilo que ele se propõe a ser. Ao término da leitura, em uma carta aberta, a autora da obra deixa um recado importante aos leitores, que acredito resumir bem a mensagem que o livro procura transmitir: Quando a gente julga alguém por sua deficiência, desconsideramos as suas singularidades e habilidades. E isso não é nada bom, afinal todos nós temos uma voz interna que precisa ser ouvida, visto que experimentamos as mesmas emoções e desejos, queremos ser amados, queremos amar, queremos ser aceito, sem limitação.

Aqueles que curtiram a leitura de "Extraordinário" e "Em Algum Lugar Nas Estrelas", com certeza vão adorar conhecer esse livro. Recomendo fortemente a leitura.

Natalia Livia 31/01/2022

Não sei dizer o que o livro representou pra mim. Estava muito ansiosa para ler, desde que descobri que a personagem principal é uma menina com síndrome de down. Meus amigos mais próximos sabem que eu tive o prazer de ter tido um tio síndrome de down (ele era um dos mais velhos da minha cidade). Infelizmente ele já faleceu e eu sinto a falta dele todos os dias. Por isso o livro foi tão importante pra mim...
Enfim, gostei muuuuuito do livro! Super fácil e rápido de ler.
Amei a Rose e sua determinação em achar o Jack. Achei os dois muito fofos!
Algumas coisas me incomodaram um pouco, senti falta do fechamento de algumas histórias e tal, mas no geral eu gostei muito.
Suuuper recomendo a leitura!